23 de abr de 2009

Banco PanAmericano fecha com Corinthians

O Corínthians fechou um acordo com o Banco PanAmericano, braço financeiro do Grupo Silvio Santos. O apoio é válido apenas para os dois jogos da decisão do Campeonato Paulista. O patrocínio pontual dará ao Grupo direito de estampar a marca nos calções dos jogadores do Timão, com possibilidade do contrato de estender até o final da temporada. Os valores não foram divulgados. "As finais serão uma grande oportunidade de exposição de nossa marca e estamos muito otimistas quanto ao resultado e ao retorno. Estamos estudando também adquirir a cota de patrocínio para o resto do ano" - explicou Rafael Palladino, diretor superintendente do Banco PanAmericano, em comunicado distribuído pela assessoria de imprensa da instituição. Esta é a primeira vez que o banco investe no futebol. 

Redação Sport Marketing

Botafogo reúne empresas para fortalecer departamento olímpico

O diretor de esportes olímpicos do Botafogo, Miguel Ângelo da Luz, e dirigentes do departamento de marketing do clube pretendem iniciar uma série de negociações para fortalecer o desenvolvimento de esportes olímpicos. Para tal, está agendada uma reunião, na qual serão discutidos investimentos. Estarão presente membros da Unimed e de outras duas grandes empresas, cujos nomes são mantidos em sigilo, todas interessadas em patrocinar algumas modalidades no Botafogo, exceto o futebol. A Liquigás, patrocinadora do Alvinegro, aceitou outras marcas no uniforme do time, mas continuará estampando a marca nos shorts e mangas das camisas. Aos outros patrocinadores restará estampar os logotipos no peito e nas costas. O Botafogo tem como meta formar equipes competitivas no basquete, vôlei, remo, pólo aquático e natação.
Redação Sport Marketing

COI elogia Londres após visita de avaliação

Denis Oswald, presidente da comissão de coordenação do IOC - International Olympic Committee - Comitê Olímpico Internacional (COI), ressaltou que a crise econômica não afeta a evolução das obras para os Jogos de Londres. "Londres está no caminho certo. Fiquei muito surpreso com a evolução na construção do Estádio Olímpico, a piscina e a Vila Olímpica"- admitiu Oswald durante coletiva de imprensa na capital britânica, após uma visita de três dias à sede dos próximos Jogos Olímpicos. O LOCOG - London Organizing Committee Olympic Games - Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Londres arrecadou até o momento em patrocínio 500 milhões de libras (cerca de 550 milhões de euros).

Redação Sport Marketing

Massa visita sede da Etihad Airways

O piloto brasileiro Felipe Massa esteve na sede da Etihad Airways para cumprir agenda de compromissos com a companhia aérea patrocinadora da Ferrari. Massa brincou de "pilotar" um avião em um simulador de vôos da empresa, tirou fotos com funcionários da empresa. O piloto passou por Dubai, antes de ir para o Bahrein para a preparação para a próxima corrida, neste domingo, quando vai tentar pontuar pela primeira vez nesta temporada da F1.

Redação Sport Marketing

Schincariol denuncia propaganda de Ronaldo no Conar

A Cervejaria Schincariol enviou uma denúncia ao Conselho de Autorregulamentação Publicitária (Conar), pedindo a suspensão do spot comercial da Brahma, em que o jogador Ronaldo aparece como protagonista. A cervejeira entrou com uma representação, apontando aspectos que julga irregulares na propaganda. O processo foi instaurado na última segunda-feira e o julgamento da denúncia pode levar entre 20 a 30 dias. De acordo com matéria publicada no portal Último Segundo, a agência África, que criou a peça, já fez ajustes no comercial no qual, agora, Ronaldo não aparece mais com o copo de cerveja na mão e também deixou de dizer que era "um brahmeiro" - expressão trocada por "um guerreiro". A Schincariol argumenta, na denúncia, que o jogador tem forte influência sobre o público infantil e que, por isso, não deveria aparecer em comercial de cerveja. Considera também que, por ser um jogador de futebol, um esporte olímpico, o jogador estaria impedido de vincular a imagem a produtos alcoólicos, já que o Conar condena esse tipo de associação e que o comercial, tem um apelo que induz o consumidor a atrelar o êxito de Ronaldo ao fato de ele ser 'um brahmeiro'. "Nas pesquisas internas de avaliação do efeito desse filme, ele foi muito bem, porque gera uma empatia com o público, que aprecia os que lutam para superar dificuldades. É essa a mensagem que queremos colar ao apelo de ser um brahmeiro" - disse o diretor de marketing da AmBev, Carlos Lisboa.

