8 de abr. de 2009

Coca-Cola marca data da turnê da Taça da Copa do Mundo FIFA

A taça da Copa do Mundo, o mais cobiçado no ícone do futebol mundial, divulgará a emoção do futebol em todas as nações da África ainda este ano. A Coca-Cola estará realizando mais uma turnê com o troféu que realizará uma viagem sem precedentes em todo o continente africano, em antecipação à realização da Copa do Mundo FIFA de 2010. A Coca-Cola anunciou detalhes da rota que abrange mais de 50 países em 70 dias, permitindo que milhares de africanos vejam e até toquem na taça. O planejamento foi desenvolvido através de uma parceria exclusiva entre a FIFA e a Coca-Cola, uma das mais antigas empresas patrocinadoras FIFA. Os primeiros quatro meses de longa jornada começa no Cairo, Egito, em 24 de setembro de 2009. Na segunda etapa a taça começa em janeiro e vai até abril de 2010, período em que os torcedores de outros países em todo o mundo poderão curtir o troféu. "A FIFA World Cup Trophy Tour realizada pela Coca-Cola vai proporcionar a milhares de fãs do futebol na África, a extraordinária oportunidade de se aproximar do troféu pela primeira vez"- disse Emmanuel Seuge, diretor de esportes e entretenimento mundial da Coca-Cola Company. "Embora a África do Sul seja o país sede da Copa do Mundo FIFA 2010, todo o continente vai comemorar e saudar o evento. Estamos encantados com esta parceria com a Coca-Cola"- disse Jérôme Valcke, secretário-geral da FIFA. Em 2006, a turnê visitou 31 cidades em 29 países, cobrindo 63.734 milhas (102.570 quilômetros), e milhões de adeptos em todo o mundo apreciaram a oportunidade. A Coca-Cola Company é parceria FIFA desde 1974 e patrocinadora oficial da Copa do Mundo FIFA desde 1978. Coca-Cola realiza ações de publicidade em Copas do Mundo FIFA desde 1950.

Redação Sport Marketing

Kansas City Royals acerta mais um contrato

O Kansas City Royals, time da Major League Baseball (MLB) - Liga Profissional Norte-Americana de Baseball garantiu mais um patrocinador. A Dri Duck, empresa de Kansas, especializada em roupas vai patrocinar o time. A Dri Duck irá fornecer uniformes para o staff e juízes. Em contra-partida, terá a marca em uma área do vestuário e em publicidades no campo. "Estamos emocionados em trabalhar com a Dri Duck"- disse Trevor Vance, jogador do cabeça Royals. Dri Duck está entre os mais de 50 patrocinadores do clube.

Redação Sport Marketing

British & Irish Lions garante quarto patrocinador

O British & Irish Lions garantiu o quarto e último patrocinador oficial para a próxima visita do time à África do Sul. A empresa Trafigura, fabricante de metais, óleo e minerais se uniu à British Airways, Guinness e First Cape Wines como patrocinadora oficial do time. A turnê também conta com o HSBC, patrocinador titular e a Adidas como fornecedora. O Lions é um time de rugby formado por jogadores da Inglaterra, Irlanda, Escócia e País de Gales, que a cada quatro anos, realizam uma turnê na Austrália, África do Sul e Nova Zelândia. O evento, que acontece há mais de um século, é um dos mais rentáveis do calendário do rugby. O contrato de um ano, está avaliado em US$ 1 milhão. "O Lions tour é uma das mais emocionantes competições de rugby no mundo"- comentou Andy Summers, responsável pelo patrocínio da empresa. Recentemente, o time fechou patrocínio com a Maximuscle que será a fornecedora oficial de alimentos e bebidas do Lions.



