5 de jan de 2009

IAAF se prepara para um ano de sucesso

Apesar da desaceleração econômica a IAAF se prepara para os eventos de 2009 como o Campeonato Mundial IAAF 2009 em Berlim. "Assim como o sucesso dos nossos atletas durante o ano de 2008, a IAAF está satisfeita em ter sido capaz de concluir diversas parcerias de longo prazo com empresas como Toyota, Adidas e Mondo. Em especial, estou satisfeito pelo fato do acordo com a Adidas o qual nos garantiu uma quantia considerável em dinheiro, o valor em espécie, além de apoiar nossas associações, centros de desenvolvimento regionais e centros de formação de alto rendimento" - disse o presidente da IAAF, Lamine Diack. Quase todas os direitos de transmissão do Campeonato Mundial de Berlim já estão vendidos, cerca de 8 meses antes do início do evento o que vai garantir uma forte cobertura. Em 2009 entre as novas iniciativas da IAAF será o lançamento de uma nova marca e imagem corporativa IAAF, melhorar ainda mais a venda dos direitos de televisão e aumentar as vendas de patrocínio.

Redação Sport Marketing

Sporting estabelece parceria para crescer na África do Sul

A Sociedade Desportiva de Futebol, SAD (Sporting SAD) estabeleceu uma parceria com a DMN Investments CC e com a Extra Dimensions para a construção e implementação de uma Academia Sporting na África do Sul. De acordo com comunicado do clube à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), esta “joint venture” será constituída no âmbito do processo de expansão e internacionalização da Academia Sporting. A academia será localizada em Bloemfontein, Free State e prevê-se que esteja concluída em janeiro de 2010. A DMN Investments CC, empresa do Grupo Giorgiu Group e a Extra Dimensions “são os parceiros da Sporting SAD neste projeto, os quais assegurarão o investimento necessário à construção da Academia e todo o financiamento da própria atividade da Academia Sporting África (ASA)”, acrescentou o comunicado. A Extra Dimensions adquirirá do Sporting Clube de Portugal ou a empresa participada por este indicada, na data da constituição da sociedade, ações da Sporting SAD no montante de um milhão de euros. A contribuição da Sporting SAD no negócio “consubstancia-se exclusivamente na cedência da marca "Academia Sporting" no continente africano e no seu ‘know how’ na área da formação desportiva, sendo-lhe assegurada a integral gestão desportiva da ASA”- acrescentou a mesma fonte. O comunicado conclui que o Sporting SAD passará a deter, em partes iguais com os seus parceiros, o direito a receber os lucros da sociedade a constituir e beneficiará de um direito de opção sobre todos os jogadores formados na ASA em moldes pré-definidos pelas partes.

Redação Sport Marketing

Bela jogada Puma

A Puma se comoveu com a história de Joseph Pritchard, um garoto de Churchdown e que sonha em ser goleiro da Premier League inglesa. De acordo com o jornal The Sun, Joseph tem só três dedos em cada mão. Ao saber da história do garoto de oito anos, através dos pais, a fabricante de materiais esportivos resolveu confeccionar quatro pares de luvas especiais para o garoto, feitas sob medida e com o nome dele estampado. "Elas são úteis para mim porque não caem quando estou jogando futebol e são mais confortáveis" - afirmou Joseph.O pai, Darren Pritchard, contou que Joseph gostou tanto das luvas que não tira sequer para comer e que considerou o presente "um dos melhores que já teve".

Redação Sport Marketing

Estádio vira Shopping center em Beijing

O estádio de beisebol construído para a disputa dos Jogos Olímpicos de Beijing, no ano passado, será demolido. Ao contrário do Ninho de Pássaro, que foi construído com um projeto de marketing definido (ler matéria arquivo Sport Marketing: Especial: Ninho de Pássaro tem projeto de ...), não há um acordo para manter a estrutura. Com capacidade para 15 mil lugares, o local tinha instalações temporárias, construídas especialmente para os Jogos. O estádio recebeu, em março de 2008, uma partida com Los Angeles Dodgers, uma das franquias mais conhecidas da MLB, a liga de beisebol profissional dos Estados Unidos. O local seria uma esperança da MLB de popularizar o beisebol no país asiático, o mais populoso do mundo. Segundo a imprensa local, autoridades chinesas buscam dar maior movimentação ao complexo durante todo o ano e "não apenas em eventos isolados"e, por isso, no lugar, será construído um shopping center.

