30 de abr de 2009

Banco Panamericano fica no Corinthians até 2010

O Banco Panamericano confirmou a extensão do contrato com o Corinthians até 2010. "Em primeiro lugar, a ideia surgiu com a volta do Ronaldo, um craque que sabe dar a volta por cima e faz a alegria do povo. Outro componente é a marca Corinthians, que é popular, atinge todas as classes sociais e vem de um recente histórico de superação, saindo da segunda divisão para ser praticamente campeão paulista"- disse Daniela Beyruti, diretora-geral do SBT e conselheira do Grupo Sílvio Santos, dono da marca do Banco Panamericano. Depois da contratação de Ronaldo, o clube somou mais de R$ 30 milhões de patrocínio na temporada. O valor é fenomenal. O Grupo Silvio Santos estampará as marcas na parte superior direita da camisa e no calção dos jogadores. As marcas Baú, Telesena e Banco PanAmericano serão revezadas nos dois locais. O acordo termina no dia 20 de janeiro de 2010. A negociação foi fechada por cerca de R$ 4,5 milhões. O clube está negociando com outras duas empresas, uma delas já está quase fechado para o omoplata (ombro). Apenas em patrocínios pontuais, o time do Parque São Jorge somou cerca de R$ 1,2 milhões durante o Paulistão.

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Redação Sport Marketing

CBT renova com Correios

A Confederação Brasileira de Tênis (CBT) renovou contrato com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. O contrato novo será assinado em junho. Os Correios investirão R$ 4,5 milhões por um ano. O acerto foi fechado em reunião entre o presidente da CBT, Jorge Lacerda, o ministro das Comunicações, Hélio Costa, e o presidente dos Correios, Carlos Henrique Custódio. "Com o apoio dos Correios, hoje, o Brasil tem o segundo maior calendário mundial de torneios do circuito Future. Neste primeiro semestre, estão previstos dez torneios desse tipo no Brasil. Com isto, o tenista brasileiro, no início da carreira profissional, não tem de viajar ao exterior para jogar" - disse Lacerda.

Redação Sport Marketing

Adidas lança 'caixa do Parreira' e dá prêmios

O atual técnico do Fluminense, Carlos Alberto Parreira é o personagem principal de uma promoção idealizada pela Adidas. Para ganhar vários brindes do clube, o torcedor precisa acessar o site www.caixadoparreira.com.br e decifrar um código, cuja combinação correta abre a caixa dada a Parreira quando o treinador foi campeão brasileiro de 1984 pelo Tricolor. O comandante dá dicas em um vídeo, no qual Parreira fala algumas frases.

Redação Sport Marketing

Dilma garante projeto olímpico e Paes anuncia ônibus BRT

A ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, declarou em coletiva de imprensa no Hotel Copacabana Palace, que "os contratos assinados para a realização dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, serão mantidos independentemente de partido e de pessoas". A ministra destacou que o evento não se trata de um compromisso de governo, mas sim um compromisso do Estado. Dilma participou da apresentação realizada para os 13 membros da Comissão de Avaliação do IOC - International Olympic Committee - Comitê Olímpico Internacional (COI) que estão na cidade carioca até sábado analisando a candidatura do Rio de Janeiro a hospedar os Jogos Olímpicos de 2016. Ainda de acordo com a ministra, dos R$ 30 bilhões orçados para os Jogos no Rio, um terço já foi contratado. Outro terço já estava no planejamento dos três níveis de governo e que o restante será investido apenas se o Rio for a cidade escolhida pelo COI. Além de Dilma, participaram da coletiva o ministro do Esportes, Orlando Silva, o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles e o prefeito do Rio, Eduardo Paes, que anunciou um investimento de 750 ônibus BRT (circula em trilhos) caso a cidade ganhe a candidatura. A exemplo do que foi feito nos Jogos Panamericanos, serão criadas faixas exclusivas para a "Família Olímpica". Outra medida apresentada por Paes será postergar as férias escolares de julho a agosto, para desafogar o trânsito. O prefeito também destacou que poderá realizar rodízio de carros no período olímpico. Outra medida exposta para os membros do COI é a intenção de usar combustíveis não poluentes.

Redação Sport Marketing

Heineken lança concurso cultural

A Heineken lançou o concurso cultural “UEFA Champions League Eu Quero Ver a Final!”. Para concorrer a assistir o jogo, no dia 27 de maio, em um dos bares que participam do concurso, com direito a uma camiseta, petiscos e Heineken, os internautas devem acessar o hot site www.heineken.com.br/uefachampionsleague. Lá estão todas as informações da promoção.

