23 de nov de 2009

FIFA convoca reunião extraordinária

O presidente da FIFA Joseph Blatter convocou uma reunião extraordinária. O dirigente se reunirá com comitê executivo da entidade para discutir os problemas que aconteceram nos últimos dias. O encontro foi agendado para o dia 2 de dezembro, na Cidade do Cabo, na África do Sul. Segundo site oficial da FIFA, alguns dos principais assuntos a serem abordados são os erros da arbitragem nos jogos da repescagem européia para a Copa do Mundo de 2010. O mais lembrado é o gol da França diante da Irlanda, após o atacante Thierry Henry dominar a bola com a mão e tocar para Gallas marcar. Fora do campo, outros assuntos prometem esquentar as conversas na FIFA, entre eles há a confusão que aconteceu no Egito, onde, o ônibus da Seleção da Argélia foi apedrejado por torcedores locais e o escândalo envolvendo uma rede de apostadores ilegais, que manipularam cerca de 200 jogos em nove países, incluindo partida da Liga Europa (Taça UEFA) e a Liga dos Campeões.

Redação Sport Marketing

BNDES no mundo olímpico

O BNDES deve patrocinar três modalidades olímpicas. De acordo com a Folha de São Paulo, vela, remo e taekwondo serão os esportes beneficiados pelo banco estatal já fez estudo sobre o investimento, ainda não divulgado, nestes esportes. O patrocínio do BNDES faz parte da estratégia do governo de envolver as principais estatais nas modalidades olímpicas visando os Jogos de 2016, quando o Rio de Janeiro será sede do mega evento esportivo. O banco será o maior financiador da Copa de 2014 e dos Jogos Olímpicos disponibilizando pelo menos R$ 15 bilhões para os eventos e empréstimos os principais gastos de infraestrutura. O BNDES junta-se ao Banco do Brasil, Caixa Econômica, Infraero, Eletrobrás, Correios e Petrobras - estatais que também apóiam o esporte nacional.

Redação Sport Marketing

Michael Phelps está afundado em impostos

O nadador Michael Phelps está afundado em impostos atrasados. De acordo com o site TMZ, o medalhista olímpico deve ao Estado da Califórnia, nos Estados Unidos, cerca de US$ 23 mil. Esse valor seria acumulado, por falta de pagamento de taxas em 2005 e 2006. A imagem de Phelps tem valor de mercado estimado em US$50 milhões. O nadador que ganhou oito medalhas de ouro olímpicas tem patrocínio da Speedo, Omega, Visa, AT&T, entre outros.

Redação Sport Marketing

Jogos da Juventude fecham novo patrocínio

A empresa de transportes marítimo PSA tornou-se patrocinadora da primeira edição dos Jogos Olímpicos da Juventude. A PSA assinou contrato com o SYOGOC - Singapore Youth Olympic Games Organizing Committee - Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Cingapura e prestará serviços de logística para facilitar a movimentação de equipamentos por mar, para os 200 Comitês Olímpicos Nacionais (CONs) que participarão dos Jogos. Além disso, a PSA fornecerá outdoors para ajudar a promover o evento e aumentar a visibilidade dos Jogos. "Estamos muito satisfeitos por fazer parceria PSA como patrocinadora oficial de transportes marítimos", disse Goh Kee NGUAN, CEO do SYOGOC. Os valores do patrocínio não foram revelados.

Redação Sport Marketing

CBV segue sem patrocínio de agência de viagens

A Confederação Brasileira de Vôlei segue à procura de um novo patrocinador na categoria agência de viagens. O contrato da CBV com a CVC não foi renovado. Por enquanto, gastos com passagens aéreas das equipes da Superliga estão por conta do caixa da entidade. Enquanto a CBV não conseguir novo parceiro, os 30 times inscritos para o campeonato nacional - 17 no masculino e 13 no feminino - ficarão com o ônus de arcar com hospedagem e passagens terrestres. De acordo com a CVC, em nota ao LANCENET! , a renovação do patrocínio não fazia parte das estratégias de marketing traçadas para 2010.

Redação Sport Marketing



Brasília realiza evento de turismo visando Copa

Brasília recebe a 11ª edição do Congresso Brasileiro da Atividade Turística (XI CBratur), que terá como tema "O Poder Legislativo fazendo parte do time da Copa 2014". O encontro que acontece nos próximos dois dias debaterá os diversos critérios e conceitos sobre a concepção e coordenação do evento, como a necessidade de investimentos públicos e privados, proposições legislativas e a criação de uma rede de proteção adequada que minimize impactos negativos. O CBratur é uma realização do Sistema CNC/SESC/SENAC, das comissões de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados e de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado e da Frente Parlamentar de Turismo.

