11 de jan de 2009

Cingapura lança logo dos Jogos da Juventude

A primeira edição dos Jogos Olímpicos da Juventude (Verão) acontecerá apenas em 2010, mas a cidade já começou a viver o clima da competição. Mais de 10 mil crianças lotaram as instalações da Singapore Management University para comemorar o lançamento do logotipo oficial dos Jogos. A tarde foi totalmente esportiva organizada por alunos de quatro universidades de Cingapura. Entre os eventos, as crianças puderam participar de provas de atletismo, lutas, hipismo, handebol, pentatlo moderno e basquete. O evento contou com a presença do vice-presidente do IOC - International Olympic Committee - Comitê Olímpico Internacional, Chiharu Igaya. "Hoje, eu olhei para o entusiasmo das pessoas e fiquei certo de que os Jogos de 2010 serão um grande sucesso" - disse o japonês. Projetado por uma empresa de criação profissional, o logotipo incorpora uma chama vermelha (representando a paixão para aprender e o poder do pensamento positivo), uma estrela purpúrea (excelência e o orgulho de representar a nação).

Redação Sport Marketing

Donington Park espera lucrar com F1

Os diretores de Donington Park estão confiantes que a realização do GP da Inglaterra de F1 a partir de 2010 seja sinônimo de lucros. “Não conheço os termos comerciais dos outros autódromos, mas sei que podemos cumprir os nossos. Não somos uma instituição de caridade e não iríamos realizar o GP se não lucrássemos. Gastamos muito tempo trabalhando no plano de reformulação e só faríamos o acordo se considerássemos comercialmente viável” - disse Simon Gillett, chefe de Donington. A pista foi reformada recentemente para se adequar aos padrões da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), enquanto outros circuitos, como Magny-Cours, deixam a F1 por não considerar a categoria viável.

Redação Sport Marketing

Phelps impera na China

Michael Phelps voltou ao cenário onde fez a história olímpica. Conforme matéria publicada no Sport Marketing no dia 04 de janeiro, (ler Sport Marketing: Phelps volta à Beijing graças a contrato milionário), o nadador americano está em Beijing para fazer alguns comerciais de tv para a fabricante Mazda, que, segundo especulações, está pagando a ele mais de US$1 milhão para endossar a marca na China. Acredita-se que seja o maior negócio de patrocínio pago a uma única celebridade estrangeira no país chinês. Além de comerciais de tv, Phelps também está posando para fotos em locais turísticos. O ganhador de oito medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de 2008, pretende retornar ao Cubo da Água antes dele deixar a China. "Espero ter tempo de treinar um pouco antes de voltar para casa" - disse o nadador que teve as emoções mexidas com o retorno ao palco
olímpico. "Existem lembranças daquele tempo quando eu cheguei e fui pela primeira vez para a Vila Olímpica. Hoje, dirigindo pelas ruas ao redor das instalações olímpicas, realmente me surgem cada vez mais lembranças" - completou o atleta. Já o vice-presidente da Mazda, Yu Hongjiang, disse que está certo de que Phelps ajudará a vender mais carros no mercado chinês. "Nós temos muita confiança nele [Phelps]" - disse Yu. "Todos nós conhecemos a indústria de automobilismo que teve alguns fracassos com ações de endossos de celebridades. Mas não existe nenhuma dúvida que ista ação com Phelps será bem sucedida. Atualmente, na China, ninguém tem a reputação que Phelps tem" - destacou o empresário da Mazda. A China é o terceiro maior mercado de carros do mundo, mas, com a crise financeira mundial, as vendas diminuíram. Uma coisa é certa, a grande esperança chinesa, o ídolo Liu Xiang, não perdeu apenas a chance de uma medalha olímpica em casa, mas está também perdendo grandes chances de marketing. Liu ainda se recupera de uma cirurgia devido a uma lesão no tendão de Aquiles, que o impediu de competir no Ninho de Pássaro nos Jogos Olímpicos de 2008.

Jing Wang - Correspondente Sport Marketing - China