3 de abr de 2009

Inter comemora centenário com coleção de joias

O Sport Club Internacional prepara o lançamento de uma linha exclusiva de joias para comemorar o centenário do clube. Serão produzidas 77 peças e acessórios (alianças, brincos, pingentes, pulseiras, broches e outros itens). A coleção foi desenvolvida pelos designers Cássio Orrico e Miriam Slomp, da Mináh Joias, de Porto Alegre. A direção colorada pretende começar a vendaer a coleção comece a partir de 8 de abril. “Com mais esses produtos, consolidamos nossa presença em um segmento pouco explorado pelos clubes brasileiros de futebol”, comemora Jorge André Avancini, vice-presidente de Marketing do Inter. Os torcedores interessados poderão adquirir as joias nas lojas Inter Sport e nas principais joalherias do Rio Grande do Sul.

Redação Sport Marketing

Podolski faz doação a DFB

Depois de bater boca com o meia Michael Ballack, capitão da seleção, durante a vitória por 2 a 0 sobre o País de Gales, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, Lukas Podolski decidiu posar de bom moço. O atacante alemão, que escapou de receber multa, irá fazer uma doação de 5 mil euros (R$ 14,8 mil) a uma campanha de fair play promovida pela Deutscher Fußball-Bund (DFB) - Federação Alemã de Futebol. "Foi um belo gesto depois de um comportamento inaceitável"- declarou o presidente da DFB, Theo Zwanziger. Podolski reclamou de uma crítica de Ballack, que é o capitão da seleção, e quase acertou um tapa no rosto do companheiro. A dupla trocou ofensas dentro de campo e a briga só terminou quando os defensores Per Mertesacker e Philipp Lahm resolveram intervir. O técnico Joachim Loew minimizou o incidente e disse apenas que o atacante deveria aceitar as ordens do capitão. "Certamente eu exagerei no campo"- admitiu Podolski ao jornal alemão Bild.

Redação Sport Marketing

McLaren e Kangaroo TV prolongaram contrato

A McLaren e a Kangaroo TV, empresa de transmissão sem fio, prolongaram contrato por mais um ano. Os termos continuam os mesmos que o anterior, ou seja, US$ 100.000 em prestação de serviços e equipamentos. A empresa continuará a fornecer os sistemas de entretenimento audiovisual sem fio para clientes da McLaren convidados da empresa para assistir os GPs de F1. A Kangaroo TV possui um contrato separado com a F1 que permite a transmissão da competição, ao vivo, por meio dos sistemas de feeds. Além de imagens da corrida, a empresa também fornece aos convidados da McLaren uma série de outras funções, como imagens do interior do veículo e estatísticas das corridas. "Kangaroo TV tem sido parte do projeto de hospitalidade da Vodafone McLaren Mercedes há dois anos e já é difícil lembrar como fomos capazes de transmitir a F1 para os nossos hóspedes VIPs antes do apoio da Kangaroo TV"- disse Martin Whitmarsh, da McLaren. "Estamos orgulhosos de estar associados com a McLaren por mais um ano, ela nos dá o desafio para irmos além do limite, uma vez mais" - disse Alain Charette, gerente de desenvolvimento comercial da Kangaroo TV Europa.


