24 de mar. de 2009

Vancouver corta verbas dos Jogos de 2010

A cidade de Vancouver irá barrar as verbas públicas destinadas a destas públicas relativas aos Jogos Olímpicos de Inverno de 2010, mas o orçamento continua a ser o mesmo para vinhos e jantares políticos e para os executivos das empresas multinacionais interessadas em associar a marca ao evento. O município de Vancouver pretende cortar US$ 5 milhões de um total de US $ 23 milhões de orçamento, não incluindo fundos provenientes dos governos estadual e federal, destinado a despesas com os Jogos Olímpicos de Inverno, citando problemas para levantar patrocínio. "Dada a atual conjuntura econômica, estamos revendo os orçamentos para US $ 18 milhões, observando que o orçamento pode ser melhorado através de patrocínios adicionais, bem como através do vendas de merchandising"- disse um relatório enviado pela prefeitura de Vancouver. Embora a prefeitura alegue que não está sendo capaz de atrair o volume de financiamento que esperavam para os eventos públicos, Vancouver vê potencial para atrair financiamentos futuros de hospitalidade corporativa através de programas durante os Jogos. "A cidade de Vancouver pode usar esta oportunidade para promover Vancouver como uma cidade diversificada" - diz o relatório assinado por Dave Rudberg, diretor de operações dos Jogos Olímpicos de Vancouver. O programa de hospitalidade local dos Jogos de Inverno inclui mais de 1000 ingressos para os eventos, além de hospedagem e recepções. A prefeitura ainda aguarda os planos de hospitalidade de outros órgãos governamentais, inclusive do Comitê Olímpico Internacional. A cidade também abrirá um espaço chamado "Vancouver House", com custos planejados em US$ 1,5 milhões, destinado a promover a cidade ao público.

Sandra White - Correspondente Sport Marketing - Estados Unidos

Danone organiza Copa das Nações

A Danone, com apoio da secretária de esportes e lazer de São Paulo, está viabilizando um projeto que visa divulgação de adesões de escolas públicas para Copa das Nações Danone. Times de supervisores percorrerão 660 escolas entregando as fichas de inscrição e material de divulgação do evento juntamente com uma cartilha de alimentação desenvolvida pelos nutricionistas da Danone. O Estádio do Pacaembu abrigará a final do evento realizada pela primeira vez fora da França. Aprovada pela FIFA, além de contar com do apoio de várias confederações ao redor do mundo, a Copa das Nações Danone é o maior e mais importante torneio de futebol do mundo para crianças entre 10 e 12 anos e acontece anualmente em 40 países. O evento contará com a presença de um dos maiores craques da história do futebol, o francês Zinedine Zidane. No Brasil, a Copa das Nações Danone é disputada por times de escolas das redes pública e privada, além de clubes, escolinhas de futebol e outras agremiações, em 2009 serão mais de 10.000 crianças.

