15 de fev de 2009

Campanha Rio 2016 ganha metrô na Barra da Tijuca

O Prefeito Eduardo Paes e o Governador Sérgio Cabral assinaram um acordo para levar o Metrô até a Barra da Tijuca. A iniciativa, uma parceria firmada entre a Prefeitura do Rio e o Governo do Estado, beneficiará diretamente 800 mil moradores da Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Jacarepaguá e áreas próximas. Para realização das obras, orçadas em R$ 2,8 bilhões, a Prefeitura do Rio agilizará junto ao Poder Legislativo Municipal (Câmara de Vereadores) um Projeto de Lei recuperando o potencial construtivo de terrenos remanescentes do sistema de Metrô do Rio. Estes terrenos são áreas que sobraram da construção de estações e túneis ao longo de todo sistema e têm alto potencial imobiliário. Já o Governo do Estado utilizará os valores arrecadados com a venda dessas áreas na extensão da Linha 1 até a Barra da Tijuca. Para o Prefeito, este projeto será uma solução para um problema antigo que a população enfrenta. O projeto de expansão do Metrô prevê a extensão da Linha 1, cruzando a Zona Sul da Cidade, a partir da Estação General Osório até a Barra da Tijuca - Jardim Oceânico, percorrendo Ipanema, Leblon e Gávea. Para isso, serão construídos mais 13,5 km de linha e 6 estações com distância média de 2,25 km entre elas, garantindo melhor relação custo/benefício para a população. A estimativa é que 230 mil passageiros utilizem por dia esse novo trecho, cujo preço da tarifa será R$ 2,60. "A aprovação desse projeto é muito interessante para os cariocas porque viabiliza conforto, tranqüilidade e qualidade ambiental. Além disso, temos o desafio de 2014, da Copa do Mundo, e de 2016, que é realizar as Olimpíadas, uma conquista incomparável ao Rio de Janeiro - destacou o prefeito. Na solenidade estiveram presentes autoridades municipais e estaduais, o Presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, e subsecretário Geral do COB, Carlos Roberto Osório, vereadores, representantes do Metrô Rio, e de associações de moradores de diversos bairros, além de convidados.

Redação Sport Marketing