28 de abr de 2009

Milan anuncia perdas

O Milan anunciou perdas de 66,8 milhões de euros (aproximadamente R$ 194 milhões), nas contas que marcam o fim do ano fiscal de 2008. Um dos motivos seria a ausência do time na Copa dos Campeões. A equipe registrou faturamento de 237,9 milhões de euros (R$ 689 milhões) no último exercício fiscal.





Redação Sport Marketing

David Beckham no auge do mundo da moda

O fenômeno do marketing David Beckham, recentemente, apontado como o jogador de futebol mais rico do mundo, segundo ranking publicado pelo The Sunday Times, inova mais uma vez. De acordo com o site “WWD”, o jogador do Milan colaborou com James Bond, proprietário da loja de sapatos esportivos Undefeated, para a criação da nova linha masculina outono-inverno da Adidas. David e a esposa Victoria Beckham, recentemente, foram eleitos o casal mais bem vestido entre as celebridades. Já o site da revista "People" destaca que David está pensando em ter uma própria coleção de roupas. Além da Adidas, David tem contrato com várias marcas, entre elas a Emporio Armani.

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Sport Marketing: Beckham grava comercial da Adidas
Sport Marketing: David Beckham e o toque de Midas
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Sport Marketing: O boneco David Beckham
Sport Marketing: Motorola satisfeita com David Beckham
Sport Marketing: Motorola transforma Beckham em homem biônico
Sport Marketing: David Beckham é garoto propaganda da Emporio Armani
Sport Marketing: David Beckham encerra parceria com Pepsi
Sport Marketing: David Beckham grava comerciais de patrocinador

Redação Sport Marketing

Chemtech patrocina Copa Campus UFRJ

A empresa de engenharia química Chemtech irá batizar a 11ª edição da Copa Campus UFRJ. "A Chemtech é uma empresa que tem por característica apoiar as atividades universitárias, tanto no Rio de Janeiro quanto no Brasil inteiro. Nós já patrocinávamos o surf da UFRJ. Ano passado nós patrocinamos a equipe do Tornassol. Mas nosso objetivo não é patrocinar só uma ou duas equipes e sim patrocinar eventos, principalmente, na área universitária. Porque mesmo não tendo visibilidade em termos de mídia, tem uma visibilidade para os alunos da universidade, o que interessa muito à empresa, quer seja na área de engenharia, onde ela atua, quer seja na área de administração, de marketing, de eventos, de comunicação ou de contabilidade" - declarou coordenador de eventos da empresa de engenharia química, Luciano Galvão. Os valores do patrocínio não foram divulgados.

Redação Sport Marketing

Santos adere ao patrocínio pontual

O Santos FC resolveu aderir à possibilidade de ter um patrocínio pontual para a finalíssima do Paulistão, domingo, às 16 horas, no Pacaembu, contra o Corinthians. O clube negocia estampar patrocínio no calção, nunca comercializado antes. Seis empresas, cujos nomes ainda são mantios em sigilo, procuraram o clube da Vila Belmiro com essa finalidade. Estava praticamente acertado acordo com uma escola de idiomas já para o primeiro jogo da decisão. Os calções teriam sido produzidos, mas não chegaram em tempo. Outros times já realizaram este tipo de ação que está virando uma tendência nestes tempos de crise financeira mundial, a qual prevê uma entrada de dinheiro imediata: Corinthians, Vasco e Cruzeiro são exemplos. No caso do time do Parque São Jorge, a Bozzano estendeu o patrocínio até 2010 e o Banco PanAmericano estuda a possibilidade de seguir o time no Campeonato Brasileiro.

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Redação Sport Marketing

Criciúma procura patrocínio para projeto social

Dirigentes do Criciuma estiveram em São Paulo, onde realizaram uma reunião com o Bradesco.O banco foi sondado sobre a possibilidade de participar financeiramente do projeto de formação de atletas de futebol não profissional elaborado pelo Criciúma e já aprovado pelo Ministério do Esporte. "Nos reunimos com a diretoria do Bradesco, fizemos a explanação sobre o projeto, foi uma conversa bem interessante. Eles se comprometeram a nos ajudar e agora é esperar um pronunciamento do banco. Essa semana, eles devem nos ligar para nos dizer o que podem nos repassar"- afirmou Edson Búrigo. O projeto, de cunho social, inicialmente irá baranger 140 adolescentes, na faixa etária de 12 a 19 anos, pertencentes a classes sociais menos favorecidas, desde que inscritos na rede de ensino público de Criciúma e região. O investimento total previsto é de quase R$ 3 milhões. "Estamos em contato com outras empresas para buscar esses recursos como Itaú, Tractebel e Celesc"- informou o presidente do clube Edson Búrigo.