Redação Sport Marketing

MTN inicia ações e campanhas para Copa de 2010

A MTN fechou parceria com o Johannesburg Expo Centre, instalação onde a imprensa mundial se reunirá durante a Copa do Mundo de 2010 para cobrir o evento. A partir do acordo, a MTN dará nome à instalação, que passará a se chamar MTN Expo Centre. O espaço também servirá como hospitalidade local da MTN. De acordo com o contrato, a empresa será a operadora de serviços de telefonia móvel do Midia Center. A parceria, cujos valores não foram divulgados, visa uma substancial melhoria das instalações e vigorará pelo prazo de dois anos, com opção de renovação de contrato. "A parceria foi perfeita sinergia na medida em que o Expo Centre MTN e a MTN partilham os mesmos valores de inflamar a paixão do futebol de todos os sul-africanos. A nossa abordagem aos clientes e fãs é a mesma e temos a mesma crença e compromisso com aquilo que oferecemos aos consumidores" - disse Serame Taukobong, diretor de marketing da MTN. "Estaremos convidando clientes-chave a virem a Johannesburg para assistir a todos os jogos em um grande ecrã, onde eles vão se divertir" - acrescentou o diretor. A tecnologia também estará disponível para futuros eventos em Johannesburg após a Copa do Mundo. A operadora também já deu o chute inicial da campanha mundial para a Copa do Mundo 2010. Sob o slogan "Não podemos esperar, vamos 2010! " a MTN lançou a campanha na sede em Johannesburg, África do Sul, visando construir um clima de entusiasmo para o Copa do Mundo com antecipação. "É uma experiência que não pode esperar mais, porque irá reforçar nossa posição competitiva nos mercados emergentes, deixar um legado de uma melhor infra-estrutura para a África e demonstrar ao mundo que o continente Africano - e África do Sul em particular - é capaz de sediar eventos desta dimensão. O evento será um grande impulso para a economia sul-africana, contribuindo para o nosso PIB, e terá benefícios que vão além de 2010 com um impacto indireto que será sentido pela nossa economia nos próximos anos" - disse o CEO da MTN, Phuthuma Nhleko. A MTN está totalmente empenhada proporcionar a experiência da Copa do Mundo para o povo da África do Sul e África. A empresa tem garantido direitos exclusivos de conteúdo móvel para o evento, para tornar disponível uma ampla gama de conteúdo relacionado à Copa do Mundo aos assinantes da operadora, inclusive, via o portal da MTN. Além disso, MTN também está oferecendo aos clientes, pacotes e promoções especiais como o 'MTN PayAsYouGo' por meio dos quais os ganhadores terão a oportunidade única de assistir jogos da Copa do Mundo, ao vivo. Esta iniciativa faz parte do "MTN 1-4-1" Programa Fidelidade. Os clientes se registram para o programa e automaticamente estão inscritos para concorrer aos ingressos. A imagem que endossa as camanhas da MTN é a do jogador Michael Essien que é o garoto propaganda da marca em todo o mundo, nas campanhas de contagem regressiva para a Copa. O meio-campo do Chelsea e capitão da seleção de Gana é apaixonado pelo continente e irá promover o evento para o mundo. "Embora eu jogue futebol na mais competitiva liga do mundo, meu coração está na África. Eu não posso esperar para a Copa de 2010 começar" - revelou Essien que na campanha espalha a mensagem de unidade da África dizendo: "Eu sou um dos poucos da África que conseguiram sucesso no cenário internacional do futebol. No entanto, poucas pessoas deste continente têm a oportunidade de me assistir jogar. A Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, será uma oportunidade rara para as pessoas comuns testemunharem os mais talentosos jogadores do mundo fazendo coisas extraordinárias". MTN está igualmente satisfeita por ter Essien a bordo da campanha. "Essien teve uma ascensão meteórica e hoje é uma estrela do futebol. Saiu das ruas de Accra, onde jogava futebol, para o mundo. Hoje, ele joga no mais competitivo cenário do futebol, a Inglaterra. A história dele se semelhante à da MTN, que era uma pequena operadora de telecomunicações em 1994 e agora é uma gigante multinacional" - disse Nozipho January-Bardill, executivo do Grupo. A MTN é a única patrocinadora mundial do evento representante do continente africano, e tem garantidos os direitos exclusivos para fornecer conteúdo móvel durante a Copa do Mundo FIFA 2010 na África do Sul.

Leandro Rabello - Correspondente Sport Marketing - Londres

Corinthians vai de Fiat?

De acordo com o Painel F.C. da Folha de S. Paulo, a diretoria do Corinthians está próxima de fechar com a Fiat. A montadora deve patrocinar as mangas do alvinegro de Parque São Jorge. Pelo acordo entre o Timão e Ronaldo Fenômeno, as mangas e o calção serão divididos da seguinte forma: o Timão terá 20% e o jogador fica com 80%. A Batavo fechou contrato de patrocínio com o Corinthians (valor de R$ 18 milhões) até o final do ano pelo espaço na frente e costas da camisa. Este patrocínio é 100% do clube. Especula-se que o Banco Santander do Brasil estava negociando com o Timão, mas a matriz que fica na Espanha vetou, pois não pretende se envolver com clubes de futebol (ler matérias arquivo Sport Marketing: Corinthians fecha patrocínio com Batavo; Sport Marketing: Corinthians e Nike voltam às boas; Sport Marketing: Mercado: Medial e Corinthians um casamento que ... ;Sport Marketing: Medial e Corinthians acabam casamento).

