17 de jun. de 2009

Comitê Olímpico Britânico pede empréstimo para não ir à falência

O Comitê Olímpico da Grã-Bretanha (BOA) acumulou 1,5 milhões de libras (cerca de 1,8 milhões de euros) de dívidas em 2008 e, por isso, teve de fazer um empréstimo de urgência junto ao LOCOG - London Organizing Committee Olympic Games, Comitê Organizador dos Jogos de Londres 2012. A notícia foi veiculada no canal de televisão BBC. Em 2007, o BOA já tinha terminado o exercício com um passivo de 1,3 milhões de libras, e segundo a BBC, se continuar neste ritmo, o BOA “poderá entrar em falência em 2012”. Precisamente, no ano em que se realizam os Jogos de Londres.
Redação Sport Marketing

Corinthians aposta em marketing cinematográfico

O Corinthians segue apostando no marketing cinematográfico. O Timão mostrou à imprensa o filme "23 anos em 7 segundos - O fim do jejum corinthiano", que retrata a conquista do Campeonato Paulista de 1977, fim de um jejum de 23 anos sem títulos .O lançamento oficial do longa-metragem no circuito de cinemas está programado para o próximo dia 26. A pré-venda do DVD será no dia 1º de julho. O time do Parque São Jorge também lançará um livro com fotos inéditas da conquista, em uma edição limitada, que custará nas livrarias por R$ 199,90. "Esse filme mistura a paixão da nação fiel com a história maravilhosa destes craques. Esse é o marketing que fazemos, queremos gerar orgulho, choro e alegria para estes torcedores. Como religião, temos que fazer a fiel delirar", declarou o diretor de marketing do clube, Luís Paulo Rosenberg. Corinthians e os estúdios Fox irão produzir pelo menos mais quatro produções. Os filmes irão abordar o tetracampeonato brasileiro (1990, 98, 99 e 2005), os principais atletas da história do clube, o título mundial e o centenário. O centenário, inclusive, não será abordado apenas nos cinemas. Uma série de tv está sendo produzida para comemorar a ocasião e deve ser veiculada pela própria Fox antes da estreia do longa-metragem com o mesmo tema. A série será composta pelo material que não couber no filme. "É um meio que queremos explorar. A ideia é que saia um filme atrás do outro", disse Luís Paulo Rosenberg, vice-presidente de marketing do Corinthians. "O Corinthians é o 1° clube em que a Fox está fazendo diretamente um investimento para um filme", contou o presidente da empresa no Brasil, Dilson Santos. "O clube vai ter o retorno financeiro necessário para continuar crescendo", completou.
Redação Sport Marketing

Herbalife do Brasil fecha com CBV

A Herbalife do Brasil é a mais nova patrocinadora da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV). Líder em produtos para nutrição e controle de peso comercializados por meio da venda direta, a empresa será patrocinadora oficial da etapa Brasil 2009 da Liga Mundial de Vôlei (masculino) e Grand Prix (feminino). Os valores da negociação foram mantidos em sigilo. “Tanto a Liga Mundial, quanto o Grand Prix possuem forte apelo com o público presente no ginásio e espectadores em todo o Brasil, com transmissões das partidas ao vivo pelas TVs aberta e fechada. Tudo isso gera uma importante associação da marca ao incentivo da prática esportiva”, conclui Marcelo Zalcberg, diretor geral da Herbalife do Brasil. O acordo permitirá que durante os jogos, a Herbalife realize ações de ativação com a torcida, distribuição de brindes e degustação de produtos. Pelo acordo, a Herbalife também terá o direito a publicidade estática na quadra e em outros itens de comunicação do evento.
Redação Sport Marketing

Marketing do Sport lança réplica da camisa de 1955

O torcedor do Sport já pode ir às lojas para comprar a réplica da camisa de 1955. O produto já está à disposição nas principais lojas de materiais esportivo do Grande Recife e na loja do clube. Segundo o site oficial, o Departamento de Marketing do Sport tirou como base fotografias de época para reproduzir ao máximo o uniforme dos jogadores da conquista do cinquentenário. A camisa vem embalada em uma caixa especial, onde o torcedor encontra outra relíquia: a foto do time de 55, campeão pernambucano.
Redação Sport Marketing

Equipes da NFL garantem patrocínio de novo estádio

New York Jets e New York Giants, equipes da NFL, garantiram o terceiro dos quatro patrocinadores previstos no plano de marketing do novo estádio. A Verizon fechou contrato de patrocínio do estádio que terá capacidade para 82.500 pessoas, ainda em construção. A empresa junta-se à MetLife e à Anheuser-Busch. Os valores oficiais da negociação não foram revelados, mas especula-se que o programa de marketing estipule para cada um dos quatro patrocinadores um investimento no valor de paroximadamente US$ 8 milhões por ano. O programa de marketing do estádio prevê duas franquias de 'naming rights' avaliados entre US$ 20 e US$ 30 milhões por 20 anos. Os patrocínios masters no estádio serão limitados a apenas cinco. O novo estádio vai substituir o Giants Stadium, casa das duas equipes, e será propriedade conjunta de ambos.

