2 de fev de 2009

COB e UERJ firmam parceria inédita no Brasil

O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) selaram nesta segunda-feira, dia 2, compromisso inédito na área de estudos para o desenvolvimento científico, educacional e social do esporte nacional. As atividades deste convênio envolverão as áreas de Educação Física, Ciência do Esporte, Administração Esportiva, Sociologia, Direito Esportivo, Medicina Esportiva, Psicologia Aplicada ao Esporte e demais campos de interesse. A assinatura do convênio, realizada no Palácio Laranjeiras, no Rio de Janeiro, contou com a presença do presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman, do Governador do Estado do Rio de Janeiro, Sergio Cabral Filho, e do reitor da UERJ, Ricardo Vieiralves de Castro, além de secretários estaduais, presidentes de Confederações Brasileiras Olímpicas, atletas e ex-atletas olímpicos. “Estamos abrindo uma porta para que muita gente atinja qualificação para poder trabalhar em prol do esporte brasileiro, seja nas Confederações, Federações, clubes, academias ou projetos sociais”, disse Carlos Arthur Nuzman. “Esta é uma página inédita e muito importante da história do esporte em toda a América Latina. A qualificação é hoje em dia muito importante para se trabalhar em qualquer área e com o esporte não é diferente”, afirmou Nuzman.

A UERJ irá auxiliar o COB na estruturação acadêmica dos cursos oferecidos, além de chancelá-los. O objetivo é contribuir para a capacitação de profissionais nas mais diversas áreas ligadas ao esporte. Também serão utilizados centros de pesquisa da UERJ como fonte para a área de Ciência do Esporte. O caráter do projeto é nacional e já existem negociações com entidades de São Paulo, Belo Horizonte e uma cidade da região Nordeste. “Nosso objetivo é envolver a Universidade na formação da cultura olímpica no estado do Rio de Janeiro. Queremos também contribuir para a formação de recursos humanos e a capacitação dos atletas brasileiros”, afirmou o reitor da UERJ, Ricardo Vieiralves.

“Nosso legado com este convênio é a capacitação do ser humano. Qualificar os nossos profissionais nas mais diferentes atividades relacionadas ao esporte”, disse o Governador Sergio Cabral. “Tenho certeza de que esta ação é uma demonstração à toda comunidade internacional de como estamos trabalhando a candidatura do Rio aos Jogos Olímpicos 2016. Nosso foco não é apenas com um evento esportivo, mas com mudanças que influenciem o dia a dia da população do Rio de Janeiro”, concluiu Sergio Cabral.


As atividades do convênio consistirão em ações para a formação de profissionais através de cursos de extensão universitária e pós-graduação. A parceria proporcionará o desenvolvimento de eventos acadêmicos orientados a estudantes e profissionais, além do fomento de estudos e pesquisas, incluindo a disponibilização de laboratórios, acervo bibliográfico, oportunidades de estágios, práticas e ações de voluntariado. Esta será uma ferramenta importante na transição do atleta após o fim de sua carreira. Outra meta é formar uma nova geração de treinadores capacitados para contribuir com o desenvolvimento do esporte de alto rendimento do Brasil. Também merecerá destaque no calendário dos cursos a gestão esportiva. O convênio entre COB e UERJ segue o modelo internacional. As grandes potências olímpicas já desenvolvem esse tipo de associação com universidades e colhem os frutos dessas parceiras. Os últimos intercâmbios realizados por integrantes do COB à Inglaterra, Alemanha e Austrália foram fundamentais para estabelecer contato com esse tipo de modelo e trazê-lo para a realidade brasileira. “Com essa iniciativa junto à UERJ, estamos abrindo caminho para que outras universidades de outros estados façam o mesmo, levando a qualificação ao esporte brasileiro de todo Brasil”, ressaltou Nuzman.

As ações do COB neste convênio serão desenvolvidas através do Instituto Olímpico Brasileiro (IOB). O Instituto é um centro de referência nacional em estudos acadêmicos, pesquisa e difusão do conhecimento nas áreas de Ciência do Esporte e Olimpismo. Seu objetivo é promover o intercâmbio e a difusão de conhecimento a partir de cursos, seminários, congressos e demais eventos acadêmicos e científicos. O IOB visa a fomentar a pesquisa, desenvolver e manter uma base de dados de informações relacionadas à ciência do esporte (artigos, vídeos, gravações, manuais, imagens e documentos em geral), além de promover o desenvolvimento e a elaboração de ferramentas de apoio à tomada de decisão. O Instituto também tem o propósito de compartilhar as melhores práticas e tecnologias com atletas, preparadores físicos, gestores, técnicos, treinadores e demais profissionais envolvidos com a ciência do esporte.

Redação Sport Marketing