17 de abr. de 2009

Volvo Ocean Race se prepara para 2011/12

A Volvo Event Management UK (VEMUK), organizadores da Volvo Ocean Race, nomeu a agência de marketing esportivo The Sports Consultancy (TSC) para gerir a edição do evento pós 2011/12. Esta é a terceira vez que a agência assume essa conta, inclusive na atual edição da corrida. Cada porto paga uma taxa na região de US$ 2,5 milhões para acolher uma etapa da corrida. "A agência tem uma forte herança em todos os aspectos comerciais da vela internacional, bem como um grande histórico de parcerias bem sucedidas nas cidades anfitriãs. Acreditamos que os portos que acolhem a corrida desempenham um papel fundamental no processo de desenvolvimento do evento " - disse o executivo-chefe da VEMUK, Knut Frostad. A Volvo Ocean Race é a mais famosa regata de volta do mundo. A rota atual da corrida  abrange cerca de 39.000 milhas náuticas e espera alcançar uma audiência televisiva cumulativa de dois bilhões mundialmente.

Redação Sport Marketing

Londres prepara centro de imprensa

O LOCOG - London Organizing Committee Olympic Games - Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Londres - anunciou que já teve início a construção do centro de imprensa dos Jogos de 2012. A construção começa um mês antes do previsto, é uma das principais arenas dos Jogos e irá receber mais de 20 mil jornalistas durante o evento. As obras do Media Center estão orçadas em US$ 530 milhões (R$ 1,16 bilhões). Depois do evento, a instalação será utilizada como espaço comercial. 

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Redação Sport Marketing

Comitê Olímpico Japonês fecha com sete patrocinadores

O JOC - Japanese Olympic Committe - Comitê Olímpico Japonês anunciou negociações com sete empresas locais, como parte do recém lançado Programa de Marketing Ouro. Os novos parceiros são: Asahi Breweries; Ajinomoto; NTT Docomo; Tokio Marine Holdings; Nippon Life Insurance Company; Yahoo Japan Corporation e Toyota Motor Corporation. De acordo com a mídia local, cada empresa irá realizar o aporte financeiro de US$1,5 milhão por ano durante o próximo quadriênio. No total, o JOC irá receber US$42 milhões em aporte financeiro e suporte. Os novos parceiros terão direito de usar imagens de atletas japoneses vinculados ao JOC, assim como apoiar e financiar todos os esportes olímpicos e atletas. A meta é promover do Movimento Olímpico no país. O Programa de Marketing Ouro foi criado no início deste ano, como um grupo de alto nível de patrocínio. "As empresas que concordaram em se tornar patrocinadores ouro do JOC são mundialmente reconhecidas. Além disso, são empresas japonesas com uma profunda compreensão de nossa filosofia." A notícia dos novos patrocinadores foi anunciada no final da visita da Comissão de Avaliação do IOC - International Olympic Comittee - Comitê Olímpico Internacional, que foi a Tóquio, avaliar a estrutura da cidade que é uma das quatro concorrentes a sediar os Jogos Olímpicos de 2016. A extensão de todos os sete contratos de patrocínio dependerá do êxito da candidatura da cidade. Os acordos atualmente estão previstos para terminar no fim de 2012, cobrindo os Jogos Olímpicos de Inverno Vancouver 2010 e Jogos Olímpicos de Verão em Londres 2012. Caso Tóquio ganhe o direito de hospedar os Jogos de 2016, os acordos terminam em dezembro de 2010 para permitir que o Comitê Organizador possa lançar o programa de marketing local para realização do evento.

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Jing Wang - Correspondente Sport Marketing - China

Ponte Preta comemora título de 69

A Ponte Preta pretende fazer, neste sábado, uma homenagem à conquista do título da Divisão de Acesso do Paulista de 1969. Em comemoração aos 40 anos do título, o time irá vestir contra o Santo André, pela semifinal do Título do Interior, uma camisa réplica da usada em 69, quando o time profissional conquistou o único título oficial em 109 anos. "É um uniforme muito bonito e queremos fazer uma homenagem ao clube e à nossa torcida"- explicou o diretor de marketing da Ponte, Márcio Della Volpe.

