3 de abr de 2009

Old Trafford atrai adeptos de todo o mundo

A cada dia fãs do Manchester United realizam verdadeirsas romarias para visitar o mítico templo sagrado do futebol inglês - o Old Trafford. O que eles procuram no estádio do Manchester United? Além do prazer em estar no palco do time do coração, os torcedores,vindos dos vários cantos do planeta, querem tirar fotografias, muitas fotos e levar um souvenir para casa. Estima-se que cerca de 290 mil pessoas participam no tour ao estádio e cada uma delas paga cerca de 12 euros. O esquema é altamente profissional e faz a máquina do marketing girar com precisão. Na loja oficial do clube há todo o tipo de produtos, desde artigos de joalharia às tradicionais camisas com os nomes dos jogadores (60 euros). Estima-se que o Manchester tenha espalhados pelo planeta aproximadamente 168 milhões que ativam a poderosa máquina de marketing e merchandising do clube que tem um orçamento de 328 milhões de euros. A conquista da Liga dos Campeões aumentou as receitas do time para 45 milhões de euros na última temporada. As receitas do clube vêm de várias fontes como venda de ingressos. O estádio está quase sempre esgotado, registRando médias na casa dos 70 mil espectadores - há bilhetes que custam 263 euros. De acordo com estudos da Delloite & Touche, em 2003/04, as receitas de bilheteira renderam 92,4 milhões. Os patrocinadores oficiais também ajudam a aumentar o bolo financeiro e não é à toa que o time inglês está à procura desesperadamente de uma nova marca para substituir a AIG, que não renovará contrato, para o manto sagrado do clube. Outra fonte de receita advém dos direitos de venda de transmissão dos jogos da Premiership. Ler matérias arquivo Sport Marketing: Tata nega interesse no Manchester United;Sport Marketing: Manchester United corre risco de perder patrocínio;Sport Marketing: Budweiser e Manchester United renovam a parceria;Sport Marketing: Tata Group estuda proposta do Manchester United;Sport Marketing: Manchester United o clube mais rico do mundo;Sport Marketing: Manchester United investe em jogos móveis;Sport Marketing: Cartão de crédito oficial do Manchester United;Sport Marketing: Manchester United lança camisa comemorativa;Sport Marketing: Manchester e Petrobras conversam sobre patrocínio;Sport Marketing: Sai AIG entra Saudi Telecom na camisa do ... ;Sport Marketing: Sport+Markt revela queda no valor de patrocínios ...;Sport Marketing: AIG fora do Manchester.

Leandro Rabello - Correspondente Sport Marketing - Londres