16 de abr de 2009

Nike e Adidas lideram índice de confiança em marcas do IBOPE

Nike e Adidas aparecem empatadas na preferência dos jovens segundo pesquisa de Índice de Confiança em Marcas (IMC), realizada pelo Ibope Inteligência e a Troiano Consultoria. As duas marcas somaram 58 pontos, em uma escala que vai de 0 a 100, seguidas pela Olympikus (37), Puma (30), Reebok (28), Mizuno (13), Fila (12), Topper (10), Speedo (9), Wilson (6), Umbro e Diadora (5), Asics (2). A ferramenta utilizada na avaliação do desempenho das marcas utilizou uma nova técnica que avaliou quais são as marcas esportivas que possuem a confiança dos jovens brasileiros com idade entre 15 e 19 anos. O levantamento foi realizado pela internet e 390 adolescentes, de ambos os sexos, foram entrevistados e responderam a questões que envolvem os quesitos marca, produto, distribuição, atendimento, preço e comunicação. Com estes dados, foi calculado um indicador que revelou quais são as marcas esportivas mais confiáveis. “Enquanto a Adidas tem sua avaliação mais uniforme em todas as idades consideradas, a Nike obtém uma performance melhor na faixa de 15 a 17 anos. Ainda vemos um equilíbrio maior da Adidas nos cinco itens que formam o índice, com oscilação de 17 pontos entre o resultado mais alto e o mais baixo. Com a Nike, a distância entre os quesitos chega a 32 pontos”, disse Paula Sória, diretora de atendimento e planejamento do Ibope Inteligência. “Como uma marca nacional, a Olympikus conseguiu um desempenho de destaque diante desse cenário de gigantes multinacionais, pois ocupa a terceira posição no ranking, superando Puma e Reebok” - ressaltou Cecília Russo, sócia diretora da Troiano Consultoria de Marca.

Redação Sport Marketing