Redação Sport Marketing

Lloyds TSB patrocina filme para promessas olímpicas

Um novo curta metragem foi lançado pela British Olympic Association (BOA) - Associação Olímpica Britânica. O filme conta com o patrocínio do banco Lloyds TSB, um dos parcerios do LOCOG - London Olympic Committee Organzing Games - Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Londres. O filme, intitulado Britain’s Olympic Ambition for 2012: On a golden journey" ("A ambição olímpica britânica: uma viagem dourada"), tem entre as estrelas o jovem judoca, de 16 anos, Ben Fletcher e a esgrimista de 17 anos Sophie Williams. Ambos são promessas de medalha olimpica em 2012. Uma pesquisa conduzida pela British Olympic Association, ao longo dos últimos cinco Jogos Olímpicos, demonstrou que, em média, quase 70% das medalhas de ouro conquistadas pela Grã-Bretanha foram conquistados por atletas que estavam competindo, pelo menos, pela segunda vez nos Jogos. No total, 55% dos britânicos que ganharam medalhas desde 1992 foram atletas que participaram dos Jogos Olímpicos uma ou mais vezes,antes de ganhar a primeira medalha de ouro, prata ou bronze. A BOA criou um único programa-piloto antes dos Jogos de Beijing 2008, intitulado "Britain's Olympic Ambition 2012" para ajudar a quebrar barreiras, impulsionar a preparação psicológica, a confiança e dissipar a mística em torno dos Jogos Olímpicos. O objetivo último do programa é assegurar que um maior nível de atletas alcancem o sucesso na estréia olímpica, em Londres 2012. Fletcher e Williams, que fazem parte do programa desenvolvido pelo Lloyds TSB para desenvover novos 'heróis olímpicos', são estrelas do filme que será distribuído aos atletas aspirantes pelos órgãos de todos os esportes olímpicos, inverno e verão, como parte da preparação para os Jogos. Espera-se que até assistir ao filme, os atletas terão a possibilidade de adquirir mais conhecimento sobre a dimensão e escala dos Jogos Olímpicos. "O filme irá ajudar a dar um novo impulso aos jovens e pode ajudá-los a atingir o pleno potencial, em Londres 2012, independentemente de terem a primeira experiência de anteriores Jogos Olímpicos ou não" - disse Andy Hunt, Chefe Executivo, da BOA. "O Lloyds TSB está empenhado em apoiar jovens talentos dos quatro cantos do país para participarem dos Jogos de 2012. Nós esperamos que o filme proporcione perspectivas para 2012 " - disse Sally Hancock, responsável pelo departamento de marketing do Lloyds TSB.

Leandro Rabello - Correspondente Sport Marketing - Londres

Tenista lidera ranking de escoceses mais ricos

De acordo com o jornal "Sunday Mail", o tenista Andy Murray lidera a lista dos escoceses que mais faturaram. Andy soma uma fortuna avaliada em US$ 18,2 milhões. O ex-piloto da F1, David Coulthard encerrou a carreira como o segundo esportista escocês mais rico de 2008. Coulthard acumulou uma fortuna de US$ 13 milhões ano passado, graças a contratos com patrocinadores e investimentos como um hotel que possui em Mônaco. O terceiro colocado é o golfista Colin Montgomerie, que acumula US$ 7,4 milhões. Dario Franchitti, que ganhou US$ 3,78 milhões antes de a Ganassi abandonar a Nascar no meio da temporada também figura na lista.

Redação Sport Marketing

Konica Minolta fecha contrato de 5 anos com atletismo

A Konica Minolta Business Solutions (UK) Ltd. tornou-se fornecedora oficial do UK Athletics Major Events. A marca comprou os direitos da categoria destinada a fabricante de impressoras, fotocopiadoras e faxes. O contrato, cujas bases financeiras não foram reveladas, tem duração até setembro de 2013 e inclui a participação dos atletas do Reino Unido nos Jogos Olímpicos de Londres 2012. Como fornecedora oficial, a Konica Minolta irá apoiar as principais provas de atletismo do Reino Unido, das quais seis, por ano, são televisionadas (três indoor e três ao ar livre). Nos eventos, a logomarca Konica Minolta será claramente visível nas linhas de chegada, bem como na pista. A Konica Minolta irá fornecer aos eventos os mais recentes equipamentos como multifuncionais para cópia, impressão, digitalização e fax. "O atletismo do Reino Unido é um grande parceiro para a Konica Minolta. O contrato nos garante máxima exposição da marca no período que antecede os Jogos de Londres, que certamente serão importantes para a Grã-Bretanha na nova década. É também uma excelente oportunidade durante os cinco anos do contrato da Konica Minolta associar a marca aos valores dos êxitos do esporte " - disse John Howard, chefe de Marketing para Konica Minolta no Reino Unido.

Redação Sport Marketing

Nascar vive aos trancos com momentos de crise

A crise financeira mundial está com o pisando fundo no automobilismo. A Nascar, stock car norte-americana, está andando no vermelho depois que as montadoras resolveram fechar os cofres e cortar investimentos em marketing esportivo. A Chevrolet reduzirá os acordos de publicidade e patrocínio com 12 autódromos. A Ford está diminuindo os gastos na corrida de Nascar em 20%, e a Chrysler em 30%. A Nascar, que depende de patrocínios de empresas mais do que outros esportes, está vulnerável, assim como a F1. Na temporada passada, 400 empresas colocaram mais de US$ 1,5 bilhão para patrocinar as corridas, os carros e os pilotos da stockcar americana. Cerca de um terço disso veio de empresas automotivas. Kodak, Texaco e Domino’s Pizza também anunciaram que estão abandonando a Nascar. É um grande revés para a Nascar, cujo crescimento disparou na década passada. Veja mais detalhes sobre esse tema no fórum da rede social Sport Marketing.

Redação Sport Marketing