6 de jul de 2009

Renault leva clientes à França

A Renault traz, em ação inédita, a possibilidade dos clientes se tornarem pilotos por um dia na maior categoria do automobilismo mundial. A ação “Test Drive Renault F1 Team” começa 8 de julho em toda a rede de concessionárias Renault. Os clientes que realizarem test drives ganharão cupons que darão direito a um sorteio, marcado para dia 21 de setembro, cujos prêmios vão desde 100 kits de produtos oficiais da Renault F1 Team à premiação máxima: a participação no programa Feel it!, promovido pela escuderia. Neste programa, os cinco ganhadores - cada um com direito a um acompanhante - viajarão à França para pilotar um carro de F1 nas pistas do circuito Paul Ricard High Tech Test Track, em Castelet (Marselha). A viagem dos ganhadores acontecerá no início de novembro. “Por meio de nossa participação no automobilismo, esta ação visa reforçar o laço de nossos clientes com a marca. Além disso, queremos estimular os consumidores, que ainda não andaram em um carro Renault, a visitarem uma de nossas concessionárias e realizar o test drive. O maior prêmio da ação - a viagem à França para pilotar um F1 - tem tudo a ver com o perfil de cliente brasileiro, conhecido por sua relação ‘apaixonada’ com os carros e com o automobilismo em geral”, comenta Cássio Pagliarini, Diretor de Marketing da Renault do Brasil.

Redação Sport Marketing

FIFA fatura bilhões com venda da Copa 2010

A FIFA já faturou 2,6 bilhões de euros (R$ 8,4 bilhões) com a venda de patrocínios para a Copa do Mundo de 2010 na África do Sul. A informação é do delegado geral da entidade, Jerome Valcke. Os números significam aumento de 30% em relação ao que faturou na Copa da Alemanha, em 2006. Coca-Cola, McDonald's e Visa estão entre os anunciantes que compraram as cotas que incluem patrocínios, direitos televisivos e móveis. De acordo com o site Futebol Finance, a venda dos direitos de transmissão televisiva se manteve como a principal fonte de receitas comerciais do evento. A previsão para a Copa de 2014, a ser realizada no Brasil, é positiva. A entidade espera gerar 2,9 bilhões de euros (R$ 9,1 bilhões) em direitos comerciais.
Redação Sport Marketing

Terra confirma seis patrocinadores para Copa 2010

O portal Terra confirmou seis grandes anunciantes para a cobertura da Copa do Mundo de 2010. De acordo com a assessoria de imprensa Ambev, Fiat, Itaú, Sadia, Telefonica e Unilever terão anúncios online, em mídia exterior e móvel. Cada cota de patrocínio foi vendida por R$ 30 milhões pelo valor tabela, o que totaliza R$ 180 milhões. O portal não mostrará jogos ao vivo.

Redação Sport Marketing

São Paulo oficializa parceria com LG Display

O São Paulo FC oficializou parceria com a LG Display. O time paulista atingiu a meta de arrecadar R$ 30 milhões em patrocínios na temporada. São aproximadamente R$ 20 milhões obtidos com as marcas estampadas no uniforme. O restante da verba vem de parceiros que exploram o estádio do Morumbi, com placas de publicidade e camarotes e o CT da Barra Funda.
Redação Sport Marketing

Um time de bicicleta!

O mercado de bicicletas do Brasil passará por uma transformação. A marca Tito, empresa comandada por Tito Caloi, empresário com história no ciclismo lançou uma nova linha de bicicletas estilizadas para os torcedores dos times de futebol. A empresa colocou no mercado as bicicletas oficiais dos cinco principais clubes do estado de São Paulo (Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Santos e Portuguesa) nos modelos aro 16 e aro 20. “Nossa proposta é lançar produtos novos e diferenciados dos que existem no mercado e, assim, criar visibilidade para o produto bicicleta, resgatando o interesse que esse produto já teve no passado com outros lançamentos de sucesso. Nossa intenção não é disputar fatia de mercado e sim criar um mercado novo através desses lançamentos. Ao fazermos as bicicletas licenciadas dos clubes, agregamos a um objeto que nunca sai de moda uma marca muito forte, que é o clube de futebol e a paixão que toda pessoa nutre por ele”, afirma Tito que foi diretor da Caloi até 1999, ano em que sua família vendeu a empresa. Mas não é só a marca dos clubes a responsável pelo diferencial das bicicletas no mercado. Todo o projeto foi concebido para que o consumidor tenha um produto diferenciado. Com um design exclusivo, o quadro das bicicletas é adequado tanto para meninos quanto para meninas e é pintado nas cores do time, seguindo os tons oficiais de cada clube. A pintura também é exclusiva, com acabamento em microtextura, que remete ao visual do tecido “dry fit” das camisas oficiais. Adornos com frases características de cada clube, que o identificam com sua torcida, decoram a bicicleta. Por fim, cada modelo estará acompanhado de um adesivo que permitirá à criança colocar seu nome e número de preferência, como faz quando compra uma camisa de futebol. A segurança e a ergonomia também tiveram papéis fundamentais no projeto, tanto é que as bicicletas contam com três protetores de quadro e guidão, apelidados de “air bags”, além de uma relação de engrenagens que permite um pedalar mais fácil para as crianças. As bicicletas oficiais dos clubes já estão à venda na rede de lojas do Extra Hipermercados e, em breve, estarão em diversos estabelecimentos do estado. Inicialmente, os modelos fabricados atenderão a um público de crianças entre 4 e 6 anos (aro 16) e entre 7 e 10 anos (aro 20). Hoje, essa faixa etária corresponde a 32% de todo o mercado de bicicletas no Brasil, estimado em 5,5 milhões de unidades produzidas por ano.

