19 de mar de 2009

Vasco começa a dar adeus ao sonho Eletrobras

O Vasco da Gama vê cada vez mais longe a possibilidade de fechar o patrocínio com a Eletrobras. O time teve negado o pedido de Certidões Negativas de Débito (CND) que viabilizaria a assinatura do contrato de patrocínio com a estatal. A juiza Marcella Araujo da Nova Brandão não aceitou o pedido de reconhecimento de apenas parte da dívida do clube com o Governo Federal. O Vasco tem que pagar cerca de R$ 8 milhões para receber as Certidões. O patrocíncio da Eletrobrás seria de R$ 24 milhões por dois anos de contrato renováveis por mais dois.

Redação Sport Marketing

Governo do Amazonas patrocina times de futebol

Os clubes participantes da Série A do futebol amazonense vão receber do governo do Amazonas, a quantia de trezentos mil reais. A verba do patrocínio será divida entre América, Sul América, São Raimundo, Rio Negro, Nacional, Fast Clube, Peñarol, Holanda, Princesa de Manacapuru e CDC de Manicoré. Cada equipe receberá o repasse de R$ 30 mil. O governo entra como patrocinador do futebol amazonense, através da Secretaria de Comunicação. "Com o advento da televisão este ano, o futebol amazonense ganha mais um incentivo financeiro e o estado, como sempre fez, não poderia ficar de fora disso, afinal queremos nosso futebol cada vez mais forte" - destacou Governador do Amazonas, Eduardo Braga.

Redação Sport Marketing

Corinthians fecha patrocínio com Batavo

A nação corinthiana está em festa. O Timão anunciou o novo patrocinador. Trata-se da Batavo, marca de laticínios da Perdigão. Os valores do contrato não foram revelados, especula-se que a Batavo aceitou pagar cerca de R$ 18 milhões para o clube paulista contrato até o fim deste ano. A empresa estampará a marca na frente e nas costas das camisas dos uniformes do time profissional, além de atuar também nas categorias de base. Os outros detalhes do contrato serão detalhados na sexta-feira em entrevista coletiva. Com o acerto, será a segunda vez que a Batavo patrocinará o clube paulista. A primeira ocorreu entre 1999 e 2000, quando o Corinthians conquistou o Mundial de Clubes da Fifa, em 2000, o Campeonato Brasileiro por duas vezes e o Campeonato Paulista, em 1999. Agora, a diretoria do clube passará a se concentrar na busca de patrocinador para as mangas da camisa e para o calção. Nesses acertos, o atacante Ronaldo terá direito a 80% do valor negociado. O Corinthians estava sem um patrocinador fixo desde o ano passado, quando expirou o contrato com a Medial Saúde - a empresa pagou R$ 16,5 milhões para ser a anunciante do time durante a Série B do Campeonato Brasileiro. Apenas nesta quinta-feira, no entanto, a logomarca da antiga parceira foi retirada dos uniformes de treinamentos do time.

Redação Sport Marketing

K-Swiss assina novo acordo com World Triathlon Corporation

A marca de calçados e vestuários esportivos de desempenho K-Swiss assinou parceria oficial e de longo prazo com a World Triathlon Corporation (WTC), detentora da marca Ironman. A fabricante irá fornecer com exclusividade calçados e vestuários com a marca conjunta K-Swiss/Ironman. O produto K-Swiss/Ironman será inicialmente vendido através dos canais de distribuição on-line http://www.kswiss.com/ e http://www.ironman.com/ , nos locais dos eventos e, finalmente, através de parceiros varejistas estratégicos na área de desempenho esportivo. "Estamos empolgados com a parceria com a K-Swiss. Eles entendem muito bem o ADN da marca Ironman e investiram os recursos necessários para desenvolverem uma linha incrível de calçados e vestuários"- disse Andy Giancola, Diretor de Patrocínio e Licenciamento da Ironman. A K-Swiss continuará patrocinando os eventos Ironman durante todo o ano de 2009, como o Patrocinador Oficial da Pista de Corrida dos eventos Ironman 70.3 Boise, Amica Ironman 70.3 Rhode Island, Ford Ironman Louisville e dos dois eventos de Campeonato Mundial: O Ford Ironman World Championship em Kailua-Kona, no Havaí, e o Foster Grant Ironman World Championship 70.3 em Clearwater, na Flórida, além de todos os outros eventos domésticos Ironman e 70.3, bem como do Ironman no Reino Unido e dos dois eventos Ironman de 2009 na Alemanha. O Ironman, com 31 anos de história, consiste de uma jornada de 140,6 milhas e é considerado como o evento de resistência mais desafiador do mundo. Com mais de 50 eventos de classificação, realizados em todo o mundo, o evento é patrocinado por parceiros como Ford Motor Company, PowerBar, Timex e a Gatorade.

