31 de mar de 2009

EUFA cria Liga dos Campeões feminina

A Liga dos Campeões da Europa terá uma versão feminina a partir da temporada 2009/10. Alemanha, Suécia, Inglaterra, França, Dinamarca, Rússia, Noruega e Itália terão dois representantesno torneio. Outros países terão somente um representante, que terá de passar pela fase de grupos (assim como os vice-campeões nacionais dos oito primeiros países) para se encontrar com os melhores clubes. O estádio Santiago Bernabeu, que pertence ao Real Madrid, será palco da final marcada para o dia 20 de maio.

Redação Sport Marketing

FIFA marca data de divulgação das cidades sedes da Copa 2014

Será dia 31 de maio o anúncio das 12 cidades que vão sediar jogos da Copa do Mundo de 2014, no Brasil. A data oficial foi anunciada pela Fifa, em Zurique na Suíça, pelo site oficial. O anúncio será durante o 59º Congresso da Entidade, que acontecerá no Hotel Atlantis, em Paradise Island, nas Bahamas. Disputam o direito de sediar os jogos da Copa do Mundo de 2014 as cidades de Cuiabá, São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC), Curitiba (PR), Brasília (DF), Goiânia (GO), Campo Grande (MS), Manaus (AM), Belém (PA), Rio Branco (AC), Salvador (BA), Natal (RN), Recife (PE) e Fortaleza (CE).

Redação Sport Marketing

FIM Motocross World Championship tem novo patrocinador

A FIM Motocross World Championship garantiu um novo patrocinador. A fabricante alemã Teka Group vai patrocinar a competição, que afirma ter mais de um bilhão de telespectadores. Os detalhes da negociação não foram revelados. "Todo o mundo do Motocross agradece a Teka por acreditar no nosso esporte. A presença da Teka como principal patrocinador, juntamente com Red Bull, a Braun, Hyundai e KTM dá grande valor e credibilidade ao FIM Motocross World Championship. Se olharmos para trás, somente há alguns anos, vemos que Motocross só tinha cobertura local, hoje há mais de meio milhão de fãs que vem para os eventos, mais de um bilhão de telespectadores, mais de 3,5 milhões de visitantes no site Youthstream e mais de 600 milhões leitores de jornais, revistas especializados. Isto é porque realmente acreditamos no potencial do Motocross, sonhamos e trabalhamos muito duro para tornar o sonho realidade" - disse Giuseppe Luongo, presidente da Youthstream, empresa que gere, com exclusividade os direitos de televisão, marketing e promoção mundial direitos do Campeonato do Mundo de Motocross. "O nível profissional do Motocross é uma combinação perfeita de alto nível de qualidade todos os empregados do grupo Teka. Ser um parceiro oficial do Mundial FIM de Motocross dá o dinamismo perfeito para a nossa empresa no mercado empresarial. O investimento em um esporte com uma imagem limpa dá Grupo Teka uma grande rota para oportunidades de negócios" - disse Markus Bau, executivo do Grupo Teka.

Redação Sport Marketing

F1 e Universal Music criam F1 Rocks

A F1 irá soar como música aos ouvidos dos fãs da velocidade. É que a F1 fechou acordo com a Universal Music Group International, empresa que irá criar eventos de música, ao vivo, que acompanharão as corridas da categoria ao redor do mundo. O evento recebeu o nome de F1 Rocks e as performances serão difundidas em uma audiência mundial. Os valores do contrato não foram revelados, mas o acordo entre a F1 de Bernie Ecclestone e Lucian Grainge, executivo da Universal Music Group International, chega num momento difícil em que a categoria pensa em minimizar gastos em até 70% . O business que envolve o F1 Rocks está avaliado US$ 10 milhões em cobertura mediática da F1 e patrocinadores. "Isto não é um negócio que visa dinheiro. É todo um novo grupo de pessoas que serão expostas graças ao alcance da F1. Eu sempre disse que estamos no negócio do entretenimento e este acordo marca uma nova dimensão para a F1. É o resultado de muitos meses de discussões com Lucian e estou muito satisfeito que estamos prontos para dar a largada. A Universal é uma das principais empresas da indústria da música e temos grandes esperanças de que podemos alcançar ótimos resultados juntos " - disse Ecclestone à imprensa internacional, durante uma coletiva de imprensa. "A parceria entre o esporte mais emocionante do mundo e a maior empresa do mundo da música é uma das mais excitantes iniciativas da áera de entretenimento. A combinação de música e esporte a motor automóvel irá criar uma plataforma inovadora, um novo entretenimento. Estou muito ansioso em trabalhar com o Bernie. Ele tinha imaginação para ver o potencial de F1 Rocks desde o início, e nós queremos torná-lo um enorme sucesso em escala mundial" - afirmou com empolgação Grainge.

