1 de abr de 2009

Bud Light renova contrato com vôlei de praia

A Bud Light renovou contrato de patrocínio com a AVP Pro Beach Volleyball Tour. Parceira do torneio desde 2003, a Bud Light prosseguirá apoiando o evento por mais três anos."Nós estamos muito felizes em ter a Bud Light a bordo novamente" - disse Leonard Armato, CEO da AVP Pro Beach Volleyball Tour. "A marca Bud Light se encaixa perfeitamente com o espírito dos nossos fãs - divertida, energética e pronta para bons momentos" - ressaltou. A Bud Light estará presente nos eventos do AVP Crocs Tour - Hermosa Beach, Manhattan Beach e Huntington Beach. Além de publicidade no local do torneio, a Bud Light terá exclusividade na categoria nas transmissões de tv, publicidade online e outras plataformas. "Nosso apoio renovado com a AVP Tour faz parte do investimento contínuo da Bud Light nos esportes" - declarou Dan McHugh, vice-presidente de comunicação e patrocínio da Anheuser-Busch. "A AVP Tour atrai adultos que bebem cerveja na praia, esportivas e bons momentos com os amigos. O torneio é um ótimo ambiente para a marca Bud Light" - acrescentou. A parceria entre a AVP e a Anheuser-Busch, começou em 2001 quando foi a marca Michelob Light foi nomeada a cerveja patrocinadora oficial da turnê. Em 2003, Bud Light assumiu o papel.

Sandra White - Correspondente Sport Marketing - Estados Unidos

Bahia renova patrocínio

O Bahia renovou contrato de patrocínio com a Incomaf, empresa que vende madeiras e ferragens destinadas à construção. O acordo tem validade até dezembro. Os valores oficiais da negociação não foram revelados, mas especula-se que o Tricolor receberá um valor mensal quase 100% superior ao que foi firmado no contrato anterior. A Incomaf terá a marca estampada na camisa de jogo, no calção, em placas do Pituaçu e do campo de treinamento e no site oficial do Tricolor.

Redação Sport Marketing

Mercado: Gatorade ganha embalagem nova

A Gatorade ganhou embalagem nova. A nova garrafa é mais anatômica e o design deixa em evidência o raio e a palavra “Gatorade” em altorrelevo. A bebida continua com a mesma fórmula e sabor, porém está bem mais visível. O rótulo, que antes ocupava quase 50% da garrafa, diminuiu. A última vez que a Gatorade mudou a embalagem foi em 2005, quando a marca trocou o vidro pelas pets. A embalagem já está no mercado países como Austrália, Itália, Argentina, México e, em breve, chegará ao Brasil como parte de um alinhamento global da marca.

Redação Sport Marketing

Maria Sharapova promove Cole Haan

A tenista russa Maria Sharapova, que ainda se recupera de uma cirurgia no ombro, a qual a afasta das quadras desde agosto, é a garota propaganda da nova coleção da Cole Haan. A marca tradicional de sapatos, que recentemente passou a ser controlada pela Nike, realizou uma tarde de autógrafos com a presença da ex-número um do mundo, em um shopping na pequena cidade de Coral Gables, próxima à Miami, para divulgar a marca. A volta da jovem tenista de 21 anos às quadras a ainda não foi confirmada, mas deve ocorrer ainda no mês de abril. Ler matérias arquivo Sport Marketing: Maria Sharapova endossa Tiffany;Sport Marketing: Sharapova posa para revista de moda.

Redação Sport Marketing

Toyota almeja parceria olímpica

A Toyota Motor Corp demonstra interesse em assinar contrato de patrocínio com o Japan Olympic Committee (JOC) - Comitê Olímpico do Japão. Apesar da indústria automobilística passar por fortes recessões, devido a desaceleração econômica global, a Toyota almeja tornar-se um parceiro''ouro'', contribuindo com aproximadamente 600 milhões de ienes ao longo de quatro anos, até 2012. O novo programa de marketing do JOC prevê o nível 'ouro' de parceiros, o mais alto no ranking de patrocinadores oficiais. ''Como uma empresa sediada no Japão, é importante para a Toyota apoiar os membros da equipe japonesa para os Jogos Olímpicos, o que gera muito interesse entre o público. Nós acreditamos que o nível ouro de patrocínio do JOC reforce a imagem da empresa e proporcione uma elevada exposição'' - disse um porta-voz da empresa. Ler matérias arquivo Sport Marketing: Toyota pretende cortar investimentos em marketing ... ;Sport Marketing: Toyota estende patrocínio com IAAF;Sport Marketing: Tóquio 2016 soma oito patrocinadores;Sport Marketing: Mizuno quebra contrato com Tóquio 2016 ;Sport Marketing: Candidatura de Tóquio é enxuta e barata.