Redação Sport Marketing

VISA lança promoção 'Ganhar'

Visa Inc, parceira oficial da FIFA, desenvolveu a promoção “Ganhar”. Os portadores de cartões premiados vão ganhar ingressos para assistir os jogos da Copa das Confederações da FIFA, na África do Sul, a Copa do Mundo Sub-20 da FIFA no Egito ou para a Copa do Mundo de Beach Soccer da FIFA em Dubai. Os usuários também concorrem a milhares de cartões pré-pagos no valor de R$ 400,00. Para saber mais detalhes sobre a promoção VISA ''Ganhar'' acesse www.visa.com.br/futebol. Recentemente, a operadora de cartões de crédito, lançou o VISA Passfirst, que oferece comodidade, conveniência e segurança nos estádios de futebol. O serviço ganhou visibilidade mundial após ser testado na Copa do Mundo de Futsal da FIFA Brasil 2008 e permitiu a utilização do cartão de crédito VISA como meio de pagamento, mas também como instrumento de entrada nos estádios. O Visa Passfirst já pode ser utilizado por torcedores do Bahia, Botafogo, Figueirense, Palmeiras, Portuguesa, Santos e São Paulo Futebol Clube.

Redação Sport Marketing

Pesquisa Ibope revela que Senna ainda é ídolo dos jovens

Uma pesquisa realizada pelo Ibope Inteligência e a Troiano Consultoria revelou que 89% dos jovens entrevistados praticam algum tipo de esporte e 59% destinam entre 1h e 2h por dia às atividades esportivas. As modalidades mais praticadas são caminhada (39%), futebol (19%), corrida (18%) e futsal (17%). O levantamento também apontou que o piloto Ayrton Senna, morto em 1994, obteve o primeiro lugar entre a preferência das garotas com 26%, à frente de Kaká (15%), Bernardinho (9%), Giba (8%) e Ronaldo (8%). O tricampeão mundial de F1 também foi o primeiro colocado na preferência dos garotos, com 31%, seguido por Kaká (27%), Felipe Massa (27%), Ronaldinho Gaúcho (17%) e Michael Schumacher (17%). Foram entrevistados jovens brasileiros com idade entre 15 e 19 anos. O levantamento foi realizado pela internet e 390 adolescentes, de ambos os sexos, participaram.

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Redação Sport Marketing

Sporting rompe com Sagres

O Sporting rescindiu o contrato de patrocínio com a Central de Cervejas, dona da Sagres. A insatisfação do clube leonino com o valor foi a causa alegada para a ruptura unilateral do acordo firmado desde 2002. Especula-se que os "leões" pretendem assinar com a rival Super Bock, da Unicer. A Central de Cervejas pretende levar o caso a juízo, uma vez que a empresa alega que "o Sporting rescindiu o contrato sem justa causa". De acordo com a cervejeira, o acordo só expiraria em junho de 2011. Recentemente, a dona da Sagres reforçou o contrato de patrocínio com o Benfica, para substituir o BES nas camisas dos "encarnados" já a partir da próxima temporada. 

Redação Sport Marketing

Motorola transforma Beckham em homem biônico

Embaixador da Motorola, o inglês David Beckham é o garoto-propaganda de mais uma campanha da marca. O jogador que lidera o ranking dos atletas mais bem pagos do mundo e que já encarnou os mais diversos papéis em campanhas publicitárias, será uma espécie de homem biônico, no melhor estilo "Exterminador do Futuro" no novo anúncio do aparelho Aura, da Motorola. No ensaio, o atleta aparece com o corpo dividido entre máquina e homem. Há três anos, David tem contrato com a Motorola.

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Redação Sport Marketing

Ninho de Pássaro recebe primeiro evento pós Jogos Olímpicos

O Estádio Nacional de Beijing, conhecido mundialmente como Bird Nest, irá sediar o primeiro grande evento esportivo internacional após a realização dos Jogos Olímpicos. A arena irá receber, em novembro, a Race of Champions - Corrida dos Campeões. O evento reúne estrelas da F1, Mundial de Rally e Nascar. Todos pilotam caros esportivos. As duas últimas ediçõesda corrida aconteceram em Londres, após ser realizada durante três anos, no Stade de France, em Paris. "Recebemos propostas emocionante de cinco campos de nível mundial, mas, após a maravilhosa organização dos Jogos Olímpicos, foi difícil ignorar a candidatura de Beijing"- disse o organizador evento Fredrik Johnsson. "O Ninho de Pássaro é fantástico e depois de ter passado os últimos cinco anos em dois dos maiores estádios da Europa, ficamos emocionados com a oportunidade de realizar, pela primeira vez, a Corrida dos Campeões na Ásia" - complementou. Neste ano, a Corrida está agendada para novembro, dias depois da última etapa do Mundial de F1, em Abu Dhabi. Com capacidade para 91.000 pessoas, o Ninho de Pássaro tem lutado para sediar eventos. 

