16 de abr de 2009

Itaú assina contrato com FIFA

Agora é mais do que oficial. O contrato entre o Itau e a FIFA foi assinado, no Rio de Janeiro, durante encontro entre executivos da entidade, o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, e executivos do banco que se tornou patrocinador oficial da Copa do Mundo de 2014 no Brasil. É a primeira empresa brasileira a assinar contrato com a entidade máxima do futebol de patrocínio à Copa de 2014. "Realizar a Copa do Mundo no Brasil significa gerar riqueza e empregos e contribuir para o desenvolvimento do Brasil. Para que o evento se realize, serão necessários importantes investimentos em infraestrutura. Participamos dessa parceria porque entendemos que somos parte desse compromisso com o país. Portanto, é uma iniciativa que vai muito além da oportunidade de divulgação da nossa marca" – afirmou Fernando Chacon, diretor-executivo de Marketing do Itaú. O Itaú investe no futebol há mais de 17 anos, patrocinando transmissões do Campeonato Brasileiro, Libertadores da América, Eliminatórias da Copa do Mundo de Futebol, amistosos da Seleção Brasileira, Copa do Brasil etc. Desde outubro do ano passado, o Itaú se tornou Patrocinador Oficial da Seleção Brasileira de Futebol em todas as categorias - Seleção Brasileira principal, olímpica, sub-23, sub-20, sub-17,  sub-15 e femininas. Além de patrocinar a seleção brasileira e a Copa do Mundo de 2014, o Itaú, em associação com a empresa de cartões de crédito VISA, também será o banco brasileiro patrocinador oficial do mundial de seleções de 2010, que será realizada na África do Sul.

Ler matérias de arquivo:

Redação Sport Marketing

Gisele Bündchen ganha dinheiro em apostas

Um velho ditado garante que dinheiro chama dinheiro. Parece que na vida da  top model Gisele Bündchen essa mística é uma realidade. Segundo o site “Metropolitan Post”, a modelo brasileira fatura uma grana apostando em jogos de futebol. O portal destaca que ela ganhou cerca de R$ 1,1 milhão, apostando em vitórias da Internazionale de Milão. Ainda de acordo com o site,  Gisele é fã de José Mourinho, o treinador da equipe onde jogam os brasileiros Maicon, Júlio César. Gisele casou-se recentemente com o jogador de futebol americano Tom Brady. Ler matéria arquivo Sport Marketing: Tom

Redação Sport Marketing

Cristiano Ronaldo vira embaixador Castrol

Cristiano Ronaldo é o mais novo garoto propaganda da Castrol. O jogador português assinou contrato com a companhia de lubrificantes, por três anos, durante os quais será uma espécie de embaixador a nível mundial da empresa. A quantia envolvida no negócio é de US$4.5 milhões ano. Ronaldo, que concorre ao Prêmio Laureus 2009, considerado o Oscar do esporte, irá promover a marca, principalmente, nas ações da Castrol até o começo da Copa de 2010 e durante o evento. A Castrol patrocinadora FIFA até 2014, aposta na imagem de Cristiano Ronaldo, vencedor da Bola de Ouro e eleito melhor jogador do Mundo pela FIFA. 


Ler matérias arquivo 

Nike e Adidas lideram índice de confiança em marcas do IBOPE

Nike e Adidas aparecem empatadas na preferência dos jovens segundo pesquisa de Índice de Confiança em Marcas (IMC), realizada pelo Ibope Inteligência e a Troiano Consultoria. As duas marcas somaram 58 pontos, em uma escala que vai de 0 a 100, seguidas pela Olympikus (37), Puma (30), Reebok (28), Mizuno (13), Fila (12), Topper (10), Speedo (9), Wilson (6), Umbro e Diadora (5), Asics (2). A ferramenta utilizada na avaliação do desempenho das marcas utilizou uma nova técnica que avaliou quais são as marcas esportivas que possuem a confiança dos jovens brasileiros com idade entre 15 e 19 anos. O levantamento foi realizado pela internet e 390 adolescentes, de ambos os sexos, foram entrevistados e responderam a questões que envolvem os quesitos marca, produto, distribuição, atendimento, preço e comunicação. Com estes dados, foi calculado um indicador que revelou quais são as marcas esportivas mais confiáveis. “Enquanto a Adidas tem sua avaliação mais uniforme em todas as idades consideradas, a Nike obtém uma performance melhor na faixa de 15 a 17 anos. Ainda vemos um equilíbrio maior da Adidas nos cinco itens que formam o índice, com oscilação de 17 pontos entre o resultado mais alto e o mais baixo. Com a Nike, a distância entre os quesitos chega a 32 pontos”, disse Paula Sória, diretora de atendimento e planejamento do Ibope Inteligência. “Como uma marca nacional, a Olympikus conseguiu um desempenho de destaque diante desse cenário de gigantes multinacionais, pois ocupa a terceira posição no ranking, superando Puma e Reebok” - ressaltou Cecília Russo, sócia diretora da Troiano Consultoria de Marca.