Redação Sport Marketing

Fox Sports International adquire direitos da Liga dos Campeões

A Fox Sports International adquiriu os direitos de transmissão, para os Estados Unidos e o Caribe, da Liga dos Campeões da UEFA e da Super Copa da UEFA. O contrato histórico com a UEFA começa com a cobertura dos jogos da Liga dos Campeões da UEFA, em agosto próximo, e abrangerá a íntegra das temporadas de 2009/10, 2010/11 e 2011/12. Os jogos da Liga dos Campeões da UEFA serão transmitidos por várias redes afiliadas da Fox, inclusive Fox Soccer Channel, FSN, FX e Fox Sports en Español, oferecendo um nível sem precedentes de cobertura da competição, ao vivo e em horário nobre, nos Estados Unidos e no Caribe. Como principal veículo dos jogos da Liga dos Campeões da UEFA, o Fox Soccer Channel exibirá a cada temporada, ao vivo e em reprise, cento e dez jogos da Liga dos Campeões da UEFA para os quase trinta e cinco milhões de assinantes. A FSN, que chega a até oitenta e três milhões de lares em todo o país por meio de redes de esportes regionais afiliadas e proprietárias, vai transmitir dezesseis jogos ao vivo por temporada. A Fox Sports en Español vai exibir o total de noventa e quatro competições (ao vivo e em reprise), em espanhol, para os quatorze milhões de assinantes. A partida final da Liga dos Campeões da UEFA será transmitida no FX em todas as temporadas, atingindo mais de noventa e cinco milhões de lares em todo o país. Na próxima temporada, pela primeira vez na história a partida final ocorrerá num sábado, 22 de maio de 2010, com início às 14h45 na Costa Leste. Terá lugar no estádio Santiago Bernabéu, em Madri. No espaço da mídia interativa, o website FSC vai oferecer vídeos dos melhores momentos de todos os jogos, e o pacote Fox Soccer Móbile vai apresentar clipes dos jogos ao vivo e após os jogos para os usuários dos aparelhos móveis. “Estamos felizes por poder oferecer uma cobertura sem precedentes dessa prestigiosa competição para os fãs do futebol nos Estados Unidos”- disse David Sternberg, vice-presidente executivo e gerente geral da Fox Sports International. “A Liga dos Campeões da UEFA é o mais importante campeonato disputado por equipes de futebol em razão da sua história e sua popularidade global, e a nossa família de redes vai oferecer aos telespectadores dos EUA e do Caribe uma cobertura dos jogos nunca antes disponibilizada"- disse a UEFA em comunicado. Os valores da negociação não foram revalados.

Redação Sport Marketing

UEFA fecha contrato para Europeu de 2012

A UEFA fechou o primeiro contrato de direitos de transmissão do Campeonato Europeu de 2012. A Telewizja Polska (TVP) adquiriu os direitos, com exclusividade para a Polônia, que será co-anfitriã do torneio com a Ucrânia. A emissora irá transmitir todos um dos 31 jogos, ao vivo, e em toda a Euro 2012 quatro livre-ar e canais Pay-TV, bem como executar programas e destaques cobertura on-line, além de abrir espaço na grade de programação para uma série de programas dedicados ao evento. "A UEFA está encantada por saudar a TVP como o primeiro membro do grupo de emissoras oficiais exclusivas da UEFA EURO 2012 "- disse David Taylor, secretário geral da UEFA. O valor do contrato está estipulado em torno de US$5 milhões. "TVP é uma empresa líder de audiência na Polônia e a UEFA está ansiosa para desenvolver em conjunto com a TVP uma experiência visual única para o público polaco". O Campeonato Europeu é um dos quatro eventos esportivos de maior audiência em todo o mundo. Em 2008, o torneio, vencido pela Espanha, somou mais de US$ 600 milhões em pagamentos de direitos de transmissão.

Redação Sport Marketing

Boston Red Sox fecha saboroso patrocínio

Os fãs do Boston Red Sox que se preparem, porque pelo próximo ano, vão poder experimentar as delícias dos produtos da marca Kayem Foods. A empresa fechou contrato com o estádio e será a vendedora oficial de hotdogs no Fenway Park. Mais de um milhão de hotdogs são vendidos por temporada. Os hotdogs Kayem Franks batem todos os recordes de vendas, com mais de US$ 20 milhões das vendas em 2008. "Estamos orgulhosos com a parceria firmada com a marca Red Sox. Será um grande impulso para a economia local" - disse Ralph Smith, CEO da Kayem. "É uma grande parceria, Fenway Park é uma instituição que celebra o centésimo aniversário este ano. Acrediamos que existe uma grande simetria para a parceria e esperamos que ela tenha um bom começo" - disse Sam Kennedy, vice-presidente de vendas dos Red Sox. Pelo 1 ano de contrato a Kayem Foods irá pagar algo em torno de US$ 900.000.