Redação Sport Marketing

Federação de Futebol da Austrália acerta com Schweppes

A Football Federation Australia (FFA) - Federação de Futebol da Austrália fechou um novo acordo de patrocínio. A Schweppes será pelos próximos três anos a parceira da categoria bebidas não alcoólicas da FFA. A negociações envolveu alguns milhões de dólares e se estende a todas as equipes australianas, incluindo o Qantas Socceroos e Westfield Matildas, Hyundai A-League, Westfield W-League e National Youth League."Ficamos muito contentes em anunciar esta nova parceria com a Schweppes e apreciamos o apoio para os nossos planos ambiciosos de ser o primero esporte na escolha de jogadores e fãs" - disse o CEO da FFA, Ben Buckley que ressaltou que o futebol teve a maior taxa de participação do que qualquer esporte para meninos com idades entre 5-14 anos por mais de uma década e é também o esporte de equipe de mais rápido crescimento entre as meninas, com uma taxa média de crescimento anual de mais de 6% ao longo os últimos cinco anos. "A Schweppes Austrália está satisfeita em anunciar a nova parceria com a Federação de Futebol da Austrália "- disse o diretor geral, David Beguely.

Redação Sport Marketing

FIFA recebe 1,6 milhão de pedidos de ingressos para Copa 2010

A FIFA recebeu mais de 1,6 milhão de pedidos de ingressos para a Copa do Mundo de 2010. Na primeira etapa do processo de vendas, encerrada à meia-noite do dia 31 de março, apenas 30% do total de 1.635.135 pedidos por ingressos veio da África do Sul, palco do Mundial ano que vem. Foram disponibilizados 743 mil ingressos. Os números de venda da primeira fase foram inferiores aos seis milhões feitos para um número similar de ingressos durante a primeira fase de vendas da Copa do Mundo de 2006, na Alemanha. Todos os pedidos recebidos participarão de um sorteio no dia 15 de abril, que determinará a distribuição dos ingressos. A segunda fase de vendas começará em maio.

Redação Sport Marketing

IRL fecha patrocínios e parcerias

Apesar da crise econômia que está assolando as ações em marketing esportivo nos Estados Unidos, a Indy Racing League segue em alta velocidade à procura de novos patrocinadores. Novos acordos de patrocínios e parcerias foram fechadas. Mattel (Hot Wheels); Target e Toys RUs adquiriram os direitos de fabricar brinquedos com a marca IRL. A fabricante de brinquedos Toys R Us irá produzir réplicas de carros e pistas. A Mattel, fabricante de Hot Wheels, anunciou um período de quatro anos de licenciamento e fará uma série de réplicas dos automóveis, incluindo nos modelos tradicionais dos carros Hot Wheels, com chip de som computadorizado. Também será produzida uma linha especial para colecionadores. "Acabei de ver o ecrã unidades, e eles são muito, muito bem feitos" - disse Terry Angstadt, presidente da divisão comercial da IRL. A rede Walmart fechou parceria com a IRL e será uma das distribuidoras dos brinquedos. A linha IRL licenciada Hot Wheels vai para o mercado em abril e a linha completa estará disponível até julho. Uma réplica do Indianápolis Motor Speedway e carros temáticos da Indy 500 também vão acompanhar os conjuntos e deverão estar disponíveis em maio. A IRL também assinou recentemente patrocínio com a agência de viagens online Orbitz e a DB Schenker, empresa baseada na Califórnia na área de logística, e com a National Guard. Também entraram para os cofres da IRL o patrocínio da Apex-Brasil (provedora de etanol) e da marca Izod, loja de roupas masculina, que pretende lançar uma coleção inspirada na categoria IRL.