Ler matérias arquivo:
Sport Marketing: New York Yankees fecha com Sony
Sport Marketing: 'Naming Rights' em concessões de espaços nas ...
Sport Marketing: Yankees fecham com Pepsi
Sport Marketing: Especial: "Naming rights" uma tendência que veio ...

Sandra White - Correspondente Sport Marketing - Estados Unidos

Lola fora das pistas da F1

A Lola divulgou comunicado confirmando a desistência de retornar à categoria F1, onde competiu até 1997.“A Lola avisou a FIA que está retirando o contrato de intenção de fazer parte da temporada 2010 da F1. Um investimento financeiro significativo foi feito para assegurar tudo o que a FIA havia requerido e a entidade havia pedido para que a Lola continuasse em estado de prontidão para uma possível entrada. Apesar de tudo, agradecemos a eles por terem levado a sério nossa intenção de participar da F1”, disse o comunicado. A FIA recebeu 15 propostas de de equipes, mas apenas três foram aceitas inicialmente: Manor, Campos Grand Prix e US F1.
Redação Sport Marketing

Tóquio apresenta estabilidade financeira para os Jogos de 2016

Tóquio foi a segunda candidata a hospedar os Jogos Olímpicos de 2016 a apresentar o projeto, pela última vez, aos membros do IOC - International Olympic Committee - Comitê Olímpico Internacional (COI). A comissão japonesa reiterou que o ponto mais forte da campanha da capital japonesa é a capacidade de resistir à crise financeira mundial, bem como as garantias financeiras."Tóquio oferece a maior segurança financeira para os Jogos", repetiu Ichiro Kono, chefe da comitiva. "A cidade e o governo federal poderiam cobrir qualquer buraco nos investimentos. Mas é bom deixar claro: já temos US$ 4 bilhões no banco hoje". Além de somar oito patrocinadores locais que apóiam os Jogos, recentemente, o Comitê Olímpico Japonês fechou contrato com sete patrocinadores e fundou um instituto olímpico. Após Tóquio, Rio de Janeiro e Madri fizeram as apresentações. Na quinta-feira, os representantes das quatro candidaturas farão apresentações menores em um hotel em Lausanne e poderão conversar individualmente com membros do COI.O anúncio final da sede para os Jogos de 2016 será 2 de outubro, em Copenhague.

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Sport Marketing: Tóquio 2016 soma oito patrocinadores
Sport Marketing: Comitê Olímpico Japonês funda instituto olímpico ...
Sport Marketing: Comitê Olímpico Japonês fecha com sete patrocinadores
Sport Marketing: Mizuno quebra contrato com Tóquio 2016

Leandro Rabello - Correspondente Sport Marketing - Londres

FIFA distribui ingressos da Copa das Confederações

A FIFA pretende distribuir ingressos para encher os estádios durante a Copa das Confederações. Apesar de ter anunciado meses antes, que a venda dos ingressos estava satisfatória, a FIFA anuncia que haverá um número complementar de ingressos que será distribuído para entidades que têm apoiado o evento. "É uma cortesia da FIFA, uma iniciativa em conjunto com o comitê organizador para dar chances para que todos assistam às partidas", disse Nicolas Maingot, porta-voz da entidade. O número de ingressos que será distribuído não foi revelado, mas a ação será apenas para os oito jogos que restam da primeira fase. Com exceção da estreia da seleção sul-africana, contra o Iraque, as outras partidas tiveram grande parte das arquibancadas vazias. Os ingressos custam entre 10 e 200 dólares (R$ 20 e 400 reais).
Redação Sport Marketing