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Redação Sport Marketing

Yakult renova com FINA

A Yakult, fábrica japonesa, continuará a patrocinar o Campeonato Mundial de Natação. A fabricante de lactobacilos probióticos, estendeu o contrato com a Federação Internacional de Natação (FINA) por mais três anos, no valor total de US$3 milhões. O logotipo da Yakult aparecerá em todas as toucas de natação. A empresa também fornecerá todas as bebidas, do Campeonato Mundial, realizado em 2009 a 2011, e do World Swimming Championships  (25m), em 2010 e 2012. "Estamos satisfeitos em ampliar nossa parceria com a Yakult, uma marca que está crescendo em todo o mundo. A FINA está feliz em estar associada a este sucesso, e tenho a certeza que os nossos atletas estejam mais uma vez muito satisfeitos de encontrar os produtos da Yakult no nosso Campeonato Mundial "- afirmou o presidente FINA Mustapha Larfaoui.

Redação Sport Marketing

Gillete renova com Basebol

A Gillette renovou contrato com a Major League Baseball. O novo acordo é de três anos, período em que a empresa irá fazer um aporte total de US$72 milhões. A parceria com a Gillette é a mais antiga da história do esporte americano. A marca é parceira do beisebol desde antes da Segunda Guerra Mundial. Desde 1910, a marca fecha contratos de endosso com jogadores de beisebol. O patrocínio de eventos começou em 1939. "Usamos como um esporte de nosso grande objetivo, a fim de alcançar os homens" - disse Mike Norton, diretor de comunicações da Gillette. Também endosam a marca Gillette o golfista Tiger Woods,  tenista Roger Federer e jogador de futebol Thierry Henry.

Redação Sport Marketing 

Banco russo transforma dívida de clube em ações

O time russo Dynamo Moscow passou a ser controlado pelo banco estatal VTB. As dívidas do time, estimadas em US$290 milhões foram convertidas em ações do banco, que agora detém o controle acionário do time com 74% em ações. O VTB ainda pretende investir mais US$ 50 milhões em patrocínio no time. Além dos 74% das ações que tem garantido no clube, o VTB irá deter 75% da Dynamo Management Company, promotora do projeto do novo estádio do Dynamo. O banco pretende ajudar o clube a completar o projeto do estádio e, em seguida, recuperar o investimento. "Temos esperanças de recuperar na totalidade a quantia investida nestes projetos" - disse o presidente do VTB, Andrei Kostin que acrescentou que o limite de crédito para a construção do estádio é de US$ 1,4 bilhão. O presidente do VTB confirmou que o banco irá batizar o estádio que receberá o nome de Yashin VTB-Arena, em homenagem ao goleiro Lev Yashin que passou toda a carreira, de 1949 a 1971, no Dynamo. 

Redação Sport Marketing

Equipe de Barrichelo fecha segundo patrocínio

A Brawn GP fechou o segundo grande contrato de patrocínio. A MIG Investments, empresa suíça de câmbio comercial, será parceira da equipe pelos próximos três anos. O logotipo da MIG aparecerá na asa do carro e nos macacões dos pilotos Jenson Button e Rubens Barrichello e equipe já à partir do GP da Espanha, e, maio. Os valores da negociação não foram revelados até o momento. A MIG Investments foi fundada em 2003 e tem clientes em mais de 120 países.

Adidas estende contrato com Maratona de Boston por 13 anos

A Boston Athletic Association, fundadora e organizadora da Maratona de Boston, e a Adidas prorrogaram o acordo de patrocínio. O novo contrato é válido até 2021/22 e está avaliado em US$ 3.9 milhões, US$300.000 ano. " A Maratona de Boston é a mais prestigiada corrida de rua do mundo" - declarou Patrik Nilsson, presidente da Adidas na América em comunicado para a imprensa. Nas bases do acordo, a Adidas continua sendo fornecedora oficial da Maratona. Além disso, o contrato expande o papel da Adidas que passa a deter os direitos exclusivos de fabricar, distribuir, promover e vender roupas com a marca BAA. A primeira vez que a Adidas patrocinou a Maratona de Boston foi em 1989, quando a corrida teve 6.458 participantes. Neste ano, quando a parceria comemora vinte anos o evento terá terá 26400 inscritos. "Este ano, a Adidas voltará a fornecer o cobiçado casaco oficial da Maratona de Boston (foto) e irá equipar mais de 10000 voluntários, membros da mídia, equipe médica, funcionários" - disse Adidas, em um comunicado.

Sandra White - Correspondente Sport Marketing - Estados Unidos