Redação Sport Marketing

Bouygues Telecom sai do ciclismo

A empresa de telefonia Bouygues Telecom deixará de patrocinar a equipe de ciclismo que carrega o nome da empresa. O contrato termina em 2010 e a empresa já disse que não pretende renovar. "Vai fazer seis anos desde que chegamos ao ciclismo, e isso é um grande período de tempo”, disse Thibaut Chatelard, diretor de patrocínio do time, antes do começo da segunda etapa do Tour de France, entre Mônaco e Brignoles.“Vamos parar, mas trataremos de encontrar um co-patrocinador para a próxima temporada” assegurou Chatelard.
Redação Sport Marketing

Youtube nas pistas da F1

A US F1, equipe confirmada pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) como uma das novas do mundial de 2010, promete entrar na pista acelerando fundo e com o tanque cheio de verdinhas. A escuderia poderá estrear na categoria com um patrocínio de peso. Especulações indicam que o site de veiculação de vídeos Youtube está interessado em estampar a marca nos bólidos do time. A notícia surgiu a partir de um encontro entre Chade Hurley, co-fundador do site, e Peter Windsor, dirigente da equipe britânica, durante o GP de Silverstone. O diretor da US F1 aumentou as especulações ao se mostrar aberto à idéia. "As pessoas já estão ligando o Youtube à nossa equipe e isso nos deixa lisonjeados. Quem sabe?", indagou Windsor ao canal Speed, sem fazer questão de esconder o encontro com Hurley: "Eu me encontrei com o Chade em Silverstone e foi bom vê-lo lá".

Redação Sport Marketing

Cristiano Ronaldo e Kaká geram milhões ao Real

Cristiano Ronaldo e Kaká poderão gerar receitas de 140 milhões de euros para o Real Madria. Os dados pertencem a uma pesquisa realizada pela agência internacional de marketing esportivo, Weber Sandwich Sport. “Recuperaremos o investimento, nem que seja por via da publicidade”, esta foi a resposta mais repetida pelo Real Madrid que pagou 94 milhões de euros por Cristiano Ronaldo. Kaká custou 65 milhões de euros ao Real Madrid e uma semana antes da apresentação do jogador à torcida, foram vendidas cerca de 2.000 camisas do brasileiro. Cristiano Ronaldo tem contratos de publicidade com cinco empresas: Nike (que termina em 2010), Banco Espírito Santo (até 2011), Castrol (também até 2011), shampoo Clear (termina em 2010) e Soccerade (bebida isotônica). De acordo com o Grupo de Investigación de Economia, da Espanha, Cristiano Ronaldo é 20 vezes mais popular que a média dos jogadores que participam na Liga dos Campeões.
Redação Sport Marketing

Reebok assina com Racing Club de Lens

A Reebok vai fabricar as camisas do time de futebol francês Racing Club de Lens. A empresa fechou contrato pelos próximos cinco anos. "O Lens foi a melhor opção para nós, pois Racing's kit é realmente parte do espírito do clube", disse Guillaume de Monplane, diretor de marketing da Reebok que fará um aporte financeiro de US$5 milhões. "Pouco a pouco a nossa carteira está crescendo, mas o nosso objetivo não é ter parcerias com 50 clubes", acrescentou. "Não queremos ser como Nike, Adidas ou Puma, porque o nosso objetivo é chegar aos clubes que realmente exercem a mensagem da Reebok."

Redação Sport Marketing

Nascar em ação de caridade

A Nascar Foundation anunciou que vai unir forças com a Feeding America, uma associação beneficente de combate à fome e que fornece 350.000 refeições para crianças e famílias carentes. A campanha, que decorrerá até julho e agosto, terá eventos organizados e apoiados pela Nascar Foundation. Por exemplo, a Nascar Foundation Hunger Walk for Kids apresentado pela Hock Foods será realizada na próxima semana no autódromo Chicago Speedway. Uma série de prêmios serão sorteados, incluindo um tour VIP da pista para quem levantae mais de US$ 500. O doador top ganhará uma volta em um automóvel de passeio uma pista.
Redação Sport Marketing

Nike faz homenagem a Roger Federer

A Nike lançou um novo spot em homenagem ao sexto título de Roger Federer em Wimbledon. A empresa colocou no ar um comercial de 30 segundos comemorando a conquista do suíço, que além de retomar o título que havia perdido para Rafael Nadal no ano passado, também desbancou o espanhol do topo do ranking mundial e é agora considerado o maior tenista de todos os tempos. No vídeo, introduzido por John McEnroe, vários esportistas aparecem dando os parabéns a Federer pelos 15 títulos de Grand Slam, a começar por Pete Sampras, o recordista anterior, o golfista e amigo Tiger Woods, Serena Williams e Michael Jordan.
Redação Sport Marketing