29 de mar de 2009

Manchester United apresenta proposta para Samsung

Aumentam os boatos com relação a um acordo entre a Samsung Electronics e o Manchester United. Dono de uma das mais valiosas franquias esportes no mundo, o Manchester United segue em busca de novos patrocinadores para a camisa. Em 2005, a Samsung fechou um contrato de cinco anos no valor de US$95 milhões pelo patrocínio da camisa do Chelsea Football Club. O negócio termina em junho do próximo ano. "O Manchester United, recentemente, enviou uma carta oficial de interesse que a Samsung selasse o patrocínio da nova camisa do time" - disse um porta-voz Samsung Electronics. Segundo fontes próximas do marketing esportivo da Samsung, a empresa coreana estuda a proposta. "O boato que o Manchester United solicitou 60 bilhões de wons pelo apoio anual da Samsung, no entanto, é exagerada" - esclareceu o porta-voz. Quanto a mais detalhes financeiros, tais como eventuais cláusulas contratuais e duração do negócio, o funcionário manteve sigilo: "Nada foi decidido ainda." A Samsung costuma investir em ações de marketing esportivo relacionadas aos Jogos Olímpicos e futebol, mas, analistas e observadores do mercado afirmam que a Samsung não está em posição de se envolver com um grande patrocínio, uma vez que vem enfrentando dificuldades no funcionamento global das empresas, devido à recessão mundial e, em consonância com tal quadro sombrio, a Samsung está apertando o investimento em marketing esportivo. A Samsung já diminuiu o patrocínio do Revezamento da Tocha Olímpica dos Jogos de Inverno de Vancouver, no próximo ano, e fontes assesuram que a empresa está ponderando a extensão do envolvimento olímpico após os Jogos Olímpicos de Londres 2012. "Estamos em uma situação difícil. Mas apoiar o Manchester United é atraente, mas o preço realmente importa"- disse outro funcionário oficial Samsung. (ler matérias arquivo Sport Marketing: Manchester United o clube mais rico do mundo; Sport Marketing: Manchester e Petrobras conversam sobre patrocínio; Sport Marketing: Manchester United no Brasil pela Petrobras; Sport Marketing: Tata Group estuda proposta do Manchester United; Sport Marketing: Sai AIG entra Saudi Telecom na camisa do ... ;Sport Marketing: AIG fora do Manchester ; Sport Marketing: Manchester United corre risco de perder patrocínio; Sport Marketing: Budweiser e Manchester United renovam a parceria; Sport Marketing: Manchester United investe em jogos móveis; Sport Marketing: Manchester United lança camisa comemorativa; Sport Marketing: Cartão de crédito oficial do Manchester United; Sport Marketing: Clubes ingleses resistem à crise; Sport Marketing: Sport+Markt revela queda no valor de patrocínios ... ).

Leandro Rabello - Correspondente Sport Marketing - Londres