Redação Sport Marketing

Falta visão e humildade ao marketing do Flamengo

A falta de visão administrativa e, principalmente, de humildade são os principais adversários do departamento de marketing do Flamengo e, consequentemente, dos torcedores do time da Gávea. Apontado como 'falido' pelo ex-jogador Leonardo, atual gestor do Milan, criticado pelo Rei Pelé e atolado em dívidas, o clube se dá ao luxo de não aderir e recusar patrocínios pontuais, de ocasião, aqueles fechados por apenas um jogo. Outros times grandes como Corinthians, Vasco, Cruzeiro já aderiram à ação que proporciona uma verba 'pequena', mas imediata. O Santos FC já pensa em aceitar essa nova tendência e opção que se abre, como uma porta de salvação para o período em que a saúde financeira mundial está comprometida, refletida nos cortes de ações em marketing esportivo pelas empresa de todo o mundo. O torcedor flamengista não merece a atual ameaça de falência que ronda o time da Gávea, o qual está sem patrocínio de camisa desde o fim da parceria com a Petrobras. Algumas empresas até procuraram o marketing do clube interessadas em fechar acordos para as finais do Campeonato Carioca, mas tiveram, prá variar, uma péssima receptividade, marca registrada do marketing do clube, que tem um longo histórico de problemas de relacionamento com alguns parceiros como a própria Petrobras e Nike. "Já nos procuraram, mas não topamos. Não queremos ficar estampando toda hora uma marca diferente na camisa" – explicou o vice-presidente de finanças, Sebastião Pedrazzi ao portal GloboEsporte.com. "Não faz parte da nossa estratégia. Queremos preservar o espaço para o novo patrocinador. E olha que tivemos boas propostas. Só vamos aceitar se for por um valor realmente irrecusável, o que acho difícil" - tentou explicar o diretor de marketing do clube, Ricardo Hinrichsen ao repórter Cahê Mota do portal GloboEsporte.com. "Podemos até entrar em acordo, mas no Flamengo não é tão simples como nos outros clubes. O patrocínio precisa ser referendado pelo conselho, há todo um procedimento e não teríamos tempo para colocar na camisa já para domingo. É muito improvável" - acrescentou. Apesar da falta de visão, uma coisa é certa, o 'jurássico' modelo de gestão do Flamengo, engessa qualquer possibilidade de articulação rápida do marketing e prejudica qualquer tipo de modernização. Quem sofre com isso? Os jogadores, os funcionários, os atletas olímpicos e o coitado do torcedor.

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Redação Sport Marketing

Santander conversa com Ferrari

O Santander pode ser a primeira empresa a deixar a McLaren. O êxodo dos patrociandores é uma ameaça que a equipe sofre desde que se envolveu em vários escândalos. A equipe inglesa
foi desclassificada do GP da Austrália por ter omitido informações em uma situação envolvendo a ultrapassagem de Jarno Trulli, da Toyota, sobre Lewis Hamilton em um momento de safety car na pista. Por causa disso, o time liderado por Martin Whitmarsh corre o risco de ser excluído do campeonato deste ano. Emilio Botín, presidente mundial do banco espanhol que já aventou a possibilidade de ir à Ferrari, de acordo com o jornal "Marca", reuniu-se por 20 minutos com Luca di Montezemolo, presidente da Ferrari. Ainda de acordo com o periódico, Botín também conversou com Fernando Alonso e Bernie Ecclestone, aumentando os boatos sobre ida do piloto espanhol para a escuderia italiana.

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Sport Marketing: Santander se prepara para GP da Inglaterra
Sport Marketing: Santander aperta cerco na F1

Redação Sport Marketing

Copa de 2014 já aquece setor hoteleiro

A Copa do Mundo de 2014, no Brasil está alavancando os investimentos da rede hoteleira, No Rio de Janeiro empresários do ramo pretendem investir cerca de R$ 1 bilhão na construção de 19 novos hotéis. "Cerca de R$ 1 bilhão de empresas privadas estão sendo investidos nesses hotéis, que vão ficar prontos a partir de 2011" – disse o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH-RJ), Alfredo Lopes, ao acrescentar que mais R$ 10 milhões serão investidos pelo governo do estado na divulgação da cidade em outros estados e países. Para a Copa, o estado solicitou US$ 187 milhões ao BID para desenvolver 87 novos projetos.


