8 de jul. de 2009

Flamengo adota patrocínio pontual com Ale

O departamento de marketing do Flamengo mordeu a língua e passou a usar a cabeça. Depois de declarar que não seguiria os passos do Corínthians e de outros clubes que passaram a aceitar propostas de patrocínios pontuais, o Flamengo se rendeu à necessidade de faturar e deixou a impáfia de lado. O discurso de valorização da marca e de não aceitar patrocínios pontuais caiu por terra. O time da Gávea fechou contrato com a empresa petrolífera Ale por três meses. A marca entrará no lugar da marca Olympikus Tube a partir de outubro. Especula-se que o valor acertado é de R$ 3,5 milhões. Caiu também por terra a idéia de criar um programa para manter o manto sagrado rubro-negro limpo e sem patrocínio. O clube finaliza também o acordo de patrocínio nas mangas com a Bozzano que renderá R$ 2,5 milhões por sete meses, se o Conselho Deliberativo aprovar. Are Baba! Estava mais do que na hora! Nada como a crise!
Ler matérias arquivo:

Redação Sport Marketing

Conselho do Vasco aprova Eletrobras e nova camisa do time

O Vasco deverá oficializar o patrocínio com a Eletrobrás até o fim de semana. O Conselho Administrativo da empresa da estatal finalmente aprovou o contrato de parceria, que deve ser anunciado oficialmente antes da partida contra a Ponte Preta sábado, em São Januário. A logomarca da empresa já faz parte do modelo da nova camisa do time carioca. A Penalty, fornecedora de material esportivo do clube manteve o layout clássico, sem grandes ousadias e inovações. A nova camisa tem a gola em "V", faixa contínua nas costas e estrelas abaixo da gola. O preço sugerido é de R$ 169,00. O Vasco deve usar pela primeira vez o novo uniforme no jogo contra o ABC, dia 17.


Redação Sport Marketing

Asiáticos de olho no Newcastle

Dois grupos asiáticos estão interessados na aquisição do Newcastle. O time inglês, do empresário Mike Ashley tem recebido ofertas de 100 milhões de libras pelo clube. A identidade dos candidatos permanece um segredo. Mas, sabe-se que entre os interessados por adquirir o clube, está a empresa Llambias.

Redação Sport Marketing

NFL e Yahoo! prestes a um acordo

A National Football League (NFL) em conjunto com os jogadores da Liga, estão em vias de chegar a um acordo com a Yahoo! Inc referente à ação judicial na qual as partes reclamavam royalties pela utilização de dados dos jogadores sobre um game disponível na web. "Nós pretendemos chegar a um acordo, porque estamos interessados em explorar as imagens dos jogadores da NFL em outras oportunidades", disse Nicol Addison, porta-voz da Yahoo! Esportes. Os termos do acordo não foram revelados. "Os jogadores da NFL e a Yahoo! vão chegar a um acordo. Vamos continuar a explorar novas oportunidades de trabalho conjunto ", disse Andrew Feffer, executivo da NFL.

Redação Sport Marketing

Lula afirmou que Brasil está "pronto" para sediar Jogos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o Brasil está "pronto" para sediar os Jogos Olímpicos de 2016. Lula rebateu o que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, falou sobre a candidatura norte-americana ao evento. Referindo-se a mensagem que o mandatário enviou ao presidente do IOC - International Olympic Committee - Comitê Olímpico Internacional (COI), Jacques Rogge, para defender a cidade de Chicago como sede dos Jogos, Lula comentou que se o Rio de Janeiro sediar o evento "seria a ocasião para ajudar a auto-estima do povo e de todo os países que estão em desenvolvimento". Em sua mensagem, Obama havia dito que receber os Jogos seria para os EUA a ocasião "para reforçar no mundo, mesmo que apenas por um período limitado de tempo, um senso que une e não que divide". O presidente também explicou que o Brasil deve ser escolhido como sede dos Jogos porque "está vivendo uma grande transformação econômica e social" e em 2015 será "nas previsões mais pessimistas, a quinta economia mundial". O Brasil recebeu em 2007 os Jogos Pan-Americanos e, em 2012, sediará a Copa do Mundo. O COI anunciará no próximo dia 2 de outubro onde ocorrerão os Jogos Olímpicos de 2016.
Redação Sport Marketing

Mizuno monta primeira loja itinerante de judô

A Mizuno apresenta uma novidade para o público em Belo Horizonte. No próximo final de semana, será montada a primeira loja itinerante de judô na capital mineira. A Judô Store, feita em parceria com a Confederação Brasileira de Judô (CBJ), será uma atração a mais para o torcedor que acompanhar a etapa da Brazil Judo World Cup, evento do calendário internacional e que será realizado nos dias 11 e 12 de julho (sábado e domingo) na arena do Minas Tênis Clube. A criação da Judô Store é uma das ações que a Mizuno fará nos dois dias de competição. Além de produtos para a prática do judô, outras linhas da marca multinacional de origem japonesa estarão à disposição do público. Além disso, como fornecedora oficial de material esportivo da competição, a Mizuno vestirá árbitros e profissionais que trabalharão no evento. E, por ser a patrocinadora da seleção brasileira, a marca também estará estampada nos quimonos dos judocas que representarão o país.
Redação Sport Marketing

