23 de mai de 2009

Aviso aos navegantes!

Desde que entramos na rede, em fevereiro de 2008, nós do Sport Marketing alertamos em letras garrafais, escritas em vermelho, no final de nossa página, que NÃO autorizamos cópias, reproduções totais e nem parciais do nosso conteúdo! Também destacamos que a propriedade intelectual do conteúdo do Sport Marketing, pertence à agência de comunicação New Gap Productions, a qual monitora todo e qualquer tipo de pirataria que possamos sofrer. Quando falamos que os infratores estarão submetidos às penalidades previstas em lei, NÃO estamos brincando. Nunca pensamos que um dia tivéssemos que abrir um post sobre este tema, mas chega a ser absurda e revoltante a 'cara de pau' de algumas pessoas, que sem criatividade e competência, copiaram além de conteúdo (matérias), nossa enquete, nosso formato e até a nossa antiga mensagem de boas vindas, recentemente, modificada em virtude do novo layout que iniciamos no ano novo! Camarada, INCOMPETÊNCIA tem limite e impunidade também! É fato que a pirataria tornou-se uma prática comum. Porém, para quem ainda NÃO sabe, todos são prejudicados quando um trabalho é distribuído, de graça, por pessoas que não contribuíram em nada com o processo de criação. Colocar créditos nas matérias, sem autorização prévia, NÃO deixa de ser uma forma de pirataria: é crime. Isto é outro fato. Nós não somos os únicos veículos de comunicação lesados pelo 'pirata' - ele também publica matérias do Globoesporte.com, UOLesporte, ESPN Brasil, Terra, IG Esporte, Agência Estado, Diário do Grande ABC, Lance...(tomara que ele tenha autorizações, por escrito, de todos estes veículos e dos jornalistas responsáveis, para publicar todas as matérias - a nossa autorização - ele nunca pediu, o que nos dá direito de pleitear na justiça nossos direitos). Cada vez mais, dividimos espaço com blogs que tentam ganhar visibilidade ao fornecerem material ilegal, realizando a “pirataria alternativa”. Tudo isso, graças a algumas pessoas, como VOCÊ aí, totalmente desprovido de talento, que copiou a nossa ideia, nossas matérias, nossa enquete e até o nosso estilo, e que precisa usar do trabalho de outras pessoas para conseguir alguns minutos de fama. Quanta INCOMPETÊNCIA em um único ser humano! Mas saiba VOCÊ que no mercado de trabalho quem não tem talento, não se estabelece. Será nesta hora que a SUA máscara vai cair e a dura realidade da sua falta de capacidade vai bater na sua consciência. Saiba VOCÊ, pobre desconhecido, que o Blogger (leia-se Google) está começando a deletar todas as páginas que hospeda e que possuem material ilegal, apoiado nas políticas internacionais de proteção a direitos autorais. Nós do Sport Marketing participamos da campanha iniciada pelo blogueiro Rob Gordon, lançada no blog Champ Vinyl. Rob é totalmente contrário a 'pirataria' em blogs e criou o selo deste post, que será adicionado à nossa página, a fim de ajudar a construir uma blogosfera melhor e um pouco mais ética. A idéia é tentar conter o avanço dos "blogs ilegais" e a depreciação do meio blogueiro. Encerro com as palavras do Rob: "Quer ter um blog? Aprenda a ser talentoso e criativo." A quem possa interessar, o babaca copião do nosso blog é vascaíno, se diz publiciário, tem coragem de colocar um banner para patrocínio do blog (coitado) e já foi devidamente orientado a retirar do ar tudo o que copiou no prazo de 48 horas, caso contrário, nosso departamento jurídico tomará as devidas providências legais. Mil desculpas pelo desabafo!

Deborah Ribeiro - Diretora Redação Sport Marketing