3 de mai de 2009

Ronaldo conduz o Timão ao título paulista

Ronaldo conduziu o Timão ao vigésimo sexto título paulista, campeão invicto após 71 anos. Desde que o camisa 9 foi contratado pelo Corinthians, a loucura em preto e branco, dentro e fora das quatro linhas, foi fenomenal. Nos campos, Ronaldo fez a diferença, liderou, marcou e, principalmente, se superou. Se a atuação de Ronaldo nos gramados já foi de espantar, nos campos do marketing Ronaldo fez a diferença, inovou e conseguiu realizar uma tabelinha perfeita com o clube e patrocinadores. O modelo de negócio já está fazendo escola e outros clubes já pensam em seguir o exemplo corinthiano de marketing, o que pode propiciar a volta de outros jogadores atualmente no exterior. O atacante e o clube acordaram em dividir a receita de patrocínio gerada com a chegada do jogador que recebe do clube um salário de 300.000 reais por mês, ou 3,6 milhões de reais ano. Além disso, clube e craque acordaram que 80% dos patrocínios de manga de camisa e calções, são do jogador. Neste caso, os contratos fechados com Bozzano e Banco Panamericano, garantiram que os ganhos do jogador cheguem a 12,4 milhões de reais ou, aproximadamente, 4,3 milhões de euros por ano. Outra novidade em termos de negociações de marketing é que como 'bônus', o patrocinador do Timão tem direito de usar a imagem de Ronaldo, sem pagar nada mais por isso! Foi assim, ou seja, graças ao Fenômeno que o Corinthians acertou com a Batavo, patrocinador principal do time, o maior negócio já fechado na história do futebol brasileiro: 18 milhões de reais, quantia esta que pode ser cortada ao meio, se o atleta deixar o Parque São Jorge. De acordo com a Folha de S.Paulo, se isto acontecer, a Batavo cortará imediatamente de 18 milhões para 9 milhões de reais os gastos com o time. Além da torcida, do time e do jogador, os patrocinadores também estão mais do que satisfeitos em patrocinar o 'efeito fenômeno' do Timão. O Grupo Silvio Santos, dono do banco Panamericano, por exemplo, estampou a marca "Tele Sena" no ombro do atacante e teve a logomarca exibida na concorrente Rede Globo, antes da transmissão da decisão do Paulista entre Corinthians e Santos.

Ler matérias arquivo:
Sport Marketing: Milan não renova com Ronaldo Fenômeno
Sport Marketing: Quanto vale a cabeleira de Ronaldo Fenômeno?
Sport Marketing: Ronaldo no Timão
Sport Marketing: Ronaldo Fenômeno por Maurício de Souza
Sport Marketing: Efeito Ronaldo Fenômeno agita Footecon 2008
Sport Marketing: Ronaldo quer ser um fenômeno de marketing no Timão
Sport Marketing: Corinthians cede espaço na camisa para AACD
Sport Marketing: Corinthians fecha patrocínio com Batavo
Sport Marketing: Corinthians apresenta camisa com Batavo
Sport Marketing: Bozzano é a marca das mangas do Timão
Sport Marketing: Ronaldo será garoto propagada Bozzano e empresa ...
Sport Marketing: Banco PanAmericano fecha com Corinthians
Sport Marketing: Banco Panamericano fica no Corinthians até 2010
Sport Marketing: Banco Panamericano pode estender patrocínio do ...
Sport Marketing: Corinthians soma mais um patrocinador
Sport Marketing: Nike lança comercial em homenagem a Ronaldo
Sport Marketing: Schincariol denuncia propaganda de Ronaldo no Conar

Redação Sport Marketing