Cristiano Ronaldo lota lojas do Real Madrid

As lojas do Real Madrid continuam com movimento intenso. São vendidas em média de duas camisas do jogador Cristiano Ronaldo por minuto, mais de mil por dia, a um custo por unidade de 85 euros (R$ 237 no câmbio atual). Nas filas estão também alguns torcedores que já tinham comprado nas últimas semanas a camisa de Cristiano Ronaldo, sem o número, e que agora se deslocam à loja para a serigrafia do número 9. Além dos dividendos futuros que o jogador possa trazer em termos esportivos, ao Real, para recuperar parte do investimento bastaria a venda de cerca de 1,5 milhão de camisas. Antes de ser apresentado,a televisão do Real Madrid convidou os torcedores a mandar mensagens sms de apoio, a 1,74 euros cada, com a promessa de ser oferecida uma camisa assinada pelo jogador português a um dos torcedores.
Redação Sport Marketing

WTA segue divulgando tênis feminino

Com o entusiasmo no auge devido ao torneio de Wimbledon, a Women's Tennis Association aproveitou para ativar o marketing e envolver ainda mais os torcedores, a fim de aumentar as perspectivas comerciais do tênis feminino mundial. A associação tem introduzido uma forte estratégia de marketing, como forma de rebranding o jogo das mulheres, com o objetivo de maximizar o apelo aos adeptos do esporte e chamar atenção de potenciais patrocinadores.

Ler matéria arquivo: Sport Marketing: ATP e Sony Ericsson WTA lançam canal na internet

Redação Sport Marketing

Náutico enquadra Champs

Mais um time de futebol rompe com a Champs. Depois de 11 meses, o Náutico resolveu romper com a fornecedora de material esportivo pelo não cumprimento de contrato. Além da falha de entrega do material esportivo, a Champs também não vinha cumprindo com o seu compromisso financeiro. Desde abril a empresa não paga a cota de patrocínio ao Náutico. O débito já gira em torno dos R$ 300 mil. Vasco e Ponte Preta, também passaram pelo mesmo sufoco, mas foram os primeiros a rescindir contrato com a empresa. A Lupo demonstrou interesse em patrocinar o Timbu. "A empresa será comunicada judicialmente e terá cinco dias para se adequar. Mas não terá tempo suficiente para isso. Portanto, já está tudo bem encaminhado para assinarmos com a Lupo, uma empresa que está disposta a investir no mercado esportivo", afirmou o vice-presidente de marketing alvirrubro, Roberto Varela.

Ler matérias arquivo:
Sport Marketing: Champs está com dificuldade de cumprir contratos ...
Sport Marketing: Champs negocia com Lupo
Sport Marketing: Vasco pode rescindir contrato com Champs
Sport Marketing: Ponte Preta chuta balde da Champs
Sport Marketing: Champs atrasa salários
Sport Marketing: Santa Cruz faz a finta e troca de fornecedor ...

Redação Sport Marketing

Operários entram em greve na África do Sul

A exemplo do que também já aconteceu em outros mega-eventos, os operários que trabalham na construção dos estádios para a Copa do Mundo de 2010 iniciaram greve. A classe operária da construção civil pleiteia aumento nos salários."Esta greve poderá ser incluída no Livro dos Recordes" por causa da longa duração, ameaçou em declarações à imprensa o porta-voz do Sindicato Nacional dos Mineradores (NUM, em inglês), Lesiba Seshoka, ao explicar que 70 mil trabalhadores aderiram à interrupção nas atividades. De acordo com o ativista sindical, alguns operários na África do Sul recebem menos de 4,50 rands (0,40 euro) por hora, e "a Federação Sul-Africana de Empreiteiros de Engenharia Civil (SAFCEC, em inglês) mente a todo o país ao afirmar que estamos pedindo um aumento de 65%, enquanto queremos 13%".

Redação Sport Marketing

Yao Ming pretende comprar time de basquete chinês

O gigante chinês da NBA Yao Ming pretende lançar uma oferta para comprar a antiga equipe, o Shanghai Sharks. Yao, que antes mesmo dos Jogos Olímpicos de Beijing apresentava problemas de lesões, já pondera se tornar dono de equipe quando parar a carreira. De acordo com a imprensa americana, o Houston Rockets está em conversações com a Shanghai Shanghai Bureau of Sport, responsável pelo controle da China Basketball Association (CBA) para comprar a equipe Shanghai Sharks. O time americano pretende fazer a oferta de US$ 3 milhões. O Shanghai Sharks é atualmente propriedade da Shanghai Media Group, Hongqiao Airport, controlado pelo Shanghai Technical Sports Institute. Especula-se que a equipe sofre sérias limitações financeiras que fizeram com a equipe seja incapaz de pagar as contas nem os jogadores nas últimas semanas, principalmente, depois que o patrocinador do Shanghai Sharks, o Xiyang Grup, parceiro do time nos últimos 5 anos, anunciou qu enão renovaria o contrato no valor de US$ 11 milhões. Yao, 28 anos, somou em ganhos cerca de US$ 51 milhões em 2008, em salário e endossos e é, no mundo do esporte, o chinês mais famoso.

