25 de mai de 2009

La Presse fecha contrato com VANOC

O La Presse irá patrocinar a equipe olímpica do Canadá. O acordo garante que o periódico seja o jornal oficial em língua francesa dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2010, em Vancouver. A publicação tem uma tiragem de cerca de 815.000 exemplares dia. O La Presse terá direitos exclusivos como fornecedor oficial para os Jogos de Inverno 2010 e os direitos de associar a marca com a equipe olímpica canadense até os Jogos Olímpicos de Londres 2012. O VANOC - Vancouver Organizing Committee - Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Vancouver irá utilizar a parceria para obter uma maior publicidade regional. "O Canadá irá hospedar os Jogos Olímpicos de Inverno pela primeira vez em 20 anos e o La Presse tem orgulho de fazer parte deste evento mundial"- afirmou Guy Crevier, presidente e editor do La Presse. O contrato de 3 anos foi avalizado em US$ 1 milhão ano até 2012.

Sandra White - Correspondente Sport Marketing - Estados Unidos

VANOC confia na GM

O VANOC - Vancouver Organizing Committee - Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Vancouver afirmou que não acredita que a General Motors não honre o compromisso com o Movimento Olímpico. A fabricante de automóveis é patrocinadora da próxima edição dos Jogos de inverno, que será realizada em VAancouver 2010 e anunciou, recentemente, ao mercado canadense que estará extinguindo 40% das concessionárias canadenses. Quando assinou o contrato para se tornar patrocinadora olímpica em 2005, a GM prometeu realizar o aporte financeiro no valor de US$ 14 milhões e US$ 53 milhões em espécie. " A GM ainda não emitiu qualquer pagamento em dinheiro ou value-in-king"- disse Dave Cobb, vice-presidente do VANOC. "Nós já realizamos algumas reuniões com a GM e a empresa nos garantiu que podem honrar com as obrigações" - acrescentou. Apesar da recessão econômica mundial, o VANOC e ao IOC - International Olympic Committee - Comitê Olímpico Internacional (COI) ainda esperam assinar novos contratos de patrocínios locais e internacionais, antes do próximo ano.
Redação Sport Marketing

Sochi e COI decidem futuro de instalações esportivas

Várias arenas que estão sendo construídas para os Jogos Olímpicos de Sochi (2014) serão desmontadas e deslocadas para outras regiões russas. A decisão foi tomada durante a reunião realizada com representantes do IOC - International Olympic Committee - Comitê Olímpico Internacional (COI) em Sochi. A Rússia pretende construir cinco novas arenas para os Jogos Olímpicos de Inverno de 2014, três delas temporárias, para tornar possível o deslocamento.
Redação Sport Marketing

Mercado: cocaína na fórmula da Red Bull Cola mancha marca na Alemanha

A marca de refrigerante Red Bull Cola pode ser banida da Alemanha. A empresa que investe forte em marketing esportivo está sendo acusada utilizar cocaína na fórmula do refrigerante. Segundo informações da imprensa europeia, as autoridades do estado de Hesse e de Nordrhein-Westfalen ordenaram que os lojistas retirem a bebida das prateleiras e que parem de vender. As autoridades alemãs afirmam que os níveis de cocaína não colocam a saúde em risco. Cinco estados alemães já proibiram a venda do refrigerante. O porta-voz da região Nordrhein-Westfalen disse ainda que espera que os outros Estados do país sigam as mesmas orientações e que não permitam a bebida. A Red Bull contesta a afirmação e diz que os extratos de cocaína são usados em alimentos em todo o mundo para dar sabor. A empresa adianta ainda que outros alimentos que contêm extratos de cocaína são considerados seguros na união Europeia e nos Estados Unidos da América. A concentração de cocaína encontrada foi de 0,4 microgramas de cocaína por litro, considerada pequena."O instituto examinou Red Bull em um processo químico minucioso e realmente encontrou traços de cocaína"- confirmou o diretor do departamento de segurança alimentar do ministério alemão para Defesa do Consumidor, Bernhard Kühnle. "A quantidade é absolutamente irrelevante"- reconheceu Wilhelm Deitermann, porta-voz da Secretaria de Saúde do estado de Renânia do Norte-Vestfália. "Não é possível tomar tanto, a ponto de a bebida fazer mal"- esclareceu. Entretanto, a substância é proibida por lei. "Nossa opinião é que o produto é plenamente comercializável"- garantiu à imprensa alemã Frank Farnsteiner, representante da Red Bull na Alemanha. A bebida Red Bull Cola está no mercado alemão desde o ano passado.
Redação Sport Marketing

