28 de mai de 2009

Marketing superfaturado: "Onde estiver... estarei"

Os torcedores do Flamengo residentes no Sul do país não estão nada satisfeitos com o projeto "Onde estiver estarei". De acordo com um representante da Fla RS, "mal foi lançada e a ação já é uma decepção. O projeto é para torcedores do Flamengo que moram fora do Rio irem ver o time no Maracanã e para cariocas possam viajar para jogos fora de casa. A Fla RS, torcida formada por rubro-negros do Sul, fez uma cotação para acompanhar a estreia de Adriano, domingo, no Maracanã. Os serviços incluídos previam uma passagem Porto Alegre - Rio pela Gol, uma diária no Hotel Bandeirantes, em Copacabana, traslados do aeroporto ao hotel, de lá para o estádio e depois ao aeroporto, além de um ingresso e uma visita à Gávea. O preço: R$ 2.754 - fora a taxa de embarque". Porém, os gaúchos, povo de faca na bota, foram fazer as contas de quanto sairia o mesmo pacote sem vínculos com o projeto e descobriram que a mesma passagem de ida-e-volta pela Gol custa R$ 297,24, já com a taxa de embarque. A diária para uma pessoa no mesmo hotel, R$ 170. O ingresso de arquibancada branca, R$ 40. Com uns R$ 150, dá para se locomover de táxi no trajeto Galeão-Copacabana-Gávea-Maracanã-Galeão. Total: R$ 657,24. Ou seja, o projeto "Onde estiver estarei" significa um "overprice" de quase R$ 2.100 por um único jogo, um único fim de semana. As contas estão todas na página da Fla RS". Usando as mesmas palavras de um indignado torcedor gaúcho: "o pessoal do departamento de marketing do Flamengo e seus "parceiros" (Marsans e Golden Goal) devem torcer pelo Vasco, ou pelo Fluminense. Ou não gostam de futebol..."
Redação Sport Marketing

Ituano rompe com Traffic

A parceria entre a empresa de marketing esportivo Traffic e o Ituano acabou. De acordo com informações da agência Estado, a parceria que já durava 17 meses, na verdade, nunca existiu no papel. Segundo os dirigentes do time de Itu, as reclamações contra a Traffic eram enormes e o negócio nunca deu o suporte esperado pelo time do interior paulista. Mesmo assim, a rescisão foi amigável. A direção da Traffic não se manifestou oficialmente sobre o assunto. "O custo foi um dos motivos, a má campanha no Paulista não. Embora tenha nos assustado um pouco, não foi por isso que a parceria se encerrou", afirmou o diretor da Academia Traffic e do Desportivo Brasil, Rodolfo Canavesi. Rebaixado para a Série D do Campeonato Brasileiro, o time já procura um novo investidor para o restante da temporada, ao passo que a empresa também planeja outro clube para financiar.

Redação Sport Marketing

Conar suspende Ronaldo Fenômeno

O Conselho Nacional de Auto-regulamentação Publicitária - Conar - deu o gole final na polêmica propaganda de cerveja que tem o jogador Ronaldo Fenômeno como protagonista. O Conar suspendeu o comercial da Brahma, após dois dias trabalho para as 6ª e 7ª Câmaras de Conselho de Ética do Conar. O veto da 7ª Câmara do Conselho de Ética corresponde à primeira versão do filme "Brahmeiros", em que o jogador aparece com um copo de cerveja na mão. A Ambev, dona da marca, já havia decidido interromper a veiculação da peça desde abril, porém, a segunda versão do comercial, na qual Ronaldo aparece sem o copo nas mãos, foi arquivada pela entidade e rendeu advertência à marca da Ambev. Quem começou a levantar espuma foi a concorrente Nova Schin que acionou o Conar em pedido para suspensão do filme sob o argumento é de que o comercial envolve o apelo que o Ronaldo tem em relação aos jovens.
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Redação Sport Marketing

