24 de mar de 2009

MTN inicia ações e campanhas para Copa de 2010

A MTN fechou parceria com o Johannesburg Expo Centre, instalação onde a imprensa mundial se reunirá durante a Copa do Mundo de 2010 para cobrir o evento. A partir do acordo, a MTN dará nome à instalação, que passará a se chamar MTN Expo Centre. O espaço também servirá como hospitalidade local da MTN. De acordo com o contrato, a empresa será a operadora de serviços de telefonia móvel do Midia Center. A parceria, cujos valores não foram divulgados, visa uma substancial melhoria das instalações e vigorará pelo prazo de dois anos, com opção de renovação de contrato. "A parceria foi perfeita sinergia na medida em que o Expo Centre MTN e a MTN partilham os mesmos valores de inflamar a paixão do futebol de todos os sul-africanos. A nossa abordagem aos clientes e fãs é a mesma e temos a mesma crença e compromisso com aquilo que oferecemos aos consumidores" - disse Serame Taukobong, diretor de marketing da MTN. "Estaremos convidando clientes-chave a virem a Johannesburg para assistir a todos os jogos em um grande ecrã, onde eles vão se divertir" - acrescentou o diretor. A tecnologia também estará disponível para futuros eventos em Johannesburg após a Copa do Mundo. A operadora também já deu o chute inicial da campanha mundial para a Copa do Mundo 2010. Sob o slogan "Não podemos esperar, vamos 2010! " a MTN lançou a campanha na sede em Johannesburg, África do Sul, visando construir um clima de entusiasmo para o Copa do Mundo com antecipação. "É uma experiência que não pode esperar mais, porque irá reforçar nossa posição competitiva nos mercados emergentes, deixar um legado de uma melhor infra-estrutura para a África e demonstrar ao mundo que o continente Africano - e África do Sul em particular - é capaz de sediar eventos desta dimensão. O evento será um grande impulso para a economia sul-africana, contribuindo para o nosso PIB, e terá benefícios que vão além de 2010 com um impacto indireto que será sentido pela nossa economia nos próximos anos" - disse o CEO da MTN, Phuthuma Nhleko. A MTN está totalmente empenhada proporcionar a experiência da Copa do Mundo para o povo da África do Sul e África. A empresa tem garantido direitos exclusivos de conteúdo móvel para o evento, para tornar disponível uma ampla gama de conteúdo relacionado à Copa do Mundo aos assinantes da operadora, inclusive, via o portal da MTN. Além disso, MTN também está oferecendo aos clientes, pacotes e promoções especiais como o 'MTN PayAsYouGo' por meio dos quais os ganhadores terão a oportunidade única de assistir jogos da Copa do Mundo, ao vivo. Esta iniciativa faz parte do "MTN 1-4-1" Programa Fidelidade. Os clientes se registram para o programa e automaticamente estão inscritos para concorrer aos ingressos. A imagem que endossa as camanhas da MTN é a do jogador Michael Essien que é o garoto propaganda da marca em todo o mundo, nas campanhas de contagem regressiva para a Copa. O meio-campo do Chelsea e capitão da seleção de Gana é apaixonado pelo continente e irá promover o evento para o mundo. "Embora eu jogue futebol na mais competitiva liga do mundo, meu coração está na África. Eu não posso esperar para a Copa de 2010 começar" - revelou Essien que na campanha espalha a mensagem de unidade da África dizendo: "Eu sou um dos poucos da África que conseguiram sucesso no cenário internacional do futebol. No entanto, poucas pessoas deste continente têm a oportunidade de me assistir jogar. A Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, será uma oportunidade rara para as pessoas comuns testemunharem os mais talentosos jogadores do mundo fazendo coisas extraordinárias". MTN está igualmente satisfeita por ter Essien a bordo da campanha. "Essien teve uma ascensão meteórica e hoje é uma estrela do futebol. Saiu das ruas de Accra, onde jogava futebol, para o mundo. Hoje, ele joga no mais competitivo cenário do futebol, a Inglaterra. A história dele se semelhante à da MTN, que era uma pequena operadora de telecomunicações em 1994 e agora é uma gigante multinacional" - disse Nozipho January-Bardill, executivo do Grupo. A MTN é a única patrocinadora mundial do evento representante do continente africano, e tem garantidos os direitos exclusivos para fornecer conteúdo móvel durante a Copa do Mundo FIFA 2010 na África do Sul.

Leandro Rabello - Correspondente Sport Marketing - Londres