Redação Sport Marketing

Portugal e Espanha se reúnem para organizar candidaturas para Copas

A candidatura ibérica à organização da Copa do Mundo de 2018 ou 2022 vai conhecer amanhã importantes desenvolvimentos. Na segunda reunião do grupo de trabalho formado pelas federações de Portugal e Espanha, que terá lugar na sede da FPF, em Lisboa, serão estabelecidas presenças em eventos mundiais, a definição jurídica do Comitê de Candidatura e a criação de um site na internet.

Redação Sport Marketing

Tóquio ganha apoio de primeiro ministro

A candidatura de Tóquio para os Jogos Olímpicos de 2016 ganhou o apoio do primeiro-ministro japonês. "Vamos dar todas as garantias que forem necessárias. Construiremos o que for preciso construir e financiaremos o que for preciso financiar"- disse, durante encontro com os 13 membros da Comissão de Inspeção do IOC - International Olympic Committe - Comitê Olímpico Internacional (COI). A Comissão de Inspeção chegou a Tóquio nesta semana para analisar a infraestrutura hoteleira e de transportes e conhecer os locais onde serão construídas as novas arenas de competição. A próxima parada dos membros do COI será em Madri e, na sequência, no Rio. Chicago foi a primeira cidade a ser avaliada. 

Redação Sport Marketing

Perder candidatura dos Jogos Olímpicos tem "impacto econômico positivo"

As cidades que perderam candidaturas para hospedar edições dos Jogos Olímpicas não saíram no prejuízo. De acordo com uma matéria publicada pelo jornal britânico The Guardian, as cidades perdedoras tiveram um aumento das exportações e impulso econômico estimado em 30%. A matéria, também publicada no portal Sport Business, teve como base um estudo desenvolvido por Andrew Rose, da Haas School of Business, da Universidade da Califórnia e Mark Spiegel da Federal Reserve de San Francisco. 

Redação Sport Marketing

Estatais alemãs estendem contrato com handebol

A ARD e ZDF, emissoras estatais alemãs, asseguraram os direitos de transmissão dos campeonatos europeus de handebol até 2015. O novo contrato é uma extensão com as emissoras que detinham os direitos até 2010. A agência Infront Sports & Media foi a responsável pela negociação entre as emissoras e a European Handball Federation (EHF) - Federação Europeia de Andebol.  Não foram divulgados os números oficiais que permeiam o negócio, mas especula-se que foi um dos maiores da história do esporte, rompendo uma barreira anual de US$ 10 milhões.

Redação Sport Marketing

British Airports Authority negocia com LOCOG

A British Airports Authority - BAA - está em conversações para se tornar patrocinadora dos Jogos Olímpicos em um negócio que iria confirmar o aeroporto de Heathrow como a porta de entrada para os Jogos de 2012. A BAA, que detém o Heathrow e mais seis outros aeroportos britânicos, está preparando uma proposta de 10 milhões de libras para se tornar o fornecedor de serviços aeroportuários olímpico. No âmbito de um plano comercial que possa ser acordado com o LOCOG - London Organizing Committee Olympic Games - Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Londres -, a empresa iria prestar serviços gratuitos, como faixas expressas para atletas, escoltas VIPs, comitês de recepção e instalações especiais para a imprensa mundial. Em contrapartida, a BAA seria fornecedora "nível três" , com direito a utilizar a logomarca olímpica no aeroporto, além de ingressos e possibilidades de ações de hospitalidade durante os Jogos. Cerca de 15.000 atletas e 20.000 representantes da mídia são esperados em Londres 2012, sendo que a maioria vai desembarcar em Heathrow, aeroporto que processa cerca de dois terços dos voos internacionais para a Grã-Bretanha. O aeroporto está realizando reformas nos terminais 1 e 5, que em 2012 já estarão concluídas. O terminal 5 é o da British Airways, que é a companhia aérea oficial dos Jogos 2012 e, como tal, adquiriu o direito de utilizar o logotipo dos Jogos de 2012 em toda a frota de aviões. "Estamos em conversações com o LOCOC sobre os serviços que serão exigidos" - disse um porta-voz do Heathrow. O LOCOG, até agora, já soma £ 480 milhões dos £ 650 milhõs esperados em patrocínio. 