Redação Sport Marketing

Eric Cantona é garoto propaganda da Renault

Eric Cantona é o mais novo garoto propaganda da Renault. A nova campanha do modelo Laguna, estrelada pelo ex-jogador francês, foi criada pela Publicis Paris. A veiculação será no Reino Unido e França. A ação tem como meta promover a versão Coupe GT do carro, que chegou ao mercado em 2008. A estratégia contou com o lançamento de um teaser em um site, no qual Cantona anda ao redor do carro falando frases de efeito como "Livre como o vento. Como um cavalo selvagem", sob o som de Mozart. É a primeira campanha de Cantona para a Renault, que também já usou a imagem de ouyros jogadores de futebol em campanhas como o francês Thierry Henry, para Clio.

Redação Sport Marketing

Ronaldo Fenômeno por Maurício de Souza

O desenhista Mauricio de Sousa fez uma homenagem ao jogador Ronaldo. O idealizador da Turma da Mônica criou um desenho do Fenômeno, nos moldes dos integrantes dos quadrinhos. Pelezinho, Ronaldinho Gaúcho e Maradona também foram atletas adaptados por Mauricio para os quadrinhos.

Redação Sport Marketing

COSAN renova com Jataí

A COSAN, maior grupo sucroalcooleiro individual do País, renovou patrocínio com Jataiense, time da primeira divisão do campeonato Goiano de Futebol. Os valores do contrato não foram divulgados, mas o acordo tem duração de um ano. Neste período, a equipe de Jataí contará com a logomarca da companhia nos uniformes oficiais e de treinamento, além de visibilidade no estádio do time, o Arapucão.Fundada em 1952, a Associação Esportiva Jataiense profissionalizou-se em 1965 e foi campeão da segunda divisão estadual de 2002.

Redação Sport Marketing

Livro de Michael Phelps no Brasil

A biografia do nadador Michael Phelps, oito medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de Beijing, tem data prevista de lançamento no Brasil. Intitulado Sem limites – A vontade de vencer, o livro conta a trajetória de vida do atleta, desde o começo da carreira, aos sete anos, nas piscinas de Baltimore, no estado norte-americano de Maryland, até a conquista dos oito ouros olímpicos, na China. A biografia será lançada no país pela editora Thomas Nelson Brasil em abril (ler matérias arquivo Sport Marketing: Michael Phelps lança novo livro; Sport Marketing: Michael Phelps lança game; Sport Marketing: Retrospectiva Sport Marketing 2008 - Michael Phelps).

Redação Sport Marketing

Nike apresenta números

A Nike anunciou que, devido à compra da concorrente Umbro, o lucro anual registrado nos nove primeiros meses do atual ano fiscal caiu 18%, para US$ 1,145 bilhão. De acordo com a empresa, só no terceiro trimestre fiscal (dezembro 2008-fevereiro 2000) o lucro líquido caiu 47% em relação a um ano antes, para US$ 243,8 milhões. No entanto, o faturamento da Nike entre junho passado e fevereiro deste ano cresceu 7%, para US$ 14,463 bilhões, ao passo que no terceiro trimestre chegou a US$ 4,440 bilhões, após uma queda de 2%. Se não fosse a aquisação da Umbro por US$ 240,7 milhões, o lucro da empresa entre dezembro e fevereiro teria crescido 4%, para US$ 484,5 milhões.

Redação Sport Marketing