6 de abr. de 2009

FIVB cria mais uma prova no vôlei de praia

A Federação Internacional de Voleibol (FIVB) criou uma nova prova de vôlei de praia. O órgão executivo da FIVB, reuniu-se em Lausanne, Suíça, e criou a FIVB Beach Volley World Cup. A Copa do Mundo será disputada em duas fases, continental e mundial. O torneio levará pelo menos um representante de cada continente para os Jogos Olímpicos. Sete duplas conseguirão o passaporte, ou seja, os cinco vencedores da fase continental e os dois primeiros classificados da fase mundial, sendo esta disputada pelos dois melhores classificados na fase continental que não se conseguiram qualificar diretamente para os Jogos Olímpicos, num total de 10 países (2 por cada continente). A meta inclui o desenvolvimento da modalidade em continentes como o asiático e o africano. Como consequência, foi alterado o esquema de qualificação proposto ao IOC - International Olympic Committee - Comitê Olímpico Internacional (COI) para Londres 2012, passando a qualificar-se: os 16 países melhor ranqueados do Swatch FIVB World Tour (Circuito Mundial); os 5 vencedores continentais da World Cup, um por cada continente; os 2 primeiros classificados da World Cup a nível mundial e 1 representante do país organizador, no caso, o Reino Unido.

Redação Sport Marketing

Páscoa diferenciada para torcedores tricolores

A Happy Town, empresa fabricante de bichinhos de pelúcia customizados, lançou para a Páscoa uma série especial para os torcedores do São Paulo. A empresa preparou um kit que traz o amiguinho Happy Town com o uniforme do tricolor e a casinha, um ovo de chocolate de 230g em formato de bola e a embalagem do time. “Uma boa opção de presente para torcedores que comemoraram o hexacampeonato brasileiro no ano passado. Além de ser ótima lembrança para uma Páscoa muito especial” - disse Ferdinando Demarchi, um dos franqueadores da marca. O cliente poderá escolher entre os uniformes oficiais 1 e 2. O kit Páscoa Tricolor custa R$ 149,00 e pode ser encontrado nas lojas Happy Town nos shoppings Market Place, Jardim Sul, Villa Lobos, ABC, Eldorado, Bourbon e Cidade Jardim.

Redação Sport Marketing

Mercedes põe na mesa envolvimento com F-1

A ligação da McLaren e Mercedes parece estar
estremecida. O periódico alemão Sudwestrundfunk adianta que uma reunião dos acionistas da Daimler está agendada para esta semana (dia 8), devendo estar em cima da mesa, entre outros assuntos, o nível de envolvimento da Mercedes na F1. Os parcos resultados obtidos pela equipe neste início de temporada, em conjunto com as polêmicas como a que envolveu Lewis Hamilton na Austrália não contribuem para boas reações da marca alemã em tempo de grave crise econômica. Norbert Haug, responsável da Mercedes Motorsport, declarou na Malásia que não tem qualquer garantia de como irá ser o futuro das marcas. A montadora, que tem uma parceria de 15 temporadas com a McLaren, poderá deixar a F1. "Não posso dar uma resposta sobre como a indústria automotiva e como a economia vai evoluir. Não é fácil para ninguém, mas espero que mude"- disse Haug à GPWeek.

Redação Sport Marketing

Lula assina projeto que reformula estatuto do torcedor

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou e enviou ao Congresso Nacional, o projeto de lei que pretende reformular o estatuto do torcedor. O texto propõe criminalizar atos de violência dos torcedores e das torcidas organizadas nos estádios de futebol, arredores e no trajeto para as partidas. Na mesma cerimônia, Lula assinou um decreto regulamentando as exigências de laudos técnicos para o funcionamento dos estádios. O governo está estabelecendo um acordo com o Ministério Público, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para a melhoria das condições de conforto e segurança nos estádios de futebol.