Toronto entra na disputa por Jogos Pan-americanos de 2015

Toronto apresentará um lance US$ 2,1 bilhões para sediar os Jogos Pan-Americanos 2015. O preço inclui um orçamento de US$ 1,2 bilhão para os jogos e US$ 900 milhões para a construção de uma Vila Olímpica para os atletas. O prefeito da cidade. México, Lima e Bogotá estão na disputa para hospedar o evento. A votação da ODEPA será em novembro. Os governos federal e local contribuirão com 35 % do valor de US $ 1,2 bilhão, ou cerca de US $ 450 milhões cada. Os municípios e os investidores privados irão pagar os restantes US$380 milhões. Os US $ 900 milhões da Vila Olímpica serão de um orçamento separado e todos os três níveis de governo vão ajudar a financiar este projeto.
Redação Sport Marketing

Bilionário compra clube inglês

O Portsmouth, time de futebol inglês da Premier League foi vendido. O novo dono do clube é o bilionário de Abu Dhabi, Sulaiman al-Fahim que aceitou a oferta de comprar o time. De acordo com a agência de notícias Reuters, o acordo foi celebrado por Fahim e o presidente do Portsmouth Peter Storrie em Roma. A revista Arabian Business relatou que segundo Fahim o negócio estava para se concretizar através do novo grupo de investimento Al Fahim Asia Associates (AAA). Sulaiman Al Fahim, que representou a família real de Abu Dhabi, na aquisição do Manchester City, concordou em passar US$ 127 milhões para a compra do clube de Alexandre Gaydamak. As dívidas do clube estão estimadas em mais de US$ 100 milhões.

Redação Sport Marketing

José Mourinho fecha contrato milionário

O técnico da Inter de Milão, José Mourinho entrou para o ranking dos mais bem pagos do mundo do futebol. O novo contrato de Mourinho é de US$ 13,2 milhões por ano até 2012. O novo salário garante que Mourinho é mais bem pago até do que algumas estrelas como Zlatan Ibrahimovic (Inter), Kaka (Milan) ambos ganham bem acima dos US $ 10 milhões por temporada, mas também não coincide com o novo pacote de remuneração do técnico. "Em resposta ao desejo do treinador para continuar o projeto iniciado há um ano atrás, a Inter anunciar a ampliação de José Mourinho do contrato até 30 de junho de 2012" - disse um porta voz do clube. Mourinho, soma o título de campeão da Liga dos Campeões com o Porto e dois títulos da Premier League com o clube inglês Chelsea antes de aderir ao Internazionale.
Redação Sport Marketing

Dallas Cowboys apresenta novo estádio

O novo estádio da equipe de futebol americano Dallas Cowboys custou cerca de US $ 1,15 bilhão. O orçamento da construção estorou a previsão anterior que era de US $ 1,1 bilhão. A arena de 80.000 lugares pode ter a capacidade aumentada para 100.000 para receber mega-eventos como o Super Bowl, em 2011. A empresa de arquitetura HKS, com sede em Dallas, foi responsável pelo projeto. A instalação é agora oficialmente o maior estádio da NFL, com um quarto de milha de comprimento e 661.000 metros quadrados. Uma das gigantes novidades do estádio é o maior HDTV do mundo que foi instalado no teto. São duas telas, uma em cada lado do campo, com 600 toneladas e 49 x 22 metros. Cada uma tem 10,5 milhões de LEDs. Quando os replays são exibidos, eles automaticamente entram em câmera lenta. O estádio foi inaugurado durante uma cerimônia para centenas de visitantes, incluindo o prefeito Arlington Bob Cluck e o dono da equipe Jerry Jones. Um dos grandes pontos positivos do Arlington é a acessibilidade de 14 rodovias principais, em comparação com as três que ligavam a antiga casa do time - o Texas Stadium. A construção do Arlington implicou no benefício de US$ 270 milhões em melhorias em rodovias ao redor da arena. O estacionamento com capacidade de 30.000 lugares para os fãs em dia de jogo é de propriedade do Dallas Cowboys, bem como os lotes empresariais e na área ao redor do estádio. Outra novidade é o campo, 50 metros abaixo do nível do solo, para os fãs poderem ter uma vista panorâmica do jogo. Também foram projetados 200 camarotes, em oito locais diferentes, em cinco níveis distintos. A suites foram descentralizadas e posicionados em diferentes áreas em todo o estádio. O estádio tem 15.000 lugares no Club Level, uma área VIP para patronos, bem como sócios, com múltiplos monitores de tela de entretenimento, restaurantes e áreas de concessão (286) e mais de 1.600 banheiros. Alguns dos banheiros são reversíveis com base nas necessidades do evento. O estádio também tem o Dallas Cowboys Hall da Fama, uma espécie de museu interativo onde os fãs poderão acompanhar a grande história e tradição do time. A loja oficial de produtos do Dallas é um espetáculo à parte.
Sandra White - Correspondente Sport Marketing - Estados Unidos