Miami Dolphins fecha acordo com Kangaroo TV

Graças a um contrato com a Kangaroo Media, mesma empresa que fornece serviços de transmissão de imagens especiais para a Williams de F1, os fãs que forem ao Land Shark Stadium, arena do Miami Dolphins, poderão dispor de uma mini-tv móvel, com imagens exclusivas, replays de jogadas instantâneos, 11 ângulos diferentes de câmaras. "Esta é uma continuação de algumas novidades que estamos implementando no estádio do Miami"- disse o empresário Stephen M. Ross, dono do time, ao anunciar a parceria durante coletiva de imprensa. "Isto irá criar uma experiência que realmente vai revolucionar a forma como as pessoas assistem os jogos de futebol americano nos estádios " - acrescentou o empresário que salientou que 75% dos torcedores do time votaram a favor da introdução dos dispositivos. O contrato com a Kangaroo é de um ano e, embora os valores oficiais não tenham sido divulgados, especula-se que o aporte financeiro foi de aproximadamente US$600,000.
Ler matéria arquivo:
Sport Marketing: McLaren e Kangaroo TV prolongaram contrato
Sport Marketing: Miami Dolphins fecha naming-rights do estádio

Sandra White - Correspondente Sport Marketing - Estados Unidos

COI oficializa extensão de contrato com Atos Origin

O IOC - International Olympic Committee - Comitê Olímpico Internacional (COI) oficializou a extensão da atual parceria com a empresa de tecnologia de informação Atos Origin até 2016. Conforme noticiou em primeira mão o Sport Marketing, em matéria publicada dia 23 de março, o novo acordo incluiu os Jogos Olímpicos de Inverno (2014) em Sochi, na Rússia, e os Jogos de Verão de 2016, cuja sede ainda será eleita. A Atos Origin tem sido uma das principais empresas parcerias do programa de marketing TOP do COI. A empresa de tecnologia apóia o Movimento Olímpico desde 2001. Os valores do acordo não foram revelados. "Os Jogos Olímpicos não ocorreriam sem a utilização de tecnologias da informação. Contamos com a experiência da Atos Origin, e estou absolutamente encantado em anunciar que o COI vai continuar a parceria com a empresa por mais quatro anos até 2016" - disse Jacques Rogge, presidente do COI. "A Atos Origin tem sido um parceiro TOP há mais de oito anos. A associação da marca Atos com os Jogos Olímpicos, bem como a comprovada capacidade de produzir grandes soluções em TI, trouxe o reconhecimento global empresa " - disse Gerhard Heiberg, presidente da Comissão de Marketing do COI.

Renault fora da F1

A imprensa espanhola noticia que a Renault irá abandonar a F1 no final deste ano. O site ‘autopista.es’ destaca que a crise financeira mundial é uma das alegações da escuderia. A saída da ING como patrocinadora principal, a saída de Fernando Alonso para a Ferrari e as atuais mundanças nas regras impostas por Max Mosley da FIA são apontados como os motivos principais que levaram Carlos Ghosn, presidente e diretor geral da Renault a tomar esta decisão, que será anunciada oficialmente antes do final da temporada. A Total prefigura-se como principal patrocinadora da equipe, porém, com a saída da ING, a petrolífera francesa terá que aumentar a contribuição financeira para garantir o título de principal patrocinador da equipe.
Redação Sport Marketing

CCTV adquiri direitos de transmissão dos Jogos Asiáticos

A emissora estatal chinesa China Central Television (CCTV) fechou acordo multi-milionário pelos direitos de transmissão dos Jogos Asiáticos. Especula-se que os direitos de mídia do evento, que será realizado em Guangzhou no próximo ano, foram adquiridos pela CCTV por US$25 milhões. Os direitos incluem tv, online e celular em toda a China. A CCTV pretende enviar mais de 1.000 funcionários para executar a cobertura do evento. Guangzhou será a segunda cidade da China a sediar os Jogos Asiáticos, depois de Beijing, que hospedou o evento em 1990. Jogos Asiáticos são formados por 42 eventos, 14.000 atletas irão competir em 50 estádios. A China já ganhou mais de 1.000 medalhas de ouro em todas as edições dos Jogos Asiáticos, liderando o quadro de medalhas. A CCTV em 2008, foi a emissora oficial transmissora dos Jogos Olímpicos de Beijing com exclusividade para a China.

