12 de mai de 2009

FIFA prepara detalhes da abertura da Copa

O cantor Akon foi convidado para cantar o hino oficial da Copa do Mundo de futebol de 2010, na cerimônia de abertura marcada para junho de 2010 na África do Sul. Akon, é senegalês e a convite da FIFA também será o diretor musical do torneio e se apresentar na abertura dos jogos. “Adoro futebol, então é uma grande honra” - comentou o cantor. Apesar de ser amigo do jogador britânico David Beckham, o músico disse não pretender convidar nenhum jogador para cantar. "Eu conheço David, ele é meu camarada, mas eu não estou em busca de seus conselhos. Jogadores devem ficar em campo." Apesar de ter nascido no Senegal, Akon deixou claro que vai torcer pelo país sede durante o torneio. Esta será a primeira vez que um país africano sediará a Copa do Mundo.

Redação Sport Marketing

Diego assina com Juventus de Turim

A Juventus de Turim, contratou o meia brasileiro Diego por cinco temporadas. O time pagou cerca de 24,5 milhões de euros pelo passe que pertencia ao clube alemão Werder Bremen. "As três partes envolvidas assinaram o contrato" - disse o representante suíço Giacomo Petralito ao jornal alemão Kicker. O acordo foi formalmente assinado na quarta-feira passada em Bremen, depois de mais de dez horas de negociações. Especula-se que a negociação ficou em torno de 24,5 milhões de euros, mas a quantia não foi confirmada oficialmente. No entanto, o empresário e pai do jogador, Djair da Cunha, admitiu a transação. O Werder Bremen pagou 6,3 milhões de euros em 2006 ao Porto pelo passe do meia, que se formou no Santos.
Redação Sport Marketing

Asics fecha contrato com tenista português

O tenista português Frederico Gil assinou com a Asics um contrato de patrocínio. O tenista passa agora a ser embaixador da marca esportiva mundialmente. O contrato, válido por dois anos, prevê além de aporte financeiro, uma parte material esportivo e parte em bônus. Sem revelar os valores envolvidos, Roger Martins, diretor-geral da Asics Portugal assegurou que o contrato "está ao nível dos jogadores entre os 50 e 80 melhores do mundo". Frederico Gil, ocupa o 67.º lugar do ranking ATP. "Fiquei bastante contente pelo contrato, tenho muito a ver com esta marca e com estas linhas"- afirmou Frederico Gil.

Redação Sport Marketing

FIFA ganha ação contra marketing de emboscada

A FIFA ganhou processo judicial contra uma taberna de Pretória que exibia a expressão "Copa do Mundo 2010" em várias línguas. A firma de advocacia que trabalha com a FIFA disse que o Supremo Tribunal de Justiça de Pretória deu causa ganha à entidade máxima do futebol no processo contra a Eastwoods Tavern, acusada de marketing de emboscada. "Isso envia um sinal claro que qualquer outra organização que pretenda fazer marketing de emboscada irá sofrer as consequências" - disse Owen Dean, sócio da firma de advocacia de propriedade intelectual Spoor and Fisher. "A FIFA tem equipe e todos os meios necessários para impedir o marketing de emboscada" - alertou. A Eastwoods Tavern, localizada próximo ao estádio Loftus, tinha colocado a frase " World Cup 2010 " (Copa do Mundo 2010) abaixo do letreito principal do estabelecimento. ALém disso, o bar também se enfeitou com bandeiras dos países que suspostamente estarão no evento, acrescentando em bordado, o número 2010 e a frase " Dois mil e dez - África do Sul". Dean disse que, uma vez que a sentença foi feita no início deste mês, o pub, conforme ordenado pelo tribunal, já tenha retirado todos os letreiros referentes à Copa do Mundo FIFA. O pub também pagou todos os custos legais da FIFA. "Esta decisão é oportuna, porque estamos próximos da Copa das Confederações, que será um ensaio para a Copa do Mundo 2010"- alertou Dean cuja empresa tem acordo com a FIFA, desde 2004, em um programa de proteção da marca 'Copa do Mundo'. Também estão sob proteção outras marcas como África do Sul 2010, que podem ser utilizados, apenas pelas empresas patrocinadoras FIFA que pagam caro para obter os direitos de publicidade exclusiva e exposição através do torneio. Diminuir a exclusividade dada à patrocinadores pode prejudicar seriamente a FIFA, e não é à toa que o marketing de emboscada é apontado como um câncer do marketing. Para a Copa do Mundo de 2014, no Brasil, a FIFA também já protegeu as marcas, a fim de garantir os direitos dos patrocinadores do evento. Por isso, é bom que os brasileiros se atendem a este detalhe para que não tenham prejuízos com ações legais. O IOC - International Olympic Committee - Comitê Olímpico Internacional (COI) também realiza ações de proteção das marcas, garantindo, assim, os direitos de exclusividade dos patrocinadores que investem no mega-evento.