Sandra White - Correspondente Sport Marketing - Estados Unidos

Vodafone compra 'naming rights' do GP de Portugal

A segunda corrida da categoria A1GP, em Portugal, a primeira no Algarve, tem novo patrocinador. A Vodafone comprou 'naming rights' da corrida, que será conhecida como a Vodafone A1GP Algarve, Portugal. A prova acontece neste mês. A duração do contrato é de um ano e especula-se que o valor acordado foi de U.S$ 250.000. A Vodafone tem uma forte presença no país e está empenhada em expandir a marca em todo o mundo. "Estamos encantados de ter a bordo a Vodafone como patrocinadora do GP de Algarve" - disse Pete da Silva, CEO da A1GP World Cup of Motorsport. "Eles têm uma longa associação com o automobilismo e o patrocínio a este evento, mostra a importância comercial da A1GP no Algarve em Portugal. O apoio da Vodafone a esse notável evento como Vodafone A1GP Algarve, está em consonância com a nossa longa tradição de envolvimento com os esportes a motor. A forte ligação da Vodafone com estas categorias, pretende reforçar a associação com inovação, dinamismo e melhoria contínua, valores comuns que inspiram os esportes a motor e também a Vodafone" - declarou João Mendes Dias, chefe da marca da Vodafone Portugal.

Redação Sport Marketing

Novotel quer alcançar Oriente Médio pelo futebol

A rede hoteleira Novotel, do grupo francês Accor, ampliou o patrocínio da AFC Champions League, a liga principal de clubes de futebol da Ásia. A cadeia, que também patrocina o Lyon, campeão francês, e uma série de competições nacionais, tem mais de 80 hotéis na região. O contrato de dois anos inclui a publicidade nos estádios, na televisão e rádio, bem como hospitalidade corporativa. A meta da Novotel é divulgar a marca, principalmente no Oriente Médio, onde a rede pretende abrir mais três hotéis nos próximos meses. Participam da AFC Champions League 13 países do Oriente Médio. "Muitos dos 83 hotéis Novotel e resorts na Ásia-Pacífico estão localizados nas cidades que têm equipes na Liga. Além disso, o patrocínio expõe a marca Novotel na televisão e também servirá para ligar os nossos hotéis com os clubes locais e comunidades. Estamos muito satisfeitos de estender este valioso patrocínio por mais dois anos" - disse Ray Stone, vice-presidente senior de vendas e marketing da Accor. Especula-se que por ano, o Novotel repassará para a AFC Champions League U.S$ 3,5 milhões. O valor global do patrocínio é estimado em aproximadamente U.S $ 7 milhões.

Sandra White - Correspondente Sport Marketing - Estados Unidos

Jelena Dokic endossa Lacoste

A tenista Jelena Dokic, 80° lugar no ranking da WTA, fechou contrato de patrocínio com a marca esportiva francesa Lacoste. Os valores da negociação não foram divulgados, mas estima-se que, pelo patrocínio de três anos, a jogadora nascida irá receber a quantia de US$ 4,4 milhões. A carreira da tenista que nasceu na antiga Iugoslávia, mas se naturalizou australiana, é gerenciada pela poderosa IMG. A atleta também é patrocinada pela empresa aérea australiana Jetstar. O próximo contrato a ser revisto deve ser com a Wilson, informa o jornal local The Age.

Redação Sport Marketing

Chigado enfrenta oposição aos Jogos de 2016

A candidatura de Chicago para sediar os Jogos Olímpicos de 2016 pode ter o apoio do norte-americano Barack Obama, mas não tem o voto da maioria dos moradores da cidade que estão realizando vários protestos. Uma forma de manifestação tem sido pelo site “No Chicago Games” onde a população mostra a insatisfação com os gastos previstos para os Jogos de 2016. Entre os dias 2 e 8 de abril, uma comissão do IOC - International Olympic Committee - Comitê Olímpico Internacional (COI), vai avaliar a cidade de Chicago. Um protesto já está marcado para o dia 03 a fim de mostrar a insatisfação dos adeptos do movimento “No Chicago Games”.