Redação Sport Marketing

FIA exclui salários e publicidade de teto orçamentário

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) decidiu excluir os salários dos pilotos e os custos com publicidade do teto orçamentário opcional a ser introduzido na equipes na próxima temporada. O presidente da entidade máxima do automobilismo, Max Mosley, enviou às equipes uma carta, solcitando que informem até o fechamento de acordos se o teto de 30 milhões de libras terá de ser revisado. As escuderias que aceitarem o teto terão liberdade técnica muito maior do que as equipes que preferirem continuar com orçamentos ilimitados, teoricamente permitindo que uma escuderia seja competitiva com menos dinheiro. A Lola já mostrou interesse em entrar na categoria com tal teto, entretanto, 'a Mercedes pensa em deixar F1, por causa da baixa remuneração e especialmente pela crise mundial' – foi o que declarou Helmun Lense, presidente da Daimler, empresa que pertence a Mercedes-Benz, ao jornal alemão, Stuttgarter Zeitung. "A Daimler tem o objetivo de se destacar nas chamadas, tecnologias verdes. A F1 é adequada para isso? Seria um bom momento para deixar a F1 e se focar nos motores mais limpos?" - levantou a questão o empresário.

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Redação Sport Marketing

Comitê Olímpico Chinês copia programa de marketing do COI

Os Jogos Olímpicos de Beijing renderam ao Olympic Chinese Committee - Comitê Olímpico Chinês (COC) cerca de US$ 60 milhões. O evento também garantiu outros US$ 60 milhões para financiar os atletas chineses na preparação para os Jogos de Londres 2012. Para completar o considerável financiamento estatal, o COC desenvolveu um ambicioso programa de marketing olímpico, com base no modelo do programa TOP do IOC - International Olympic Committee - Comitê Olímpico Internacional (COI). Atualmente, o COC tem apenas duas categorias de patrocínio das quais fazem parte as empresas Heng Yuan Xiang, fornecedora de roupas para a seleção em cerimônias formais e eventos e a Anta, fabricante de materiais esportivos para competição. "Temos ainda muitas outras categorias disponíveis, tais como: serviços bancários, automóveis, seguros, produtos lácteos etc"- disse Wang Jun, vice-presidente do COC, durante coletiva de imprensa. Ao que tudo indica, a realização dos Jogos Olímpicos serviu para a China abrir os olhos para o mundo. O novo programa de marketing do COC é aberto para empresas chinesas e internacionais. "Nós vamos negociar com marcas nacionais e estrangeiras. Os preços são os mesmos para garantir uma concorrência leal"- esclareceu Ma Jilong, diretor de marketing do COC. A China liderou o quadro de medalhas, com 51 de ouro. Mesmo após a crise econômica mundial, o país pretende capitalizar o sucesso para montar uma grande delegação olímpica para 2012. O investimento em esporte para a população em geral é a maior plataforma da política esportiva do governo chinês, o que garante um reflexo positivo sobre a indústria do esporte no país. Estatísticas mostram que a indústria do esporte cresceu mais rapidamente do que qualquer outro setor em todas as províncias chinesas após os Jogos Olímpicos de 2008.

Redação Sport Marketing

FIFA fecha acordo com joalheria para fabricação de anel da Copa 2010

A FIFA e representantes de uma joalheria da Colômbia assinaram um acordo para a fabricação de 700 mil anéis oficiais da Copa do Mundo de 2010. O anel da Copa da África do Sul terá uma bola de futebol no meio e será oferecido em diversas opções de metais. Os preços vão variar entre US$ 1 mil e US$ 24 mil. "As negociações demoraram dois anos e a jóia oficial será colecionável" - afirmou um porta-voz da Prefeitura da cidade colombiana de Bucaramanga. "Haverá um anel feito com uma combinação de ouro e prata pelo valor de US$ 1 mil. Também haverá outro feito de ouro branco com esmeraldas colombianas. Este custará cerca de US$ 24 mil. Ainda teremos um modelo mais barato, para servir de recordação a quem for assistir ao Mundial" - acrescentou. 