Redação Sport Marketing

Emirates lança pacote para Copa de 2010

A Emirates, nomeada operadora turística mundial para a Copa do Mundo de 2010, já lançou no mercado um pacote de viagens. "Siga a sua seleção" é o nome do pacote disponibilizado para a próxima Copa, ano que vem, na África do Sul. O novo pacote garantirá que os torcedores não percam um momento de ação das seleções durante o torneio. A abertura da Copa do Mundo está programada para acontecer em Joanesburgo, dia 11 de junho de 2010, com a final sendo realizada um mês depois. A parceira da Emirates com a FIFA começou na Copa do Mundo 2006, quando se tornou a primeira companhia aérea a patrocinar do evento. A empresa já estendeu o patrocínio FIFA até a Copa de 2014. "O objetivo do nosso programa de marketing junto a um operador turístico é garantir e facilitar viagens para os jogos para o maior número possível de fãs de países de todo o mundo. Nós sabemos que a parceria com a Emirates vai nos ajudar a alcançar este objetivo" - disse Jérôme Valcke, Secretário geral da FIFA.

Redação Sport Marketing

Adidas lança campanha com Ivanovic e Unicef

A Adidas lançou uma campanha em parceria com a tenista Ana Ivanovic e a Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância). Os fãs da tenista sérvia, embaixadora da entidade, devem escolher as camisetas que serão produzidas pela fabricante alemã de materiais esportivos. Parte das vendas desta edição limitada será para as obras beneficentes da Unicef. Todas as camisetas terão o logotipo da Unicef e serão colocadas à venda no site oficial da Ivanovic e nas lojas Adidas na Sérvia, a partir de maio. As camisetas serão confeccionadas nos modelos feminino, infantil e unisex. Os dois modelos mais votados pelos fãs serão confeccionados. Para votar, o internatua deve acessar o site http://www.anastyle.com/. Todos os que votarem estarão concorrendo a uma das cinco camisetas autografadas por Ivanovic. O prazo para votar termina no dia 5 de abril.

Redação Sport Marketing

Meio Ambiente: Coca-Cola lança projeto para Vancouver 2010

A Coca-Cola, patrocinadora do programa de marketing TOP do IOC - International Olympic Committe - Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou o lançamento de um "plano ambiental holístico" para minimizar o impacto das ações da empresa no meio ambiente durante os Jogos Olímpicos de Inverno em Vancouver. A gigante fabricante de refrigerantes irá utilizar cerca de 1400 máquinas de venda automática de refrigerantes durante o mega evento com tecnologia capaz de eliminar, quase na totalidade, as emissões diretas de gases. As unidades serão colocados em todas as instalações dos Jogos. Esta sérá a primeira vez que a nova tecnologia será utilizada na América do Norte. A empresa também pretende utilizar carros híbridos ou de alta eficiência para entrega dos produtos Coca-Cola durante os Jogos e garantir 100% da coleta de todos os recipientes plásticos utilizados em todas as instalações dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2010, em Vancouver e Whistler. Mais de 600 barris de reciclagem serão colocados em todos os locais para apoiar a coleta do plástico. A Coca-Cola tem contrato com o COI até 2020.

Redação Sport Marketing

FIFA libera verba para Concacaf

A Concacaf receberá US$ 10 milhões da FIFA para iniciativas de desenvolvimento na América Central e no Caribe, com o objetivo de fortalecer e melhorar a infra-estrutura de 11 ligas incipientes na região. O projeto "Vitória na Concacaf com Concacaf" foi aprovado pela FIFA e pelo Presidente da Concacaf Jack Warner. O projeto será administrado por Keith Olha Loy de Trinidad & Tobago e será lançado em 11 de maio na reunião do Comitê Executivo da Concacaf, em Nova Iorque. O dinheiro será destinado a ajudar as ligas em Barbados, Belize, El Salvador, Guiana, Haiti, Honduras, Jamaica, Nicarágua, Panamá, Suriname e Trinidad. As ligas serão obrigadas a estabelecer a longo prazo programas de marketing e patrocínio envolvendo televisão e novas mídias. Da mesma forma, os clubes participantes terão que apresentar relatórios anuais e realizar programas para jovens.