Redação Sport Marketing

América veste Penalty

O América fechou contrato com a Penalty. A fabricante de materiais esportivos é a nova fornecedora do time carioca e produzirá todo material já para a disputa da Segunda Divisão, que tem início previsto para o mês de julho. "Sempre vesti grandes marcas em minha carreira, e esta é uma grande marca que tinha que estar com o América. O América é um clube grande que passa por um momento difícil, mas sairá desta. O América não é pequeno, não é um coitadinho e não precisa que tenham pena dele", afirmou Romário, empossado como novo responsável pela gestão do futebol do clube. Os valores da negociação não foram divulgados.

Redação Sport Marketing

Flamengo se move para contratar Adriano

Depois de deixar escapar de dentro da Gávea o Ronaldo Fenômeno, grande sensação do Corinthians nos gramados e nos campos do marketing, o Flamengo se move para contratar Adriano. O jogador, revelado no Flamengo, teve uma breve passagem pelo São Paulo FC, onde mostrou problemas de adequação e, recentemente, rescindiu o contrato com o Inter de Milão alegando ter perdido a vontade de jogar futebol. O time da Gávea pretende anunciar oficialmente a chegada 'cheia de garra' do jogador, que um dia já mereceu o título de 'imperador', após a final do Campeonato Carioca. O presidente do Flamengo em exercício Delair Dumbrosck afirma ter arrumado um patrocinador (mantido em sigilo) que bancará a maior parte do salário do atacante, cujo contrato, teria duração até a Copa do Mundo de 2010, com valores semelhantes ao que o Corinthians paga a Ronaldo. Em entrevista ao GLOBOESPORTE.com, Delair ainda destaca que o patrocinador usará o atleta em ações de marketing, sem estampar nada no uniforme do time. Resta saber se a imagem de Adriano tem o mesmo apelo que a de Ronaldo e se o jogador tem a mesma garra que o Fenômeno. Além disso, o departamento de marketing do clube terá que trabalhar para aproveitar a oportunidade, assim como o marketing do Timão cujos números comprovam o sucesso das ações desenvolvidas. Tem mais, um Adriano só não basta. Ele vai jogar sozinho? Como estão as negociações para conseguir patrocínio para o manto sagrado da Gávea, garantindo o salário dos outros do time e dos funcionários do clube?! Isso, infelizmente, ainda não foi anunciado. 

Redação Sport Marketing

CBF triplica lucros entre 2007 e 2008

A CBF divulgou no jornal carioca Monitor Mercantil o balanço anual. De acordo com os números divulgados, a entidade triplicou o lucro entre 2007 e 2008. Passou de 10,4 milhões de reais para 32 milhões de reais. Em 2006, a CBF estava no vermelho com um prejuízo de 22 milhões de reais. Os motivos dessa alta foram os adiantamentos realizados pelos patrocinadores da entidade que somaram um total de  23,1 milhões de reais.  A Nike, por exemplo, adiantou 10 milhões e a Rede Globo adiantou 4,6 milhões de reais referentes aos direitos de transmissão dos jogos da seleção nas Eliminatórias da Copa e das placas de publicidade dos estádios em que se
realizam jogos da Copa no Brasil. As receitas de patrocínio também apresentaram aumento significatico. Somavam 65 milhões de reais em 2007 e pularam para 104 milhões de reais em 2008.

Redação Sport Marketing

Topper desenvolve nova bola para final do Paulistão

A Topper e a Federação Paulista de Futebol reservaram uma surpresa para a final do Campeonato. A fornecedora de material esportivo, desenvolveu uma bola especial para a segunda partida da final do Paulista entre Corinthians e Santos. A bola terá um selo alusivo à partida, está dentro dos padrões estipulados pela FIFA e passou por vários testes antes de ser utilizada.