Redação Sport Marketing

IMG fecha com tenista russa

A agência IMG fechou contrato de representação com a tenista russa Vera Zvonareva. Os valores da negociação não foram divulgados, mas após o acordo, a IMG passou a girir, com exclusividade, a marca Zvonareva no mercado mundial. Ben Crandell, em Bradenton, Florida, será responsável pela conta. Zvonareva, 24 anos, ocupa atualmente a sexta colocação no ranking do WTA Tour.

Redação Sport Marketing

Rede Record disposta a pagar caro pelos Jogos de 2016

Independente de qual cidade ganhar a candidatura dos Jogos Olímpicos de 2016, a Rede Record já articula a compra dos direitos de transmissão do mega evento. Após ter garantido a transmissão dos Jogos de 2012 com exclusividade na TV aberta, a Record quer repetir a dose. Segundo informação divulgada pelo colunista de TV Flávio Ricco, a emissora está disposta a desembolsar até US$100 milhões, um valor alto, comparado aos US$ 60 milhões pagos pela Record para os Jogos de Londres. 

Redação Sport Marketing

Lloyds TSB pretende expandir Programa olímpico

O Lloyds TSB, patrocinador local dos Jogos de Londres 2012, pretende expandir o Programa Heróis Olímpicos que apoia atletas de elite de todo o Reino Unido. A decisão ocorreu após uma pesquisa de mercado que revelou a questão do financiamento como maior obstáculo para os futuros atletas olímpicos e paraolímpicos. Realizada pela SportsAid - uma instituição de caridade que ajuda atletas britânicos de base, indicou que os custos durante a formação do atleta são a maior preocupação e destaca que um jovem atleta gasta, em média, mais de £ 5000 por ano para continuar no esporte. Com base nestes dados, o Programa Heróis Olímpicos do Lloyds TSB, vai agora organizar oficinas destinadas a futuros talentos do esporte a fim de gerir eficazmente os compromissos esportivos e educacionais, para que os jovens possam se preparar para a vida como atleta de elite. As oficinas serão realizadas em toda a Grã-Bretanha e contará com mais de 50 atletas do Programa Heróis Lloyds TSB de todo sul da Inglaterra. Treinadores e atletas bem sucedidos, como Alumni Mark Foster irão participar das oficinas para fornecer inspiração e conselhos práticos sobre uma série de questões, incluindo nutrição, saúde e fitness, estilo de vida, gestão e psicologia esportiva. O Programa Heróis do Lloyds TSB está no segundo ano de atividade e apoia 271 atletas olímpicos e paraolímpicos em fase de desenvolvimento de toda a Grã-Bretanha, fornecendo a cada um desses atletas £ 1000 - 20% da despesa anual média nas atividades esportivas.

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Redação Sport Marketing

Distell divulga investimento em Copa 2010

A fabricante de vinhos sul-africana Distell divulgou o valor do contrato fechado para ser a parceira oficial da Copa do Mundo de Futebol FIFA 2010. A empresa, que já lançou no mercado, uma edição limitada de vinhos Nederburg em alguns países como: Irlanda, Alemanha, Canadá, Reino Unido etc, está pagando para utilizar o logotipo da Copa da áfrica do Sul, US$4 milhões por dois anos de contrato. "Como a marca Nederburg é líder sul-africana de vinho em vários mercados internacionais, e como a nossa intenção é construir uma melhor plataforma no Reino Unido, é uma grande oportunidade trabalhar com a FIFA" - disse Sarah Gandy, gerente de marketing para Distell Europa.

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Redação Sport Marketing

Basquete do Flamengo fecha patrocínio 'tampão'

O Flamengo acertou patrocínio com a empresa Cia do Terno. O contrato é tampão - apenas dois meses. O valor irá pagar, pelo menos, a folha salarial da equipe até o final da NBB - R$ 400 mil. "O valor que eles estão dando é a cota mínima, mas ajuda muito. Quando eu entrei na administração, o basquete tinha quatro meses de atraso no salário. Agora tem apenas dois. Com este valor, a venda de camisas no site e a comercialização de jogos, vamos terminar nossa administração com os salários zerados" - afirmou ao portal Globo.com, João Henrique Areias, diretor de esportes olímpicos do Rubro-Negro.

Redação Sport Marketing