11 de mai de 2009

Unisul termina com vôlei e culpa emissoras de tv

A falta de patrocínio e a diminuição nos valores das cotas para anúncios em uniformes e na quadra foram os motivos alegados pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) para suspender os trabalhos da equipe de vôlei masculino Tigre/Unisul, sediada em Joinville, para a temporada 2009/2010. De acordo com o comunicado oficial, a universidade se compromete a manter a equipe de futsal, que joga a Liga nacional pela cidade de Tubarão, as 69 escolinhas de formação esportiva em 30 cidades, os times profissionais de natação e judô e as bolsas de estudos a atletas amadores e profissionais. A Unisul destaca que a omissão do nome real da equipe nas transmissões de televisão, teria contribuído para a desistência dos patrocinadores. O time masculino de vôlei do Joinville fechou as portas, mas o técnico Giovane Gávio, bicampeão olímpico com a seleção brasileira, não deixou a bola cair e já está se movimentando para arrumar um patrocinador para montar um time próprio. " Eu vou continuar. Em algum lugar eu vou montar um time – garantiu ele em entrevista ao site Globoesporte.com."A gente está neste exato momento tentanto reverter a situação. O que eu gostaria de dizer é que todo o esforço está sendo feito para manter os jogadores" – ressaltou. A crise parece mesmo ter alcançado o vôlei brasileiro. Em abril, o time feminino de Brusque também encerrou as atividades depois que o principal patrocinador, a Brasil Telecom, cancelou os investimentos. A equipe de Osasco, vice-campeã da Superliga Feminina 2008/2009, quase teve o mesmo destino. O time paulista chegou a anunciar o fim das atividades devido à falta de patrocínio do Finasa, mas um grupo de empresários respondeu a um apelo da prefeitura de Osasco e investiu na equipe.

Redação Sport Marketing

Meio Ambiente: Grupo Eurosport lança programa ambiental

O Grupo Eurosport vai lançar dia 27 de maio o "Eurosport for the Planet", o primeiro programa de televisão a explorar as questões ambientais no esporte. A série de programas mensais propõe um olhar imparcial e novo sobre as questões ecológicas à volta do esporte, com os programas diretamente relacionados com grandes eventos do calendário esportivo. O primeiro episódio será transmitido dia 27 e vai retratar as iniciativas ambientais que estão sendo tomadas por Vancouver, à medida que a cidade canadiana se prepara para receber os Jogos Olímpicos de Inverno 2010. Cada episódio da série terá 26 minutos e vai abordar temas ´verdes´ como impacto ambiental, sustentabilidade, reciclagem e energias renováveis, colocando em destaque o respectivo impacto nas políticas das federações esportivas e nas preocupações dos atletas e fundações que trabalham para salvar o meio ambiente. Paralelamente, o programa vai destacar as marcas que decidiram colocar a responsabilidade ambiental no centro das decisões relacionadas com o esporte e a empresas pioneiras na fabricação de produtos esportivos 'amigos do ambiente'. O programa se alinha com as preocupações de entidades como o IOC - International Olympic Committee - Comitê Olímpico Internacional (COI) que desenvolveu o programa Green Games, o qual incentiva as cidades candidatas a sediar os Jogos Olímpicos a realizarem ações que minimizem o impacto do mega evento ao meio ambiente. O programa Green Games do COI também estimula as empresas do programa de marketing TOP a desenvolverem ações ecologicamente corretas ligadas aos Jogos. No Brasil, o Sport Marketing foi o primeiro veículo especilizado em marketing esportivo a levantar a bandeira da responsabilidade ambiental e da importância da ligação entre preservação do meio ambiente para o esporte. Com essa visão, desde o ano passado, o Sport Marketing, abre espaço para notícias relacionadas ao meio ambiente e divulga as ações de empresas ecologicamente corretas. No final da página, o Sport Marketing também reservou um lugar para a proteção aos animais.
Redação Sport Marketing

Rio Preto Esporte Clube alinha novas estratégias de marketing

O Rio Preto Esporte Clube fechou parceria com as empresas Winners Marketing Esportivo e Know How Comunicação. As duas empresas de Uberlândia serão responsáveis pelo planejamento e execução em marketing e captação de recursos para o clube. O acordo tem duração de cinco anos e é prorrogável por mais cinco. Porém, os detalhes financeiros não forma revelados.