Leandro Rabello - Correspondente Sport Marketing - Londres

Ronaldo eleva audiência na Globo

A presença de Ronaldo no Campeonato Paulista de futebol de 2009 foi fenomenal também nos gráficos do Ibope. De acordo com matéria da Folha de São Paulo, a audiência da Globo com o Paulistão subiu 11% após a estréia do jogador na competição, em 8 de março. O "efeito Ronaldo" conseguiu driblar até uma ligeira queda no número de televisores ligados. Nos cinco jogos da "era Ronaldo" na fase classificatória, a Globo subiu para 22,4. Não foram computados os jogos das semifinais e finais, de maior audiência. O Timão foi o que mais teve partidas transmitidas pela TV = 12.

Redação Sport Marketing

Mercado: Nike lança coleção Canarinho

A Nike Sportswear anuncia a nova coleção que dessa vez, faz uma homenagem à seleção brasileira de futebol de 1954: a seleção 'Canarinho'. Três modelos de tênis e camisetas integram o pack 'Canarinho': um Nike Dunk, um Nike Blazer hi e um Nike Tennis Classic. Cada um deles conta através das ilustrações de três artistas brasileiros (Don Torelly, Presto e Jurubis) um pouco sobre a terra do futebol e a Copa de 54. O primeiro deles, o Nike Dunk é projetado por Don Torelly lembra da torcida brasileira na Copa de 54. "De um modo despretensioso tentei recriar a gratidão dos brasileiros pela participação do escrete canarinho na Copa da Suíça" - disse Torelly. O canário agradecendo à torcida brasileira vem em forma de pattern gravado em laser no cabedal de couro do DUNK que tem, ainda, lining amarelo com estampa de estrelas, cadarços dourados e par adicional na cor preta. O segundo sneaker, o Nike Blazer Hi vem com o painel lateral interno e externo estampados com os desenhos de Presto. "Pensei no imaginário de quem joga seu futebol improvisado como se fosse um grande campeonato"- explicou. O modelo de tênis que traz a assinatura de Presto é o Blazer High, com cabedal em canvas, estampas de transfer e lining amarelo. O terceiro sneaker, um Nike tennis Classic, foi desenhado por Jurubis. "Comecei a fazer a ilustração já pensando em uma imagem para todo mundo usar. Segui numa pegada de estencil pensando nas aplicações. Depois de vários desenhos, começou a sair umas linhas da asa que lembravam o swoosh da Nike, daí a idéia ficou mais clara e o logo foi ficando do jeito que eu queria" - explicou. Além das camisetas, o modelo de tênis que traz os desenhos de Jurubis é o Tennis Classic, com cabedal em couro raspa e logo bordado, swoosh metálico, além de ilustrações na midsole. Além de tiragem limitada, os sneakers são exclusivos do Brasil. A venda do pack 'Canarinho' começa agora, dia 25 de maio em seletos pontos de venda em todo o Brasil.

