A rede de ensino de idiomas CNA fechou contrato de patrocínio das placas dos estádios em todos os jogos dos Campeonatos Paulista e Carioca. A marca anunciou que também irá realizar inserções durante as tranamissões na Rede Globo (que transmitirá 42 partidas) e em outras emissoras, que totalizarão 298 inserções na mídia às quartas-feiras, quintas, sábados e domingos, os dias de realização das partidas. O patrocínio na área esportiva faz parte do planejamento de comunicação da rede para o ano de 2009. O investimento está em torno de R$ 15 milhões.
Redação Sport Marketing
14 de jan. de 2009
Cristiano Ronaldo registra marca CR9
Conhecido como CR7, Cristiano Ronaldo terá tudo acertado para se tornar o CR9 do Real Madrid na próxima temporada. De acordo com o que apurou o periódico português Correio da Manhã, o jogador fez o registo da nova marca associada ao nome dele já pensanfo na mudança para a equipe merengue. Ronaldo, de 23 anos, prepara o caminho para Espanha. O jornal ‘AS’ adianta uma transferência estimada em 85 milhões de euros, que será um novo recorde mundial. Aliás, o valor poderá mesmo subir até aos 115 milhões mediante o cumprimento de algumas cláusulas com o jogador português ganhando cerca de 12 milhões de euros brutos por ano. A transferência poderá render ainda cerca de oito milhões de euros em comissões ao agente do craque. O pedido da marca CR9 (marca nacional nº 442483) foi formulado a 22 de dezembro no Instituto Nacional da Propriedade Industrial, através do advogado Manuel Oehen Mendes – que atuou como mandatário na solicitação – tendo sido aceita no dia 8 passado.
Redação Sport Marketing
Redação Sport Marketing
Adecco junta-se aos patrocinadores dos Jogos de Londres 2012

Leandro Rabello - Correspondente Sport Marketing - Londres
CBF estabelece mudanças no regulamento
A Confederação Brasileira de Futebol estebeleceu mudanças no regulamento geral de competições para 2009. Está proibida a presença de mascotes atrás dos gols animando as torcidas. As mascotes só poderão ficar na área de entorno do gramado antes, no intervalo, e depois dos jogos. A medida já vale para os campeonatos estaduais. "É expressamente proibida a presença (de mascotes) no entorno do gramado durante a partida" - alerta a CBF. Além das mascotes, as crianças que acompanham os jogadores em campo também entraram na roda de mudanças. O número de crianças poderão entrar com os jogadores no gramado foi limitado para apenas 22 por clube. A venda de bebidas alcoólicas continua proibida, assim como não serão permitidos desenhos decorativos no campo, alusivos a símbolos, escudos e mensagens. "Serão aceitas apenas as faixas transversais ou longitudinais, normalmente empregadas nos cortes de gramados" - diz a CBF. As novidades podem não ter agradado os profissionais de marketing esportivo dos clubes, já que tanto as mascotes quanto os escorts dos jogadores fazem parte de várias ações de patrocinadores. O McDonald´s, por exemplo, patrocinador da Copa do Mundo FIFA de 2007 até 2014, desenvolve um programa exclusivo chamado Player Escorts Programme. Durante todas as 64 partidas na Coréia, Japão, mais de 1.400 crianças, com idades entre 6 e 10 anos, de todo mundo, puderam entrar no campo ao lado dos atletas de elite do esporte. Em 2006, na Alemanha, 1.408 crianças, entre seis e dez anos, tiveram a oportunidade única de entrar em campo de mãos dadas com os melhores jogadores do mundo.
Redação Sport Marketing
Redação Sport Marketing
Thomas Cook Sport será operadora de viagens oficial da Copa de 2010