Redação Sport Marketing

Chesterfield levanta investimento para novo estádio

O time Chesterfield, atualmente na segunda divisão, pretende construir um novo estádio. O clube está levantando um financiamento no valor de US$ 20 milhões para investir na casa nova que terá capacidade de 10 mil lugares-Whittington Moor, cerca de 1.500 a mais do que no antigo estádio Saltergate. A chave para o negócio foi a aquisição de mais de US$ 5 milhões de um investidor cuja identidade é mantida em sigilo pelo clube. O investimento foi aprovado pelos acionistas do clube em Assembléia Geral Extraordinária.

Redação Sport Marketing

Alba Berlin estende patrocínio até 2011

A Adidas estendeu contrato com a Alba Berlim, equipe de basquete da Euroliga. O acordo estimado em US$ 500 mil ano, terá validade até 2011. A fabricante de materias esportivos alemã segue como principal patrocinadora e fornecedora do kit da equipe, que venceu sete títulos consecutivos da Liga Alemã, entre os anos 1997 e 2003. "Para nós ainda a co-operação é uma plataforma ideal para reforçar as nossas atividades na Alemanha" - disse Ralph Kotterer, diretor administrativo da Adidas na Alemanha. A Euroliga é a principal competição de basquete profissional na Europa, com treze equipes de diferentes países europeus.

Redação Sport Marketing

Sochi fecha patrocínio local

A Rosneft fechou contrato de patrocínio com o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de 2014, que serão realizados em Sochi. A empresa receberá todos os direitos referentes à categoria petróleo tais como: utilização do logotipo dos Jogos e da alcunha 'parceira oficial dos Jogos Olímpicos de 2014'. O contrato se estende até o final de 2016 e também abrange o patrocínio às seleções olímpicas e paraolímpicas da Rússia. A parceria inclui a possibilidade da empresa russa fornecer combustível para os Jogos Comunitários (Jogos Olímpicos e Paraolímpicos), para a seleção olímpica e para a Olympstroy Corporation. "Estamos satisfeitos com a parceria. Estar lincada ao Jogos Olímpicos de Inverno em Sochi não só corresponde aos interesses da Rússia e dos cidadãos, mas, também, é um projeto rentável para a companhia em si" - disse o presidente da Rosneft Sergey Bogdanchikov. A empresa junta-se à Rostelecom e MegaFon que também fecharam acordo de parceria com o Comitê Organizador. O contrato de oito anos é o mais longo patrocínio local da história dos Jogos Olímpicos de Inverno e na respectiva categoria, a contribuição da Rosneft superou BP que pagou cerca de 50 milhões de libras para patrocinar os Jogos de Londres. O Comitê Organizador dos Jogos de Sochi agora busca parceiros para as restantes seis categorias (Gás, Metalurgia, Equipamentos, Companhias Aéreas, seguros e banco). No total, o programa de marketing prevê oito patrocinadores parceiros, para alcançar a meta de US $ 1,2 bilhão.

Redação Sport Marketing

Adidas patrocina Bruno Sabiá

A Adidas fechou contrato com o meia Bruno Sabiá, do Paulista. Os valores do acordo não foram divulgados. A empresa de material esportivo alemã fechou contrato por três anos com o jogador de 14 anos de idade, da categoria de base do Paulista, que receberá roupas e chuteiras da empresa.

Redação Sport Marketing

Sinaenco lança site Copa 2014

O Sindicato da Arquitetura e Engenharia (Sinaenco) e empresas das áreas de comunicação, tecnologia e construção lançaram o site (http://www.copa2014.org.br/). A meta do portal é trazer a público informações sobre a Copa de 2014 e todas as cidades candidatas. A iniciativa é ótima. Resta saber, entretanto, se a iniciativa foi em parceria com a CBF ou se a instituição comeu bola com relação ao registro do domínio. Recentemente, em reunião com membros da FIFA, o INPI se comprometeu em proteger a marca Copa 2014. É tendência mundial que, por questões de proteção da marca, as instituições criem mecanismos que proibem a utilização de marcas, nomes e palavras relativas ao evento. O IOC - International Olympic Committee - Comitê Olímpico Internacional (COI) proíbe a utilização comercial de palavras relacionadas aos Jogos Olímpicos como forma de agregar valor à marca e proteger os patocinadores do evento de ações de pirataria e marketing de emboscada. Ler matérias arquivo Sport Marketing: FIFA e INPI contra pirataria; Sport Marketing: Proteção total aos patrocinadores olímpicos.

