13 de mai de 2009

Pesquisa mostra Rio de Janeiro como favorito aos Jogos de 2016

O IOC - International Olympic Committee - Comit~e Olímpico Internacional (COI) divulgou que 81% dos cariocas apoiam a candidatura da cidade à sede dos Jogos Olímpicos de 2016. A aprovação é resultado da campanha Rio 2016 Cidade Candidata – Viva sua Paixão, promovida pelo Comitê Olimpíco Brasileiro (COB). Ela pode ser acessada pelo site wwww.rio2016.org.br que, traz um mapa do mundo e a quantidade de mensagens recebidas de países dos cinco continentes à candidatura carioca. O COI vai definir a vencedora no dia 2 de outubro, em Copenhague. A 142 dias da data da votação, a enquete do http://www.sportmarketing.com.br/, também destaca o apoio da grande maioria dos leitores para o Rio de Janeiro - 61% dos votos. Em segundo lugar, com 15% está Madri. Chicago aparece em teceiro lugar com 13% e Tóquio está na lanterna com 9%.

Redação Sport Marketing

Batavo cede espaço para Perdigão no manto corinthiano

A Batavo, patrocinadora master do Corinthians, vai estampar um dos produtos na frente da camisa do Timão no jogo contra o Botafogo, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. A marca Perdigão será estampada como patrocinador principal da camisa. A informação é da colunista Mônica Bérgamo, da Folha de S. Paulo. O intuito é promover o lançamento de uma nova campanha.
Redação Sport Marketing

Herbalife expande patrocínio na IRL

A Herbalife vai patrocinar a equipe HVM Racing pelo resto da temporada 2009 da IndyCar Series. O contrato começa a partir da Indy 500. A empresa já tinha um contrato de endosso com o piloto da equipe HVM, E.J. Viso, pagou US$ 500.000 para expandir o negócio para a equipe como um todo. "Herbalife foi patrocinadora pessoal de EJ e nós trabalhamos para ajudá-la a ativar o patrocínio com ele. Agora estamos muito felizes de tê-la na lista oficial da equipe de patrocinadores da equipe HVM" - disse Keith Wiggins, diretor da HVM Racing. "Esta parceria envolvendo a equipe será benéfica para todos. Os membros da equipe vão trabalhar para melhorar a nutrição e fitness sob orientação da Herbalife. Estou animado. Tenho utilizado os produtos Herbalife há mais de 10 anos" - disse o piloto venezuelano.


Redação Sport Marketing

Homenagem a Ronaldo Fenômeno reúne estrelas da bola

Uma das várias homenagens de torcedores dedicadas à Ronaldo Fenômeno, após a conquista do campeonato paulista está dando o que falar. O vídeo fmostra o ídolo no papel de regente de um coral de freiras, adaptando a famosa cena do filme Mudança de Hábito, com Whoopi Goldberg. Na paródia que disponível na internet e no You Tube, Ronaldo comanda o coral composto por outros grandes jogadores do futebol mundial, entre eles Maradona, Zidane e Ronaldinho Gaúcho. Com a mensagem, "confie sempre, a fé move montanhas", o vídeo ainda conta com as ilustres presenças do presidente Lula, ao piano, e dos ex-jogadores Pelé e Zagallo, aplaudindo de pé na platéia.

Redação Sport Marketing

Coca-Cola entra no campo do futebol

A Coca-Cola já entra no campo do futebol mais uma vez. A maior fabricante de refrigerantes lançou hoje a campanha não-promocional “Futebol é uma tampinha de surpresas”. A marca volta a estimular o debate entre os boleiros, após os sucessos da campanha “Quem foi o melhor?”, que apresentou a inusitada e polêmica eleição entre Biro Biro e Maradona, e da promoção “Deu a Louca no Biro Biro”, que distribuiu prêmios especiais aos apaixonados por futebol. O participante encontrará, na parte interna das tampinhas da Coca-Cola tradicional ou Coca-Cola Zero, uma pergunta - e a resposta - sobre um fato histórico do futebol, para testar o próprio conhecimento e o dos amigos. A ação de marketing é assinada pela agência Fischer América e será comunicada ao mercado consumidor pela TV, rádio, internet e material de ponto de venda. A campanha conta com a participação de ex-jogadores que marcaram época no futebol brasileiro como Biro Biro, Dadá Maravilha e Bebeto. No site da Coca-Cola, os consumidores também podem testar conhecimentos em um quiz virtual que reproduz algumas das perguntas das tampinhas.
Redação Sport Marketing