COI prioriza atletas e esclarece votação olímpica

A geração de receita não será, necessariamente, o fator importante para a decisão de qual cidade hospedará os Jogos Olímpicos de 2016. A declaração foi feita pelo presidente do IOC - International Olympic Committee - Comitê Olímpico Internacional (COI), Jacques Rogge, durante entrevista à rede inglesa BBC, quando destacou que as questões geopolíticas também não serão consideradas na escolha da cidade. O que contará são os aspectos técnicos de cada uma das candidatas. "Os Jogos são para os atletas"- avisou o dirigente. "Partilho da opinião ... a economia não deve conduzir a nossa decisão"- salientou Rogge aos jornalistas. A história olímpica mostra que no passado nós não necessariamente votamos na cidade mais rica e penso que tivemos razão para não fazer isso. Primeiro de tudo é o atendimento para os atletas. Os jogos são para os atletas ... " - esclareceu o dirigente. Gerhard Heiberg, atual diretor de marketing do COI, também minimizou a economia e capacidade de comercialização de patrocínio como fator importante na escolha da cidade sede do Jogos de 2016. "Não acho que os aspectos comerciais irão desempenhar um grande papel aqui'', disse Heiberg. "Sou diretor de marketing do COI e não perguntei para nehuma das quatro cidades candidatas, qual o tipo de patrocínio podemos obter e que tipo de negócios de TV podemos obter. Gostaria de manter os aspectos comerciais fora da disputa, tanto quanto possível''- salientou Heiberg, em declarações feitas a um pequeno grupo de repórteres que estavam do lado de fora da sede do COI. Rio de Janeiro, Chicago, Madri e Tóquio estão em Lausanne, na Suíça, realizando a última apresentação dos projetos de candidatura aos membros votantes do COI. A eleição está marcada apenas para o dia 2 de outubro, em Copenhague, na Dinamarca. Chicago já apresentou o projeto para 2016 e sofreu protestos. Três membros do grupo "No Games Chicago" permaneceram na frente do Museu Olímpico do COI, com cinco grandes caixas contendo documentos e um dossiê contra a candidatura de Chicago."Nós amamos os Jogos Olímpicos, mas Chicago não tem condições de receber o evento"- afirmou Rhoda Whitehorse, professora pública aposentada. "Eu tenho filhos e netos e não quero que eles sofram mais tarde com todas estas dívidas".
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Leandro Rabello - Correspondente Sport Marketing - Londres

LOCOG fecha com vigésimo patrocinador

A Nielsen Company, empresa de pesquisa internacional, tornou-se a décima empresa patrocinadora do LOCOG - London Organizing Committee Olympic Games - Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Londres. A Nielsen estará entre as empresas nível três do programa de marketing do LOCOG destinada a fornecedores, na categoria destinada a serviços de pesquisa de mercado. A partir da negociação, a Nielsen Company tornou-se a 20 vigésima patrocinadora doméstica dos Jogos. Trabalhando em colaboração com a equipe de marketing do LOCOG, a Nielsen Company realizará todos os serviços de pesquisa de mercado, incluindo desenvolvimento de estratégias de mercado, monitoramentos online e organização de estudos.

Leandro Rabello - Correspondente Sport Marketing - Londres

MTN oficializa acordo com Copa de 2010

Conforme adiantou o Sport Marketing, em matéria do correspondente de Londres Leandro Rabello, publicada em 24.03.2009 (ler matéria arquivo: Sport Marketing: MTN inicia ações e campanhas para Copa de 2010), a MTN e o comitê organizador da Copa do Mundo de 2010, que será realizada na África do Sul, oficializaram acordo de naming rights para o centro de mídia. A empresa, inclusive, já acionou várias ações de marketing no país sede da Copa. O espaço localizado em Johanesburgo será chamado de MTN Expo Centre graças a um contrato de dois anos, que não teve valores divulgados. A parceria da companhia de comunicação MTN com o centro de mídia tem duração de dois anos, com opção de renovação por mais um. A empresa será responsável por uma reforma na estrutura do local a fim de modernizá-lo para a Copa do Mundo de 2010. Em contrapartida, a companhia poderá explorar comercialmente o torneio organizado pela FIFA.

Redação Sport Marketing

Obama cria gabinete olímpico da juventude

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou a criação de um gabinete para o esporte olímpico, paraolímpico e da juventude. A iniciativa poderá ser um combustível a mais para a candidatura da cidade de Chicago aos Jogos Olímpicos de 2016, mas, em se tratando de juventude, os Estados Unidos podem estar de olho em se candidatar a hospedar futuras edições dos Jogos Olímpicos da Juventude, competição recentemente criada pelo IOC - International Olímpic Committee - Comitê Olímpico Internacional, cuja primeira edição será ano que vem, em Cingapura. O gabinte funcionará na Casa Branca e recomendará ao presidente políticas para a promoção do esporte entre os jovens, em particular nas zonas urbanas.
Redação Sport Marketing