Redação Sport Marketing

Minnesota Twins acerta contrato inusitado

O time de baseball Minnesota Twins fechou novo contrato de patrocínio. A empresa The Stanley Works, fabricante de sistemas de segurança e ferramentas, acertou um acordo de um ano, no qual será a patrocinadora dos dois estádios do Twins simultaneamente. No Metrodome, atual casa do Twins, a Stanley fará publicidade em placas no campo. Ao mesmo tempo, a empresa irá patrocinar as web-cams que permitem que os fãs vejam os trabalhos no novo estádio, o Target Field, que será inaugurado no próximo ano. A Stanley é a primeira empresa a patrocinar as webcams, que foram vistas mais de cinco milhões de vezes em 2008. "O Minnesota Twins está extremamente contente em anunciar o novo patrocinador, a empresa The Stanley Works, com uma vasta gama de ferramentas inovadoras e produtos e serviços de segurança"- disse o vice-presidente do Twins, Eric Curry. "Estamos animados em alargar a nossa campanha de marketing esportivo com o Metrodome e igualmente animados por fazermos parte da história orgulhosa do Minnesota Twins" - disse Scott Bannell, vice-presidente do The Stanley Works. Especula-se que o valor do patrocínio é de US$ 250.000.
Redação Sport Marketing

COB apresenta Comissão de Atletas Olímpicos

O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) apresenta nesta terça-feira a Comissão de Atletas Olímpicos. A apresentação será realizada às 15:30h durante cerimônia no Palácio Guanabara, sede do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Estarão presentes à cerimônia o Governador do Estado do Rio, Sergio Cabral; o Ministro do Esporte, Orlando Silva; o Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes; e o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman, além de atletas que integrarão a Comissão. A Comissão de Atletas Olímpicos do COB segue os moldes da Comissão de Atletas do Comitê Olímpico Internacional. A Comissão será composta por 19 atletas, todos com participação em Jogos Olímpicos. A relação dos atletas e o regulamento da Comissão serão divulgados durante a solenidade.

Redação Sport Marketing

Alemanha lança moeda e selos comemorativos

O governo alemão lançou uma coleção de selos e moedas comemorativos à etapa do Mundial de Atletismo IAAF que será realizado em Berlim. Esta é a terceira vez que a Alemanha lança uma moeda comemorativa alusiva ao esporte, depois das moedas criadas para os Jogos Olímpicos de Munique (1972) e para o Mundial de Futebol (2006).“Estamos muito entusiasmados de acolher os melhores atletas do mundo aqui em Berlim. Com o dinheiro que angariarmos com esta moeda comemorativa de 10 euros, iremos apoiar o programa cultural que irá acompanhar este importante evento esportivo. Ao longo do ano de 2009 séries de selos esportivos estarão disponíveis para apoiar programas esportivos alemães”- disse Dr. Clemens Prokop, presidente da Federação Alemã de Atetismo. A moeda comemorativa terá um valor de 10 euros, numa edição limitada de 1.890.000 moedas. As moedas terão um tema alusivo à frase “Sports moves the world”. Os selos terão quatro versões diferentes, mas todas elas alusivas ao Mundial. As moedas e selos começarão a ser vendidos a partir de 9 de abril e serão uma importante contribuição para o financiamento do Mundial e do esporte alemão.


Redação Sport Marketing

Fabio Capello deixa Diadora e fecha com Umbro

Fabio Capello terminou a parceria com a empresa italiana Diadora. O técnico de futebol será patrocinado pela Umbro, agora uma subsidiária da Nike. Capello irá endossar a marca pelos próximos dois anos e receberá o total de US$600.000. Foi treinador do Milan entre 1991 e 1996, conquistando quatro campeonatos italianos, três copas italianas e chegando a três finais consecutivas da Liga dos Campeões da Europa. Esteve na final do Mudial Interclubes de 1993, quando a equipe milanesa perdeu o título para o São Paulo FC. Em 1996 treinou a equipe do Real Madrid, conquistando o Campeonato Espanhol na temporada de 1996/97 após assumir o time em sexto lugar na tabela. Retornou a Milão para novamente treinar o Milan na temporada seguinte, terminando o campeonato italiano na modesta décima posição. Entre 1999 e 2004 foi treinador da Roma, conquistando o Campeonato Italiano e a Copa da Itália na temporada de 2000/01. Após esse período na capital italiana assumiu a Juventus nas duas temporadas seguintes, onde conquistou o título italiano nas temporadas de 2004/05 e 2005/06, títulos que posteriormente foram anulados pela justiça italiana. Na temporada 2006/2007 treinou o Real Madrid. Após um inicio conturbado, conquistou o Campeonato Espanhol. Em Junho de 2007, após o fim do Campeonato nacional, a diretoria madrileña demitiu Fabio Capello do cargo. Ainda em 2007, foi anunciado como o técnico da Seleção Inglesa de Futebol.