depois de se tornar a operadora licenciada oficial para os britânicos e irlandeses para a África do Sul e tem realizado o mesmo tipo de serviço para a maior parte dos principais clubes do futebol da Inglaterra como Liverpool, Chelsea, Arsenal e
Aston Villa.
Redação Sport Marketing
Patrocinador do LOCOG pode ir à falência
O futuro de um dos dez patrocinadores chaves dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 está em risco. A Nortel Networks Corp. caiu em bancarrota e pediu ajuda ao governo americano e canadense. A gigante em tecnologia, baseada em Toronto, fechou contrato com o LOCOG - London Organizing Committee Olympic Games - Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Londres, no nível patrocínio doméstico em julho do ano passado, com o comprometimento de prover mais ou menos US$58 milhões em dinheiro e a infra-estrutura de rede para operar as comunicações e telecomunicação da British Telecom - BT. A Nortel, que também é fornecedora dos Jogos Olímpicos de Inverno, ano que vem, em Vancouver, em parceria com a Bell Canada, entrou com um pedido de proteção ao governo americano quando teria que pagar cerca de US$107 milhões em dívidas de títulos. A proteção ao credor daria à companhia mais oportunidades de explorar opções de reestruturação."Nós estamos cientes da situação da Nortel" - disse um porta-voz do LOCOG. A Nortel, como fornecedora dos Jogos, tem como missão
fornecer rede de transmissão com e sem fio nos locais de competições e infra-estrutura de
telefonia fixa para sustentar mais de 205 Comitês Olímpicos que participarem dos Jogos, 20 mil
representantes da mídia mundial, 9 milhões de espectadores e mais de 4 bilhões de espectadores
de televisão que estarão ligados em Londres 2012. A notícia vem à tona, justamente quando o
LOCOG assegurou outro patrocinador domésticos, a Adecco que irá contratar o pessoal
necessário para organizar os Jogos de 2012.
Sandra White - Correspondente Sport Marketing - Estados Unidos
fornecer rede de transmissão com e sem fio nos locais de competições e infra-estrutura de
telefonia fixa para sustentar mais de 205 Comitês Olímpicos que participarem dos Jogos, 20 mil
representantes da mídia mundial, 9 milhões de espectadores e mais de 4 bilhões de espectadores
de televisão que estarão ligados em Londres 2012. A notícia vem à tona, justamente quando o
LOCOG assegurou outro patrocinador domésticos, a Adecco que irá contratar o pessoal
necessário para organizar os Jogos de 2012.
Sandra White - Correspondente Sport Marketing - Estados Unidos
Campinense Clube renova com Majal
O Campinense Clube fechou contrato com a Majal. O acordo com a empresa gaúcha de Santa Cruz do Sul, fabricante de produtos esportivos, principalmente da marca Mizuno e Topper tem vigor por um ano. Os valores não foram divulgados.
Redação Sport Marketing
Redação Sport Marketing
NBA e GVD assinam parceria
A NBA fechou um contrato de cinco anos com a GVD, empresa brasileira na área de calçados e vestuário, para comercializar produtos e acessórios licenciados para a América Latina. Para isso, a GVD utilizará a parceira Spalding - marca de artigos esportivos mais antiga dos Estados Unidos - para impulsionar a venda de produtos licenciados da NBA, que incluem camisas com os nomes dos jogadores brasileiros Nenê, Anderson Varejão e Leandrinho. "Dentro do acordo está previsto a utilização dos nomes dos jogadores brasileiros que atuam na NBA. Queremos promover os atletas em toda a América Latina, especialmente no Brasil, que representa 50% do mercado" - disse o diretor da empresa, Verno Júnior. Também estáem andamento a possibilidade de trazer uma equipe da NBA para realizar jogos de pré-temporada no Brasil e a vinda de jogadores da NBA para a realização de clínicas. A GVD continua sua parceria com a Confederação Brasileira de Basquete (CBB) para o fornecimento de bolas Spalding para as competições oficiais. No futuro, a ideia é ser a fornecedora de materiais esportivos de todos os clubes participantes da NBB (Nosso Basquete Brasil), que começa no dia 28 deste mês.
Redação Sport Marketing
Redação Sport Marketing
ATP e Sony Ericsson WTA lançam canal na internet
A ATP e a Sony Ericsson WTA lançaram um canal: o TennisTV.com, uma nova tv, via internet, que promete consolar os fãs de tênis em todo o mundo. O novo site oficial do Sony Ericsson WTA Tour e da ATP irá fazer a cobertura de 41 torneios, além de oferecer mais de 700 jogos de tênis, ao vivo. O canal foi lançando durante o torneio de Medibank Sydney Internacional. Uma variedade de pacotes permitirá aos fãs assistir, ao vivo, eventos femininos e masculinos ou uma combinação de ambos, além de entrevistas exclusivas, making ofs e resumos do dia. "Isto é maravilhoso para o futuro do tênis. Pela primeira vez, nós poderemos exibir jogos com qualidade de transmissão, ao vivo, de todos os torneios, on-line, para o mundo todo, expandindo o alcance do nosso esporte e satisfazendo a demanda dos consumidores" - disse Stacey Allaster, Presidente do Sony Ericsson WTA Tour. "Os fãs de tênis estão mudando o modo que assistem ao esporte e nós precisarmos assegurar nós mudarmos com eles" - disse Steve Plasto, CEO de Mídia da ATP.
Redação Sport Marketing
Redação Sport Marketing
Mercado: IBM consegue mais de 4mil patentes