Redação Sport Marketing

Rússia se prepara para candidatura de Copas do Mundo

A Rússia está disposta a gastar US$ 10 bilhões na modernização da infra-estrutura, caso ganhe o direito de sediar a Copa do Mundo FIFA. De acordo com o jornal russo Sovetski Sport, a candidatura russa para as Copas de 2018 ou 2022 será pauta especial de uma reunião do governo marcada para dia 9 de abril, onde um relatório será apresentado pelo ministro de esportes, Vitali Mutko. O periódico russo relata que a Russian Football Union (RFU) - União Russa de Futebol, pretende concentrar esforços para ganhar a Copa do Mundo 2018, por achar que este torneio tem chances de ser atribuído a uma nação europeia. Dos US $ 10 bilhões, a serem gastos no torneio, pouco mais de US $ 1 bilhão seria para a construção e reconstrução de estádios. O restante será gasto em infra-estruturas gerais. O diretor da RFU, Alexei Sorokin rejeitou os argumentos de que a atual crise econômica mundial, que atingiu a Rússia é um ponto negativo para a candidatura. No mínimo doze estádios com capacidade para 40.000 lugares são necessários para sediar o torneio, além de um estádio com capacidade de 80 mil assentos para a final. Cinco estádios, de acordo com o relatório do Mutko, estarão prontos em 2013, dois em Moscou, um em São Petersburgo e um em Sochi (sede dos Jogos Olímpicos de Invernode 2014) e um em Kazan. Austrália, Bélgica e os Países Baixos, Inglaterra, Indonésia, Japão, México, Rússia, Espanha e Portugal e Estados Unidos também apresentaram propostas para ambas as edições da Copa, enquanto a Coreia do Sul e Qatar mandaram propostas para a Copa do Mundo 2022. A principal rival da Rússia para 2018 é a Inglaterra, que não sedia uma Copa desde 1966. A FIFA vai anunciar os países sedes da Copa de 2018 e 2022 em dezembro de 2010.

Redação Sport Marketing

Vasco pode rescindir contrato com Champs

A diretoria do Vasco aguarda apenas a oficialização do fim de patrocínio da Nike com o Flamengo para tentar um acordo com a empresa americana fornecedora de material esportivo. As informações foram divulgadas pelo jornal O Dia. O clube está insatisfeito com os serviços prestados pela Champs, que tem apresentado problemas de atrasos na entrega de produtos oficiais para vendas em postos autorizados e nos pedidos de camisas para os clubes com os quais firmou parceria. A empresa também deveria ter depositado na última terça-feira R$ 550 mil pelo valor acordado com o Vasco, mas até agora, a quantia ainda não foi paga.

Redação Sport Marketing

Cori quer ver contrato do Timão com marca de laticí

O Conselho de Orientação do Corinthians (Cori) pretende rever o contrato de patrocínio com a Batavo. Especula-se que há uma cláusula no acordo que prevê quebra do contrato caso o atacante Ronaldo deixe o clube antes de 31 de dezembro. Caso seja verdade, a empresa pagaria apenas 50% do total de R$ 18 milhões. De acordo com Caio Campos, gerente de marketing do Corinthians, se Ronaldo rescindir o contrato, o clube embolsará R$ 25 milhões, que é o valor da multa. Desta forma, mesmo sem a Batavo, há a possibilidade de uma injeção de dinheiro no caixa corintiano.

Redação Sport Marketing

Sheffield United renova patrocínio

O clube inglês Sheffield United garantiu a extensão do patrocínio da camisa. O Malta Tourism Authority (MTA) estendeu o contrato, após um primeiro ano descrito pelo MTA como "mutuamente benéfico", acordo que marcou a primeira vez que o MTA fechou parceria com um time de futebol, embora tenha também trabalhado, em estreita colaboração, com o capitã do Manchester United,Gary Neville. Josef Formosa Gauci, executivo do MTA, alegou que a marca foi vista por mais de 1,7 milhões de pessoas através das transmissões ao vivo, um retorno satisfatório para o investimento de US$ 500.000 ano. O valor do contrato para a próxima temporada permanece o mesmo.

