3 de abr de 2009

Sinaenco lança site Copa 2014

O Sindicato da Arquitetura e Engenharia (Sinaenco) e empresas das áreas de comunicação, tecnologia e construção lançaram o site (http://www.copa2014.org.br/). A meta do portal é trazer a público informações sobre a Copa de 2014 e todas as cidades candidatas. A iniciativa é ótima. Resta saber, entretanto, se a iniciativa foi em parceria com a CBF ou se a instituição comeu bola com relação ao registro do domínio. Recentemente, em reunião com membros da FIFA, o INPI se comprometeu em proteger a marca Copa 2014. É tendência mundial que, por questões de proteção da marca, as instituições criem mecanismos que proibem a utilização de marcas, nomes e palavras relativas ao evento. O IOC - International Olympic Committee - Comitê Olímpico Internacional (COI) proíbe a utilização comercial de palavras relacionadas aos Jogos Olímpicos como forma de agregar valor à marca e proteger os patocinadores do evento de ações de pirataria e marketing de emboscada. Ler matérias arquivo Sport Marketing: FIFA e INPI contra pirataria; Sport Marketing: Proteção total aos patrocinadores olímpicos.

Redação Sport Marketing