Redação Sport Marketing

Miami Dolphins fecha naming-rights do estádio

O Dolphin Stadium, que já recebeu o nome de uma série de diferentes patrocinadores no passado, será batizado pela marca de cerveja Land Shark, produzida pela Margaritaville Enterprises, empresa do cantor Jimmy Buffett. O acordo de naming-rights é apenas para a temporada 2009 da National Football League (NFL) e está estimado em aproximadamente US$2 milhões, valor que vai aumentar significativamente, com a criação de um espaço temático da Margaritaville, onde a marca poderá relizar ações de hospitalidade corporativa. O negócio não inclui os direitos para o Super Bowl ou partidas classificatórias do Pro Bowl a serem jogadas no estádio na próxima temporada. O negócio é a primeira grande mudança anunciada pelo novo proprietário Stephen Ross, promotor imobiliário de Nova York, que investiu, no início deste ano, US$ 1 bilhão por 95% dos direitos de propriedade da equipe e do estádio. Ross também convidadou Buffett a tornar-se proprietário minoritário da equipe. "Com HDTV, você pode se sentar em casa e assistir um jogo. Você tem de criar uma experiência e um motivo para o torcedor ir ao estádio. Uma mistura de entretenimento e esporte" - disse Ross.

Redação Sport Marketing

Ex-assessor de Beckham adquiri direitos da seleção inglesa

Terry Byrne, ex-assessor de David Beckham, tem um acordo com o Simon Fuller’s 19 Entertainment Group de representação dos interesses comerciais da seleção inglesa de futebol. Byrne adquiriu a totalidade da empresa 1966 Entertainment Limited company from 19 Entertainment, pertencente ao Grupo 19 Entertainment. A empresa, criada há três anos, é responsável pelo sucesso do Team England Footballers Charity, que doa os direitos de imagens de alguns jogadores para associações beneficentes,. A empresa também administra as relações entre os jogadores e patrocinadores comerciais. Os valores da negociação não foram revelados.



Redação Sport Marketing

Sarah Fisher fecha terceiro patrocínio neste ano

A Indiana Members Credit Union (IMCU) vai patrocinar Sarah Fisher Racing nas 500 Mihas de Indianápolis. A empresa que patrocina a equipe da piloto desde maio do ano passado, irá voltar a ter a marca exposta no carro. Fisher filmou um comercial de televisão para a IMCU na semana passada. "A Indiana Members Credit Union tem orgulho de ajudar Sarah Fisher, uma vez mais, nas 500 Milhas de Indianápolis. Desejamos a Sarah Fisher Racing Team a melhor das sortes no mês de maio e apreciamos o apoio dela à Indiana Members Credit Union" - disse Ron Collier, executivo da IMCU. Os detalhes da extensão do contrato de patrocínio não foram revelados, mas especula-se que os valores foram em torno de US$200,000. Recentemente, Sarah fechou um patrocínio principal com a Dollar General.
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Redação Sport Marketing

Jogos Asiáticos alcançam patrocínio record

A décima sexta edição dos Jogos Asiáticos, que serão realizados na província de Ghuangzhou, China, em 2010, chegaram a um número recorde de patrocinadores. O evento conta com 28 patrocinadores - o maior número de todas as edições da história do evento. O recorde ainda seria maior, caso algumas empresas não tivessem desistido de investir no evento por causa da crise financeira. O Comitê Organizador anunciou que os patrocínios fechados até aqui significam a soma de mais de 400 milhões de iuanes, cerca de quatro vezes o montante alcançado pela comissão nos Jogos Asiáticos de 2006, realizados em Doha, Catar. Até junho, o Comitê acredita ter assinado contratos com outras multinacionais e empresas chinesas como a China Southern Airlines.