Redação Sport Marketing

Fãs do New York Yankee pagam caro por ingressos

Os fãs do New York Yankee estão pagando caro por um lugar no recém-inaugurado estádio. Para assistir aos jogos da equipe de baseball, em lugares privilegiados, no novo estádio cujas obras chegaram a US$ 1,7 bilhão, os torcedores têm que desembolsar entre US $ 500 e US$ 2500 pelo pacote de ingressos para a temporada. "Não há dúvida de que alguns dos nossos bilhetes estão caros"- disse Hal Steinbrenner, um dos managers do estádio durante uma conferência de imprensa. "Nós estamos olhando para isso. Começamos a construir o novo estádio há dois anos e meio atrás e não há qualquer dúvida que antes era diferente. " - acrescentou. O time de beisebol estreará nesta sexta-feira o New Yankee Stadium contra o Chicago Cubs, pela pré-temporada da Major League Baseball (MLB). Ler matérias arquivo Sport Marketing: New York Yankees fecha com Sony;Sport Marketing: Bank of America estende contrato com New York Yankees;Sport Marketing: Americanos contra altos contratos de naming rights).

Redação Sport Marketing

Chicago 2016 enfrenta manifestantes

A visita dos inspetores do IOC - International Olympic Committe - Comitê Olímpico Internacional (COI) a Chicago está sendo permeada por uma série de manifestações contra a candidatura da cidade aos Jogos Olímpicos de 2016. Manifestantes tomaram as ruas. A delegação de 16 inspetores do COI chegou em Chicago para a primeira vistoria entre as quatro cidades candidatas para sediar os Jogos de 2016. O principal objetivo da inspeção do COI é verificar se o projeto olímpico condiz com a realidade da cidade. Na agenda, estão reuniões com os organizadores da campanha e visitas aos locais que poderão receber as competições. Entretanto, o comitê organizador está tendo de enfrentar manifestações contrárias ao evento promovidas por um grupo intitulado "No Games Chicago". Parte da população considera a realização dos Jogos um mau uso das reservas da cidade. "Eles estão colocando uma olimpíada como prioridade para Chicago, enquanto a cidade está desmoronando ao nosso redor"- disse um membro do movimento. "Estamos sendo vendidos." Várias pessoas do grupo realizaram um comício no começo da noite de ontem em frente ao Federal Plaza e, em seguida, marcharam em passeata até o Aon Building, onde o comitê Chicago 2016 se reuniu. Os manifestantes acreditam que a realização dos Jogos será um desastre para as escolas públicas, os pobres, e os contribuintes da cidade. "O Prefeito Daley quer gastar bilhões para trazer atletas para Chicago por duas semanas, apesar das escolas públicas de Chicago não terem pistas cobertas, por exemplo" disse o professor Jim Vail. Chicago é a primeira candidata a receber a visita dos técnicos do COI, que ficarão na cidade americana até o dia 8 de abril. Em seguida eles irão para Tóquio (14 a 20 de abril), Rio de Janeiro (27 de abril a 3 de maio) e Madri (4 a 9 de maio).

Sandra White - Correspondente Sport Marketing - Estados Unidos

First Nation Bank e VISA realizam ações para Copa das Confederações

O First Nation Bank Namíbia - FNB, em parceria com a VISA, patrocinadora mundial FIFA, estão realizando ações voltadas para a Copa Copa das Confederações. O banco produziu bolas com o logo da Copa do Mundo FIFA 2010 para distribuir aos clientes e está realizando promoções especiais aos clientes que têm cartões de crédito VISA. "Mais e mais não FNB clientes estão abrindo contas no FNB. Estamos superando as nossas metas de vendas, desde que lançamos a campanha da Copa das Confederações"- disse Tjozongoro Vido, gestor de marketing do FNB Namíbia."Esta é uma prova de que o nosso investimento no marketing futebol tocou os corações e mentes dos torcedores da Namíbia. Temos duas opções para obter ingressos para a Copa das Confederações: uma para os clientes do FNB titulares de cartão de crédito e uma para cliente tptulares e que trazem um nova adesão de consumidor de cartão de crédito. Em ambas as opções, o cliente do FNB concorrem a ganhar um ingresso para o jogo entre Espanha e Nova Zelândia " - continuou que afirmou que após as ações em marketing esportivo e com a campanha, o banco oficiosamente se posicionou como o "Banco do Povo".