Ler matérias arquivo:


Sport Marketing: CCTV compra direitos da UEFA Champions League
Sport Marketing: Equipe da CCTV está no Brasil produzindo filme ...
Sport Marketing: Jogos Asiáticos alcançam patrocínio record


Jing Wang - Correspondente Sport Marketing - China

Empresa alemã fecha acordo com Donbass Arena

Empresa alemã Payment Solution será a responsável pela instalação do sistemas de pagamentos
na Donbass Arena, o novo estádio avaliado em US$ 450 milhões, casa do Shakhtar Donetsk. A casa do atual campeão da Uefa Cup champions será a primeira arena da Europa Oriental equipada com a tecnologia multi-funcional de cartão chip RFID. A imprensa européia especula que os valores da negociação estão em torno de US$2 milhões. "Estamos decididos a nos apoiar em um líder mundial de tecnologia inovadora. A instalação desta tecnologia nos permite oferecer melhor conforto e experiência para os nossos tprcedores e clientes. A Payment Solution é uma empresa global que tem experiência na instalação de sistemas de pagamento e nós seremos capazes de tirar partido desta experiência" - disse Alexander Atamanenko, diretor de operações da arena.
Redação Sport Marketing

Sporting dos campos e para pistas da Superleague Formula

Mais um time europeu adere à Superleague Formula. O Sporting apresentou o monoposto que vai representar o clube na competição, que se inicia no final de junho no circuito de Magny-Cours, França, nos dias 27 e 28 de junho. " O clube está sempre à procura de novas e excitantes oportunidades comerciais que sejam do agrado dos torcedores " - disse o diretor-geral do Sporting, Pedro Afra em coletiva de imprensa. "A velocidade e o espectáculo da Superleague vai ao encontro de tudo isso, principalmente, porque que uma das corridas desta temporada será realizada perto de Lisboa, no autódromo de Estoril de 5 e 6 de setembro. Com o fim da temporada de futebol, agora temos algo novo e emocionante para oferecer aos nossos fãs durante o verão" - acrescentou o dirigente. Além do Sporting, mais três equipes vão debitar na segunda temporada da competição: FC Midtjylland (Dinamarca) e o Lyon (França), que se juntam aos 18 clubes que estiveram no ano de estreia. A temporada da Superleague Formula terá seis provas. O campeonato começa em Magny-Cours e termina em Jarama, Espanha em novembro. Outro time português na competição é o FC Porto.

Redação Sport Marketing

Firestone nomeia corrida da IRL

A Firestone será a patrocinadora titular da última corrida da temporada 2009 da IRL. A fabricante que também fornece pneus para a categoria americana de automobilismo, irá batizar a etapa de Homestead, que será realizada no Miami Speedway (HMS). A partir do acordo, avaliado em US$300,000 (números não oficiais), a corrida será conhecida como Firestone Indy 300. "Os últimos três campeonatos foram decididas na última volta da última corrida da temporada" - disse Al Speyer, diretor executivo da Firestone em coletiva de imprensa. "No final desta temporada a corrida será conhecida como Firestone Indy 300 e tal como tem em todas as outras corridas desta temporada, contará com os pneus Firestone Firehawk" - acrescentou o empresário. O negócio inclui apenas a corrida deste ano, mas existe uma opção de estendê-lo para os anos futuros. "Vamos aproveitar este ano para ter a certeza e ver se podemos ir além" - esclareceu Speyer.


Sandra White - Correspondente Sport Marketing - Estados Unidos

Manchester City oficializa acordo de patrocínio

Agora é oficial. Como noticiado no Sport Marketing, em 11 de maio, o Manchester City fechou novo contrato de patrocínio com a Etihad Airlines. A companhia aérea de Abu Dhabi terá a logomarca estampada na camisa do time à partir da próxima temporada, porém na pré-temporada, marcada para julho na África do Sul a empresa já fará parte do uniforme. Fora do futebol, a companhia ainda patrocina a Ferrari na Fórmula 1, e o Harlequin, no rugby. Os valores oficiais da negociação não foram revelados, mas especula-se que a quantia está em torno de R$95 milhões. O novo patrocinador do time que pertence ao Abu Dhabi United Group, substituirá a agência de viagens Thomas Cook. A companhia aérea também patrocinará o Chelsea na temporada que vem.

Ler matéria arquivo:

Sport Marketing: Manchester City a alguns lances de novos contratos

Redação Sport Marketing

Puma organiza blitz tricolor em Porto Alegre

A Puma realizou uma blitz tricolor em toda Porto Alegre. A empresa alemã fornecedora de materiais esportivos do Grêmio invadiu os principais parques e praças da cidade para apresentar a nova coleção de uniformes para a temporada de 2009. Várias vans foram espalhadas pela cidade. Mini-desfiles foram organizados e modelos apresentaram as novas camisetas oficiais do time assim como peças do uniforme como agasalhos, camisas de treino. Promotoras também distribuíram material de divulgação.
Redação Sport Marketing