Redação Sport Marketing

Futsal de Florianópolis busca apoio da Cimed

O Florianópolis Futsal, negocia o apoio do Grupo Cimed, que já obteve resultados expressivos no país através do vôlei. De acordo com o gerente de esportes da Cimed, Renan Dal Zotto, as tratativas com o Florianópolis estão em andamento. No entanto, para a parceria ser fechada, é necessário a incorporação de outros investidores. "Hoje, não temos condições de entrar sozinhos. A prefeitura de Florianópolis quer que a gente integre o projeto, mas precisamos do apoio de outros investidores" – disse Renan. O time do Florianópolis nasceu após a decisão da diretoria do Colegial de investir apenas nas categorias de base. "Foi a maneira que encontramos de não deixarmos o futsal da Capital morrer"– ressaltou Valci Moreira, técnico e mentor do projeto que está confiante. "Diria que temos 95% de chances de fechar negócio" – admitiu Moreira, sem revelar o nome da empresa. Além da prefeitura, o governo do Estado tem sido importante neste processo de reestruturação da equipe.

Redação Sport Marketing

'Naming Rights' em concessões de espaços nas arenas - nova tendência americana

Os torcedores americanos que vão às arenas de baseball em New York não conseguem fugir das ações de marketing, presentes nos estádios em todas as partes. Com o aumento das franquias e concessões dentro das instações esportivas que empurram as receitas, bares, restaurantes e camarotes carregam o nome de patrocinadores que procuram atingir os consumidores de outras formas que não apenas o tradicional logotipo. Por exemplo, no Yankee Stadium, os fãs podem jantar no Audi Yankees Club ou tomar uma cerveja no Mohegan Sun Sports Bar. No Mets Citi Field, os torcedores podem jantar no Delta Sky360 Lounge ou assistir ao jogo no Pepsi Porch. "As equipes estão transformando cada pedra das arenas em receitas de patrocínio, especialmente neste período dee conomia"- disse Andrew Brandt, co-fundador e presidente do Conselho National Football Post e professor de marketing esportivo da Wharton School, Universidade da Pensilvânia. A Delta, por exemplo, visando reforçar presença em Nova Iorque tem patrocínio em ambos estádios. No Citi Field, o Delta Sky360 Lounge é um espaço com 1.600 assentos. No Yankee Stadium, a marca Delta está em uma praça com 1.200 lugares. Ambos os espaços apresentam o logotipo da empresa e comercializam os produtos, como o programa SkyMiles. "As empresas estão exigindo integração" - disse Robert Tuchman, presidente da Premiere Corporate Events, que trabalha com empresas de hospitalidade e pacotes de comercialização, programas que envolvem os clientes através de eventos esportivos e de entretenimento. "O marketing esportivo já não é apenas colocar um logotipo na arena. As empresas agora desejam ter um espaço dentro das arenas onde possam 'batizar'. Vender direitos de 'naming rights' de espaços especiais nas instalações esportivas é a tendência do momento" - acrescentou Tuchman. Outro exemplo de integração é o acordo da PepsiCo com os Mets, que inclui uma área de 1.284 lugares denominada Pepsi Alpendre. O Yankee Stadium está deixando a Coca-Cola para fechar com a Pepsi como fornecedora exclusiva de bebidas. A Sharp também tem um acordo com os Mets. A equipe comprou mais de 800 aparelhos Sharp de LCD HDTV para colocar em todo o estádio. O patrocínio da companhia de eletroeletrônicos também inclui sinalização rotativa no estádio, um local permanente para o logo no placar e um acordo para patrocinar um programa anti-drogas para os estudantes locais. Embora os números oficiais não sejam disponibilizados, especula-se que a construção do Citi Field tenha custado US$ 850 milhões e, o Yankee Stadium, aproximadamente, US $ 1,6 bilhão. Ambos têm os mais caros assentos. O número de luxuosas suites do novo Yankee Stadium (56), é o triplo do que havia no estádio velho, já a capacidade dos Mets elevou de 45 para 54. Os ingressos no Citi Field variam de US$ 11 a US$ 695, enquanto no Yankee Stadium os bilhetes variam de US$ 14 a US$ 375. Não é a toa queos novos estádios estão se esforçando em proporcionar o máximo possível de entretenimento. "Estes estádios são enormes shoppings de entretenimento. É muito mais do que um jogo neste momento " - disse Tuchman. Ler matéria arquivo Sport Marketing: Americanos contra altos contratos de naming rights.