Redação Sport Marketing

Ferrari segue em ritmo de música

A Ferrari pretende seguir os negócios da marca como música. A empresa se uniu à marca de instrumentos Blackbird para criar um violão em edição especial. É a primeira vez que a escuderia coloca o logotipo em um instrumento musical e o resultado parece ter herdado o esp[irito vencedor do cavalinho rampante. O violão feito com fibra de carbono, leve, com interior vermelho, uma corda vermelha e desenho que valoriza o balanceamento. Joe Luttwak, que já trabalhou para a Ferrari é o responsável pelo design. A primeira série de violões Ferrari já foi completamente vendida. Cada instrumento custou US$ 1.499 (cerca de R$ 2.600). O comprador ainda leva junto com as peças as assinaturas de Felipe Massa e do ex-piloto da escuderia Kimi Raikkonen.

Redação Sport Marketing

FIFA confirma Fan Fest no Rio em 2010

Conforme antecipamos em abril (ler matéria arquivo Sport Marketing - Sport Marketing: Rio terá FIFA Fan Fest já em 2010), o Rio de Janeiro terá um espaço público reservado para os fãs do futebol poderem visualizar os jogos da Copa da África do Sul. A FIFA confirmou que vai criar "Fan Fests" nas dez cidades que vão sediar a competição na África do Sul e em outras sete cidades do planeta, Sydney, Berlim, Londres, Paris, Roma, Cidade do México e Rio de Janeiro, uma vez que o Brasil será sede da Copa de 2014. Criadas para a Copa do Mundo de 2006, as "Fan Fests" reuniram mais de 18 milhões de torcedores na Alemanha. Os eventos têm entrada gratuita, com transmissão dos jogos em telões e comercialização de alimentos e de produtos oficiais do Mundial.


Redação Sport Marketing

Rio 2016 deve seguir passos de Barcelona

O Rio de Janeiro após os Jogos Olímpicos de 2016 será ponto de referência de rota turística mundial. Esta é a afirmação do prefeito Eduardo Paes, que deseja que aconteça no Rio o mesmo que em Barcelona, depois dos Jogos de 1992, quando a cidade se tornou uma cidade moderna, sofisticada. Paes concedeu entrevista à Agência Efe no Museu Olímpico, palco da Cúpula de Lausanne 2009, encontro no qual cidades olímpicas e municípios dividiram ideias e experiências sobre a organização de Jogos Olímpicos. Paes destacou a renovação da zona portuária ao redor da Praça Mauá e a criação de faixas exclusivas para ônibus como as primeiras ações a desenvolver. De acordo com o prefeito do Rio o objetivo é construir 70 quilômetros de faixas exclusivas para ônibus. Os primeiros trechos ligariam a Barra da Tijuca, na zona oeste carioca, com a zona norte, além de conectar a Barra - onde ficará a maior parte das instalações olímpicas - ao restante da zona oeste.
Redação Sport Marketing

Comitê dos Jogos Olímpicos da Juventude abre loja oficial

O Comitê Organizador da primeira edição dos Jogos Olímpicos da Juventude, que serão realizados em Cingapura, 2010, inaugurou uma Official Olympic Store. Na loja de produtos oficiais do evento, os amantes do esporte são recepcionados pelas mascotes do evento Lyo e Merly. Entre os produtos licenciados à venda na megastore, estão as mascotes pins, chaveiros, ímãs, guarda-sóis, camisas pólo e uma infinidade de mais de 500 ítens que levam a logomarca do evento e olímpica. Outras olympicstores serão abertas nas próximas semanas, incluindo uma loja online oficial.