Leandro Rabello - Correspondente Sport Marketing - Inglaterra

Patrocínio da Eletrobrás não pagará dívidas do Vasco

A Eletrobras, informou que o dinheiro do patrocínio com o Vasco da Gama não poderá ser usado para quitar as dívidas anteriores ao contrato. Segundo Luiz Rizzo, gerente da Eletrobras,em entrevista à Rádio Brasil, o contrato já está formatado, mas a empresa aguarda a entrega oficial de certidões negativas que segundo informações do clube serão entregues até o próximo dia 8 de abril. "Como a Eletrobrás é uma empresa pública, nós não podemos pagar dívidas anteriores à assinatura do contrato. Todo o valor do patrocínio nós só poderemos efetuar o pagamento de despesas após a assinatura"- esclareceu o gerente.

Redação Sport Marketing

Coritiba não é mais Positivo

O Coritiba está sem patrocínio na camisa. O contrato com a Positivo Informática não foi renovado. O Alviverde se junta a Atlético-MG, Atlético-PR, Cruzeiro e Vitória, os outros integrantes da Série A do Campeonato Brasileiro que não têm patrocinador master. "O mercado funciona assim, é normal. O que temos que destacar é que o tempo em que estivemos lado a lado foi um período muito proveitoso e com ganhos para todos"- declarou diretor de marketing, Eduardo Jaime do clube no site oficial. A Positivo era patrocinadora master do clube desde agosto do ano passado. No início de 2009, a parceria foi extendida por mais três meses.

Redação Sport Marketing

Adidas, Michelin e Elf sob suspeita

Adidas, Michelin e Elf estão sob suspeita. A Justiça francesa pretende realizar uma investigação preliminar sobre a suposta fraude fiscal cometida pelas empresas por meio de diferentes fundações em Liechtenstein, confirmou hoje a Promotoria local à agência EFE. O jornal francês "Le Parisien", publicou que o Ministério das Finanças transferiu à Promotoria uma denúncia sobre "três casos" de suposta fraude relacionados às três empresas citadas. De acordo com a publicação, as companhias utilizaram fundações instaladas em Liechtenstein - conhecido paraíso fiscal europeu - para lavar dinheiro e fraudar o fisco. Michelin e Total - dona da marca Elf - desmentiram possíveis ligações com fundações. A Adidas não se pronunciou.

Redação Sport Marketing

Interlagos perde chance de receber decisão da A1GP

A A1GP confirmou que o México receberá a última corrida da temporada 2008/2009. Com a informação, Interlagos perde a chance de receber a categoria. No entanto, a prova mexicana ainda depende de algumas alterações de segurança no circuito Hermanos Rodriguez, que já recebeu a F-1 nos anos 80 e 90, além da Champ Car e da Nationwide, divisão de acesso da Nascar. A prova brasileira chegou a ser dada como confirmada pelo então presidente da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo), Paulo Scaglione, ao Tazio.

Redação Sport Marketing

Brawn comemora nas pistas e demite em massa

A Brawn GP anunciou o corte de aproximadamente 270 funcionários. “ Temos cerca de 700 funcionários neste momento e queremos reduzir nossa equipe para 430 ou algo assim, para retornar ao nível que tínhamos em 2004 (na BAR). É uma pena ter de fazer isso, mas é resultado das mudanças do regulamento técnico e da nossa realidade, já que somos, agora, um time independente”- disse Nick Fry, CEO da escuderia, à agência de notícias Reuters. A notícia é divulgada pela escuderia, um dia depois de estrear na F1 com dobradinha no GP da Austrália. A Brawn GP continua com a estrutura vinda da Honda F1,com fábrica em Brackley, na Inglaterra.