Ler matérias arquivo:
Sport Marketing: Especial: Yao Ming e Coca-Cola, entre tapas e beijos
Sport Marketing: Reebok aposta na imagem do gigante Yao Ming
Sport Marketing: Yao Ming faz doação para vítimas de terremoto
Sport Marketing: O que será da Reebok sem Yao Ming nos Jogos ...
Sport Marketing: Cleveland Cavaliers negocia com grupo chinês
Sport Marketing: Sports Illustrated aponta quem mais faturou no mundo

Redação Sport Marketing

Dono do Liverpool fecha agência

O empresário Tom Hicks, proprietário do Liverpool FC, do Texas Rangers e do Dallas Stars, dissolveu a empresa Hicks Sports Marketing Group (HSMG) e dividiu os empregados entre os Rangers e o Dallas Stars. O site da Hicks Sports Marketing Group já está offline. A empresa foi formada em 2006, com a finalidade de vender publicidade e patrocínio corporativo para as equipes do milionário empresário. A crise econômica mundial piorou a situação do empresário que já colocou à venda as ações dele dos Rangers.
Redação Sport Marketing

Polo Ralph Lauren estende com USOC

A marca de roupas Polo Ralph Lauren estendeu o patrocínio com o USOC - United States Olympic Committee - Comitê Olímpico dos Estados Unidos até 2012. A marca, que forneceu roupas fora competição para a delegação americana nos Jogos Olímpicos de Beijing, agora estará junto às equipes olímpicas e paraolímpicas nos próximos Jogos Olímpicos de 2010 - Vancouver e 2012 - Londres. Os patrocínios do USOC valem entre US$ 2 milhões e US$ 3 milhões ano, entretanto, como forncedora de roupas, a Polo Ralph Lauren, não realizará aporte financeiro. Em vez disso, a marca vai pagar o USOC royaltys de 10% da venda de quaisquer itens que tenham a logomarca olímpica.
Redação Sport Marketing

Santos fecha com Copagaz

O Santos acertou patrocínio com a Copagaz. Os valores da negociação não foram revelados, mas sabe-se que em troca da exposição da marca, a empresa, que ainda busca espaço na Baixada Santista, fornecerá gás para os sistemas de aquecimento de água e para as cozinhas do Hotel Recanto dos Alvinegros. A nova marca também irá patrocinar as cheerleaders do peixe.
Redação Sport Marketing

Commonwealth 2010 ganha aporte governamental

Os Jogos da Commonwealth 2010 receberam um outro grande apoio financeiro, desta vez do governo indiano. Em junho, o governo de Delhi realizou aporte financeiro de US$ 185 milhões para as infra-estruturas da competição. Agora, o governo nacional realizou um contribuição de aproximadamente US$ 280 milhões. "Os Jogos da Commonwealth representam uma oportunidade para mostrar o nosso potencial como uma potência emergente da Ásia", disse o ministro das finanças Pranab Mukherjee, que anunciou o investimento durante a apresentação do orçamento federal para o próximo ano no Parlamento. No total, os Jogos irão receber mais de US$ 700 milhões em financiamento governamental. Será a primeira vez que os Commonwealth Games serão realizados na Índia.
Redação Sport Marketing

Deportivo La Coruña assina com Lotto

O Deportivo La Coruña rescindiu contrato com a marca de materiais esportivos Canterbury. O time espanhol fechou novo acordo com a Lotto para a próxima temporada. A imprensa européia especula que o clube estava descontente com a qualidade das camisas fornecidas pela Canterbury. De acordo com o site oficial do clube "o motivo do cancelando o negócio com Canterbury Europe Limited ... são imputáveis à mesma empresa." A Lotto produz camisas para dezenas de equipEs na Europa, incluindo os famosos clubes italianos Udinese e Fiorentina. Já a Canterbury tem negócios com clubes como o Portsmouth e Lille. O contrato entre La Corunã e a Lotto está estimado em US$1.5 milhões por um ano.

Redação Sport Marketing

Cristiano Ronaldo vende mais de quatro mil camisas

Mal chegou no time e Cristiano Ronaldo já vendeu quatro mil camisas do Real Madrid. Metade delas em pouco mais de uma hora, na noite de segunda-feira, dia em que foi apresentado aos adeptos do clube. O dia seguinte voltou a encher de satisfação o Real e a Adidas, patrocinadora oficial do clube. As filas de torcedores para comprar a camisa número 9 começaram às 10h30. Os torcedores estão pagando pela camisa CR9 85 euros (70 euros mais a serigrafia, com nome e número), 35 pelos calções, 15 pelas meias. As chuteiras Nike, rival da Adidas, não serão vendidas no Santiago Bernabéu e custam cerca de cem euros.
Redação Sport Marketing