Redação Sport Marketing

Copa de 2014 terá programa de incentivo à construção em aço

O Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA) e o Instituto Aço Brasil (IABr) lançam no Centro Britânico Brasileiro, hoje, em São Paulo, o programa “Aço: Construindo a Copa 2014”. O evento terá a presença do vice-presidente do IABr, André Gerdau Johannpeter; do diretor executivo do CBCA, Eduardo Fares Zanotti, e do ministro do Esporte, Orlando Silva. O programa “Aço: Construindo a Copa 2014” prevê uma série de ações com objetivo de apresentar as potencialidades e vantagens da construção em aço para atender às mais diferentes obras previstas nos preparativos para a Copa do Mundo em 12 cidades brasileiras. A programação terá a presença do jogador Denilson, campeão mundial da Copa 2002, que vai autografar bolas de couro criadas especialmente para o evento, com a logomarca oficial do programa. Na ocasião, será lançada a edição especial da Revista Arquitetura & Aço, editada pelo CBCA, e entrará no ar o hotsite Aço na Copa 2014, que poderá ser acessado pelo site www.cbca-iabr.org.br.
Redação Sport Marketing

Williams vende ações da equipe para companhia austríaca

A Williams vendeu uma participação acionária da equipe a uma companhia austríaca de investimentos. De acordo com informações são da Autosport, a confirmação foi feita pelos fundadores do time Frank Williams e Patrick Head. Williams e Head tem sido os únicos donos da Williams desde a fundação, em 1977. A equipe resistiu por muito à venda de parte dos negócios, apesar das frequentes crises enfrentadas. Além das atividades como investidor, Wolff é também um piloto nas horas extras. Competiu nos últimos anos no campeonato da FIA GT e no campeonato austríaco de rali. A empresa austríaca é comandada pelo investidor Toto Wolff. Ele também terá influência no conselho do time.
Redação Sport Marketing

Roberto Carlos com pés no Corinthians!?

O jogador Roberto Carlos está com os pés dentro do Parque São Jorge, mas o jogador não terá um contrato baseado em ações de marketing como o de Ronaldo Fenômeno. De acordo com blog do boleiro, escrito pelo jornalista Luciano Borges, o lateral-esquerdo Roberto Carlos já teria rescindido contrato com o clube turco e já teria sinal verde para voltar ao Brasil e jogar pelo Corinthians. A negociação em torno da contratação de RC está voltada para a captação de parceiros que queiram explorar a imagem do jogador fora do campo, como garoto propaganda, projetos de licenciamentos com a marca do ala pentacampeão mundial. Isso significa que o contrato não terá nada a ver com patrocínio no uniforme, já que Roberto Carlos não terá participação nem propriedade de marca.
Redação Sport Marketing

Panasonic define pacotes de produtos para Vancouver 2010

A Panasonic, patrocinadora TOP do programa de marketing do IOC - International Olympic Committee - Comitê Olímpico Internacional (COI) irá fornecer uma quantidade enorme de equipamentos de transmissão para a cobertura dos Jogos Olímpicos de Inverno em Vancouver no próximo ano. Os locais de competição na cidade canadense terão aparelhos de HD: 160 P2 e gravadores DVCPRO HD, 50 câmaras de vídeo HD P2, 16 switchers, 600 monitores. Todos os sinais de trasmissão de tv serão produzidos e distribuídos em HD no IBC - International Broadcasting Center - Centro Internacional de Radiodifusão e o DVCPRO HD será o formato de gravação de jogos. Opções de sinais em HD também serão fornecidas para os grandes ecrãs LED nos estádios e instalações olímpicas. No BC Place Stadium, em Vancouver, onde serão realizadas as cerimônias de abertura e de encerramento, a Panasonic, irá instalar três telões de LED com uma área de exposição total de 243 m2. A patrocinadora também irá prover aos Jogos 29 sistemas de tela de LED, 91 sistemas de áudio, 1.200 câmeras de monitorização e vigilância, 3.000 kits TVs. Como já faz parte da tradição, a empresa pretende criar no Olympic Park um stand de 700 metros Full HD 3D que vai mostrar esportes e entretenimento em 3D, além das inovações da marca.


Redação Sport Marketing

Máfia manipula resultados de jogos na Europa

Cerca de 200 jogos disputados em 2009, entre eles 12 da Liga da Europa e três da Liga dos Campeões, estão envolvidos em um novo escândalo de manipulação por parte de máfias de apostadores do futebol europeu. De acordo com uma investigação em curso em vários países europeus, que levou à detenção de 17 pessoas, 15 na Alemanha e duas na Suíça, além de 50 revistas nesses dois países, na Áustria e no Reino Unido. A associação das Loterias Européias pediu "uma política de apostas restritiva" para evitar novos escândalos.
Redação Sport Marketing