Redação Sport Marketing

Mercado: Porche anuncia lucro de US$ 7,2 bilhões

A montadora alemã Porsche quadruplicou o lucro no último semestre, a 5,5 bilhões de euros (US$ 7,2 bilhões), graças à alta das ações da Volkswagen. Ao mesmo tempo, a empresa anunciou uma queda do volume de negócios. A alta do lucro líquido da Porsche diz respeito ao primeiro semestre do exercício 2008/2009, que teve início em 1º de agosto. Os ganhos têm como principal explicação a alta na ação da Volkswagen nos últimos meses do ano passado. A Porsche possui 50% da VW e pretende chegar a 75%. Mesmo com a alta no lucro, a Porsche foi afetada pela crise econômica, já que o volume de negócios do grupo registrou queda de 9,2% na comparação com o ano anterior.

Redação Sport Marketing

HSBC segue com The Hawks

O HSBC estendeu contrato com o Hawthorn Football Club, conhecido como The Hawks, ime vinculado à Australian Rules Football - AFL. O novo acordo vigora por mais três anos. HSBC irá dividir espaço na camisa do clube com o patrocínio do governo da Tasmania. "Em setembro do ano passado, o HSBC fechou um novo acordo de patrocínio com o Hawthorn, ampliando a nossa parceria por mais dois anos. Na época, pensávamos que era uma jogada inteligente. Então, este ano, como vimos a equipe passar do décimo primeiro para o quinto lugar - já sabíamos que era uma jogada inteligente. Tem sido uma gratificante e emocionante parceria - e continua a ser " - disse o CEO do HSBC na Austrália, Stuart Davis. "O HSBC está no clube há alguns anos e estamos gratos por esse apoio contínuo. Nossos membros, parceiros corporativos são parte importante do nosso clube" - disse Jeff Kennett, presidente dos The Hawks.

Redação Sport Marketing

Bank of America estende contrato com New York Yankees

O Bank of America estendeu contrato de patrocínio por mais um ano com o foi New York Yankees. Após meses de conversações, a negociação garantiu ao Bank of America seguir com a marca envolvida no beisebol. O banco há 20 anos patrocina o New York Yankees e, devido a recessão mundial, quase quebrou o acordo de patrocínio no início do ano. No entanto, as duas partes acordaram em alargar o pacote existente, no valor E.U. $ 10 milhões por ano, por mais 12 meses. O Bank of America recebeu do governo americano uma ajuda estimada em E.U. $ 20 bilhões em janeiro. "Embora nós não podéssemos continuar com uma parceria a longo prazo, prorrogamos nossos atuais patrocínios com os Yankees para mais um ano" - disse Joe Goode , porta-voz do Bank of America.

Sandra White - Correspondente Sport Marketing - Estados Unidos

A1 Team Austrália fecha com MGL Global

A1 Team Austrália, confirmou parceria de cinco anos com a MGL Global, empresa de TI e comunicações. A empresa, com base em Gold Coast será a parceria na de Tecnologia de Informação da equipe até 2014, e vai fornecer E.U.$ 100.000 em equipamentos por ano. A1 Team Austrália se classificou em oitavo lugar na temporada 2008/09. O presidente do time é o ex-campeão mundial de F1Alan Jones e tem como gerente geral e ex-piloto da Nascar Peter Nolan. "Temos parceria com a A1 Team Austrália porque vemos valor na marca da A1GP" - disse Darren Maggs, CEO da MGL. "A1GP fornece-nos um substancial potencial de atingir os mercados internacionais com as corridas e uma penetração nas empresas" - acrescentou.