Redação Sport Marketing

Deloitte Cingapura fecha com Jogos Olímpicos da Juventude de 2010

A Deloitte Cingapura foi nomeada como o primeiro patrocinador multi-milionário dos Jogos Olímpicos da Juventude de 2010. Além de um expressivo aporte financeiro, a empresa fornecerá ao Comitê Organizador, serviços de auditoria e gestão de risco. Os organizadores dos Jogos esperam de levantar o valor de US$ 50 milhões em patrocínio. Há mais do que suficiente interesse corporativo - 550 empresas apoiaram publicamente a candidatura de Cingapura à primeira edição dos Jogos Olímpicos da Juventude. O Singapore Youth Olympic Games Organizing Committe - SYOGOC - Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos da Juventude de Cingapura, pretende selar todos os patrocínios no decorrer dos próximos meses. O dossiê de candidatura prevê um orçamento de US$ 75 milhões para assegurar a posição como país anfitrião. O déficit entre esse valor e o arrecadado em patrocínios será feito pelo governo. "Será uma honra e um privilégio"- disse o Primeiro-Ministro de Cingapura, Lee Hsien Loong. "Vamos ser o foco de uma nova era de desenvolvimento esportivo no Sudeste da Ásia e em Cingapura" -declarou Ng Ser Miang, presidente do SYOGOC que receberá ajuda do IOC - International Olympic Committe - Comitê Olímpico Internacional (COI). (ler matérias arquivo Sport Marketing: Jogos da Juventude terá Revezamento mundial da Tocha;Sport Marketing: VISA apóia Jogos Olímpicos da Juventude 2010;Sport Marketing: USOC fecha contrato com Deloitte).

Sandra White - Correspondente Sport Marketing - Estados Unidos

Itau marca presença no Master Series de Miami

Uma marca muito conhecida dos brasileiros estará desfilando nas quadras de tênis do Crandon Park de Key Biscane, Miami. O Itaú Private Bank International será o host sponsor do Master Series de Miami. Os valores do aporte financeiro realizado pelo banco brasileiro ao quinto maior torneio da temporada não foram divulgados. Esta será a vigésima quinta edição do evento. A meta do banco brasileiro com a ação em marketing esportivo é consolidar uma estratégia de internacionalização. O Itaú Private Bank, recentemente, adquiriu as operações de private bank do BankBoston International (BBI), com sede em Miami, do BankBoston Trust Company Limited (BBT), com sede em Nassau, e do ABN AMRO Bank N.V., em Miami e Montevidéu. "O patrocínio tem como objetivo reforçar a nossa presença junto a famílias latino-americanas, que têm grande interesse no torneio, e está em linha com o compromisso de tornar o Itaú Private Bank um dos três maiores do setor na América Latina"- afirma Flávio Souza, diretor da empresa.

Redação Sport Marketing

Agências publicitárias se desligam dos Jogos de Londres

O mundo da publicidade está sendo pivô de fortes controvérsias em Londres com relação aos Jogos Olímpicos de 2012. As agências descobriram que a vencedora da licitação teria que também se inscrever como patrocinadora dos Jogos, a um custo de algo em torno de £ 10 milhões. Duas conceituadas agências de publicidade já retiraram-se dos Jogos de 2012. No geral, a indústria publicitária já afirmou que os benefícios de ‘marketing' para uma agência ser associar aos Jogos Olímpicos são limitados e insuficientes para justificar este aporte financeiro. Especula-se que o provável vencedor do contrato será um grande grupo de publicidade internacional. A agência vencedora irá desenvolver a criatividade corporativa do evento e ficará responsável pelas ações de marketing para a venda de bilhetes. À frente do processo está Chris Townsend, diretor comercial dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Londres, e a diretora de marketing Amanda Jennings. O pagamento para ter o nome da agência lincado ao evento está previsto para ser "em espécie". Em abril, o LOCOG - London Organizing Committee Olympic Games - Comitê Organizador dos Jogos de Londres, divulgará ainda este mês, o nome da empresa escolhida.

Leandro Rabello - Correspondente Sport Marketing - Londres

Jurgen Melzer endossa Dunlop

O tenista austríaco Jurgen Melzer assinou contrato com a marca de raquetes Dunlop. Os valores da negociação que influenciaram o atual número 32 do mundo a abandonar a marca de raquetes da Head e utilizar a Dunlop Aerogel 4D 300 Tour não foram revelados. Melzer, 28 anos, foi campeão de Wimbledon como juvenil, está entre os top 50. "Estou realmente empolgado e orgulhoso com esta parceria com a Dunlop. Esta marca tem uma posição importante no tênis, é muito respeitada e sempre é associada à qualidade. Estou ansioso para alcançar minhas metas nas quadras com a Dunlop" - disse o tenista que passa a endossar a marca que também aposta no sucesso da parceria. "Sentimos que Jurgen (Melzer) será um grande embaixador para a marca e desejamos muito sucesso em sua carreira", declarou o diretor geral de esportes de raquete da Dunlop, Kai Nitsche.

