14 de jan de 2009

CBF estabelece mudanças no regulamento

A Confederação Brasileira de Futebol estebeleceu mudanças no regulamento geral de competições para 2009. Está proibida a presença de mascotes atrás dos gols animando as torcidas. As mascotes só poderão ficar na área de entorno do gramado antes, no intervalo, e depois dos jogos. A medida já vale para os campeonatos estaduais. "É expressamente proibida a presença (de mascotes) no entorno do gramado durante a partida" - alerta a CBF. Além das mascotes, as crianças que acompanham os jogadores em campo também entraram na roda de mudanças. O número de crianças poderão entrar com os jogadores no gramado foi limitado para apenas 22 por clube. A venda de bebidas alcoólicas continua proibida, assim como não serão permitidos desenhos decorativos no campo, alusivos a símbolos, escudos e mensagens. "Serão aceitas apenas as faixas transversais ou longitudinais, normalmente empregadas nos cortes de gramados" - diz a CBF. As novidades podem não ter agradado os profissionais de marketing esportivo dos clubes, já que tanto as mascotes quanto os escorts dos jogadores fazem parte de várias ações de patrocinadores. O McDonald´s, por exemplo, patrocinador da Copa do Mundo FIFA de 2007 até 2014, desenvolve um programa exclusivo chamado Player Escorts Programme. Durante todas as 64 partidas na Coréia, Japão, mais de 1.400 crianças, com idades entre 6 e 10 anos, de todo mundo, puderam entrar no campo ao lado dos atletas de elite do esporte. Em 2006, na Alemanha, 1.408 crianças, entre seis e dez anos, tiveram a oportunidade única de entrar em campo de mãos dadas com os melhores jogadores do mundo.

Redação Sport Marketing