Redação Sport Marketing

Ohio State University vende direitos de eventos

Ohio State University vendeu os direitos dos eventos esportivos pelos próximos 10 anos. A negociação foi avaliada em US$ 128 milhões. A IMG College e a RadioOhio compraram os direitos. A IMG College é uma divisão da agência IMG Worldwide. Os termos da transação incluem US$ 110 milhões em garantias - o maior pacote de direitos de mídia da história dos esportes universitários nos Estados Unidos - e US$ 18 milhões para a IMG (produção, salários, passagens e outras despesas). IMG gere atualmente os direitos de publicidade do Ohio State's e a RadiOhio controla os direitos da rádio da universidade. De acordo com o novo negócio, IMG College e a RadiOhioe vão gerir e comercializar todos os direitos relacionados a publicidade e transmissão. O cordo permitirá financiar 36 esportes, ajudando a garantir a estabilidade financeira de longo prazo do programa atlético. O acordo também permite a Ohio State University de procurar patrocínios corporativos, treinadores "averbamentos e assinar publicidade. Ohio State ganhou 27 campeonatos nacionais, incluindo futebol americano sete títulos.

Redação Sport Marketing

Kroenke se torna segundo maior acionista do Arsenal

O bilionário americano Stan Kroenke aumentou sa participação no Arsenal para 20,5%, após a compra de ações de outros diretores. Kroenke comprou 5.000 ações a um custo de £ 42,5 milhões (US $ 60 milhões). A compra fez dele o segundo maior investidor do time, atrás do russo Alisher Usmanov. Fiszman vendeu cerca de um terço da participação, e tem agora 16,1% . Usmanov detém uma participação de 25% do clube. "Estou encantado por ser capaz de aumentar a minha participação"- disse em declaração à imprensa Kroenke. "Eu vou continuar a trabalhar estreitamente com os meus colegas para manter o ambiente estável para que o clube funcione e para preservar o modelo de negócio auto-sustentável usufruídos pelo clube." O Arsenal tem um valor de mercado de 469,8 milhões de libras, apesar das ações - que atualmente são vendidas a £ 7,550 cada - são pouco negociadas.

Redação Sport Marketing

Carlsberg e Liverpool conversam sobre patrocínio

A Carlsberg iniciou negociações para estender os 18 anos de patrocínio de camisa com o time inglês Liverpool. As conversações estão em andamento e um acordo pode ser concluído no próximo ano. O contrato atual expira no final da temporada 2009/2010. Especula-se que a cervejeira dinamarquesa paga algo em torno de £ 9,2 milhões (€ 10 milhões) por temporada. "Estamos falando sobre como um novo acordo, mas não há nada de concreto sobre a mesa ainda"- disse Keld Strudahl, diretor de patrocínio da Carlsberg à Reuters. "É muito cedo para dizer se o novo patrocínio será do mesmo nível ou qualquer outro nível ou nada. Estamos realizando uma revisão de todos os nossos patrocinadores e as atividades comerciais e de marketing em geral. "

Redação Sport Marketing

Atlético completa um ano sem patrocínio

Há exatamente um ano o Atlético procura um patrocinador para substituir a Kyocera. A empresa japonesa rendeu ao clube aproximadamente R$ 10 milhões por três anos de contrato. Fechou-se um acordo de naming rights, inaugurando o conceito no Brasil. Além disso, a Kyocera tornou-se a patrocinadora master da camisa do time. Desde a saída da empresa japonesa, o Furacão permanece sem patrocínio na camisa, no estádio e também no CT. Especula-se que esse cenário pode mudar nas próximas duas semanas.“Estamos analisando e poderemos ter novidades em até 15 dias”,-disse Henrique Gaede, que assumiu a responsabilidade de encontrar um novo parceiro para o Furacão que negocia com valores entre R$ 4 e R$ 8 milhões ano. Gaede comentou que a novidade nesta temporada será a estratificação do patrocínio. Isso significa que o clube poderá negociar parceria para cada competição que vier a participar.“Somente para 2010 que haverá um planejamento mais abrangente, contando com o patrocínio master para a camisa e envolvendo naming rights para o estádio e CT”- acrescentou.

Redação Sport Marketing