27 de mar de 2009

COI termina com Revezamento Mundial da Tocha Olímpica

Coca-Cola e Samsung, patrocinadoras do programa de marketing TOP do IOC - International Olympic Games - Comitê Olímpico Internacional (COI) e do programa de Revezamento Mundial da Tocha Olímpica, não devem ter gostado da última decisão da entidade máxima dos Jogos Olímpicos. O comitê executivo do COI anunciou durante reunião que está acontecendo em Denver, que os contratos com as novas sedes dos Jogos, a partir de 2016, terão cláusula para evitar trajetos internacionais. Antecipando a decisão, tanto os organizadores dos Jogos de Londres-2012, como os da Olimpíada de Inverno de Vancouver-2010, decidiram não realizar trajetos fora de seus continentes. Para os Jogos de Inverno de 2014, em Sochi, o conselho é para que o símbolo fique dentro da fronteira russa. "Houve dificuldades com os CONs - Comitês Olímpicos Nacionais e os países, e nós também entendemos que há riscos com a tocha viajando pelo mundo"- disse o suíço Gilbert Felli, diretor-executivo do COI, durante reunião que acontece em Denver. "Beijing planejou um Revezamento internacional e concordamos. Mas achamos que um Revezamento dentro do país sede pode ter um melhor controle." A medida teve como base os protestos e acontecimentos que envolveram em dificuldades o Revezamento da Tocha dos Jogos Olímpicos de Beijing pelo mundo. (ler matérias arquivo Sport Marketing: Chama olímpica paga os pecados da China; Sport Marketing: Coluna Olímpica 5: Chama Olímpica uma histórica ... ; Sport Marketing: Coca-Cola lança programa para Revezamento da ... ; Sport Marketing: Coluna Olímpica 4 - Revezamento da Tocha Olímpica; Sport Marketing: Responsabilidade social corporativa, o outro lado ... ;Sport Marketing: Templo budista fecha as portas à Tocha de Beijing).

Sandra White - Correspondente Sport Marketing - Estados Unidos