30 de abr de 2009

Anheuser-Busch InBev negocia com NBC participação olímpica

A Anheuser-Busch InBev não pretende manter o contrato de anunciante exclusiva de cerveja durante as tramissões das duas próximas edições dos Jogos Olímpicos. A decisão faz parte de uma estratégia da empresa em cortar gastos. A Anheuser-Busch InBev afirmou à General Electric Co's, dona da rede NBC que, ao contrário dos anos anteriores, irá gastar apenas a metade do que foi investido em publicidade. A ação abrirá caminho para que as rivais da marca de cervejas obtenham exposição na grade de programação da NBC, rede de tv, detentora dos diteiros de tv, dos Jogos, com exclusividade para os Estados Unidos. Com a notícia, as rivais MillerCoors e Molson Coors, estão tentando comprar espaços na grade comercial da programação olímpica de 2010 e 2012. A Anheuser-Busch historicamente tem sido a maior patrocinadora corporativa do esporte norte-americano. A empresa, que é a marca de oficial de cerveja da Copa do Mundo FIFA na África do Sul em 2010 e no Brasil em 2014, detém um papel primordial no cenário do marketing esportivo mundial. "Estamos em negociações, sem decisão final até este momento" - disse Dave Pavão, presidente da Anheuser-Busch Cos Inc. "A Anheuser-Busch Inc. continua a investir em patrocínios esportivos, que inclui a renovação do contrato com o United States Olympic Committee - USOC - Comitê Olímpico dos Estados Unidos, pelos próximos quatro anos e das delegações americanas que foram aos Jogos Olímpicos de 2012" - acrescentou. O periódico americano Wall Street Journal foi o primeiro a relatar as novas metas da cervejeira em ações de marketing esportivo para os próximos anos. A Anheuser-Busch enfatizou, recentemente, em entrevista à agência Reuters, que o patrocínio da Copa do Mundo irá desempenhar um papel crítico na comercialização de cerveja no próximo ano. "A Copa do Mundo vai ser uma grande plataforma para nós" - disse Dan McHugh, vice-presidente de mídia, patrocínio e ativação da Anheuser-Busch. "Nós temos uma grande oportunidade com a Copa do Mundo em 2010 em todo o mundo a partir de uma perspectiva de comercialização" - acrescentou. Embora a Anheuser-Busch InBev não divulgue o orçamento em publicidade, de acordo com estimativas da TNS Media Intelligence, a InBev gastou US $ 53,3 milhões no ano passado em anúncios de tv durante os Jogos Olímpicos de Beijing. A cervejeira aumentou os gastos em publicidade nos Estados Unidos em 17% no ano passado para um valor estimado de US$ 612,5 milhões, dos quais US $ 350 milhões foram gastos em anúncios de tv relacionados a esportes. A Anheuser-Busch InBev foi patrocinadora oficial internacional na categoria cerveja dos Jogos Olímpicos de Beijing.

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Redação Sport Marketing