Redação Sport Marketing

FIA abaixa custos da super-licença

O presidente da FIA, Max Mosley, concordou em reduzir os custos da super-licença obrigatória aos pilotos de F-1. A Associação dos Pilotos de Grande Prêmio (GPDA) mostrou a insatisfação por conta do aumento dos preços da credencial. Segundo declaração emitida pela FIA, Mosley considerou o encontro bastante positivo. “Uma taxa reduzida refletiria as grandes reduções dos custos que serão trazidos para o esporte na próxima temporada”- afirmou. "Uma proposta vai ser feita ao Conselho Mundial de Esportes a Motor, para que sejam revistas as taxas de licença, exigidas dos condutores, no campeonato de 2010"- acrescentou. A FIA informou ainda que, a partir de agora, irá se encontrar regularmente com a GPDA, "para manter aquilo que promete em um diálogo construtivo".

Redação Sport Marketing

Montes Claros consegue patrocínio dos Correios para projeto social

O ministro das comunicações Hélio Costa anunciou, em Montes Claros, o convênio entre a prefeitura municipal de Montes Claros e os Correios, para a implantação do Projeto Natação Social, que funcionará no MCTC – Montes Claros Tênis Clube, contemplando cerca de 500 crianças e jovens da cidade. Os recursos federais oriundos dos Correios, patrocinador há 18 anos da CBEA - Confederação Brasileira de Esportes Aquáticos, serão de R$ 500 mil, sendo R$ 41,600 por mês durante 12 meses. "Este projeto em que a confederação brasileira de esportes aquáticos, juntamente com os Correios, lança uma semente da natação junto a juventude carente de Montes Claros" - explicou Guaraci Nunes, presidente da Confederação brasileira de esportes aquáticos.

Redação Sport Marketing

EUFA lança medidas econônicas

A UEFA anunciou a criação de uma comissão para fiscalizar as finanças dos clubes do continente. O novo órgão terá nove integrantes - especialistas em economia e direito -, que irão conduzir auditorias para acompanhar a saúde financeira das agremiações. Apenas irão disputar a Liga dos Campeões da Europa e a Copa da UEFA, as duas principais competições da Europa, o clube que comprovar saúde financeira. A Comissão de Controle Financeiro dos Clubes foi criada para fiscalizar as contas apresentadas e garantir a eficiência dessa medida. A UEFA também considera a possibilidade de pedir aos clubes que limitem o tamanho dos elencos a 25 jogadores. A meta é uma tentativa de reduzir as enormes folhas salariais do futebol na Europa e ajudar a administrar os efeitos da crise financeira global. "Não há solução rápida ou fácil para proteger os clubes da crise global... mas uma proposta que parece ganhar apoio é limitar os profissionais contratados, como já temos na Liga dos Campeões"- disse Gaillard em entrevista à Reuthers. Atualmente, os clubes só podem inscrever 25 jogadores para a Liga dos Campeões e a Copa da Uefa.

Redação Sport Marketing

Adidas apresenta uniforme da seleção espanhola

A Adidas apresentou o uniforme oficial que vestirá a Espanha na Copa das Confederações, em junho deste ano, na África do Sul. A principal novidade é uma faixa azul com contorno dourado, que cobre o ombro direito. De acordo com a fabricante alemã de materiais esportivos, o azul representa "os dois oceanos que banham a África do Sul, o Atlântico e o Índico", e o dourado é uma referência ao palco da final, Joanesburgo, conhecida como "local de ouro" por suas minas. Onze jogadores da Furia - Pepe Reina, Xavi, David Villa, Xabi Alonso, Alvaro Arbeloa, David Silva, Carlos Marchena, Albert Riera, Marcos Senna, Santi Cazorla e Fernando Llorente - participaram da apresentação na Ciudad del Fútbol.

Redação Sport Marketing

Florianópolis sedia MNB

Acontece entre os dias 26 e 29 de Março, em Florianópolis – Santa Catarina, o MNB evento que reúne os principais nomes do Marketing nacional. O evento contará com a presença profissionais ligados a área de Marketing e convidados como o zagueiro do Tetra Campeonato Mundial Ricardo Rocha, o ex centroavante do Santos Claudio Adão e a assistente de arbitragem Ana Paula Oliveira.