Grupo SBF/Centauro fecha parceria com a Nike

O Grupo SBF, controlador das redes Centauro, By Tennis e Almax Sports, fechou parceria inédita e exclusiva com a Nike do Brasil. O contrato prevê a abertura de novas unidades da rede Nike Store nos principais centros comerciais do país. O acordo é válido por dez anos. As lojas vão comercializar com exclusividade produtos e marcas da Nike e serão geridas e operadas pelo Grupo SBF. Os novos pontos-de-venda vão ampliar a presença da marca Nike no mercado brasileiro.
Redação Sport Marketing

Site de apostas investe em dois clubes ingleses

O site de apostas 188Bet vai patrocinar dois clubes da Premier League, primeira divisão do campeonato inglês. O logotipo da empresa irá embelezar a camisas do Bolton Wanderers e do Wigan Athletic por dois anos e começa a vigorar já na próxima temporada. "Estamos encantados de ter atraído um novo patrocinador com forte alcance mundial" - disse o presidente do Wigan, Dave Whelan. "Este acordo permitirá ao Wigan Athletic construir um perfil internacional, bem como introduzir o site 188Bet no mercado britânico. Estamos ansiosos para trabalhar juntos e desenvolver a parceria" - declarou Chris Rawlings, diretor da agência Sportfive do Reino Unido. "Estamos muito animados para trabalhar na elaboração desta nova estratégia de patrocínio e acreditamos que a parceria com os dois times proporcionará uma forte solução para os objetivos da 188Bet" - ressaltou. Os valores dos patrocínios para os dois times é de US$2 milhões ano. Andy Scott, diretor executivo da 188Bet, elogiou o papel desempenhado pela Sportfive, dizendo: "Trabalhar com a Sportfive neste projeto tem grande valor para os nossos negócios. A Sportfive tem inestimável know how, experiência e reputação que nos permitiu garantir essas excitantes novas parcerias com os dois clubes. " O 188Bet é o terceiro site de apostas a patrocinar clubes da Premier League.
Redação Sport Mareting

Redecard fecha patrocínio com a CBT

A Redecard fechou contrato de patrocínio com a Confederação Brasileira de Tênis. A nova parceria será até o final do ano, por meio de Lei de Incentivo ao Esporte e abrangerá os principais torneios profissionais da CBT, além do Mês do Tênis de Brasília, maior evento do tênis nacional. A Redecard também estará presente em eventos como a Copa Davis, Fed Cup e o Troféu Brasil de Tênis, além do Masters da CBT, evento que será disputado pelos 8 melhores tenistas brasileiros no final deste ano. "Este patrocínio é muito importante, porque fortalece o nosso projeto de desenvolvimento do esporte. É importante também ressaltar a importância da participação de empresas como a Redecard no apoio aos esportes olímpicos brasileiros, principalmente, através desta lei de incentivo fiscal. Hoje, no esporte, não é captado sequer um terço do que a lei oferece. Isso aumenta ainda mais a importância de um patrocínio como este" - disse o presidente da CBT, Jorge Lacerda. " Além de atrelar a marca à CBT, uma das confederações esportivas de maior prestígio do País, a Redecard está contribuindo com a formação de atletas que poderão representar o País em grandes competições no futuro" - declarou Ronaldo Varela, diretor-executivo de Emissores e Produtos da Redecard. A CBT tem o patrocínio oficial dos Correios, o apoio da Dunlop, Companion Sports e da Brascourt.

Redação Sport Marketing

Governo banca Vila Olímpica de 2012

A Vila Olímpica dos Jogos de Londres 2012 será bancada pelo governo que confirmou o valor de £ 324 milhões (cerca de R$ 1 bilhão) de fundos públicos que serão utilizados no projeto. A Vila de custo estimado em £ 1 bilhão (cerca de R$ 3,15 bilhões) foi, inicialmente, projetada para ser financiada pela iniciativa privada, posteriormente, passou a ser público-privada, mas, agora, devido a crise financeira mundial e a consequente dificuldade de arrumar financiadores, passou para as mãos do setor público que irá assumir a maior parte dos riscos. Os 2.800 apartamentos serão colocados à venda após os Jogos, com o objetivo de recuperar o dinheiro investido e "providenciar novos lares para os moradores londrinos"- segundo nota do site oficial dos Jogos."Depois de uma profunda investigação, vimos que investir agora na Vila Olímpica vai servir para economizar dinheiro público no longo prazo"- afirmou a ministra especial dos Jogos, Tessa Jowell. Os organizadores informaram que vão continuar buscando financiamento privado para a etapa final das obras.
Redação Sport Marketing

