24 de jun. de 2009

Sonangol entra nas pistas da Superleague

A Sonangol, petrolífera angolana, será a patrocinadora principal da Superleague nas próximas duas temporadas. Os valores do acordo não foram divulgados pela organização da categoria que é disputada com monolugares de clubes de futebol. "Estamos muito contentes por anunciar esta nova parceria com a Sonangol, que surge na véspera do início da nossa segunda temporada e que será muito importante para o desenvolvimento e crescimento da Superleague Fórmula," disse o presidente da competição, Alex Andreu, em comunicado. Com este novo patrocínio, o torneio passa a ser chamado "Superleague Formula by Sonangol". A temporada de 2009 da competição arranca no próximo fim-de-semana (27 e 28 Junho), no circuito de Magny-Cours, em França.
Redação Sport Marketing

Dorna fecha acordo com Network Ten

O Mundial de MotoGP será transmitido exclusivamente em canal aberto na Austrália. Esta será a primeira vez que o evento sai do escopo dos canais a cabo. O acordo, assinado entre a Dorna Sports, detentor dos direitos da MotoGP e a rede Network Ten, terá duração de cinco anos a partir de 2010. A emissora irá transmitir iclusive as corridas de 125cc e 250cc. "MotoGP está desfrutando um ressurgimento de popularidade na Austrália graças ao desempenho de Casey Stoner", disse o gerente geral da Network Ten, David White. "Temos uma relação forte com a Dorna Sports e estamos emocionados com a parceria de longo prazo. Estamos encantados por estender nosso acordo com a Network Ten", disse Manel Arroyo diretor da Dorna Sports. Os valores da negociação foram mantidos em sigilo.

Redação Sport Marketing

Jogos de Londres com rombo orçamentário

Os Jogos Olímpicos de Londres 2012 apresentam um rombo de milhões de libras. De acordo com matéria publicada pelo jornal inglês The Times, uma auditoria de rotina identificou um rombo de 100 milhões de libras nas contas dos Jogos. A notícia já está cortando cabeças na Inglaterra. Dois membros da Agência de Desenvolvimento de Londres (LDA, unidade econômica e empresarial do prefeito londrino, Boris Johnson) foram suspensos devido às irregularidades. Não foram comprovados até agora evidências de fraude. O rombo é investigado pela empresa de consultoria KPMG, que deverá determinar se houve algum engano ou tentativa de encobrimento. Segundo uma fonte entrevistada pelo jornal, as irregularidades provavelmente não se devem a nenhuma fraude, e sim à incompetência administrativa. Até os ingleses são ruins na matemática financeira!
Redação Sport Marketing

FIA pisa no freio e ajusta trajetória com equipes

A FIA pisou no freio para evitar que as equipes da F1 saiam do categoria e formem um campeonato dissidente no ano que vem. De acordo com o presidente da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), Max Mosley, um acordo foi fechado com as equipes que divergiam sobre planos de introduzir limites orçamentários para a temporada 2010. "Não haverá racha. Chegamos a um acordo sobre redução de custos", disse Mosley, segundo informações da imprensa."Haverá um campeonato de F1, mas o objetivo é retornarmos aos níveis de gastos do início dos anos 1990 em dois anos." As regras do ano que vem serão as mesmas desta temporada. Os detalhes do novo acordo não foram revelados até agora.
Redação Sport Marketing

Anta será a marca do Comitê Olímpico Chinês

A marca chinesa de materiais esportivos Anta fechou contrato de patrocínio com o Chinese Olympic Committee (COC) - Comitê Olímpico Chinês. O acordo tem validade pelos próximos quatro anos. Os termos da parceria não foram oficialmente revalados, mas a imprensa chinesa especula que a Anta realizará um aporte financeiro no valor de US$ 70 milhões durante os quatro anos - US$ 17,5 milhões ano. A Anta será fornecedora da delegação chinesa nos Jogos Olímpicos de Inverno - Vancouver 2010, Jogos Olímpicos de Verão - Londres 2012, bem como nos Jogos Olímpicos da Juventude de Verão e de Inverno, Jogos Asiáticos, Jogos Asiáticos de Inverno etc. "Após os Jogos Olímpicos Beijing , o marketing esportivo tornou-se uma maneira popular para as empresas. Embora a indústria do esporte tem sido afetada pela recessão mundial, ainda existem oportunidades", disse Wang Jun, vice-presidente da COC. "A indústria pode reverter a crise, enquanto faz pleno uso da plataforma e os recursos em consonância com o posicionamento da empresa, marca e estratégia de desenvolvimento. Comparativamente com marcas internacionais, as empresas chinesas locais têm sido menos afetados pela recessão econômica global e existe uma forte tendência entre eles para aumentar os investimentos na indústria do esporte", acrescentou. "A Anta sempre inclui campanhas marketing esportivo em nossa estratégia de mercado e, apesar da crise financeira global, temos observado que há ainda muito espaço para desenvolver no mercado doméstico" - disse Zhang Tao, vice-presidente da Anta.