Redação Sport Marketing

Old Trafford atrai adeptos de todo o mundo

A cada dia fãs do Manchester United realizam verdadeirsas romarias para visitar o mítico templo sagrado do futebol inglês - o Old Trafford. O que eles procuram no estádio do Manchester United? Além do prazer em estar no palco do time do coração, os torcedores,vindos dos vários cantos do planeta, querem tirar fotografias, muitas fotos e levar um souvenir para casa. Estima-se que cerca de 290 mil pessoas participam no tour ao estádio e cada uma delas paga cerca de 12 euros. O esquema é altamente profissional e faz a máquina do marketing girar com precisão. Na loja oficial do clube há todo o tipo de produtos, desde artigos de joalharia às tradicionais camisas com os nomes dos jogadores (60 euros). Estima-se que o Manchester tenha espalhados pelo planeta aproximadamente 168 milhões que ativam a poderosa máquina de marketing e merchandising do clube que tem um orçamento de 328 milhões de euros. A conquista da Liga dos Campeões aumentou as receitas do time para 45 milhões de euros na última temporada. As receitas do clube vêm de várias fontes como venda de ingressos. O estádio está quase sempre esgotado, registRando médias na casa dos 70 mil espectadores - há bilhetes que custam 263 euros. De acordo com estudos da Delloite & Touche, em 2003/04, as receitas de bilheteira renderam 92,4 milhões. Os patrocinadores oficiais também ajudam a aumentar o bolo financeiro e não é à toa que o time inglês está à procura desesperadamente de uma nova marca para substituir a AIG, que não renovará contrato, para o manto sagrado do clube. Outra fonte de receita advém dos direitos de venda de transmissão dos jogos da Premiership. Ler matérias arquivo Sport Marketing: Tata nega interesse no Manchester United;Sport Marketing: Manchester United corre risco de perder patrocínio;Sport Marketing: Budweiser e Manchester United renovam a parceria;Sport Marketing: Tata Group estuda proposta do Manchester United;Sport Marketing: Manchester United o clube mais rico do mundo;Sport Marketing: Manchester United investe em jogos móveis;Sport Marketing: Cartão de crédito oficial do Manchester United;Sport Marketing: Manchester United lança camisa comemorativa;Sport Marketing: Manchester e Petrobras conversam sobre patrocínio;Sport Marketing: Sai AIG entra Saudi Telecom na camisa do ... ;Sport Marketing: Sport+Markt revela queda no valor de patrocínios ...;Sport Marketing: AIG fora do Manchester.

Leandro Rabello - Correspondente Sport Marketing - Londres

Jogadores aderem à campanha "Mantenha seus olhos na bola"

O jogador de futebol Teddy Sheringham é o garoto-propaganda de uma nova campanha de sensibilização para câncer testicular. A campanha carrega, com tom humorístico, o slogan 'Mantenha seus olhos na bola" e mostra o jogador exibindo habilidades com a bola e será exibido,neste fim de semana, em diversos estádios como o Old Trafford, St James' Park e Goodison Park . O anúncio visa obter adeptos de futebol em todo o Reino Unido a realizar exames médicos regularmente. Também apoiam a campanha outros astros do esporte como Steven Gerrard, David James e Peter Crouch. Também faz parte da campanha o sorteio de camisas de futebol autografadas por jogadores. Todo o dinheiro arrecadado para a campanha será destinado ao centro de pesquisa Everyman Centre, o primeiro e único centro dedicado à investigação oncológica de câncer masculino e que faz parte do Institute of Cancer Research. Para se envolver na campanha, visite o website http://www.keepyoureyeontheball.org/.

Redação Sport Marketing