Renault junta-se à Ferrari contra regulamento da FIA

Primeiro foi a Ferrari, agora é a Renault, escuderia do bicampeão mundial espanhol Fernando Alonso e do brasileiro Nelsinho Piquet, que ameaça não participar no Mundial de F1 ano que vem. As escuderias pleiteiam alteração no novo regulamento adotado pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA). "Se não revisarem as decisões anunciadas pelo Conselho Mundial em 29 de abril de 2009, não teremos outra opção que a de nos retirarmos do Campeonato Mundial de F1 FIA ao fim de 2009" - disse Flavio Briatore, diretor geral da Renault F1, em um comunicado.

Redação Sport Marketing

Ronaldo será garoto propaganda do SBT

Ronado será o garoto propaganda do SBT. A emissora do Grupo Silvio Santos confirmou, em nota oficial, que usará a imagem do atacante do Corinthians em uma campanha de promoção da nova grade de programação. De acordo com a coluna Outro Canal, da "Folha de S. Paulo", a imagem do fenômeno será usada em dois comerciais. Conforme nota oficial no site da emissora: "depois de fazer uma brilhante campanha no Campeonato Paulista de Futebol, Ronaldo aparecerá em breve na tela do SBT". O Grupo Silvio Santos fechou recentemente contrato com o Timão até 2010, o que dá à empresa o direito de usar a imagem do jogador em campanhas publicitárias. Atualmente, o manto sagrado do time doparuqe são jorge estampa três das marcas do Grupo - banco Panamericano, Tele-Sena e Baú. A pergunta que fica no ar é como a Rede Globo irá agir daqui prá frente ao entrevistar o fenômeno.

Ler matérias arquivo:


Redação Sport Marketing

Quanto vale o Usain Bolt - o homem mais rápido do mundo?

O puma das pistas de atletismo, Usain Bolt, se prepara para a apresentação que realizará em Manchester. O homem mais rápido do mundo, que também é fã do futebol, pretende conhecer Cristiano Ronaldo e ver o United defrontar o Arsenal, além de embolsar, é lógico, aproximadamente 180 mil euros (US$250 mil) por uma corrida de 150 metros. O jamaicano tricampeão olímpico e recordista mundial de 100, 200 e 4x100 metros tem imenso potencial comercial e também nos rendimentos, certamente, vai fixar novas marcas até os Jogos Olímpicos de Londres. Embora especialistas em marketing considerem que a imagem do astro das pistas de atletismo está mal explorada (vale US$10 milhões - 7,3 milhões de euros), também acredita-se que até 2012, Bolt vai superar os ganhos de Carl Lewis - o mais bem pago na história do atletismo, que recebeu cerca de cinco a sete milhões de dólares nos melhores anos da carreira. Especialistas analizam que a proeza alcançada em Beijing não está sendo adequadamente introduzida no mercado e que não há um tratamento de imagem real. Usain Bolt tem contrato com a Puma que rende ao jamaicano cerca de US$1,5 milhões de dólares/ano. Além disso, o atleta que fez história no Bird Nest (Ninho do Pássaro) faz publicidade a uma empresa de telecomunicações (Digicel) e da marca de bebidas energéticas (Gatorade), que lhe rendem mais US$ 3 milhões ano. Porém, existe a preocupação de que o comportamento de Bolt influencie a decisão do mercado em contratar a estrela olímpica. Usain Bolt recentemente espatifou um BMW de 15 milhões e fez declarações polêmicas sobre o uso de maconha. O atleta cobra US$250 mil (cerca de 185 mil euros) por corrida e recusou correr os 100 metros em Abuja, porque a prova nigeriana não tinha orçamento suficiente. Recebeu, em alternativa, US$75 mil para dar uma palestra a jovens atletas nigerianos. Os seus cachets são um recorde, como já confirmou a organização dos Bisllet Games de Oslo (Noruega). Os números ainda estão longe de Tiger Woods, o atleta mais bem pago do mundo, o líder mundial de golfe no topo do ranking dos atletas mais bem pagos (entre salários, prêmios e publicidade) segundo a revista norte-americana "Sports Illustrated". Estima-se que na útima temporada Tiger somou US$127,9 milhões, sendo US$105 milhões em patrocínios. Já a
Forbes coloca David Beckham na segunda posição entre os esportistas, com US$50 milhões/ano, seguido por Michael Jordan (US$45 milhões), Kimi Raikkonen (US$44), Kobe Bryant (US$39), LeBron James (US$38) e Ronaldinho (US$37). Em resumo, nos campos do marketing, Bolt ainda tem que correr muito para vencer essa turma.