Redação Sport Marketing

UEFA vende direitos de tv para SkyPerfecTV

A UEFA atribuiu os direitos de transmissão relativos a várias competições de clubes no Japão à SkyPerfecTV. Os direitos dizem respeito à UEFA Champions League de 2009-12, à SuperTaça Europeia de 2009, 2010 e 2011 e à UEFA Europa League de 2009-12. Os valores da negociação não foram revelados. A SkyPerfecTV, operadora líder no Japão, vai oferecer uma extensa cobertura de cada competição no formato de jogos. De acordo com o portal oficial da UEFA, o operador irá ainda explorar os direitos de cada competição via Internet em http://www.skyperfectv.co.jp/ e através de celular. "A UEFA está bastante satisfeita por confirmar esta nova parceria através da qual serão transmitidas ambas as competições no Japão nas próximas três temporadas" - afirmou o Secretário-Geral da UEFA, David Taylor. "A SkyPerfecTV já provou ser um excelente parceiro da UEFA Champions League nas temporadas mais recentes e estamos ansiosos em dar continuidade a esta relação com a nova UEFA Europa League". A TEAM Marketing AG é a agência exclusiva de marketing da UEFA para a UEFA Champions League, SuperTaça Europeia e UEFA Europa League.

Redação Sport Marketing

Copa Davis tem novo patrocinador oficial

Belén Amatriain, diretora de Marketing Global de Telefonica S.A e Francesco Ricci Bitti, presidente da International Tênis Federation - Federação Internacional de Tênis (ITF), fecharam contrato de parceria que torna a Telefonica patrocinadora oficial da Copa Davis 2009. Com este patrocínio, a Telefonica se situa entre as marcas de referência no esporte mundial. A marca já está presente na F1, Volvo Ocean Race, além de apoiar os esportes olímpicos e paraolímpicos. "O carácter global da Copa Davis nos permitirá associar nossas marcas -Telefonica, Movistar y O2 - a emoção e paixão que desperta a competição entre os torcedores. A partir deste contrato, até o nosso sócio, a China Unicom, poderá utilizar a marca nas eliminatórias disputadas em território chinês” - disse Amatriain. Como patrocinadora oficial da Copa Davis, a Telefonica, além de aporte financeiro, cujos valores não foram revelados, também irá colaborar com o "live scoring" e dar suporte tecnológico para as salas de imprensa e oferecer experiência em telecomunicações para o torneio em todo o mundo, assim como para a ITF e para p portal oficial do torneio na web (daviscup.com y daviscup.com/es). Uma das primeras ações da Telefonica como patrocinadora será uma exposição, nos dias 1,2 e 3 de maio, da taça da Copa Davis em uma das lojas em Madrid para que todos os clientes tenham acesso e possibilidade de tirar fotografias com o troféu. O contrato também permitirá que a Telefonica ofereça aos fãs da Copa Davis, sempre com a supervisão da Federação Internacional de Tênis, a oportunidade de acompanhar alguns dos melhores tenistas do mundo. A Copa Davis tem 110 anos de história e é o torneio anual de tênis internacional com mais participantes do mundo. Na edição deste ano, participam 128 países e desperta o interesse de mais de um milhão de pessoas em todo o mundo.

Redação Sport Marketing

Obras atrasadas e com falhas no Estádio de Luanda

O futuro estádio de Luanda, que será uma das sedes do Copa Africana das Nações (CAN) sofreu uma inspeção do chefe da Comissão de Inspeção da Confederação Africana de Futebol, o argelino Mohamed Raouraoua que parece não ter gostado do que viu. Após a visita, Raouraoua reuniu de imediato a direcção do Comitê Organizador e os fiscais das obras, tendo deixado algumas recomendações. Especula-se que o inspetor encontrou irregularidades que podem comprometer a inauguração do estádio. A cobertura da arena termina em agosto. Os fiscais da empresa Soenco Projecto & Consultoria garantem que o campo vai ser entregue aos ministérios das Finanças e das Obras Públicas em outubro. A inauguração está marcada para 11 de novembro, com um jogo internacional. Estão envolvidos na empreitada 800 trabalhadores, dos quais 250 angolanos, que funcionam em três turnos de segunda a domingo. O efetivo de operários vai ser reforçado brevemente, por causa do atraso. A Comissão de Inspeção foi acompanhada pelos membros da agência SportFive.