Redação Sport Marketing

Anheuser-Busch InBev negocia com NBC participação olímpica

A Anheuser-Busch InBev não pretende manter o contrato de anunciante exclusiva de cerveja durante as tramissões das duas próximas edições dos Jogos Olímpicos. A decisão faz parte de uma estratégia da empresa em cortar gastos. A Anheuser-Busch InBev afirmou à General Electric Co's, dona da rede NBC que, ao contrário dos anos anteriores, irá gastar apenas a metade do que foi investido em publicidade. A ação abrirá caminho para que as rivais da marca de cervejas obtenham exposição na grade de programação da NBC, rede de tv, detentora dos diteiros de tv, dos Jogos, com exclusividade para os Estados Unidos. Com a notícia, as rivais MillerCoors e Molson Coors, estão tentando comprar espaços na grade comercial da programação olímpica de 2010 e 2012. A Anheuser-Busch historicamente tem sido a maior patrocinadora corporativa do esporte norte-americano. A empresa, que é a marca de oficial de cerveja da Copa do Mundo FIFA na África do Sul em 2010 e no Brasil em 2014, detém um papel primordial no cenário do marketing esportivo mundial. "Estamos em negociações, sem decisão final até este momento" - disse Dave Pavão, presidente da Anheuser-Busch Cos Inc. "A Anheuser-Busch Inc. continua a investir em patrocínios esportivos, que inclui a renovação do contrato com o United States Olympic Committee - USOC - Comitê Olímpico dos Estados Unidos, pelos próximos quatro anos e das delegações americanas que foram aos Jogos Olímpicos de 2012" - acrescentou. O periódico americano Wall Street Journal foi o primeiro a relatar as novas metas da cervejeira em ações de marketing esportivo para os próximos anos. A Anheuser-Busch enfatizou, recentemente, em entrevista à agência Reuters, que o patrocínio da Copa do Mundo irá desempenhar um papel crítico na comercialização de cerveja no próximo ano. "A Copa do Mundo vai ser uma grande plataforma para nós" - disse Dan McHugh, vice-presidente de mídia, patrocínio e ativação da Anheuser-Busch. "Nós temos uma grande oportunidade com a Copa do Mundo em 2010 em todo o mundo a partir de uma perspectiva de comercialização" - acrescentou. Embora a Anheuser-Busch InBev não divulgue o orçamento em publicidade, de acordo com estimativas da TNS Media Intelligence, a InBev gastou US $ 53,3 milhões no ano passado em anúncios de tv durante os Jogos Olímpicos de Beijing. A cervejeira aumentou os gastos em publicidade nos Estados Unidos em 17% no ano passado para um valor estimado de US$ 612,5 milhões, dos quais US $ 350 milhões foram gastos em anúncios de tv relacionados a esportes. A Anheuser-Busch InBev foi patrocinadora oficial internacional na categoria cerveja dos Jogos Olímpicos de Beijing.

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Redação Sport Marketing 

Olympikus ronda Grêmio

Ficam cada vez mais fortes as especulações de que a Vulcabras pode fechar acordo com o Grêmio. A marca teria intenção de substituir a Puma, marca alemã de materiais esportivos, que tem contrato com o time gaúcho até o fim do ano. Um fato que pode prejudicar a negociação é que o Grêmio mantém um acordo com a Fillon Confecção, empresa que administra a marca alemã, até o fim de 2010, com multa em caso de quebra de contrato. A Vulcabras é detentora das marcas Olympikus e Reebok.

Redação Sport Marketing

Energil C dá energia ao Cruzeiro

A EMS e seu carro-chefe, o Energil C, fecharam contrato pontual com o Cruzeiro. O patrocínio será durante as finais do Campeonato Mineiro. As duas marcas já apareceram na camisa do clube no último domingo, dia 26, e permanecerão no uniforme até a partida final, no dia 3 de maio. Os nomes EMS e Energil C estão estampados no peito e nas costas dos jogadores. Os valores da negociação não foram revelados. A marca já esteve estampada na camisa do Cruzeiro antes e também patrocinou o Ipatinga Futebol Clube, time do interior de Minas Gerais em 2008.

Redação Sport Marketing

Diadora perde Napoli para Macron

O Napoli anunciou contrato com a Macron que será a nova fornecedora de materiais esportivos do time a partir da próxima temporada. O contrato com o time é de três anos, no valor de US$1.2 milhões ano, somando um aporte financeiro total de US$3.6 milhões. A Macron entra no Napoli substituindo a Diadora. Os novos uniformes serão apresentados em julho. A Macron, fundada em 1971, é uma empresa italiana que patrocina também o Bologna.

Redação Sport Marketing

FIFA de olho na gripe suíça na África do Sul

A FIFA anunciou que irá supervisionar os casos de suspeita de gripe suína na África do Sul. A entidade está preocupada, uma vez que em seis semanas, o país irá organizar a Copa das Confederações. Dois casos de suspeita de gripe suína foram detectados nesta quarta-feira no país. O Instituto Nacional para as Doenças Transmissíveis anunciou que as autoridades sanitárias colocaram sob vigilância uma mulher que se deslocou ao México no início do mês e que apresentava sintomas da gripe. A porta-voz do Instituto, Lucille Blumberg, afirmou que a gripe suína não foi excluída relativamente a este caso. O segundo caso provável é um habitante de Gauteng que se deslocou igualmente ao México no início do mês e que apresenta sintomas similares."Esperamos que a gripe seja controlada antes que as sete equipes deixem os países para disputar na África do Sul a Copa das Confederações"- declarou o secretário-geral da FIFA, Jerôme Valcke, durante uma conferência de imprensa em Joanesburgo. Segundo ele, peritos médicos da FIFA devem reunir-se esta semana em Zurique (Suíça) para discutir a epidemia de gripe suína. Se os dois casos forem confirmados, serão os primeiros de gripe suína identificados na África do Sul e no continente africano.



