13 de mar de 2009

Náutico é Hipercard

O Náutico fechou o patrocínio principal com o Hipercard. Os valores da negociação não foram revelados. O hipercard estampará a marca na camisa alvirrubra até dezembro deste ano. "Tenho certeza que temos o patrocínio de camisa mais valorizado do Norte/Nordeste. Foi tudo como queríamos. Uma parceria com uma empresa forte, líder no Nordeste"- afirmou o vice-presidente de marketing do Náutico, Roberto Varela. "Mas posso dizer que o que estamos recebendo de patrocínio de camisa este ano já é o dobro do ano passado. E ainda estamos negociando os espaços nas mangas"- acrescentou. O Hipercard soma forças com a Lupo.

Redação Sport Marketing

Dafra pisa no freio com Corinthians

A felicidade dos corinthianos durou pouco. Mais precisamente, uma hora. A Dafra Motos recuou e disse, em nota oficial, que não vai estampar a marca na camisa do clube. A empresa não deu detalhes, mas culpou a falta de tempo para negociação pelo cancelamento do acordo. "A Dafra Motos informa que por falta de tempo hábil para negociação, não participará da ação de patrocínio da camisa do Corinthians no jogo contra o Santo André neste domingo, como divulgamos anteriormente. A empresa informa que outra data pode ser estudada para uma futura parceria"- afirmou.

Redação Sport Marketing

Corínthians vai de Dafra para Santo André

O Corínthians vai de Dafra para o confronto contra o Santo André. O Timão ainda está sem patrocinador fixo para a temporada, mas segue somando quantias firmando contratos de oportunidade. A montadora de motocicletas Dafra Motos estampará a marca no uniforme do time na partida contra o Santo André, domingo, no estádio Bruno José Daniel. "É uma ação muito importante para nós, pois o Corinthians tem uma das maiores torcidas do Brasil e um grande ídolo como o Ronaldo"- afirmou Carolina Menescal, gerente de marketing da Dafra Motos. É óbvio que a boa fase de Ronaldo convenceu a empresa a investir no Corinthians. A primeira vez que o Corinthians recorreu a um patrocínio temporário foi no amistoso contra o Estudiantes. Depois, no clássico contra o São Paulo, cedeu gratuitamente o espaço para entidade beneficente AACD. Contra o Palmeiras surgiram três novos anunciantes. Mas esse quadro pode se modificar já para a próxima semana. O presidente Andrés Sanchez disse que irá anunciar três patrocinadores definitivos. O principal renderia ao clube mais de R$ 20 milhões por acordo provavelmente válido por um ano. Especula-se que a rede de supermercados francesa Carrefour é uma das interessadas. O Corinthians também venderá espaços no calção e nas mangas de seu uniforme, sendo que 80% desses rendimentos ficará com o atacante Ronaldo.

Redação Sport Marketing

Rússia se candidata à Copa do Mundo FIFA

A Rússia apresentou uma candidatura para sediar a Copa do Mundo de 2018 ou 2022. Um porta-voz da União Russa de Futebol disse que o pedido à FIFA, órgão do futebol mundial, já foi encaminhado."Para permitir uma completa e cuidadosa preparação, ambas as candituras são distantes" - disse o porta-voz Andrei Malasolov. Em fevereiro, a FIFA recebeu 11 propostas preliminares para sediar a Copa do Mundo 2018 ou 2022, inclusive dos Estados Unidos e Inglaterra. O prazo para propostas é dia 16 de março.

Redação Sport Marketing

Mercado: garrafa da Coca-Cola competa 115 anos

A primeira garrafa de Coca-Cola, vendida no dia 12 de março de 1894 em Vicksburg, Mississippi, era standard, muito diferente da garrafa contour que se tornou o ícone da marca. Criada em 1886 pelo farmacêutico John Styth Pemberton, em Columbus, no estado norte-americano da Geórgia, a Coca-Cola era vendida em forma de xarope, a granel ou em pequenos barris de madeira, ou então já misturada com água, em copos. Mas a popularidade do refrigerante exigia novas formas de apresentações que permitiram a mais pessoas apreciá-la. Em 1894, Joseph Biedenharn, um comerciante do estado do Mississipi, colocou a bebida em uma garrafa e a ofereceu ao empresário Asa Griggs Candler, que havia comprado a fórmula de Pemberton. Candler não se entusiasmou com a novidade. Ele não imaginava que um dos segredos do sucesso da Coca-Cola estaria em garrafas portáteis, que os consumidores pudessem levar a qualquer lugar, tanto que em 1899, por apenas 1 dólar, vendeu os direitos de exclusividade para engarrafar e comercializar a bebida aos advogados Benjamin F. Thomas e Joseph B. Whitehead.