Zara Phillips procura patrocinador

A cavaleira de concurso completo Zara Phillips está à procura de um novo patrocinador. Em fevereiro, a neta da rainha Isabel da Inglaterra teve cancelado o contrato no valor de 100 mil euros por ano, com o Royal Bank of Scotland. Zara espera encontrar um novo sponsor para poder ajudar na preparação dos Jogos Olímpicos de 2012 que serão realizados em Londres.
Redação Sport Marketing

Bradesco e Visa fecham parceria para Copa 2010

A Visa, patrocinadora oficial da Copa do Mundo FIFA 2010 e o Bradesco fecharam parceria promocional para a Copa de 2010. Ambos vão levar um torcedor com acompanhante para assistir a final do campeonato mundial de futebol. Nesta ação promocional, o ganhador ganha R$ 100 mil e pode escolher dez amigos que irão assistir outro jogo. Para participar, basta efetuar compras no valor de R$ 50,00 e, automaticamente já estará concorrendo ao prêmio, cujo resultado será feito por intermédio da Loteria Federal. Mais detalhes desta promoção no site http://www.bradescocartoes.com.br/cartaocampeao/.

Redação Sport Marketing

Chelsea teria oferecido proposta milionária por Frank Ribéry

O diretor geral do Bayer, Uli Hoeness, revelou que no último verão o Chelsea apresentou uma proposta milionária para contratar Frank Ribéry. A proposta incluía ainda a oferta dos direitos desportivos de Bosingwa. Roman Abramovich, proprietário dos blues, teria assinado um cheque de 65milhões de euros por Ribéry, mas o clube alemão recusou a proposta de venda do francês." Nunca recebemos qualquer proposta de 100 milhões de euros por Ribéry. A mais interessante que nos chegou às mãos foi do Chelsea: 65 milhões de euros, mais a cessão de José Bosingwa. Recebemos outras, de 76 e 80 milhões de euros, mas não estávamos disponíveis para deixar sair Ribéry", contou o diretor ao jornal alemão Bild, adiantando, ainda, que o internacional francês se mostrou exclusivamente interessado em vestir a camisa do Real Madrid.
Redação Sport Marketing

Usain Bolt segue rendendo títulos para a Puma

O atleta jamaicano Usain Bolt, patrocinado pela marca alemã de materiais esportivos Puma, ganhou mais um troféu! Bolt e a francesa Sanya Richards foram novamente considerados atletas do ano pela Federação Internacional de Atletismo (IAAF) repetindo anos anteriores. Em 2008, o jamaicano depois de conquistar três medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de Beijing recebeu a honraria da IAAF. Já a americana, de origem jamaicana, recebeu o prêmio em 2006. Este ano Bolt foi ouro por três vezes no Mundiais de Berlim, em 100, 200 e 4x100 metros. Também na Alemanha, Richards sagrou-se campeã nos 400 metros.
Redação Sport Marketing

Cruzeiro negocia patrocínio de 2010

O Cruzeiro está em negociações empresas para patrocinar o time em 2010. O clube já conversa com o Banco Bonsucesso sobre uma possível renovação do contrato, embora existam outras possibilidades também. "Em 2010 não terá novela. Bonsucesso está no páreo e está tudo bem encaminhado", disse o diretor de marketing Antônio Claret que não antecipou qual será a duração do contrato que o clube pretende fazer com as empresas interessadas. A classificação para a Libertadores pode determinar um bom acordo. O acordo de patrocínio entre Cruzeiro e Supermercados BH foi para os três jogos finais do time no Brasileiro. A empresa estampará a marca às costas da camisa celeste.
Redação Sport Marketing

Ações do Benfica caem

A derrota diante do Vitória de Guimarães, por 0-1, no Estádio da Luz e a consequente desclassificação da IV eliminatória da Taça de Portugal de futebol, resultou na desvalorização em 1,43%. Antes do jogo, as ações do Benfica estavam sendo negociadas a 2,80 euros e agora seguem a 2,76 euros. Um gol do brasileiro Gustavo, aos 26 minutos, foi suficiente para os vimarenenses eliminarem pela terceira vez na história o clube da Luz, depois das épocas de 1969/70 e 2005/06 e garantirem a continuidade na competição. Há quatro anos, o Benfica, recordista da Taça de Portugal com 24 troféus, encontrou pela frente o goleiro Nilson, num dia inspirado, que realizou uma série de boas defesas.
Redação Sport Marketing