Redação Sport Marketing

Jogos da Juventude a caminho das metas em patrocínio

Um ano e meio antes da cerimônia de abertura da primeira edição dos Jogos Olímpicos da Juventude, que será realizada em Cingapura, o comité organizador afirma ter alcançado metade da meta de venda de patrocínios. O alvo é de US$ 50 milhões. O assessor da comissão organizadora dos Jogos, Teo Ser Luck, disse que a comissão está confiante de chegar a meta. Até agora, cerca de 700 empresas se comprometeram a apoiar os Jogos.

Redação Sport Marketing

Virgin America patrocina baseball

A companhia aérea Virgin America é a mais nova patrocinadora do time de baseball San Francisco Giants. A empresa será a companhia aérea oficial do time. Os valores do contrato não foram revelados, mas sabe-se que o acordo é válido até o final de outubro de 2011. Com o contrato, a empresa terá a marca no estádio, onde poderá fazer promoções durante jogos. "Como a única companhia aérea com sede em San Francisco, estamos emocionados em patrocinar uma
equipe local, uma vez que irá nos permitir mostrar o nosso apoio e desenvolver nossas ações na comunidade"- disse Porter Gale, vice-presidente de marketing da Virgin America.

Redação Sport Marketing

Yankees fecham com Pepsi

Os Yankees estão não só mudando para um novo estádio nesta temporada, mas também estão mudando a marca de refrigerantes. Os Yankees assinaram contrato com a Pepsi, finalizando o acordo anterior com a Coca-Cola. Como parte do acordo, a Pepsi torna-se a marca de refrigerantes oficial dos Yankees e a Gatorade, a marca de bebidas esportivas. "Os Yankees são indiscutivelmente o mais reconhecido time de beisebol do mundo e nós estamos emocionados em iniciar uma nova era"- disse Dave Burwick da PepsiCo. "Esta será uma temporada excitante e o Yankee Stadium proporcionará o perfeito pano de fundo para o início da nossa parceria com os Yankees e os fãs. Estamos muito animados sobre a nossa parceria com a PepsiCo. Trata-se de uma relação totalmente integrada - a partir de concessões e vendas de placas promocionais, além de direitos a prêmios e hospitalidade"- disse Michael J. Tusiani, vice-presidente de patrocínio e vendas do New York Yankees. O negócio entre os Yankees e a PepsiCo inclui também publicidade da Pepsi em placas no estádio. Além disso, a marca Gatorade estará fornecendo copos, refrigeradores e toalhas para os Yankees e equipes visitantes. As bebidas que estarão disponíveis para os fãs dos Yankees que forem ao estádio são Pepsi, Diet Pepsi, Gatorade, Mountain Dew, Sierra Mist, Chá Lipton. A Pepsi tem sido patrocinadora oficial de refrigerantes da Major League Baseball desde 1997. Ler matérias arquivo Sport Marketing: New York Yankees fecha com Sony,Sport Marketing: Fãs do New York Yankee pagam caro por ingressos,Sport Marketing: 'Naming Rights' em concessões de espaços nas ... ,Sport Marketing: Americanos contra altos contratos de naming rights.

Sandra White - Correspondente Sport Marketing - Estados Unidos

Liga de Futebol Profissional do Japão assina contrato de longo prazo

A MP & Silva assinou acordo de longo prazo com a J. League - Liga de Futebol Profissional do Japão. O contrato de quatro anos, estimado no valor de US$500.000 ano, ou seja, US$2 milhões no total, garante à agência MP, negociar os direitos de mídia da Liga com exclusividade. A agência irá distribuir a J. League Yamazaki Nabisco Cup globalmente, com excepção do Japão, em todos as plataformas de mídia, aumentando a visibilidade e o sucesso comercial do futebol asiático."Desde a criação de uma liga profissional, o futebol japonês cresceu e floresceu em uma potência regional"- disse Su Hyeon Cho, diretor da MP & Silva . "Nossa parceria com a Liga de Futebol Profissional do Japão (J. League) pretende divulgar o melhor da Ásia para o futebol mundial e os mercados asiáticos. Somos uma das poucas empresas que estão focadas em ajudar crescimento do liderança da Ásia, mas também demonstra o nosso empenho em realizar um papel fundamental no desenvolvimento e investimento do esporte na Ásia, mesmo nestes tempos difíceis "- acrescentou.