Redação Sport Marketing

Sportfive fecha com Toulouse Football Club

A agência Sportfive fechou contrato de nove anos com o Toulouse Football Club. Sob o acordo, a Sportfive terá os direitos de marketing do time francês a partir de 2009 até temporada 2017-18. "Num momento em que o nosso clube está em busca de objetivos e conquistas arrojadas, achamos que seria ideal ir além de um simples parceiro comercial, mas sim lidar com uma empresa que irá se empenhar, em longo prazo, em nos ajudar a alcançar nossas ambições" -disse o presidente e CEO do Toulouse, Oliver Sadran . "Estou feliz e orgulhosa da nossa colaboração a longo prazo com o Toulouse Football Club, para o qual a Sportfive colocará à disposição o know-how nas áreas de marketing e desenvolvimento comercial" - disse Christophe Bouchet, da Sportfive. A Sportfive terá como meta colocar o Toulouse, em uma posição forte, para ser um trunfo francês a candidatura do país à UEFA Euro 2016.

Redação Sport Marketing

Franck Ribéry é Nike até 2014

Franck Ribéry assinou um lucrativo negócio com a Nike, empresa rival da Adidas, que é patrocinadora do clube do 'superstar' francês Bayern Munich. Ribery e a marca americana de materiais esportivos extenderam o multimilionário contrato até 2014. A notícia chega acompanhada de algumas especulações sobre a possível saída de Ribéry do time. De acordo com o periódico alemão BILD existe uma cláusula no contrato de Ribery com o Bayern, assinado em junho de 2007, na qual estipula que, esgotando-se o contrato de endosso com a Nike em 2010, ele mudaria para Adidas, parceira do clube. Mas o ex-jogador do Marseille decidiu ficar com o antigo patrocinador e, é claro, com um monte de dinheiro. Nos bastidores do futebol comenta-se que Ribéry, melhor jogador da Bundesliga, irá receber mais de €1,2 milhões de euros este ano, apenas com o negócio com a Nike. "O contrato pessoal com a Nike, não afeta a nossa relação contratual com Franck Ribéry. E não vamos deixá-lo sair do clube em hipóstese alguma" - disse Karl-Heinz Rummenigge, presidente do Bayern. O jogador tem sido alvo de especulações sobre o interesse de outros times como Manchester United, Inter de Milão e Barcelona.

Leandro Rabello - Correspondente Sport Marketing - Londres

Espaço Coca-Cola Sol recebe jovens talentos da África e Cazaquistão

O espaço Coca-Cola Sol, no Estádio Santa Cruz, em Riberirão Preto receberá a visita de talentos do Cazaquistão e da África do Sul. Os 44 estudantes jogam pelo Olé Brasil - 17 garotos da África do Sul e 26 do Cazaquistão que vão assistir ao jogo entre Botafogo e Ponte Preta na próxima quinta-feira, 2, a partir das 21h50. “Eles estão muito animados para esse jogo”- disse César Jube, coordenador da Olé Brasil Academy. “Nós temos o melhor futebol do mundo e esses jovens vieram aprender o nosso futebol com os nossos jovens daqui. É uma troca de culturas muito enriquecedora para todos”- acrescentou. Os africanos ficarão na cidade por 14 meses e os jovens do Cazaquistão 3 anos.

Redação Sport Marketing

Middlesbrough Football Club e Adidas voltam a ser parceiros

A Adidas é a mais nova fornecedora de materiais esportivos do Middlesbrough Football Club. O time assinou contrato com a empresa alemã para os próximos quatro anos. Os valores oficiais do negócio não foram divulgados, mas especula-se que a Adidas irá pagar cerca de US$ 3 milhões por ano pelo acordo. O business é um impulso financeiro importante para o time da primeira divisão inglesa e fará significativa diferença no orçamento do clube, que pretende manter no time estrelas como Stewart Downing. O novo kit de uniformes será apresentado em julho. "O clube tem prazer de unir forças com uma marca líder de mercado mundial. O Middlesbrough tem uma história com a Adidas que remonta à década de 1970. O nosso novo acordo de longo prazo nos permite trabalhar novamente com a Adidas para fornecer os jogadores e aos torcedores do time uma infinidade gama de produtos que misturam excepcional qualidade, design e tecnologia. Estamos confiantes que os adeptos do clube ficarão encantados com a troca para a Adidas" - disse Neil Bausor, diretor do Middlesbrough. "Todo mundo está muito animado na Adidas com relação à nossa nova parceria com o Middlesbrough Football Club. O Middlesbrough é um grande clube e tem como um dos principais patrimônios, uma legião leal fãs" - disse Gavin Thomson, diretor de vendas da Adidas no Reino Unido e na Irlanda.

Leandro Rabello - Correspondente Sport Marketing - Londres