6 de jul de 2009

Um time de bicicleta!

O mercado de bicicletas do Brasil passará por uma transformação. A marca Tito, empresa comandada por Tito Caloi, empresário com história no ciclismo lançou uma nova linha de bicicletas estilizadas para os torcedores dos times de futebol. A empresa colocou no mercado as bicicletas oficiais dos cinco principais clubes do estado de São Paulo (Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Santos e Portuguesa) nos modelos aro 16 e aro 20. “Nossa proposta é lançar produtos novos e diferenciados dos que existem no mercado e, assim, criar visibilidade para o produto bicicleta, resgatando o interesse que esse produto já teve no passado com outros lançamentos de sucesso. Nossa intenção não é disputar fatia de mercado e sim criar um mercado novo através desses lançamentos. Ao fazermos as bicicletas licenciadas dos clubes, agregamos a um objeto que nunca sai de moda uma marca muito forte, que é o clube de futebol e a paixão que toda pessoa nutre por ele”, afirma Tito que foi diretor da Caloi até 1999, ano em que sua família vendeu a empresa. Mas não é só a marca dos clubes a responsável pelo diferencial das bicicletas no mercado. Todo o projeto foi concebido para que o consumidor tenha um produto diferenciado. Com um design exclusivo, o quadro das bicicletas é adequado tanto para meninos quanto para meninas e é pintado nas cores do time, seguindo os tons oficiais de cada clube. A pintura também é exclusiva, com acabamento em microtextura, que remete ao visual do tecido “dry fit” das camisas oficiais. Adornos com frases características de cada clube, que o identificam com sua torcida, decoram a bicicleta. Por fim, cada modelo estará acompanhado de um adesivo que permitirá à criança colocar seu nome e número de preferência, como faz quando compra uma camisa de futebol. A segurança e a ergonomia também tiveram papéis fundamentais no projeto, tanto é que as bicicletas contam com três protetores de quadro e guidão, apelidados de “air bags”, além de uma relação de engrenagens que permite um pedalar mais fácil para as crianças. As bicicletas oficiais dos clubes já estão à venda na rede de lojas do Extra Hipermercados e, em breve, estarão em diversos estabelecimentos do estado. Inicialmente, os modelos fabricados atenderão a um público de crianças entre 4 e 6 anos (aro 16) e entre 7 e 10 anos (aro 20). Hoje, essa faixa etária corresponde a 32% de todo o mercado de bicicletas no Brasil, estimado em 5,5 milhões de unidades produzidas por ano.

Redação Sport Marketing