11 de fev de 2009

Force India cancela festa

A Force India cancelou a festa de lançamento para o carro de 2009. No ano passado, a equipe organizou um evento em Bombaim, na Índia, mas Vijay Mallya, dono do time, teve algumas
empresas atingidas pela crise financeira mundial. "Não teremos um lançamento formal neste ano"- disse o bilionário indiano, em entrevista ao jornal indiano "Telegraph". A equipe se associou com a McLaren e a Mercedes para 2009.

Redação Sport Marketing

Kappa fecha com o Borussia Dortmund

A Kappa fechou parceria com o Borussia Dortmund. A marca fornecerá todo o material esportivo para o clube alemão. O acordo cujos valores não foram divulgados, é de três anos com o clube alemão. A marca italiana multiesportiva assumirá o posto de fornecedora oficial de material esportivo do time. O contrato também vai incluir ações no estádio da agremiação e outras formas de publicidade.“Com o Borussia Dortmund nós vamos equipar um dos mais tradicionais clubes da liga alemã, que possui uma base incrível de fãs”- ressaltou o CEO da Kappa na Alemanha, Peter Schmidt. Schmidt fala ainda que “quem já foi a algum jogo deles em alguma oportunidade sabe tudo sobre paixão no futebol”. “A Kappa apresenta um design moderno e uma presença esportiva dinâmica. Esses valores são muito importantes para nossa marca. Os dois lados serão beneficiados por essa cooperação, porque ambos tem objetivos importantes nos próximos anos” - disse Hans-Joachim Watzke, presidente do Borussia. O contrato começa a vigorar a partir do mês de julho, quando tem início a temporada 2009/10 do futebol europeu. Os torcedores do Borussia no Brasil poderão adquirir sua camisa em breve. Na Europa, a Kappa patrocina as seleções do Roma A.S., Betis, Sampdoria, Nantes, Partizan Belgrado, Copenhagen e Werder Bremer. A Kappa é uma marca italiana multiesportiva, nascida em Turim, no ano de 1967. Atualmente está presente em mais de 80 países e, em todo o mundo, faz grandes investimentos em patrocínios esportivos, sendo essa uma das suas principais filosofias. No Brasil, é licenciada pelo Grupo Dass, especializado na gestão de marcas esportivas. A Kappa possui lojas conceito em diversos países, totalizando mais de 1000 pontos de venda, além de deter duas das 20 maiores propriedades esportivas do futebol do mundo: o A. S. Roma e o Werder Bremer.

Redação Sport Marketing

Brasileirão, Comitê Paraolímpico e Instituto Superar renovam com Unimed

O Campeonato Brasileiro de Futebol, o Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB) e o Instituto Superar conseguiram a renovação do patrocínio da Unimed do Brasil. O Sistema Unimed, composto por 377 cooperativas médicas, deve, no mínimo, manter o investimento total de R$ 35 milhões em marketing esportivo. “Nossa gestão de marca é coerente com os valores da Unimed. Patrocínio esportivo é mais do que um investimento publicitário, é uma parceria, que vai além do imediatismo, do cenário econômico do semestre”- disse Almir Gentil, diretor de Marketing e Desenvolvimento da Unimed do Brasil. A marca Unimed, segundo estudo da BrandFinance, vale R$ 2,5 bilhões, ocupando a 27ª do ranking brasileiro. "O Brasileirão é a iniciativa de marketing esportivo que dá maior visibilidade para a marca e a causa paraolímpica está diretamente ligada ao posicionamento do Sistema" explicou Gentil. No caso do esporte paraolímpico, a Unimed manteve, para o biênio 2009/2010, a parceria com o CPB, iniciada em Atenas, em 2004: “Embora não haja competições como o Parapan, nestes dois anos, nosso compromisso é assegurar que os atletas tenham condições de treinar, visando novas conquistas. Para a Unimed, é muito importante continuar sendo o plano de saúde oficial dos atletas paraolímpicos brasileiros”, salientou o diretor. Da mesma forma, a manutenção da parceria com o Instituto Superar deverá ajudar, por exemplo, Daniel Dias – nove medalhas em na Paraolimpíada de Pequim, sendo quatro delas de ouro – a se preparar para outras vitórias. O acordo da marca com o Instituto Superar enfoca o apoio a oito atletas paraolímpicos e a dois atletas-guia. Tradição em patrocínio esportivo: Tradição nas Unimeds, o apoio e o incentivo ao esporte são formas de comprovar a preocupação do cooperativismo médico com a qualidade de vida, além de contribuir para o desenvolvimento de atletas e de torneios, inclusive com ações de responsabilidade social, como é o caso do apoio ao CPB. O Sistema Unimed conta com esportistas de destaque como os nadadores César Cielo, medalha de ouro em Pequim, e Danilo Glasser (patrocinados pela Unimed Santa Bárbara D’Oeste e Americana), o velejador Bruno Fontes (patrocinado pela Unimed Florianópolis), a nadadora Fabíola Molina e a triatleta Katia Barroso (apoiadas pelas Unimeds São José dos Campos e Litoral, respectivamente). No futebol, são 23 equipes patrocinadas pelo Brasil, dentre elas, o Fluminense (RJ), o Grêmio e o Internacional (RS).

Redação Sport Marketing

Nike pode demitir 4% de funcionários

A Nike anunciou uma reorganização de operações com o objetivo de reduzir custos, o que pode incluir um corte de até 4% no corpo de funcionários. A companhia americana informou em comunicado que emprega quase 35 mil trabalhadores no mundo todo. Segundo a empresa, as iniciativas são uma continuação da mudança de estratégia decidida há dois anos e têm como objetivo se aproximar dos consumidores e ganhar em eficácia. O presidente e executivo-chefe da Nike, Mark Parker, disse que na situação econômica atual "é mais essencial que nunca" centrar a atenção no consumidor.

Redação Sport Marketing