Redação Sport Marketing

Havelange, Pelé e Lula - os reforços da campanha Rio 2016

Após a apresentação do presidente de honra da FIFA, João Havelange, que demonstrou o apoio aos Jogos, ao discursar em francês, o comitê Rio 2016 agora conta com mais dois reforços importantes que estarão defendendo a candidatura do Rio de Janeiro aos Jogos Olímpicos de 2016. O Rei Pelé e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se juntam ao Comitê Rio 2016 na apresentação da candidatura. Pelé e o presidente participarão de um jantar oferecido aos 13 membros do IOC - International Olympic Committee - Comitê Olímpico Internacional (COI) no Morro da Urca. Lula também visitará os integrantes do COI, à tarde, no Hotel Copacabana Palace. Amanhã, o rei do futebol estará no Maracanã, uma das instalações esportivas que serão visitadas pelos membros do COI. Hoje, a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff e o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, defenderão a candidatura do Rio. Os temas discutidos hoje são: cenário político, aspectos legais, formalidades e vistos de imigração, finanças e marketing. Na quarta-feira, os temas foram: Visão e Conceito dos Jogos; Meio Ambiente, Esporte e Instalações, Vila Olímpica, acomodações e transporte. "Com a minha idade, infelizmente já não tenho ambições esportivas. Mas tenho um desejo, que é oferecer ao Brasil e à América do Sul a organização dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos" - disse Havelange, integrante mais antigo do COI. A visita de inspeção do COI começou no dia 27 e termina no sábado.

Redação Sport Marketing

Ecclestone quer reduzir prêmios da F1 e FIA aprova teto orçamentário

Bernie Ecclestone, CEO da Formula One Management (FOM), tem planos de cortar pela metade o prêmio em dinheiro pago às equipes. De acordo com o jornal britânico Financial Times, Ecclestone tem como meta usar a verba economizada para reduzir os custos com aluguéis pagos aos circuitos que hospedam as corridas da F1. Outra notícia que anda agitando o circo da F1, é a decisão da International Automobile Federation (FIA) - Federação Internacional do Automóvel FIA em aprovar o teto orçamentário no valor de £ 40 milhões (quase R$ 129 mi) como limite voluntário. As equipes que se dispuserem a operar utilizando o teto terão maiores liberdades técnicas. O teto orçamentário será monitorado por uma nova Comissão de Custos que irá fiscalizar as despesas e terá a participação de um expert em finanças e de uma pessoa com experiência em automobilismo. Os membros serão indicados pelo Conselho Mundial de Esporte a Motor da FIA para ocuparem os cargos durante três anos. O limite de £ 40 milhões terá de ser cumprido entre 1º de janeiro a 31 de dezembro do próximo ano e deverá incluir todos os gastos das equipes, com exceções: motores (apenas em 2010), marketing, salários de pilotos e multas e penalidades impostas pela FIA, além de quaisquer itens que não influenciem no desempenho dos times. O número de carros no grid da F1 também vai aumentar a partir do próximo ano, quando serão 26 carros, dois a mais do que atualmente. A fim de estimular a entrada de novas escuderias, a FIA declarou que vai oferecer, em parceria com a FOM, o pagamento de taxas de participação, além de cobrir alguns gastos. Cada nova equipe receberá US $ 10 milhões (R$ 22 mi) ano, além de transporte grátis de dois chassis e mais dez toneladas de carga para todos os eventos da F1 fora da Europa, além de 20 passagens aéreas de classe econômica. Quatro equipes já demonstraram interesse em disputar a temporada 2010 da F1. USGPE, Lola, Aston Martin e iSport aguardavam o anúncio do valor do teto orçamentário para decidir o futuro na F1. As equipes que pretenderem disputar a temporada de 2010 serão confirmadas no próximo dia 12 de junho.