Redação Sport Marketing

Dorna Sports fecha licenciamento no Japão

A Dorna Sports SL, detentora dos direitos da marca Road Racing World Championship Grand Prix, conhecida como MotoGP, anunciou a Total Sports Asia K.K. (TSA), como a empresa que irá cuidar do licenciamento da marca no Japão. O contrato cujos detalhes financeiros não foram revelados, porém sabe-se que não é de exclusividade. "Nós temos trabalhado com a Dorna Sports sobre a distribuição do conteúdo para telefonia celular em vários territórios da Ásia e temos o prazer de estender esta parceria para a área de licenciamento no Japão. A MotoGP provou ser uma das marcas mais fortes na indústria do esporte a motor e que tem um público fiel no Japão. Estamos encantados em trabalhar com a Dorna Sports, que sempre exibiu um elevado nível de profissionalismo e integridade, para continuar a crescer a marca MotoGP no Japão " - disse Chung Ver LIANG, diretor da Total Sports Asia. "Estamos muito satisfeitos por ter alcançado este acordo com a Total Sports Asia, que vai nos ajudar na promoção do perfil da MotoGP no Japão, que é um território essencial para nós. Temos atualmente 45 licenças oficiais de produtos a nível mundial, com parceiros licenciados para promover mais de 700 produtos oficiais MotoGP" - disse Pau Serracanta, diretor da Dorna Sports Managing.
Redação Sport Marketing

PGA Tour ganha patrocinador

O PGA Tour recebeu um grande impulso com a notícia de que a emissora sul-coreana SBS vai patrocinar a temporada de abertura pelos próximos dez anos. A SBS irá substituir a atual patrocinadora Mercedes-Benz que batizava o evento. A SBS, que anteriormente havia sido patrocinadora de um evento de golfe feminino no Havaí, transmite o PGA Tour para a Coreia há 15 anos. O contrato está estimado em US$15 milhões. A abertura do PGA Tour é realizado em Kapalua, Havaí.


Redação Sport Marketing

Brawn GP anuncia filme da Sony no GP da Espanha

A Brawn GP atraiu outro patrocinador. Numa ação pontual, a Sony Pictures Releasing International adquiriu os direitos de estampar a marca nas asas trazeiras dos carros de Jenson Button e Rubens Barrichello no GP da Espanha realizado neste fim de semana. As asas traseiras levaram o distintivo do próximo filme Terminator Salvation. Especula-se que o negócio foi em torno de US$ 800.000. "Estamos emocionados com o apoio da Sony Pictures Releasing International, para o lançamento do fime em Espanhol"- disse Nick Fry, da Brawn GP . "A F1 é um dos esportes mais populares no mundo e não há maiores estrelas do que a equipe da Brawn GP. Com todos os olhos no GP da Espanha neste fim de semana, não pensamos em nenhum melhor parceiro para construir com antecipação a expectativa para o lançamento do filme" - disse Sal Ladestro, vice-presidente da Sony Pictures Releasing International.

Redação Sport Marketing

África se prepara para receber turistas da Copa

A África do Sul se prepara para receber cerca de 300 mil turistas estrangeiros para a Copa do Mundo de 2010. O Comitê Organizador garante que não haverá problemas de acomodações e, para isso, a África do Sul contará com países vizinhos, como Botsuana, Moçambique, Namíbia e Swazilândia para completar a quantidade de leitos necessários para o evento. Estes países agora integram os programas oficiais de Hospedagem e Operadoras, gerenciado com exclusividade pela Match. O transporte aéreo também será reforçado. O governo da África está investindo cerca de 38 bilhões de Rands (US$ 4 bilhões) na Copa do Mundo.

Redação Sport Marketing

Manchester City a alguns lances de novos contratos

O Manchester City está prestes a fechar mais contrato com dois novos patrocinadores. O time de Robinho e Elano fechará com a Air Etihad, que terá a marca estampada na camisa do time por £30 milhões (R$95 milhões). O City, apontado como o time mais rico do mundo também pretende trocar a Le Coq Sportif , atual fornecedora de material esportivo, pela Umbro, o que irá somar mais £15 milhões (R$47 milhões) aos cofres do clube. O Abu Dhabi United Group, consórcio dono do City, já gastou mais de £100 milhões (R$315 milhões) para contratar jogadores nesta temporada.


Redação Sport Marketing