7 de abr de 2009

UEFA cria programa de marketing TOP

A UEFA criou um novo programa de marketing. O Programa EUROTOP da UEFA tem um novo conceito de marketing, criado pela divisão comercial da UEFA. A divisão comercial da UEFA é, entre outras coisas, responsável por gerar receitas a partir dos patrocínios e licenciamento das competições profissionais de seleções, bem como liderar as relações com todos os parceiros comerciais associados. Entre os eventos sob responsabilidade da divisão comercial da UEFA estão a UEFA EURO 2012 (que será realizada na Polônia e Ucrânia) e a UEFA EURO 2016 (cuja sede será decidida em maio de 2010), Campeonato da Europa de Sub-21 (2011, na Dinamarca, 2013, 2015 e 2017), o Campeonato da Europa Feminino (2013 e 2017) e o Campeonato da Europa de Futsal (2012, 2014, 2016). O EUROTOP valoriza a marca, limitando o número de parceiros, disponibilizando um pacote integrado de direitos. Os pacotes incluem a UEFA EURO 2008, que também os direitos para as outras principais competições organizadas pela UEFA, sob responsabilidade da divisão comercial da UEFA que, por exemplo, irá escolher um máximo de dez pacotes globais de patrocínios para o UEFA EURO 2012, sendo que um máximo de oito receberão também um pacote de direitos global UEFA EUROTOP. A UEFA também irá disponibilizar mais quatro pacotes locais para a Polônia e Ucrânia. Além do pacote UEFA EUROTOP para artigos esportivos e de vestuário, os direitos de patrocínio de todas as outras categorias de produtos estão sendo ativamente comercializados. A UEFA abriu uma liciação pelos direitos de patrocínio, licenciamento e fornecimento de artigos esportivos e de vestuário relativos às competições europeias de seleções para o período entre 2010 e 2017. Esta decisão surge depois de o Comitê Executivo da UEFA ter aprovado a estratégia comercial em janeiro de 2009. Entre as licitações está a oportunidade única de criar, produzir e promover a bola oficial das principais competições da UEFA a nível de seleções, com destaque para as bolas de jogo do UEFA EURO 2012 e 2016. A entidade vencedora terá oportunidade de desenvolver uma parceria estratégica de longo prazo com a UEFA. A data limite para que as entidades que enviem os requisitos (empresas internacionais de artigos esportivos) poderão efetuar o pedido para receber o ISO até 17 de abril.

Redação Sport Marketing