Redação Sport Marketing

Grêmio já tem nova versão do projeto sócio torcedor

Os torcedores do Grêmio já podem contar com o Projeto de Captação e Fidelização de Sócios para 2009. “O objetivo é buscar um crescimento sustentável do Quadro Social, e a médio ou longo prazo a hegemonia desse segmento no Brasil. Isso será feito com o menor custo possível, levando em consideração o plano de déficit zero, da direção”- disse o diretor do Quadro Social, Luiz Carlos Gaspary. Entre as ações previstas estão lugares de honra nos jogos no Estádio Olímpico, nas coletivas do time, crianças acompanhando os jogadores em campo, tour tricolor, encontros com a diretoria, camisas autografadas, batismo gremista, participação no “Papo de Craque” da GrêmioTV e revista do sócio. A intenção é abrir cada vez mais espaço para que o sócio participe ainda mais da vida do clube.

Redação Sport Marketing

Conselho Internacional de Marketing prepara campanha para Copa 2010

Em um esforço para angariar mais apoio para a Copa do Mundo FIFA 2010, o Conselho Internacional de Marketing (IMC), da África do Sul, lançou uma campanha interativa usando o slogan "Feel the Rhythm Diski: é hora de comemorar 2010!" "A campanha é projetada para inflamar a nação e o continente para a Copa da Confederações FIFA e Copa do Mundo FIFA de 2010" - disse em comunicado o IMC. A campanha será lançada em conjunto com o Ministério de Turismo Sul Africano e Comitê Organizador da Copa de 2010. "A campanha emana calor, é inspiradora, envolvente e faz você se sentir orgulhoso. A campanha é uma celebração, inspira solidariedade" - disse Paul Bannister, CEO da IMC. A campanha tem vários temas que invocam a união do continente africano e convidam todos a apoiar a Copa de 2010 e também tem convida os sulafricanos a terem idéias de o que fazer para se preparar para receber mega evento do futebol.
Redação Sport Marketing

Supeita de propina mancha imagem dos Jogos de Vancouver 2010

A International Ice Hockey Federation (IIHF) - Federação Internacional de Hóquei no Gelo afirmou que irá investigar as alegações de que o chefe da Comissão de Coordenação dos Jogos de Vancouver 2010 recebeu propina. Rene Fasel, presidente da IIHF e membro do conselho executivo do COI, negou as alegações publicadas no jornal suíço, Sonntagszeitung, que o acusam de ter se beneficiado em negociações de marketing com a empresa de propriedade de um antigo amigo. O jornal diz que, desde 2004, Fasel tem sido envolvido em transações secretas relacionadas a contratos de patrocínio do Campeonato Mundial de Hóquei. O jornal Infront Sports, que é parceiro para a comercialização exclusiva IIH, disse que a empresa havia pago 400.000 francos suíços (cerca de US $ 413.000) para uma empresa pertencente a um amigo de infância de Fasel. Antigos parceiros comerciais e concorrentes de Fasel também confirmaram a acusação para o jornal, dizendo que uma empresa ligada a Fasel tinha comissões recolhidas entre 2004 e 2008. Fasel tenha sido presidente da Comissão de Coordenação de Vancouver desde que a cidade venceu a licitação para hospedar os Jogos Olímpicos em 2003. Ele também é membro do COI da comissão de coordenação dos Jogos de Sochi 2014. A soma de propina recebida chega a US$ 6 bilhões). Nos Jogos Olímpicos de Inverno de Calgary outro escândalo envolveu a imagem olímpica, este relacionado a ingressos.



Redação Sport Marketing

Rio 2016 terá uma chance a mais dia 18

O IOC - International Olympic Committee - Comitê Olímpico Internacional (COI) irá reaizar, pela primeira vez na história, um encontro entre os 98 eleitores do COI e os organizadores das quatro candidaturas a sede dos Jogos Olímpicos de 2016. O evento acontecerá na sede da entidade, em Lausanne, Suiça, entre os dias 15 e 18 de junho. A ordem das apresentações será a mesma das visitas de inspeção ocorridas entre os meses de abril e maio: Chicago, Tóquio, Rio de Janeiro e Madri. A última apresentação do Comitê Organizador Rio 2016 será no dia 17, quando os membros do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) terão uma hora e meia para apresentar o projeto diante dos eleitores. No último dia do encontro, as cidades candidatas montarão um estante para esclarecer possíveis dúvidas ao público. No total são 107 os membros do COI com direito a voto, entretanto, nove estão impedidos de participar da escolha da sede olímpica: o presidente Jacques Rogge, o sulcoreano Kun Hee Lee, que está de licença, e os representantes das quatro cidades em disputa (dois do Brasil, dois de Chicago, dois de Tóquio e um de Madri). Estes representantes, no entanto, passam a votar conforme suas cidades forem sendo eliminadas nas duas rodadas da eleição.