Redação Sport Marketing

CBAt renova com CAIXA

A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) renovou o contrato com a Caixa. O valor do patrocínio é de R$ 13,5 milhões. "A CBAt apoia financeiramente tanto atletas de ponta como outros, mais jovens que já mostraram potencial. Este apoio é fundamental para que atletas e treinadores possam trabalhar com tranquilidade para representar o país nos grandes eventos" - explicou Roberto Gesta de Melo, presidente da entidade. Os atletas dos programas de apoio são selecionados através de critérios estabelecidos pela CBAt. São levados em conta medalhas conquistadas em Jogos Olímpicos, Campeonatos Mundiais, Jogos Pan-Americanos, além do ranking mundial estabelecido pela IAAF (Federação Internacional de Atletismo).

Redação Sport Marketing

Luxe Hills patrocina evento

O Luxe Hills Golf Club Internacional vai patrocinar o Omega 2009 China Tour em Chengdu, no final deste ano. O prêmio em dinheiro para o evento, que será denominado Luxe Hills Golf Championship, é de US$ 150.000. "O patrocínio do evento permite que o Luxe Hills promover-se em toda a China durante o ano todo" - disse CB Fong, gerente geral do Luxe Hills.

Redação Sport Marketing

Bernard Rajzman é eleito presidente da Comissão de Atletas do COB

A partir de agora o atleta olímpico brasileiro passa a ser representado por uma verdadeira tropa de elite do esporte nacional. Com o objetivo de aumentar a representatividade dos atletas brasileiros, o Comitê Olímpico Brasileiro apresentou, em cerimônia no Palácio Guanabara, no Rio de Janeiro, a Comissão de Atletas da entidade. A comissão será integrada por 19 atletas, todos com expressiva participação na história do esporte olímpico brasileiro. Juntos, esse 19 atletas conquistaram 30 das 91 medalhas olímpicas do Brasil. “Estamos atendendo a uma necessidade do esporte brasileiro com a criação desta Comissão, que nasce com total independência e autonomia”- afirmou o presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman. “Procuramos, além de seguir as diretrizes da Comissão de Atletas do Comitê Olímpico Internacional, escolher atletas com uma importância histórica para o esporte brasileiro uma vez que a contribuição que eles poderão dar será muito grande”- completou Nuzman. Presidida pelo ex-jogador de vôlei medalhista de prata nos Jogos Olímpicos de Los Angeles-84, Bernard Rajzman, a Comissão de Atletas do COB terá como vice-presidente Hortência Macari, campeã mundial de basquete na Austrália, em 94, e medalha de prata em Atlanta 96, e outros 17 ídolos do esporte: Affonso de Miranda - Doda (hipismo), César Cielo (natação), Daiane dos Santos (ginástica), Giovane Gavio (vôlei), Gustavo Borges (natação), Gustavo Kuerten (tênis), Hortência Macari (basquete), Hugo Hoyama (tênis de mesa), Isabel Clark (snowboard), Janeth Arcain (basquete), Marcelo Ferreira (vela), Marta Vieira (futebol), Natália Falavigna (taekwondo), Robert Scheidt (vela), Robson Caetano (atletismo), Rogério Sampaio (judô), Sandra Pires (vôlei de praia) e Vanderlei Cordeiro de Lima (atletismo). César Cielo e Marta ainda não confirmaram oficialmente o convite feito pelo COB. “Nós atletas já somos figuras publicas. Agora, organizados como uma comissão, nossa responsabilidade será muito maior. Temos um compromisso assumido de trabalhar em prol do esporte brasileiro e do surgimento de novos talentos”, declarou Bernard Rajzman. A Comissão de Atletas Olímpicos do COB segue os moldes da Comissão de Atletas do Comitê Olímpico Internacional, inclusive com o mesmo número de integrantes. “Essa atitude do COB de criar a Comissão de Atletas é de fundamental importância para o desenvolvimento do esporte brasileiro”, disse Gustavo Kuerten. “Nosso desafio será