Redação Sport Marketing
Kaká no Manchester City?
O clube inglês Manchester City acertou com o Milan a contratação de Kaka. O contrato ainda não foi oficializado, mas a imprensa europeia já dá o negócio como certo e destaca que o City vai pagar 105 milhões de euros (R$ 319,6 milhões) à vista, naquela que, em se concretizando, entrará para a história do futebol, como a maior negociação. O recorde anterior é de 2001, quando o Real Madrid pagou 65 milhões de euros (R$ 198 milhões em valores desta terça) para tirar o francês Zidane da Juventus. Como clube formador do jogador (Kaká ficou lá entre os 12 e os 21 anos), o São Paulo terá direito a 3,25 euros do valor da transação (R$ 10,3 milhões).O vice-presidente Gary Cook, o diretor de operações Paul Aldridge e o iraniano Kia Joorabchian, ex-homem forte da parceria MSI/Corinthians (foi ele quem costurou a ida de Robinho para o clube inglês em janeiro) estão na sede do Milan em reunião com o vice-presidente Adriano Galliani, o diretor-geral Ariedo Braida e o empresário Ernesto Bronzetti, uma espécie de "consultor de mercado" do clube italiano. Sem rodeios, ofereceram 100 milhões de euros (R$ 307,6 milhões) pelo craque. À noite, em novo encontro, a proposta subiu para 105 milhões de euros. E aí o Milan capitulou. Galliani assinou um documento concordando com a venda e autorizou o clube inglês a conversar com Kaká para acertar o contrato do craque. Isso deve acontecer na próxima segunda, numa reunião com Bosco Leite (pai e procurador de Kaká), que está no Brasil. O City está disposto a pagar 15 milhões de euros (R$ 46,1 milhões) livres por ano para Kaká, mas pode até subir esse valor - como fez na negociação com o clube italiano. Kaká chegou ao Milan em 2003 por US$ 8,2 milhões (R$ 19 milhões). Ganhou seis títulos (um Italiano, uma Liga dos Campeões da Europa, um Mundial de Clubes da Fifa, duas Supercopas Europeias e uma Supercopa Italiana), foi eleito o melhor do mundo em 2007 e tornou-se um símbolo do clube. Agora, os milhões dos árabes colocaram ponto final nesta história.
Redação Sport Marketing
Redação Sport Marketing
Criciúma fecha com Delupo
O Criciúma Esporte Clube e o empresário Alexandro Vileman, sócio proprietário das empresas Delupo (Criciúma), assinaram contrato de patrocínio da empresa junto à entidade. A partir do Campeonato Catarinense, o Tigre terá no uniforme o nome do patrocinador estampado nos ombros da camisa e em todo o material de marketing do clube. “O Criciúma é grande, e investir no time é, com certeza, uma forma de retorno garantindo para empresa. Essa também é uma maneira de ajudarmos o clube a voltar para a eleite do futebol”- avaliou Vileman. O contrato da empresa com o clube é de um ano e quatro meses. Os valores não foram revelados.
Redação Sport Marketing
Redação Sport Marketing
Selos carimbam fama de Lewis Hamilton na Grã-bretanha
Lewis Hamilton, campeão mundial de F1, será homenageado pelo Correio da Ilha de Man - um território da Grã-bretanha. Uma série de selos celebrará o título conquistado pelo piloto inglês, da equipe McLaren/Mercedes, na temporada 2008. Os selos serão lançados um dia antes do novo carro da escuderia McLaren ser apresentado à imprensa. Além dos selos, o comprador receberá uma revista com texto de Murray Walker - o narrador mais famoso da Grã-Bretanha. "Estamos emocionados e honrados em fazer parte das comemorações de reconhecimento pelo campeonato mundial de Lewis e esperamos que os selos mostrem a importância do título e que os fãs ao redor do mundo gostem", disse Dot Tilbury - funcionário dos Correios.
Redação Sport Marketing
Redação Sport Marketing
Associação Olímpica Britânica perde patrocinador

Redação Sport Marketing
UEFA fecha acordo com Grupo UniCredit

O UniCredit vai alicerçar o patrocínio por meio de uma categoria exclusiva: serviços bancários e produtos, sendo que os sistemas de pagamento não estão incluídos na categoria de produtos do UniCredit. "Estou encantado pelo fato de o UniCredit se tornar num parceiro oficial da UEFA Champions League de 2009 a 2012"- disse o Secretário-Geral da UEFA, David Taylor em entrevista ao site oficial da UEFA.
Redação Sport Marketing
Redação Sport Marketing
CBT lança canal no You Tube
A Confederação Brasileira de Tênis abriu um canal de informações para o público, na forma de vídeos, no site do YouTube. O Tênis do Brasil Notícias, ao longo de todo o ano, servirá como instrumento de informação da confederação. Os dois primeiros vídeos, produzidos durante a disputa do Aberto de São Paulo, já estão no ar. Em um deles, Franco Ferreiro, Ricardo Mello, Ricardo Hocevar, Ricardo Mello e Thiago Alves opinam sobre os seis primeiros meses da parceria entre CBT e Correios.
Redação Sport Marketing
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