Redação Sport Marketing

Confederações se unem contra Conselho de Clubes Formadores de Atletas Olímpicos

As confederações de esportes olímpicos pretendem se unir contra o Conselho de Clubes Formadores de Atletas Olímpicos, formado a fim de reivindicar parte dos recursos da Lei Agnelo Piva (ler matéria arquivo Sport Marketing: Conselho de Clubes Formadores de Atletas Olímpicos; Sport Marketing: Esportes Olímpicos viram as 'galinhas dos ovos de ...). As confederações devem se reunir já no mês de abril para decidirem estratégias a serem adotadas, com apoio do Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Segundo o jornal Folha de S. Paulo, as entidades pretendem mostrar os gastos esportivos que são usados com o dinheiro federal, valor que chegou a R$ 34,2 milhões apenas em 2008. Um dos argumentos é o de que as confederações cobrem parte dos gastos dos clubes."Há uma grave confusão nesta discussão"- disse Coaracy Nunes, presidente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), à Folha. "Vou gastar R$ 1 milhão para mandar delegação de nadadores para o Mundial de Roma. Vamos pagar passagens e estadia. De quem são os atletas? Dos clubes". A posição é defendida por Roberto Gesta Mello, presidente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), que afirma ter programas de apoio aos clubes. A Lei Piva determina que 2% da arrecadação bruta das loterias federais sejam repassadas ao COB e ao Comitê Paraolímpico Brasileiro. Ambos dividem o montante, respectivamente, em 85% e 15%, e administram a verba incluindo repasses para federações esportivas. Clubes não podem ser incluídos como beneficiários das verbas públicas (ler matérias arquivo Sport Marketing: Ginastas do Flamengo seguem sem receber; Sport Marketing: Diego Hypólito desiste de lutar por patrocínio; Sport Marketing: Marketing do Flamengo não segura esportes olímpicos).

Redação Sport Marketing

Adidas lança campanha da linha Techfit

A Adidas iniciou uma nova campanha publicitária criada para a linha de roupas de compressão Techfit, voltada para esportistas preocupados em melhorar a performance. A campanha é direcionada para as principais academias de São Paulo. Professores e treinadores da Body Systems, empresa parceira da adidas, e alunos de academias poderão experimentar a linha Techfit, utilizando os produtos durante as aulas. A campanha engloba anúncios estrelados pelo jogador Kaká e pelo tenista sérvio Novak Djokovic, mostrando os benefícios da tecnologia Adidas Techfit. As lojas de Performance da Adidas em todo Brasil e dos principais clientes da marca contarão com vitrines temáticas da campanha, displays internos, distribuição de folhetos para clientes e uma ativação com promotores, que farão uma demonstração dos produtos com explicação da tecnologia Techfit para clientes no período de 27 de março a 21 de abril.

Redação Sport Marketing

Natação chinesa fecha patrocínio para Jogos de Londres 2012

A Midea Group, a empresa chinesa da electrônica de consumo, estendeu o patrocínio com o Centro de Gestão chinês de natação. Os valores oficiais do acordo não foram divulgados, mas especula-se que a empresa irá fazer um aporte na natação em torno de US$ 11 milhões. A empresa também foi patrocinadora da equipe chinesa durante os Jogos Olímpicos de Beijing com um investimento substancial. A duração do novo acordo não foi revelada, mas acredita-se ser um negócio de quatro anos, até os Jogos Olímpicos de Londres 2012. A Midea Group tenta reforçar a marca através do patrocínio esportivo e considera a natação como um esporte elegante em todas as modalidades, fato que coincide com a própria imagem da marca.

Redação Sport Marketing

Li Ning patrocina Jogos da China

Marca esportiva chinesa Li Ning irá patrocinar a equipe na Província de Qinghai durante os Jogos Nacionais, que serão realizada em outubro, em Shandong. O valor do patrocínio é de US$ 50.000 em uniformes e equipamentos. O valor é mínimo comparado aos US$ 2 milhões pagos pela empresa à recordista mundial e campeã olímpica do salto com vara, a russa Yelena Isinbayeva. A Li Ning foi fundada pelo ginasta campeão olímpico de 1984, que em agosto passado acendeu a pira olímpica na cerimónia de abertura dos Jogos de Beijing. (ler matérias arquivoSport Marketing: Especial: Li Ning, a marca que venceu Nike e Adidas; Sport Marketing: Li Ning - príncipe dos ginastas e rei do ... ; Sport Marketing: Li Ning pega carona em escândalo espanhol; Sport Marketing: Li Ning chega às pistas de atletismo!?; Sport Marketing: Li Ning divulga lucros).