Platini tranquiliza Ucrânia

Michel Platini, presidente da UEFA, voltou atrás nas ameaças de revogar os direitos da Ucrânia hospedar a Euro 2012. Apesar dos atrasos nas construções do Estádio Olímpico de Kiev, Platini afirmou: "É impossível que a Ucrânia possa perder. Hoje, os ucranianos e os poloneses estão trabalhando e estão avançando. " A Ucrânia sofreu turbulência política nos últimos anos e tem sido particularmente atingida pela crise econômica mundial. 

Ler matérias arquivo:

Redação Sport Marketing

Ron Dennis deixa F1

Ron Dennis anunciou desligamento de todas as funções da escuderia McLaren e da F1. O empresário, que passou gerir outros projetos dentro do grupo McLaren, será substituído por Martin Withmarsh na função. Ron Dennis se dedicará à nova divisão do grupo McLaren, que desenvolverá carros esportivos, cujo lançamento do primeiro modelo de rua está previsto para 2011. 

Ler matérias arquivo:

Redação Sport Marketing

Sharapova e Pepsi encerram contrato

O primeiro a não renovar foi o jogador inglês David Beckham, agora foi a tenista Sharapova que pôs fim ao contrato de endosso com a PepsiCo, o segundo maior produtor de refrigerantes do mundo. O contrato de dois anos entre a Pepsi e Maria Sharapova foi encerrado por mútuo consentimento. Em Janeiro de 2007, Sharapova tornou-se a primeira tenista a representar as marcas Pepsi, Gatorade e Tropicana em um acordo no valor de, aproximadamente, US$ 1 milhão ano, que expirou no final do ano passado."Não existe nenhuma razão especial que o contrato tenha terminado, com ambas as partes mutuamente decidiram seguir o próprio caminho" - disse Huw Gilbert, porta-voz da Pepsi, em Nova York." A Gatorade tem uma rica história de parceria com os melhores atletas do mundo. Como uma marca líder, estamos constantemente avaliando o nosso portfólio de atletas e as propriedades para garantir que temos a mistura certa" - disse Pete Brace, diretor de comunicações da Gatorade Company que, no final 2008, fechou acordo com Serena Williams, que se juntou a grandes estrelas do esporteb como Tiger Woods e Michael Jordan que endossam os produtos da marca nos Estados Unidos. O último a fechar contrato com a marca foi o jogador Kaká. Sharapova está afastada das quadras devido a uma lesão. 

Heineken leva Taça da Liga da UEFA para África

A  Taça da Liga dos Campeões da UEFA está no continente africano. Nos dias 18 e 19, o troféu estará em Joanesburgo e será exposto no complexo de entretenimento Montecasino. A tour realizada pela Heineken, patrocinadora oficial do torneio, faz diversas ações de relacionamento ao redor do mundo com o "The UEFA Champions League Trophy Tour", evento realizado há três anos. Os torcedores que vão visitar a Taça tiram fotos ao lado do troféu, curtem um estande repleto de atrações como vídeos, fotografias e textos sobre a história da competição, percorrem uma exposição de camisas e chuteiras autografadas pelos jogadores. A exposição também garante momentos de pura diversão com disputa de brindes para quem acerta chutes nos alvos de um gol simulado, além de diversas mesas de pebolim.  Pelo continente africano, a marca de cerveja holandesa já expôs o troféu na Nigéria, Algéria e no Egito. 