Michael Phelps fecha contrato de patrocínio

Michael Phelps fechou contrato de patrocínio com a H2O Audio. Os detalhes da negociação não foram revelados. A empresa H2O Audio sediada em San Diego é fabricante de acessórios de áudio e fones impermeáveis. De acordo com matéria da Bloomberg o maior fenômeno da natação mundial, ganhador de oito medalhas de ouro nos Jogos de Beijing, irá aparecer na embalagem e em campanhas de publicidades e varejo. "Nossa relação com o Michael vai, sem dúvida, beneficiar a nossa tecnologia, design e desempenho do produto"- disse o executivo-chefe H2O Áudio Kristian Rauhala. A marca H2O Áudio também é endossada tem por outro nadador americano, Natalie Coughlin e do surfista Laird Hamilton. A campanha será lançada neste verão. Este é o primeiro contrato de patrocínio depois que Phelps foi arrolado em um escândalo de uso de maconha que lhe custou a rescisão do contrato com a gigante de cereais Kellogg's.
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Sandra White - Correspondente Sport Marketing - Estados Unidos

Surfista Luan Braga fecha acordo com WQSurf

O carioca Luan Braga, 15 anos, fechou contrato com a WQSurf, rede de lojas de surfwear que realiza diversas ações de marketing no surf carioca. OS valores que envolvem a negociação não foram revelados, mas com o acordo Luan Braga reforça a equipe da WQSurf, que já conta com nomes conhecidos no cenário do surf nacional, como Jerônimo Telles, Filipe Bráz, Thiago Silva, Gabriela Teixeira, Guilherme Braga, Diego Silva e Yuri Fernades. Luan conta com o apoio da RT Glass, Dadá Figueiredo, TBC, Salva Surf e Cades.
Redação Sport Marketing




Diego Hypólito indignado com Flamengo

Diego Hypolito pensa em saltar fora do Flamengo. Pelo menos é o que demonstram os últimos movimentos do ginasta que está sem receber salário há meses. Apesar de treinar no Flamengo, Diego Hypolito não tem nenhum contrato assinado com o clube, que em janeiro, anunciou assinatura do contrato de patrocínio com a Prefeitura de Niterói para os ginastas da Gávea. Acordo este que está emperrado porque o clube tem problemas fiscais e não pode receber verbas de órgãos públicos. O ginasta afirma que tem sobrevivido com o dinheiro vindo do convênio da Caixa com a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), do contrato de propaganda com o banco federal, renovado até os Jogos de 2012, e da Lei Agnelo Piva. Isso sem contar que o atleta esteve recentemente em Brasília, em reunião com o Ministro de Esporte Orlando Silva, que se comprometeu em ajudar o medalhista olímpico. "Infelizmente, trocar de clube é uma coisa muito real para mim. Graças a Deus, tenho chance de ir para outros lugares. O problema é que, com a minha saída, o grupo de 60 pessoas (que integram a equipe de ginástica do Fla) pode acabar. O que me prende aqui são as crianças, mas tenho que pensar no meu futuro. Do que vou viver quando largar a ginástica? – afirmou o atleta olímpico em entrevista ao Globoesporte.com. "Falaram que o convênio seria uma salvação. Salvação não. Quem tem que arcar com as despesas é o próprio clube. Se eles não sabem capitalizar com a ginástica, não é culpa nossa. É constrangedor " – disse Diego indignado.

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Redação Sport Marketing

Sony Computer estende parceria com UEFA

A Sony Computer Entertainment Europe e a marca PlayStation estenderam parceria com a UEFA Champions League até 2012. A empresa tem contrato com a UEFA há nove anos. O mesmo acontecerá com a Liga Europa (até este ano conhecida como Taça UEFA), no entanto, neste último caso o acordo aplica-se apenas até 2011. Com a renovação deste acordo, a PlayStation vai continuar a sua longa parceria com a mais prestigiada competição europeia de clubes. A PlayStation junta-se à Heineken, Sony, UniCredit e MasterCard como o quinto parceiro oficial para o período 2009-2012. Os valores da negociação não foram revelados. "O futebol está no nosso sangue há muito tempo e é algo que excita os fãs de PlayStation. A UEFA Champions League dá-nos a oportunidade de falarmos com os fãs de futebol de todo o mundo, especialmente da Europa, e ainda combinar os incríveis conteúdos da competição com os produtos PS" - disse Darren Carter, vice-presidente de marketing da SCEE.
Redação Sport Marketing