4 de mar de 2009

USOC reduz máquina administrativa por causa da crise

A crise econômica mundial forçou os líderes do United States Olympic Committee - Comitê Olímpico dos Estados Unidos a aprovar cortes na força de trabalho das federações americanas. A meta é realizar uma redução em até 15 % como uma maneira de conservar mais de US$7.1 milhões no orçamento 2009. " Isso é um reflexo da economia mundial " - disse Jim Scherr, diretor geral, após a reunião do USOC em Washington. O USOC decidiu reduzir, aproximadamente 5% em despesas administrativas do orçamento de US$142 milhões de 2009. As despesas administrativas consomem aproximadamente 16% do orçamento. O USOC tomará as próximas quatro semanas para determinar onde irá fazer os cortes de pessoal. O USOC junta-se à NFL, NBA e a outras organizações que também foram forçados a fazer cortes de funcionários por causa da economia. " É extremamente difícil " - disse Scherr. O USOC planeja manter o apoio à candidatura de Chicago para sediar os Jogos Olímpicos de 2016. Recentemente, o USOC perdeu o patrocínio da Home Depot. O programa local de patrocínio do USOC equivae e a aproximadamente 48% do orçamento da entidade. A verba advinda dos direitos de imagem e tv compõe 33%. O USOC somou US$103 milhões do ciclo de orçamento olímpico referente ao último quadriênio fechado o ano passado. Cinco categorias chaves, valor em torno de US$15 milhões cada, permanecem não preenchidos. O USOC está em negociações da renovação com AT& T e Banc of America e estão procurando companhias para substituir Home Depot, General Motors e Kellogg' s, assim como novos contratos.


Sandra White - Correspondente Sport Marketing - Estados Unidos

Moscou se candidata a sediar Mundial de Natação

A proposta de Moscou para hospedar o Mundial de natação em 2013 foi aceito pela Federação Internacional de Natação (FINA). As outras duas cidades correntes são Dubai e a cidade alemão de Hamburgo. A competição será realizada em julho 2013. A FINA decidirá a cidade que hospedará e evento na reunião de 18 de julho de 2009, conjuntamente com o Mundial da FINA em Roma. Até lá, a Federação fornecerá todo o auxílio necessário aos três licitantes finais para a preparação da candidatura, incluindo uma visita de inspeção a cada um. O Mundial de natação acontece uma vez a cada dois anos e ocorrerá em Roma este ano e em Shanghai em julho 2011.

Redação Sport Marketing

Senna pode ir para DTM

A Mercedes-Benz confirmou negociações com Bruno Senna para a DTM - Campeonato Alemão de Turismo. "Existem conversas, mas sem decisões"- disse Norbert Haug, chefe de automobilismo da Mercedes, ao jornal "Blick". O piloto brasileiro, 25 anos, era esperado na nova equipe que surgirá da antiga Honda, mas Rubens Barrichello acertou a permanência na nova escuderia. Na GP2, Senna tem poucas opções de equipes, já que descartou a iSport. Como piloto de testes da F1 ele só entraria em um carro em novembro.

Redação Sport Marketing

Lucro da Adidas cresceu 17% em 2008

A alemã Adidas, líder europeia no setor de materiais esportivos, registrou resultado líquido de 642 milhões de euros, em 2008, mais 17% face ao apurado no exercício precedente. O balanço divulgado ultrapassou as estimativas de analistas, enquanto as receitas consolidadas ascenderam 10 800 milhões de euros, mais 3,8% do que o ano anterior. Os números do quarto trimestre mais do duplicaram os 21 milhões de lucros de um ano antes, com o resultado líquido de 54 milhões de euros.