Redação Sport Marketing

Patrocinador abandona Tâmega que vai se aposentar

A crise financeira mundial alcançou as ondas do campeão Guilherme Tâmega. O hexacampeão mundial de bodyboarding, 36 anos, vai se aposentar porque está sem patrocínio. A notícia publicada pelo JB destaca que o patrocinador do atleta, que é americano (WR) cortou custos e as coisas se agravaram para o carioca que vai para . "Meu orçamento de viagem do patrocinador principal foi cortado e eu não tenho condições de seguir em frente sozinho. Estou bem, em forma, bem preparado e motivado. Só não tenho condição financeira de competir. No ano passado foram quase US$ 20 mil gastos em viagens" - desabafou Tâmega .

Redação Sport Marketing

Mercado: Chuteira Nike Mercurial Vapor V chega às lojas

Desenvolvido pela Nike, o novo calçado poderá ser visto neste fim de semana nos pés de Neymar e Dentinho, pelas semifinais do Campeonato Paulista. Velocidade e leveza. Essas são as principais características da nova chuteira da Nike, a Mercurial Vapor V. A Mercurial Vapor V foi desenvolvida com a tecnologia Flywire, que é responsável por deixar a chuteira extremamente leve, sem deixar de proporcionar resistência e flexibilidade aos pés dos jogadores. Esta tecnologia está aplicada na parte superior da chuteira e atua como cabos que atuam como uma ponte suspensa, permitindo uma drástica redução de peso. Além disso, o posicionamento exato dos filamentos do Flywire no cabedal, com fibras projetadas para manter o apoio dos pés, oferece ao jogador a sensação de estar sem nada nos pés. Na parte superior do calçado há um revestimento especial que oferece maior aderência e controle da bola. As travas são leves e fortes, para uma excelente tração aos pés dos atletas. A chuteira da Nike faz parte do silo Mercurial, que foi lançada em 1998, para ajudar os jogadores a encontrar o caminho mais rápido ao gol. A Mercurial Vapor V estará disponível nas lojas brasileiras nas cores vermelho com prata e roxo com prata, ao preço sugerido de R$ 599,90.

Redação Sport Marketing

Thomson Sport será agência oficial de viagens para Copa 2010

A Thomson Sport, um braço da TUI Travel, líder de viagens de eventos de esportes, foi designada a operadora turística para a Copa do Mundo FIFA 2010, na África do Sul. A abertura da Copa do Mundo de 2010 será no dia 11 de junho, em Joanesburgo, mas para os fãs do do evento, já começou a batalha para adquirir pacotes de viagens oficiais que incluam ingressos para os jogos. O acordo entre a Thomson Sport e o Comitê Organizador da Copa segue uma série de cláusulas e direitos. A Thomson, por exemplo, também será fornecedora oficial de pacotes da Copa da UEFA Sub-21 (Suécia) e da UEFA Women’s European Championships (Finlândia). "Estamos extremamente orgulhosos e emocionados em ser parceiros da Copa do Mundo FIFA. Esta é uma grande oportunidade para a Thomson, que é sinônimo de qualidade nos serviços prestados aos clientes, com preços competitivos e organização de viagens para os mais importantes eventos esportivos. Com pacotes disponíveis a partir de abril, estamos confiantes com a experiência da Thomson em viagens turísticas na África do Sul" - disse Nathan Wilson, diretor da Thomson Sport.

Leandro Rabello - Correspondente Sport Marketing - Londres

Racing Club de Estrasburgo pretende abrir escolinha em Mali

O Racing Club de Estrasburgo, time da Segunda Divisão francesa, pretende abrir uma escolinha de futebol em Bamako, em Mali. Rolland Boehler, membro da direção do RC de Estrasburgo, , foi recebido, em audiência, pelo ministro maliano da juventude e esportes, Hamane Niang. "Vários jovens futebolistas malianos, incluindo o internacional Cédric Kanté (jogador do Nice- time da Primeira Divisão francesa) foram formados no RC Estrasburgo e deixaram uma boa impressão" - declarou Rolland Boehler. A parceria entre o Mali e o clube de Estrasburgo já é dinâmica no basquete. Duas jogadoras malianas, Djéné Diawaea e Diana Gandega, jogam basquete no clube de Estrasburgo.

Redação Sport Marketing