Ler matérias arquivo:
Sport Marketing: Real Madrid fecha com Usain Bolt!
Sport Marketing: "L'Équipe" elege Usain Bolt atleta do ano
Sport Marketing: Puma dá prêmio extra a Usain Bolt
Sport Marketing: Usain Bolt, o puma mais rápido do mundo
Sport Marketing: 2 - o número da sorte de Usain Bolt
Sport Marketing: Bolt participa de corrida de rua
Sport Marketing: Beijing, marca a história do marketing olímpico
Sport Marketing: Usain Bolt vira garoto propaganda na Inglaterra
Sport Marketing: Usain Bolt e Veronica Campbell-Brown embaixadores ...
Sport Marketing: Usain Bolt - ainda mais veloz sobre rodas
Sport Marketing: "L'Équipe" elege Usain Bolt atleta do ano
Sport Marketing: Usain Bolt bate Michael Phelps em eleição da ISPA
Sport Marketing: Usain Bolt e Yelena Isinbayeva atletas do ano

Redação Sport Marketing

Equipe Yamaha Superbike fecha novo patrocínio

A Yamaha World Superbike, equipe oficial da fábrica no Mundial de Superbike, fechou acordo com um novo patrocinador no início de maio. A empresa alimentícia italiana Sterilgarda irá estampar a marca nas motos e no macacão dos pilotos da equipe durante etapas previamente selecionadas. O início da parceria ocorreu já neste final de semana, na etapa italiana do campeonato, que foi disputada no lendário circuito de Monza. Os detalhes da negociação não foram divulgados.

Redação Sport Marketing

LNB tenta implantar conceito da NBA de game-show

Responsável pela organização do Novo Basquete Brasil (NBB), a Liga Nacional de Basquete (LNB) trabalha para estimular os clubes a adotarem o conceito de jogo-espetáculo no país. A exemplo do que já acontece na NBA - Liga Americana de Basquete Profissiona, algumas praças, como Bauru, Brasília e Joinville já estão adotando o casamento de basquete e show, através de ações de marketing que visam trazer e conquistar o público. "A ideia é incorporar ao basquete brasileiro o mesmo espírito que marca competições esportivas como a NBA, nos Estados Unidos. Nosso objetivo é a fidelização do público. Tanto o que já gosta de basquete, quanto aquele que está começando a se familiarizar com ele. Sorteios de brindes, apresentações de dança, mascotes, Djs e outras atrações começam a aparecer nos jogos em algumas praças. É importante que se trate o basquete como espetáculo. Primeiro temos de pensar em atrair o público para as arenas. Depois adotar fórmulas que pensem no torcedor, desde a chegada ao ginásio, da recepção em si, ao que ele vai ver e como particpará antes, nos intervalos, nos pedidos de tempo e até no fim do jogo. Temos de atuar para que ele tenha vontade de voltar e leve outras pessoas" - explicou o gerente da LNB, Sérgio Domenici. Os clubes começam a abraçar a proposta e têm se esforçado para promover atrações cada vez mais envolventes. No início do returno, o Pinheiros/Mackenzie preparou uma festa com o MC Dengue, coral, banda de jazz e apresentação dos ginastas do clube. Um cardápio bem ao gosto do público jovem, que apóia a equipe. O MC Dengue tem sido uma presença constante no ginásio do clube, distribuindo bombons e camisetas para os jovens mais animados da torcida.No interior paulista, quem vai aos jogos do GRSA/Itabom/Bauru também encontra atrativos: banda marcial, números de street dance e outros estilos nos intervalos. A equipe de ginástica rítmica desportiva é outra parceira frequente nos jogos. Com o apoio dos patrocinadores, a cada partida são sorteadas quatro geladeiras de isopor com produtos Itabom, além de cinco lanches completos do Bob's e camisetas do time. "No começo do campeonato chegamos a sortear até televisores" - lembrou o técnico Guerrinha. Mas o atrativos não param por aí. A equipe aproveitou a tradição nacional das coleções de figurinhas e produziu os ingressos dos jogos como cards com o retrato de jogadores. Além de uma recordação imediata, o torcedor que colecionar as entradas ganha prêmios extras. "No jogo contra o Amigão/Andorinha/Assis (nesta quarta-feira, pela última rodada do returno), quem apresentar a coleção completa ou, pelo menos, o maior número de cards, recebe um kit com camisa oficial, lanche e geladeira de produtos" - disse o administrador Joaquim Pedro de Figueiredo Neto. Quem também investiu em atrações foi o Universo/BRB/Financeira Brasília. Neste returno, a equipe organizou grandes festas para os jogos contra o Pitágoras/Minas e o Flamengo. A preparação para os eventos começou com a votação on-line para a escolha de sua mascote. O público elegeu o Lobo Guará como símbolo do time e a mascote foi apresentada oficialmente para 16 mil pessoas que lotaram o ginásio Nilson Nelson, na partida contra o rubro-negro. O público é recorde da competição até agora. Mais recentemente, o Ciser/Araldite/Univille/Joinville fez o mesmo para apresentar sua mascote: um boneco estilizado, que lembra porcas e parafusos, no jogo contra o Universo/BRB/Financeira Brasília. Agora, os torcedores podem sugerir nomes para a mascote no site oficial do clube (www.basquetedejoinville.com.br). "Todos nossos jogos têm música, apresentador e números com dançarinos ou cheerleaders. Desde o início do campeonato, a cada jogo sorteamos 150 camisetas, 100 bonés e bate-bates durante os intervalos" - destacou o gerente de marketing da equipe, Sandro Steuernagel. E a equipe promete mais para a fase dos playoffs.


