8 de jan. de 2009

Equipes da F1 fecham com FIA

As equipes de F1 chegaram a um acordo e concordaram com as medidas de redução de custos. As medidas de de despesas têm como meta ajudar a categoria e a indústria automobilística ]passar pela crise financeira mundial. Membros da Formula One Teams Association se reuniram em Londres e assinoaram um acordo para limitar a utilização túneis de vento para testes aerodinâmicos e de outras mudanças anunciadas pela FIA para a temporada 2009. Eles também concordaram em desenvolver equipamentos transmissores de baixo custo a partir de 2010 que seriam utilizados para seis corridas, e de fornecer motores baratos para equipes independentes.

Redação Sport Marketing

Poker inicia ano mostrando resultados e premiando

O goleiro Zetti já confirmou presença para a convenção da Poker, marca gaúcha de produtos esportivos, que acontece nos dias 9 e 10 de janeiro, em Atibaia (SP). No evento, que premiará os destaques do ano e promoverá treinamentos diversos, serão apresentados os resultados da empresa em 2008 e projetos para 2009. Neste ano, a Poker alcançou a marca de 40% dos goleiros dos times da série A do Brasileirão usando as luvas da marca, além 70% dos da série B, tornando-se líder neste nicho de mercado. "A estratégia para alcançar esta posição começou a ser traçada em 2003, quando a empresa decidiu investir pesado em luvas para goleiros" - disse o diretor da Poker, Rogério Cauduro. No Brasil, atletas como Bruno (Flamengo), Victor (Grêmio), Magrão e Cleber (Sport-PE), Harlei (Goiás), Wilson (Figueirense), Eduardo (Náutico), Fred e Rodrigo (Ipatinga), Márcio (Atlético Goianiense) e Guto (Brasiliense) defendem os clubes com as luvas da marca. Com exportação para Europa, Ásia e América Latina, a Poker produz luvas de alta tecnologia e excelente performance. Os produtos da Poker são distribuídos pela Fercau, empresa com sede em Montenegro (RS).

Redação Sport Marketing

USOC concentra esforços em 2016

O USOC - United States Olympic Commitee - Comitê Olímpico dos Estados Unidos - não irá lançar candidatura para sediar os Jogos Olímpicos de 2018. A decisão colocou por terra a expectativa da cidade de Denver, que tinha o sonho de hospedar uma edição dos Jogos de Inverno. "Não haverá candidatura para 2018"- disse Darryl Seibel, porta-voz do USOC. "O nosso único foco está em 2016 e estamos somando todos os esforços para apoiar Chicago. Uma candidatura olímpica exige um planejamento de longo prazo, assumir firme o compromisso e uma demonstração do que a cidade e região tem o que oferecer" - acrescentou Seibel.

Redação Sport Marketing

Mercado: Nike lança aplicativo para iPhone

Nike lançou o Nike Goal, um aplicativo para iPhone direcionado aos apaixonados por futebol. Esse aplicativo tem como finalidade trazer todas as novidades da Série A do Campeonato Italiano de Futebol para os usuários de iPhone. Ele permite que o usuário acompanhe a tabela de classificação, os resultados de todos os jogos e ainda confira os gols das partidas que estão em andamento. Além disso, a Nike aproveita para destacar os atletas, informando quando eles marcam um gol. Ao mesmo tempo em que oferece um serviço, a Nike aproveita para promover os produtos da marca. No aplicativo é possível ver as características de diferentes chuteiras utilizadas por diversos jogadores (existe até um ranking com as chuteiras que mais fizeram gols no campeonato). A Nike pretende aumentar o conteúdo, a interatividade e, conseqüentemente, a diversão. Já pensando em oferecer “o melhor”, a empresa criou um hotsite para que os usuários possam opinar e dar sugestões de melhorias sobre o aplicativo.

Redação Sport Marketing

Super Bowl terá comecial em 3D

Os fãs do Super Bowl terão uma novidade para essa temporada. O intervalo, que faz parte da campanha publicitária, que vai divulgar a estréia do filme "Monstros e Aliens", terá duração de 90 segundos e será em 3D. O Super Bowl acontece no dia 1º de fevereiro e cerca de 150 milhões de óculos especiais serão distribuídos nos EUA. Segundo Jeffrey Katzenberg, executivo da DreamWorks, produtora responsável pelo filme, trata-se do maior evento de publicidade da história e envolve dezenas de milhões de dólares. Os óculos serão distribuídos em 28 mil locais nos Estados Unidos e, de acordo com Katzenberg, serão uma evolução do famoso modelo composto por uma lente azul e outra vermelha.