Redação Sport Marketing

HSBC junto na etapa brasileira de WTCC

A Prefeitura de Curitiba, o Banco HSBC, o promotor do Mundial Marcelo Lotti e Antonio de Souza Filho, da Interlagos Eventos, coordenador operacional da competição no Brasil assinaram um contrato acordo que garante a etapa brasileira do FIA WTCC em 2010. O evento trata de uma operação gigantesca que envolve cerca de 1.000 pessoas, direta ou indiretamente, para que sejam atendidas as exigências da competição. Sinalização, resgate, comissariado brasileiro técnico e desportivo, serviços médicos, segurança, transporte, montagem e desmontagem da estrutura física, alimentação, serviços de combate a incêndio e vários outros itens fazem parte da responsabilidade de Antonio de Souza Filho. Segundo ele, embora proporcionalmente menor, o padrão do WTCC no Brasil é o mesmo utilizado no GP do Brasil de F1, quer na participação técnico-desportiva da CBA, quer no cumprimento das obrigações estabelecidas pela FIA.

Redação Sport Marketing

Ronaldinho lança novo site

Já está no ar o novo site de Ronaldinho. O lançamento da versão renovada do site oficial do meia do Milan contém notícias diárias, informações sobre a carreira do jogador, biografia e muita interatividade. Além do canal de comunicação, o site também dará acesso à loja da Nike, empresa que patrocina o jogador, com a linha de produtos 10R. Confira o novo site de Ronaldinho clicando aqui.

Redação Sport Marketing

Barcelona e Real Madrid seguem líderes em popularidade

Com um total de 2,9 milhões de adeptos no "Velho Continente", o Benfica ocupa a 32ª posição no "ranking", à frente do FC Porto, 44º clube mais popular na Europa, com 1,9 milhões, e do Sporting, que, com menos 100 mil, ocupa a 47ª posição. Os espanhóis Barcelona e Real Madrid seguem liderando o "ranking" de popularidade de clubes na Europa, apesar da aproximação dos ingleses do Manchester United, segundo uma empresa de marketing alemã. De acordo com a segunda edição do "Top 20 de Futebol" da SPORT+MARKT, temporada 2008/09, o clube de Cristiano Ronaldo e Nani soma 37,6 milhões de adeptos e ocupa a terceira posição, atrás dos gigantes espanhóis. Barcelona, com 44,2 milhões de adeptos, e Real Madrid, com 41 milhões, lideram a lista, baseada em pesquisas realizadas com 9.600 amantes da modalidade, entre os 15 e 69 anos, de 16 países da Europa. O Chelsea aparece na quarta posição, com um total de 25,6 milhões de adeptos, registando a maior subida no "ranking", comparativamente ao anterior estudo, com mais seis milhões de adeptos, a maioria fora do Reino Unido. A lista inclui, além dos finalistas da última Liga dos Campeões, o vencedor da Taça UEFA e da Supertaça Europeia, o Zenit de São Petersburgo, contabilizando 23,9 milhões de adeptos, subiu da décima para a quinta posição da classificação, ultrapassando Liverpool, Arsenal, AC Milan, Bayern de Munique e Juventus.

Redação Sport Marketing

British Gas fecha patrocínio multi-milionário com natação

A British Gas é a mais nova patrocinadora da natação britânica. O contrato com a empresa vale até 2015 fato que irá ajudar a preparação dos atletas na preparação para os Jogos Olímpicos de 2012. O valor do patrocínio é de £ 15m pelo período de seis anos. Nos termos do novo acordo, a British Gas apoiará todos os níveis da natação britânica, bem como esportes relacionados como o pólo aquático e mergulho. O patrocínio foca em três áreas-chave - aumentar e manter instalações de natação; promover uma mensagem de saúde às crianças, bem como identificar e estimular novos talentos. "Esta é uma grande parceria com enorme sinergia. A natação britânica espera poder trabalhar com a British Gas como um parceiro a longo prazo. Juntos vamos trabalhar para conseguir mais medalhas em Londres 2012 " - disse David Sparkes diretor executivo da natação britânica. A notícia da ligação com a British Gas vem um dia após a Speedo anunciar a decisão de estender o negócio com a natação britânica até 2016 (ler matéria arquivo Sport Marketing: Speedo prolonga patrocínio com natação britânica).

Redação Sport Marketing