Ler matérias arquivo:
Sport Marketing: Anta contrata estrela chinesa do tênis
Sport Marketing: Especial: Pesquisa avalia patrocinadores olímpicos


Jing Wang - Correspondente Sport Marketing - China

Liverpool assina parceria com MBNA

O Liverpool assinou parceria com MBNA. O negócio oferecerá aos fãs do time inglês uma nova marca de cartão de crédito. A MBNA também tem parcerias com uma série de outros clubes da
Premier League, incluindo os rivais do Liverpool: Arsenal, Manchester United e Chelsea. Os pagamentos realizados com os cartões da MBNA Liverpool vão ajudar a academia do time que prepara novos talentos. As bases das negociações entre o Liverpool e a MBNA não foram reveladas até o momento.
Redação Sport Marketing

Futebol está em alta na África do Sul

O futebol está em alta na África do Sul. De acordo com uma pesquisa encomendada pela FIFA 72% dos sul-africanos estão interessados no futebol e que 91% dos cidadãos do país consideram o
esporte "unificador". Rugby e críquete dividem com o futebol a preferência dos africanos. A população branca, de origem africana, gosta de rugby, enquanto os brancos de origem britânica acompanham mais o críquete. Os cidadãos negros, que representam 85% da população do país, preferem futebol, que também é o esporte mais popular no resto da África. O estudo conclui que 53% das pessoas procuradas em 15 países se mostraram interessadas pela Copa do Mundo.
Redação Sport Marketing

Penalty apresenta nova coleção de uniformes do Paraná

A Penalty apresentou a nova coleção de uniformes do Paraná para a temporada 2009. A linha apresenta detalhes alusivos às comemorações de 20 anos de fundação do clube comemorados no próximo 19 de dezembro. Um diferencial interessante é a impressão do nome “Paraná” do lado direito do uniforme, como havia nas camisas do Tricolor no início da década de 1990. O uniforme número 1 tem uma faixa branca na parte de cima da camisa. Já o uniforme número 2 é branco e, ao centro, tem faixas vermelhas e azuis. Os jogadores desfilaram no gramado da Vila Capanema e apresentaram o novo design das camisas, calções, meiões , material de concentração e de treino. Havia a expectativa de que o clube apresentasse um novo patrocinador, mas isso não aconteceu.
Redação Sport Marketing

Adidas lança campanha mundial de chuteira

A adidas lançou no Brasil a campanha mundial “Todo time precisa”, que se inicia com “O detonador” e a nova chuteira F50i. O protagonista do comercial é Lionel Messi, que estreou o novo modelo na final da Liga dos Campeões da UEFA, no dia 27 de maio, com um gol, que garantiu o título ao Barcelona. Na comemoração Messi beijou a chuteira azul metalizada. O spot comercial Zinedine Zidane aparece como contador de história enigmático que viaja para Buenos Aires para desvendar o início da lenda de Messi. O talento do jogador argentino torna-o ‘O Detonador’, que representa o estilo ‘leve e rápido de mudar o jogo’ da chuteira F50i. “Acredito que é muito importante mostrar o que Messi faz nos campos. Este filme tem esta finalidade”- afirma Zidane. Além dos comerciais de TV, a Adidas também fará ações em várias mídias. As lojas Adidas e as principais lojas esportivas do país terão ainda material de ponto de venda específico para a chegada da nova chuteira, como vitrine temática e display especial.
Redação Sport Marketing

HSBC, Polo Ralph Lauren e IBM ativam direitos de patrocínio de Wimbledon

O banco HSBC, um dos patrocinadores oficiais de Wimbledon, está realizando ações de marketing para os amantes do tênis que moram em Nova York. Foi montada em Rockefeller Center, uma quadra de tamanho quase oficial na rua, onde Jennifer Capriati e Jim Courier bateram bola com alguns fãs selecionados do banco. Luke Jensen fez as chamadas. Os pegadores de bola foram uniformizados com as roupas da marca Polo Ralph Lauren, fornecedora oficial do Grand Slam. Outras atividades paralelas ainda serão realizadas, de graça, como distribuição de 75 mil morangos, outra tradição do torneio inglês. A IBM também está ativando os direitos de marketing adquiridos enquanto patrocinadora do evento. A empresa proporciona que os fãs acompanhem as partidas em Wimbledon usando um aplicativo para celulares. A ferramenta, que funciona no sistema operacional Android, do Google, exibe estatísticas e atualizações em tempo real de redes sociais como o Twitter, incluindo comentários de jogadores, em uma transmissão de vídeo no celular do usuário."Trata-se de visualizar dados em um modo diferente", disse Alan Flack, cliente executivo da IBM para o All England Lawn Tennis Club (AELTC), em uma entrevista. A IBM, que tem sido parceira de Wimbledon desde 1990, também desenvolveu um agregador do Twitter, que combina todo o conteúdo de Wimbledon em um canal e um aplicativo de dados para o iPhone para o campeonato.
Redação Sport Marketing