Sandra White - Correspondente Sport Marketing - Estados Unidos

Molten estende patrocínio com basquete no Reino Unido

A Molten, fabricante de materiais esportivos, ampliou o patrocínio com o basquete da Grã-Bretanha. O acordo abrange as seleções masculina e feminina adulto e juvenil. Os valores da negociação não foram divulgados. A seleção masculina adulto se classificou para o Campeonato Europeu de Basquete pela primeira vez este ano. O torneio, que será realizado na Polônia, em setembro, irá permitir que a empresa maximize a exposição da marca no Reino Unido. "Nós estamos felizes que a Molten estendeu a parceria com o basquete britânico. Este é um momento crucial para a seleção britânica que visa um bom desempenho nos campeonatos europeus em 2009 e nos desafios para os próximos quatro anos "- disse Simon Tuckey, diretor comercial do British Basketball. A Molten também fornece bolas para a FIBA, seleção americana de basquete (atuais campeões olímpicos, campeões mundiais), assim como para a Espanha e mais de uma dúzia de outras grandes nações. A Marca foi fornecedora das bolas de basquete nos Jogos Olímpicos de Beijing e também estará nas quadras de basquete na próxima edição dos Jogos de verão, em Londres 2012.

Redação Sport Marketing

Kaká com um pé no Real Madrid

O jornal Marca informa que Kaká, do Milan, está com um pé no Real Madrid. O periódico publica uma matéria que destaca um acordo entre Florentino Pérez, cotado para voltar a ser presidente do time, e o jogador. Ainda de acordo com o jornal, as cifras da negociação giram em torno de 60 milhões de euros (cerca de R$ 179 milhões). A matéria destaca que Pérez teria se reunido com o vice-presidente do Milan, Adriano Galliani, no dia 16 de março para acertar detalhes. Além de Kaká, o candidato a presidente do Real estaria de olho em Xabi Alonso, Cesc Fábregas e do francês Franck Ribery.

Redação Sport Marketing

Sochi 2014 vence crise e soma patrocinadores

A gigante russo Gazprom vai investir pelo menos 68 mil milhões de rubles (US$ 2 bilhões) na construção de instalações para os Jogos Olímpicos de Inverno de 2014, em Sochi. Deste montante, 28 mil milhões de rubles (US$ 838 milhões) serão investidos pela Gazprom já neste ano. O investimeno da Gazprom com os preparativos para ao Jogos é o maior do que todos os planos de investimento para os Jogos de Inverno 2014, excluindo as despesas de orçamento federal. O investimento total está estimado entre 206-218 milhões de rubles ($ 6,2-6,5 bilhões). No entanto, o programa de investimentos da gigante de energia pode ser revisto dependendo os resultados da empresa no primeiro semestre de 2009. Apesar dos desafios da recessão econômica, os organizadores dos Jogos de Inverno de 2014 fecharam mais um patrocinador. O Sherbank será o patrocinador pelos próximos cinco anos, na categoria serviços financeiros, nível 1 e irá ajudar a financiar a construção de instalações e infra-estruturas para os Jogos. Pelo patrocínio nível 1 o banco irá pagar algo em torno de US$ 180 milhões pelos cinco anos de contrato, cerca de US$36 milhões ano. O Sberbank estará presente no Midia Center, centro de Mídia dos Jogos, bem como em outras instalações olímpicas. "O acordo do Sberbank para abrir linhas de crédito especiais para o desenvolvimento dos empreiteiros olímpicos locais será um grande benefício para as organizações"- disse Dmitry Chernyshenko, chefe do executivo dos Jogos. Coca-Cola, Panasonic e Samsung estão entre os patrocinadores mundiais do IOC - International Olympic Committe - Comitê Olímpico Internacional (COI) presentes na competição. Entre os patrocinadores locais estão: Megafon, Rostelecom e Gazprom. Ler matérias arquivo Sport Marketing: Sochi fecha patrocínio local,Sport Marketing: Sochi pela paz mundial,Sport Marketing: Sky Italia compra direitos de transmissão dos ... ,Sport Marketing: COI termina com Revezamento Mundial da Tocha Olímpica,Sport Marketing: Sochi 2014 movimenta mercado alemão.