Leandro Rabello - Correspondente Sport Marketing - Londres

Copa 2014 inspira mercado de palestras

O presidente da São Paulo Turismo, Caio Luiz de Carvalho, é um dos palestrantes do “Fórum ESPM Copa 2014 – Os impactos econômico-sociais e as oportunidades de negócios”. O evento acontece até quarta-feira no Campus Rodolfo Lima Martensen da ESPM, na Vila Mariana, SP. Caio coordena o Comitê de Candidatura de São Paulo para o Mundial e fará uma palestra com o tema “Visão do Governo Paulista sobre a Copa 2014” . O Fórum ESPM Copa 2014 contará com uma série de palestrantes como João Paulo de Jesus Lopes, membro do conselho deliberativo e diretor de futebol do São Paulo Futebol Clube, Tullio Formicola - diretor geral comercial e de marketing da Reebok que falará sobre Visão das Empresas sobre a Copa 2014, entre outros.
Redação Sport Marketing

Corinthians planeja lançar filme sobre Ronaldo

O Corinthians planeja gerar mais lucros futuros em cima da imagem e marca Ronaldo. O Timão pretende lançar um filme oficial sobre a volta e recuperação do craque Ronaldo para o futebol. O marketing do Timão prevê o lançamento para 2010 no mesmo modelo do recém-lançado longa-metragem sobre a torcida alvinegra chamado "Fiel". A história e trajetória de Ronaldo são temas épicos de vitória e o foco do filme seria o retorno do camisa 9 após o rompimento dos ligamentos do joelho esquerdo em fevereiro, quando ainda era jogador do Milan.


Redação Sport Marketing

Adidas fecha contrato com time inglês

Adidas e o time inglês Plymouth Argyle fecharam contrato. O fabricante alemã substitui a Puma como fornecedora de materiais esportivos da equipe. O acordo comercial é o maior negócio na história do clube da segunda divisão inglesa. O contrato de três anos prevê um aporte total no valor de US$1.95 milhões. O Argyle entra para a seleta lista de clubes ingleses que têm negócios com a Adidas no Reino Unido, da qual faz parte Liverpool e Chelsea. A marca também fornece kits para as seleções da França, Alemanha, Argentina e Espanha, entre outros campeões europeus, e outros clubes como Real Madrid, AC Milan, Bayern de Munique. "Estamos encantados em poder trabalhar com a Adidas, uma marca famosa mundialmente pela excelência" - disse o diretor do Argyle, Michel Dunford. O Plymouth será o segundo clube da segunda divisão inglesa patrocinado pela Adidas. O outro clube é o Derby County.

Redação Sport Marketing

Anheuser-Busch InBev estende patrocínio lacrosse

A Anheuser-Busch InBev e a Major League Lacrosse estenderam o contrato de patrocínio por mais dois anos. Neste período a InBev seguirá explorando a marca Bud Light como patrocinadora oficial da categoria cerveja da MLL. Durante toda a temporada regular, a Bud Light realizará ações com o principal jogador da partida, além de promoções com os torcedores nos intervalos dos jogos. A Anheuser-Busch InBev também continua a ser patrocinadora titular do All-Star Game Bud Light Skills Competition.

Redação Sport Marketing

Mercado: Mastercard renova parceria com Tam Viagens

A Mastercard renovou com a Tam Viagens o “Programa Surpreenda. Fazer alguém feliz não tem preço”. A iniciativa é, na verdade, uma ampliação do que a empresa de cartões já vinha fazendo com a Tam Viagens e que fez o share dos cartões Mastercard com a operadora subirem de 19% para 71%. O programa funciona com a mecânica “paga 1, leva 2”, isto é, ao comprar qualquer produto e pagar com os cartões Mastercard, de crédito ou débito, o usuário, desde que cadastrado no site http://www.naotempreco.com.br/, acumula pontos. A diferença dos programas tradicionais é que neste caso cada compra, de qualquer item, em qualquer estabelecimento, vale um ponto, independentemente do valor. E cada 15 pontos valem um voucher que "o consumidor poderá trocar por uma viagem para qualquer destino operado pela Tam Viagens onde o seu acompanhante viajará de graça" - destacou a diretora de Marketing para o Consumidor da Mastercard Brasil, Cristina Paslar.


Redação Sport Marketing