Redação Sport Marketing

Rede Globo responde acusação da Unisul

A Rede Globo, detentora dos direitos de transmissão da Superliga e de vários campeonatos de vôlei masculino e feminino, respondeu a alegação da Unisul de que um dos motivos do término do patrocínio da equipe que teve como consequência o fim da equipe de vôlei seria a omissão do nome das empresas durante as transmissões. Leia a íntegra da nota oficial: "Os critérios que orientam as decisões das equipes de Jornalismo e de Esportes da Globo, de citar e exibir marcas, atendem a uma finalidade: ajudar o público a reconhecer a existência de fronteiras entre editorial e comercial, além, é óbvio, de resguardar, legitimamente, o modelo de viabilização da TV aberta, cujo sustento deve advir exclusivamente da comercialização dos intervalos e de outros formatos comerciais.Do ponto de vista editorial, a citação indiscriminada de marcas comerciais por parte de narradores, comentaristas e repórteres poderia induzir o público a erro de julgamento quanto a independência, isenção e integridade que estes profissionais obrigatoriamente devem manter com relação a equipes e eventos esportivos. Por isso, mesmo considerando que o mercado esportivo evoluiu muito nas últimas duas décadas, a TV Globo nunca abriu mão deste princípio editorial, sem, entretanto, deixar de cumprir o dever de informar.A Globo considera que a visibilidade natural proporcionada aos patrocinadores de equipes e eventos, em transmissões e reportagens, por si só agrega valor às marcas e gera ganhos de imagem para as empresas investidoras no esporte, dado o imenso alcance de público da televisão aberta.Além do propósito de apoiar o esporte, o expediente de utilizar marcas comerciais para dar nome às equipes e patrocinar ostensivamente projetos esportivos visa, evidentemente, à obtenção da chamada “mídia espontânea” – as empresas querem a citação gratuita das suas marcas, evitando adquirir espaço comercial para expor seus produtos ou serviços. É curioso que, justamente no momento em que o mundo atravessa grave crise econômica, empresas aleguem que vão encerrar projetos esportivos porque suas marcas não são citadas. Ainda que estes projetos esportivos tenham recebido durante anos — às vezes décadas — o mesmo tratamento atual, o que prova terem sido vitoriosos e assegurado retorno para os patrocinadores que a eles se associaram. A eventual frustração de empresas patrocinadoras por não terem conseguido, na Globo, a chamada “mídia espontânea”, na intensidade pretendida, reforça nossa convicção quanto ao acerto de nossas políticas."
Redação Sport Marketing

Flu e Adidas novos uniformes e parceria de 13 anos

O Fluminense apresentou os novos uniformes para as temporadas de 2009 e 2010. A cerimônia foi realizada na loja da Adidas, fabricante do material esportivo do clube, em um shopping da zona oeste do Rio de Janeiro e contou com a presença de jogadores como Fernando Henrique, Thiago Neves, Conca, Allan, Tartá, Ricardo Berna, além do técnico Carlos Alberto Parreira. A Adidas e o time das Laranjeiras comemoram uma parceria que já dura 13 anos. O patrocínio da Unimed foi iniciado há dez anos. Os novos uniformes do Fluminense começam a ser vendidos no próximo dia 14. Detalhes dos uniformes:Tricolor: com faixas verticais mais finas, foi baseado no uniforme usado pelo time campeão brasileiro de 1984, e tem gola em “V”.Branco: Com duas faixas diagonais (verde e grená), é uma homenagem à camisa que o clube usava no tetra-campeonato carioca de 1906/07/08/09Goleiro 1: Laranja com detalhes em amarelo. Lembra a camisa lançada em 2002, ano do centenário do clube.Goleiro 2: Azul turquesa com detalhes mais escuros, em marinho.
Redação Sport Marketing