Redação Sport Marketing

BMW segue na MotoGP

A BMW segue como parceria do Mundial de MotoGP. O Diretor Executivo da Dorna Sports, Carmelo Ezpeleta, recebeu um novo BMW 750i para a temporada 2009 de MotoGP. Como Carro Oficial da MotoGP, a BMW M Safety Car, tem o interior personalizado com os logotipos do MotoGP em cada encosto de cabeça. A BMW M também fornece todos os anos um carro ao vencedor do Prémio BMW M de pré temporada, além de outro ao vencedor do Prêmio BMW M dado ao melhor classificado. Os BMW M Safety Cars de 2009, entretanto, serão liderados por um totalmente novo BMW X6 M, a frota contar ainda com modelos M6, M5 Touring, M3 Sedan, X5 4.8i e 330i Touring, todos eles serão lançados oficialmente no Grande Prêmio bwin.com da Espanha em 1 a 3 maio.

Redação Sport Marketing

FIFA doa materiais esportivos em Mali

A International Federation of Football Associations (FIFA) irá doar materiais esportivos para os clubes de futebol da primeira divisão do Mali. Chuteiras, uniformes de treino, bolas, luvas, serão doados aos 14 clubes da divisão de elite. A doação faz parte do programa FIFA para desenvolver o futebol na África.

Redação Sport Marketing

Copa Renault Clio renova contrato de patrocínio

A Copa Renault Clio renovou contrato de patrocínio com a Renault do Brasil. O acordo é válido para a temporada 2009. "Diante do cenário mundial de crise financeira, o fato de termos renovado a parceria com a Renault mostra que o nosso trabalho tem sido bem feito e que estamos, de fato, produzindo um campeonato à altura do investimento e das expectativas de uma multinacional como a Renault”- disse Luciano Kubrusly, presidente da Associação dos Pilotos e Equipes da Copa Renault Clio. "Poucas categorias automobilísticas ou modalidades esportivas no mundo podem comemorar uma aliança de tão longo prazo”. "Estamos felizes e entusiasmados com a renovação dessa parceria da Renault do Brasil com a Copa Renault Clio, que é uma das principais ferramentas de divulgação do Clio Campus, versão de entrada da gama de produtos da marca no País”- comemorou Cássio Pagliarini, Diretor de Marketing da Renault do Brasil, que está há oito anos na categoria. "

Redação Sport Marketing

Circuito 10 Milhas Brasil abre inscrições

As inscrições para a primeira prova do Circuito 10 Milhas Brasil já estão abertas. O evento que acontece no dia 31 de mao, conta com disputas individuais e em duplas, no Aterro do Flamengo, Rio de Janeiro. A taxa de inscrição é R$ 55,00 por atleta. Os interessados em participar devem acessar o site http://www.10milhas.com.br/, preencher a ficha de inscrição. As unidades das lojas Sport Society e Físico&Forma também recebem inscrições. A largada da prova será às 8 horas, no Monumento aos Pracinhas. O percurso será de 16,09 km (individual) ou 8,045 km (duplas). Os três primeiros colocados na classificação geral ganham troféus e brindes de produtos Mizuno. Depois do Rio de Janeiro, o Circuito 10 Milhas Brasil terá provas em São Paulo (2 de agosto), Belo Horizonte (4 de outubro) e Brasília (8de novembro).

Redação Sport Marketing