Kimi Räikkönen endossa nova linha TAG

A TAG Heuer lançou novos modelos de relógios com design arrojado e glamour. A marca, que detém vários atletas famosos entre os embaixadores, escolheu a imagem do piloto de F1 Kimi Räikkönen, pela segunda vez consecutiva, na campanha da TAG Heuer Avant-Garde Eyewear que acaba de ser lançada no Brasil. Kimi, endossa o novo slogan: “A corrida sem fim” que mostra a idéia de velocidade, busca por aprimoramento, vitória e sucesso. O piloto participou ativamente na concepção e desenvolvimento de alguns modelos. A nova campanha traz os lançamentos da TAG Heuer Avant-Garde Eyewear destacando os modelos Squadra e o Spring.
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Redação Sport Marketing

Atlético-MG lança camisa sem patrocínio

O Atlético-MG lançou a nova coleção de uniformes. Produzida pela marca italiana Lotto, a nova coleção doi apresentada aos torcedores sem a marca de patrocinador no peito. Os modelos trazem, na frente, apenas a logomarca da Lotto e o escudo do clube. Nas costas, somente o número em amarelo e a palavra GALO na parte de cima. De acordo com o site oficial do Atlético, a coleção foi desenvolvida com tecnologia de ponta que garante "leveza e maior absorção de umidade". Além da linha ligada ao futebol do clube, o Atlético apresentou a coleção destinada aos torcedores. A Loja do Galo já vende as camisas da nova coleção. Na página da Loja do Galo na internet, a camisa número um é vendida por R$ 149,90.
Redação Sport Marketing

Flamengo precisa de Vigor

O portal LANCENET destaca o nome de duas empresas que estariam negociando com o Flamengo: Dafra e a Vigor empresa do ramo alimentício. A montadora de motocicletas deve estampar a marca nas mangas da camisa. Já empresa do ramo alimentício iria substituir a Petrobras como patrocinador principal da camisa. Com a Dafra o time da Gávea receberia cerca de R$ 4,5 milhões por um ano de contrato. As negociações com a Vigor e a Brasil Foods (fusão entre Perdigão e Sadia) estão ainda nas preliminares. Especula-se que pelo patrocínio master o time esteja pedindo R$ 16 milhões (só para a camisa).
Redação Sport Marketing

GSE promete reunir a elite do esporte

A GSE criou um site que promete reunir os principais atletas de sucesso atuais e anteriores do mundo. Somente atletas de elite dos esportes mais amados de cada continente são admitidos. Os primeiros 250 atletas receberão uma associação de Ouro para a GSE durante um ano. Existem critérios de admissão exigentes para todos os esportes (http://www.global-sports-elite.com/). Atenção 'piratas' de plantão! A segurança e proteção de dados também serão altos. Quem se arriscar a 'copiar' conteúdo será rapidamente detectado! A mensagem da GSE diz: "Fique em contato com os melhores". Para garantir isso, a GSE está sendo lançada, no princípio, em quatro idiomas. "O atleta principal nunca tem hora nem lugar. Isto possibilita que ele cultive amizades mais facilmente nos principais esportes e encontrar amigos"- disse Nico Gundlach, CEO da empresa. Os fãs também podem lucrar com a GSE.
Redação Sport Marketing