trazer ideias e formatar projetos que contemplem não só o esporte de alto rendimento, mas também o esporte como formador da cidadania e toda a sua importância social”, completou Guga. Os objetivos da Comissão são: estabelecer um ambiente de discussão onde os atletas possam compartilhar informações e ideias relacionadas aos Jogos Olímpicos, Pan-americanos e Sul-americanos; oferecer sugestões e recomendações sobre qualquer assunto relacionado ao Movimento Olímpico; analisar a adoção dos melhores modelos, técnicas e padrões para o desenvolvimento dos atletas brasileiros; representar os direitos e interesses dos atletas olímpicos e formular recomendações a este respeito; incentivar a presença feminina no esporte; apoiar o desenvolvimento da educação dos jovens através do esporte. “Fiquei honrada em ter recebido o convite para participar da Comissão de Atletas do COB”, afirmou a ginasta Daiane dos Santos. “A criação da Comissão mostra que o esporte está ganhando uma importância cada vez maior para a sociedade brasileira. Esse é o reconhecimento do nosso trabalho”, comentou Daiane.
A duração do mandato dos atletas membros da Comissão de Atletas será de quatro anos, sempre com início em janeiro do ano seguinte à realização dos Jogos Olímpicos e com término no fim de dezembro do ano da realização dos Jogos Olímpicos seguintes. Por se tratar da primeira Comissão de Atletas do COB, sua composição foi escolhida excepcionalmente pelo Conselho Executivo da entidade. A partir do próximo ciclo olímpico, a Comissão será formada por 15 atletas eleitos e quatro nomeados pelo Conselho Executivo do COB, respeitando o limite máximo de dois atletas representantes de um mesmo esporte olímpico. “Existe agora uma comissão constituída para dar voz às necessidades do atleta brasileiro” - observou Robson Caetano. Dos 19 atletas da Comissão, 15 serão eleitos pelos atletas e quatro nomeados pelo Conselho Executivo do COB. No final de 2012, o último ano deste ciclo olímpico, cada Confederação Brasileira Olímpica poderá indicar no máximo dois atletas para concorrerem à comissão. Todos os atletas candidatos deverão ter participado de uma das duas últimas edições de Jogos Olímpicos de Verão ou Inverno. Da mesma forma, terão direito a voto todos os atletas que tiverem participado de pelo menos uma das duas últimas edições de Jogos Olímpicos. A eleição será organizada pela Comissão de Atletas, com a supervisão do COB. A partir de proposta do tenista Gustavo Kuerten, a primeira reunião ordinária da Comissão de Atletas do COB será realizada no dia 12 de junho, em Florianópolis.

Redação Sport Marketing

A1GP fecha parceria para festas temáticas

A organização da A1GP World Cup anunciou a integração de quatro festas temáticas no programa oficial da corrida de Portugal. A A1GP fechou
parceria com duas empresas de eventos: Sasha Beach Club e Bela Cruz Porto. A parceria irá garantir a todos os que durante a próxima semana visitarem o Algarve, um local de diversão noturna, localizado numa infra-estrutura exclusivamente montada para eventos, o Centro de Congressos do Arade, no Ferragudo. Todas as festas temáticas recebem o nome do patrocinador do GP, a Vodafone. A primeira festa – Vodafone A1GP Algarve Ignition Party está agendada para dia 9, quinta-feira. A segunda festa – Bela Cruz-Official Vodafone A1GP Algarve Party – acontece no dia seguinte. A terceira festa - Sasha Beach-Official Vodafone A1GP Algarve Beach Club será dia 11 e a quarta – Vodafone A1GP Algarve Podium Party será dia 12 e marcará o encerramento oficial do evento Vodafone A1GP Algarve. A organização espera 10 mil visitantes nas quatro festas. O Vodafone A1GP Algarve será o palco da 11ª e 12ª provas do Campeonato A1GP.


Redação Sport Marketing