Redação Sport Marketing

Fly Emirates renova com Confederação Asiática de Futebol

A Fly Emirates e a Confederação Asiática de Futebol (CAF) assinaram por um período de mais quatro anos e por vários milhões de dólares um novo contrato de patrocínio. O negócio, no valor de US$ 11,5 milhões foi assinado entre o xeque Ahmad Bin Saeed Al Maktoum, presidente da Aviação Civil de Dubai, presidente da Fly Emirates, e Mohammad Bin Hammam, presidente da AFC. "Nós estamos felizes em apoiar os eventos da CAF's e fazer parte da família AFC, pois sabemos que podemos desempenhar um papel crucial no desenvolvimento do esporte na Ásia" - disse Ahmad Bin Saeed Al Maktoum. "O futebol asiático continua dando grandes passos em termos de qualidade. Estamos envolvidos com o futebol asiático desde 1996, quando fomos a companhia aérea oficial da AFC Asian Cup. Gostaria de agradecer a companhia aérea Fly Emirates pela lealdade com o futebol, não só na região, mas também em todo o mundo. É através do apoio dos nossos parceiros, como a Emirates, que nos ajudam a continuar com o crescimento e desenvolvimento do futebol na Ásia e estamos extremamente gratos a eles" - disse Bin Hammam. A companhia aérea tem sido parceira da Confederação Asiática de Futebol desde 2002. Como parceira oficial da CAF, a Fly Emirates adquiriu direitos em todos os torneios CAF, incluindo a AFC Liga dos Campeões, Taça CAF, AFC Challenge Cup. Através desta parceria, a Emirates terá exposição em mais de 120 jogos televisionados por ano. Além desta associação com CAF, a companhia aérea é parceira oficial FIFA com fortes ligações com o futebol mundial da entidade e todos os projetos da entidade para o período entre 2007 e 2014. Na Copa do Mundo FIFA da Alemanha, em 2006, a empresa tornou-se a primeira companhia aérea a ser parceira oficial mundial do futebol. A Fly Emirates também é patrocinadora do Arsenal Football Club e tem o direito de naming rights da nova casa, o Emirates Stadium, além de parcerias com Hamburgo SV, Paris Saint Germain, AC Milan e Olympiacos e também está envolvida em um vasto leque de esportes, incluindo, vela, golfe, corridas de cavalos, tênis, críquete e rúgbi.

Leandro Rabello - Correspondente Sport Marketing - Londres

Seguem negociações por direitos de internet da Copa

Embora a FIFA tenha anunciado, no final de novembro, a conclusão das vendas dos direitos de transmissão da Copa do Mundo de 2010, seguem as negociações para a exibição do evento na internet. Na Europa, a transmissão será feita pelo próprio site da FIFA, após acordo fechado com a European Broadcasting Union (EBU). Já para a América Latina - Brasil incluído -, ainda não houve uma definição. Entre os interessados que seguem negociando está o Terra. O portal também mantém o objetivo de completar a oferta tripla dos próximos eventos olímpicos. Já garantiu com a Record, os Jogos Olímpicos de Inverno de Vancouver (2010) e de Verão em Londres (2012). Falta o Pan-americano de Guadalajara (2011), transação que ainda depende de acerto com o comitê olímpico mexicano.

Redação Sport Marketing

Panasonic renova com COI e soma mais uma categoria

Com a saída da Kodak da categoria câmeras e equipamentos fotográficos do programa de marketing do IOC - International Olympic Committee - Comitê Olímpico Internacional (COI), a Panasonic, que já fazia parte dos patrocinadores TOPs, assumiu. A partir dos próximos Jogos Olímpicos de Inverno, em Vancouver (2010), a Panasonic LUMIX Digital Cameras soma a categoria de câmera digital à de equipamentos audio visuais. Sob os termos do acordo TOP, a Panasonic adquiriu os direitos olímpicos de comercialização mundiais de câmeras digitais até os Jogos Olímpicos de 2016, cuja sede será decidida ainda este ano e pela qual concorrem Rio de Janeiro, Madri, Chicago e Tóquio. Os valores do novo contrato não foram revelados. "Estamos extremamente satisfeitos em anunciar que a parceria de longo prazo com os Jogos Olímpicos nos permitiu que a divisão Panasonic Lumix Digital Cameras faça, agora, parte do mundo do esporte"- disse Toshihiro Sakamoto, presidente da Panasonic. "Estamos muito orgulhosos da alta qualidade de imagem graças à Lumix, e estamos confiantes a participação da Lumix, nos Jogos Olímpicos vai ajudar milhares de fãs do esporte a capturar e compartilhar o momento inesquecível dos Jogos Olímpicos com a família e amigos" - declarou John Furlong, chefe do VANOC - Vancouver Organizing Committe - Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de 2010. A Panasonic é detentora dos direitos da categoria de equipamentos áudio visual do COI há mais de 20 anos, desde que o programa The Olympic Partner (TOP) iniciou nos Jogos Olímpicos de Inverno em Calgary, 1988. Sob o slogan "Partilhe a Paixão", a Panasonic irá contribuir para o sucesso dos Jogos Olímpicos, por meio da sua tecnologia. Panasonic renovou assim, a parceria com o COI por mais oito anos até 2016.

Sandra White - Correspondente Sport Marketing - Estados Unidos