Redação Sport Marketing

Ministério do Esporte publica a liberação de recursos para o Criciúma

O Diário Oficial da União já publicou a determinação do Ministério do Esporte, que viabiliza a liberação para a captação de recursos através de impostos, para investimentos nas Categorias de Base do Criciúma Esporte Clube. Os valores giram em torno de três milhões de reais, que serão arrecadados através de 1% do valor do imposto devido pelas empresas, ou pela declaração do imposto de renda de pessoa física, onde valor será de 6%. Como a publicação oficial informa, o Clube terá do mês de março a dezembro de 2009, para arrecadar os R$ 2. 955. 773, 51, junto às empresas e aqueles que respondem como pessoa física. A partir da captação de 20% do valor do projeto, os investimentos já podem começar no clube.

Redação Sport Marketing

Pirelli corre atrás do futebol chinês

A Pirelli, terceira maior companhia pneus da Europa, irá patrocinar a Super Liga chinesa de Futebol. O contrato, cujos valores oficiais não foram revelados, será de três anos. A empresa baseada na Itália também patrocina time de futebol italiano Inter de Milão. Com o novo investimento, a Pirelli espera construir a marca na economia chinesa. Especula-se que a Pirelli estará investindo algo me torno de US$ 2,4 milhões durante os três anos. No ano passado, a Pirelli anunciou que iria investir US$ 100 milhões na China a partir de 2010.

Redação Sport Marketing

Nike pretende investir forte na China

Nike pretende investir forte na China, o segundo maior mercado fora dos Estados Unidos. A empresa partrocina a liga de futebol no país, contrato que vigora até 2009, pagando US$ 15 milhões, mas já está em conversações para estender o negócio pelos próximos nove anos após a atual temporada. A Nike ofereceu pela renovação do acordo o valor de cerca de US$ 200 milhões. A fabricante de materiais esportivos anunciou planos para investir US$ 99 milhões para construir um novo centro logístico no leste chinês. A instalação, será concluída no próximo ano, é o maior centro de logística da Nike na Ásia. De acordo com o periódico Beijing Times, os primeiros US$ 15 milhões serão fornecidos para 12 dos 16 times da liga US$ 732.000 será entregue em equipamentos e US$ 220.000 em dinheiro. A verba restante será detida na Super League. Se o contrato de longo for acordado, a Nike realizará um aporte financeiro por ano de US$ 30 milhões até 2018. A quantia representa um reforço importante no futebol chinês em tempos em que o mundo vive uma forte crise financeira.

Jing Wang - Correspondente Sport Marketing - China

LOCOG fecha sexto patrocínio nível três

O LOCOG - London Organizing Committee Olympic Games - Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 fechou mais um contrato de patrocínio local. A empresa internacional Cristal se tornou o sexto fornecedor nível três do mega evento, a 16a empresa a aderir ao programa de marketing local dos Jogos. Os valores do contrato não foram divulgados, mas a Crystal irá fornecer serviços de tecnologia e design digitais para reforçar o projeto Londres 2012, utilizando imagens e animações para se comunicar com o público. " A chegada da Crystal encoraja o nosso programa comercial que, nestes tempos difíceis de economia, muitas empresas estão pensando na importância da manutenção do investimento em marketing e desenvolvimento de projetos empresariais em longo prazo" - disse o presidente do LOCOG, Sebastian Coe. "Estamos muito satisfeitos e honrados em prestar o nosso know how em imagem digital e animação para o LOCOG" - disse Sr. Lu, presidente da Crystal. A Crystal foi provedora de Serviços de Design Gráficos para os Jogos Olimpicos e Paraolímpicos de Beijing 2008. A cerimônia de abertura de Beijing 2008 foi um dos mais de cento e cinquenta projetos que a empresa ajudou a produzir, em colaboração com o BOCOG - Beijing Organizing Committee Olympic Games - Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Beijing. Crystal será fornecedora de uma gama completa de serviços de imagem digital, incluindo: 3D e o desenvolvimento de quaisquer elementos de material audiovisual que exijam animação digital para as cerimônias, incluindo as cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos.

Redação Sport Marketing