Redação Sport Marketing

Estilistas e ex-craques da Juventus fazem jogo beneficente

Grandes estilistas da Itália vão disputar uma partida de futebol no próximo sábado, em Turim, contra uma equipe formada por antigos craques da Juventus. O evento terá a renda destinada a associação beneficente Fundação Crescere Insieme al Sant'Anna Onlus, que atua na área de neonatologia e de terapia intensiva no hospital de mesmo nome, localizado em Turim. A equipe de estilistas será composta por Lavinia Biagiotti (Biagiotti), Renzo Rosso (Diesel), Andrea Tomat (Lotto Sport Itália), Riccardo Stilli (RCS), Santo Versace (Versace), Alfonso Dolce (Dolce&Gabbana), Beatrice Trussardi (Trussardi), Carlo Rivetti (Stone Island), Ippolito Etro (Etro), Lorenzo Berteli (Prada), Antonio Gavazzeni (Bagutta), Silvio Rivetti (CP Company), Carlo Capasa (Costume National), Fabio Castelli (Fred Mello) e Cristina Ferrari (Fisico). A equipe de ex-jogadores, denominada All Star Juventus, será composta pelos ex-craques Michelangelo Rampulla, Massimo Carrera, Michele Padovano, Giancarlo Marocchi, Pietro Vierchowod, Massimo Mauro, Stefan Schwoch, Stefano Tacconi, Fabrizio Ravanelli, Domenico Marocchino, Riccardo Scirea e Giuseppe Furino.
Redação Sport Marketing

LOCOG está preparado para crise

O LOCOG - London Organizing Committee Olympic Games - Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 está alerta com os efeitos da recessão financeira mundial. "Nós sabemos que o mundo está passando por tempos difíceis, mas o LOCOG tem uma forte política comercial e que foi capaz de garantir um elevado montante de patrocínio antes da crise. O restante necessário é relativamente pequeno e deve ser alcançado. A logística e a preparação não serão afetados pela crise financeira mundial. A recessão é um problema mundial e não creio que a preparação dos Jogos está sendo afetada porque o LOCOG tem sido bastante cauteloso e bem sucedida no programa de patrocínio local. Além disso, no último orçamento do governo há planos de contingência que podem ser utilizados - e serão utilizados - em parte para a Vila de modo a que a construção não será adiada. O dinheiro irá retornar quando as propriedades da Vila forem vendidas " - disse Denis Oswald, presidente da comissão de coordenação do LOCOG.



Redação Sport Marketing