Redação Sport Marketing

Olympikus abandona mosca e lança conceito 'amadores'

A Olympikus lança o comercial “Amadores” para o novo conceito Inspire-se, que vai nortear a partir de 2009 todos os projetos de comunicação, desenvolvimento de produto ou projetos esportivos da marca. Com locações em Santos, Guarujá e São Paulo, “Amadores”, o spot comercial substitui o conceito da mosca e mostra a inspiração dos atletas amadores, que praticam esportes mesmo quando todas as outras pessoas estão fazendo atividades mais confortáveis. Os modelos Magnific e Platinum foram os produtos destacados no comercial, que representam a tecnologia Tube Xtra e a tecnologia Tube Crystal. Na TV Globo o comercial de 30 e 60 segundos irá ao ar nos intervalos do futebol e no horário nobre da programação. A expectativa é de que 125 milhões de pessoas assistam. A campanha Inspire-se também terá desdobramentos em pontos-de-venda, com mais de 34 mil peças.

Redação Sport Marketing

Manchester e Petrobras conversam sobre patrocínio

A Petrobras soltou um comunicado oficial afirmando a intenção de patrocinar o Manchester United A a empresa brasileira anunciou também que uma reunião entre dirigentes ingleses e da empresa foi marcada para este mês para discutirem valores. A estatal petrolífera que segue com problemas de patrocínio com o Flamengo, foi procurada pelo Manchester após uma pesquisa para avaliar as melhores empresas para ter o nome na camisa. Em tempos de reavaliação das estratégias de marketing, patrocinar o Manchester, ao invés de seguir com um clube nacional repleto de problemas fiscais é um excelente negócio para a empresa.

Redação Sport Marketing

FxPro Suisse patrocina BMW Sauber

FxPro é o novo patrocinador da BMW Sauber para a temporada 2009 da F1. A equipe que perdeu o apoio do banco Credit Suisse fechou parceira com a corretora on-line de moedas, estoques e metais preciosos. Os valores não foram divulgados, mas o logotipo da companhia aparecerá no aerofólio dianteiro e nos retrovisores do F1.09. Além disso, terá presença no capacete e no macacão dos pilotos, além de preencher parte da vestimenta, dos caminhões e dos equipamentos de box da escuderia. “Estamos satisfeitos com nossa nova colaboração ao lado da FxPro. Com os novos desafios econômicos ficando cada dia mais presentes, é muito bom conseguir uma nova parceria para a BMW Sauber” - disse o chefe da escuderia, Mario Theissen.

Redação Sport Marketing

Olympikus fora do Flamengo?!

Ao que tudo indica, a Olympikus não está mais interessada no Flamengo e conseguiu de desvencilhar do imbrólio que envolveu a marca na briga entre o clube Rubro Negro e a Nike. O clube da Gávea antes do contrato com a empresa norte-americana ser encerrado abriu edital convocando os interessados em fornecer os materiais esportivos do clube a partir de 1º de julho deste ano. O clube publicou no diário Lance! desta quarta-feira, dia 4 de março, uma chamada para processo seletivo. O edital, também está disponível no site do clube e estabelece as regras que deverão pautar o novo contrato de fornecimento, que deve ser até 2011. As empresas têm, a partir desta publicação, dez dias úteis para informar o interesse em participar da concorrência. As propostas, em conformidade com as orientações do edital, deverão ser encaminhadas para o Flamengo até, no máximo, às 17 horas do próximo dia 17 de março. A gota d’água entre Nike e Flamengo aconteceu ano passado, quando os dirigentes romperam unilateralmente com a marca e chegaram a fechar um contrato de cinco anos com a Olympikus que adiantou uma quantia ao time, valor este que até agora não se sabe se foi restituído à marca ou não, uma vez que a Nike recorreu a Justiça e voltou a divulgar a marca na camisa do time. O presidente do Conselho Fiscal rubro-negro, Leonardo Ribeiro, chamou o edital de "omisso", lembrando que ele não remete ao pré-contrato que o Flamengo assinou até 2013 com a Azaléia (dona da Olympikus), e pelo qual já pegou, inclusive, um adiantamento de R$ 10 milhões. A Nike tem o direito de renovar automaticamente seu compromisso com o clube igualando qualquer outra proposta (ler matérias arquivo Sport Marketing: Novela Flamengo x Nike termina apenas em dezembro! ; Sport Marketing: Flamengo e Olympikus fecham acerto verbal; Sport Marketing: Marketing do Flamengo ganha prêmio mico 2008; Sport Marketing: Marketing do Flamengo não segura esportes olímpicos).

Redação Sport Marketing