Redação Sport Marketing

Rio de Janeiro e Soccerex juntos até 2014

O Rio de Janeiro será a cidade sede da Soccerex de 2010-2013. A cidade carioca foi identificada como a mais adequada para receber o evento. "Estou encantado que a Soccerex vai ao Rio de Janeiro, após 3 anos com muito êxito em Gauteng, África do Sul. A Soccerex é uma marca global, empenhada em promover o mundo do futebol e é crucial que colocarmos o nosso produto no centro da indústria. Como anfitrião da Copa do Mundo FIFA 2014, o Brasil é um local ideal para os nossos objetivos estratégicos e no Rio, com sua paisagem ímpar e história no futebol, temos a localização perfeita" - disse Duncan Revie, CEO da Soccerex. "Será uma honra para o Rio de Janeiro sediar a Soccerex, o maior evento de negócios do mundo de futebol. Todos os delegados serão muito bem recebidos e farão excelentes negócios, inspirado por uma das mais belas definições no mundo. Estamos todos comprometidos com o sucesso da Soccerex no Brasil e com os braços abertos, como o Cristo Redentor, congratulamo-nos com o mundo do futebol para a cidade que, em 2014, esperamos que venha a acolher mais uma final da Copa do Mundo. Bem-vindo!" - disse Sergio Cabral, Governador do Estado do Rio de Janeiro.

Redação Sport Marketing

McCann Erickson e Sir Martin Sorrell disputam Jogos de 2012

A McCann Erickson, empresa do Grupo Interpublic, bateu a agência de publicidade Sir Martin Sorrell, do grupo WPP e ganhou o contrato para promover os Jogos Olímpicos de Londres 2012. De acordo com o jornal britânico Financial Times, a McCann Erickson irá assinar o acordo com o LOCOG - London Organizing Committee Olympic Games - Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Londres - após oferecer na licitação uma quantia "significativamente maior" do que a WPP. Esta é a primeira vez que as empresas foram convidadas a pagar pelo privilégio. Especula-se que a McCann Erickson ofereceu cerca de US$15 milhões em serviços para se tornar patrocinadora do nível três do programa de marketing do LOCOG, tornando-se, assim fornecedora oficial de publicidade dos Jogos, ao lado de Boston Consulting Group, Adecco e chicletes Trident. "Estamos extremamente entusiasmados de começar a trabalhar com o LOCOG. Mas nada foi assinado até agora. Nós estamos esperando a notícia ainda nesta semana" - disse um porta-voz da McCann Erickson que assumirá a conta detida pela Chime Communications, que realizou um contrato de um ano com o LOCOG antes da entrega da bandeira olímpica à cidade de Londres.
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Sport Marketing: LOCOG busca agência de publicidade para 2012
Sport Marketing: Saatchi & Saatchi prepara campanha para Londres 2012
Sport Marketing: LOCOG procura agência para idealizar mascote
Sport Marketing: Agências publicitárias se desligam dos Jogos de ...
Sport Marketing: Lloyds TSB patrocina filme para promessas olímpicas
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Sport Marketing: British Airports Authority negocia com LOCOG

Redação Sport Marketing

MTV apoia candidatura do Rio aos Jogos de 2016

O programa "MTV na rua" será gerado ao vivo do Rio, hoje e amanhã, mais precisamente da praia de Copacabana. A apresentação, como sempre, será de Penélope Nova e Felipe Solari. O programa aproveita a visita do IOC - International Olympic Committee - Comitê Olímpico Internacional - COI e incentiva a escolha do Rio para sede dos Jogos Olímpicos de 2016.


Redação Sport Marketing

FIA pretende lançar cartão de crédito da F1

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e a Corpcom, empresa especializada na emissão e gestão de cartões de crédito, fecharam acordo. A empresa será responsável pela produção do cartão de crédito da F1. O lançamento será em um evento no Amber Lounge, em Barcelona. Na ocasião, serão apresentados detalhes sobre os privilégios do cartão da F1.

Redação Sport Marketing

Duque de Caxias firma parceria com agência de marketing esportivo

O Duque de Caxias firmou acordo com a Agência de marketing esportivo Estádio Brasil. De acordo com a assessoria de imprensa, a iniciativa tem como objetivo tornar a marca do Gigante Tricolor da Baixada mais próxima de torcedores e futuros investidores através de ações relacionadas á presença do clube na Série B do Campeonato Brasileiro. A nova parceira vai gerenciar, também, a venda de produtos licenciados do clube através de canais eletrônicos e telefônicos nos mais diversos pontos credenciados pela empresa em todo o país "Este acordo permitirá levar a marca Duque de Caxias aos simpatizantes no Brasil e garantir a estabilidade financeira da entidade em um futuro próximo" - disse o presidente Luis Carlos Áreas, o Pinga. Os números que envolveram a negociação não foram revelados.

Redação Sport Marketing