27 de mar de 2009

Pesquisa confirma força da marca olímpica

A empresa de pesquisa e marketing esportivo Sponsorship Intelligence, baseada em Londres, realizou uma pesquisa para avaliar a força da marca olímpica. O estudo foi solicitado pelo IOC - International Olympic Committee - Comitê Olímpico Internacional (COI) e teve como meta mensurar o alcance do movimento olímpico. A pesquisa realizada em 16 países revela que 78% das pessoas ouvidas se consideram verdadeiros fãs olímpicos. Os resultados foram apresentados ao Conselho Executivo do COI em Denver e os resultados ajudaram a explicar a importância da marca olímpica e dos Jogos aos patrocinadores olímpicos e detentores de direitos de transmissão. Outros resultados mostram que 63% das pessoas acreditam que os Jogos Olímpicos são o ponto mais alto de todos os eventos esportivos. Além disso, 73% expressaram a opinião de que os Jogos Olímpicos são mais do que um evento esportivo, enquanto que cerca de 70% acreditam que os Jogos Olímpicos são exemplo positivo para as crianças e incentivador para a prática de esportes. A Sponsorship Intelligence ouviu opiniões de 12.000 pessoas de todos os continentes. No que diz respeito ao sucesso do Jogos Olímpicos de Beijing, 76% dos entrevistados classificaram o evento como "bom ou muito bom". A percepção generalizada parecia estar ligado ao fato de que atletas de um número recorde de países ganharam medalhas. A maioria dos entrevistados concordaram que os Jogos Olímpicos tiveram um impacto positivo sobre Beijing e a China. A pesquisa também mostra que os Jogos Olímpicos continuam tendo um papel extremamente relevante na sociedade, com 65 %dos entrevistados partilhando esse ponto de vista. Cerca de 53% concordaram que os Jogos são importantes para a geração mais jovem. A pesquisa confirma os resultados anteriores sobre a força da marca olímpica: 96% das pessoas interrogadas identificaram corretamente os aros olímpicos. A pesquisa também destacou os três valores mais associados com os Jogos Olímpicos: excelência - luta para o sucesso; amizade - celebração mundial; respeito - valores humanos positivos.

Leandro Rabello - Correspondente Sport Marketing - Londres.