30 de dez de 2008

Sport Business Journal publica ranking dos homens do marketing esportivo

O Sport Business Journal acaba de publicar o ranking dos 50 nomes mais importantes do mundo do marketing esportivo. O levantamento feito desde 2004, leva em consideração fatores como o valor da marca da empresa, influência no mercado, inovação e os negócios realizados no ano. George Bodenheimer, presidente do grupo ESPN/ABC, lidera a lista. Jerry Jones, dono do Dallas Cowboys aparece em segundo lugar, seguido por David Stern, comissário da NBA. Roger Goodell, comissário da NFL ficou em quarto lugar. A quinta posição foi de Dick Ebersol, presidente da NBC Universal Sports and Olympics. Bud Selig, comissário da MLB ficou em sexto. No sétimo lugar do ranking aparece David Hill, presidente da Fox Sports. Na oitava colocação Sean McManus, presidente da CBS Sports, seguido de perto por Brian France, CEO da Nascar,nono colcoado. O décimo lugar ficou com David Cohen, VP Executivo da Comcast Corp. Vale ressaltar que entre entre os líderes, cinco são ligados a grupos de TV e mídia, quatro são responsáveis por ligas ou categorias (no caso a Nascar) e apenas um é proprietário de time. O único brasileiro a figurar no ranking Sports Business é Carlos Brito, CEO da AB-InBev, na 37 posição.

Redação Sport Marketing

Confederação Brasileira de Futsal devolve dinheiro

A Confederação Brasileira de Futsal devolveu quase R$ 3,5 milhões aos cofres públicos. De acordo com a entidade, o valor sobrou da quantia repassada pelo Ministério do Esporte para a realização da Copa do Mundo de Futsal da FIFA, no Rio de Janeiro e em Brasília. Em nota oficial, a CBFS explicou que o montante destinado pelo Governo Federal, por meio do Ministério do Esporte, para a competição foi de R$ 25,250 milhões. Com isto, 13,75% do total da verba foram devolvidos para a União. A competição foi disputada de 30 de setembro a 19 de outubro deste ano e terminou com o Brasil conquistando o hexacampeonato mundial.

Redação Sport Marketing

Talita em busca de patrocínio

Talita está em busca de patrocínio. A jogadora de vôlei de praia visitou a Fundesporte (Fundação do Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul). onde foi recebida pelo diretor-presidente da Fundação, Julio César Komiyama. Em conversa com Komiyama, a atleta aproveitou para apresentar um projeto pedindo apoio do Governo do Estado, já que disputa torneios nacionais e internacionais, onde divulgaria o Estado nessas competições. Com o objetivo de disputar os Jogos de Londres, em 2012, Talita revelou a nova parceira: Maria Elisa, do Rio de Janeiro. Entre as principais competições da dupla para 2009, a jogadora citou o Circuito do Banco do Brasil de Vôlei de Praia, o Circuito Mundial e a Copa do Mundo que acontece na Noruega junto com uma etapa do Circuito Mundial de Vôlei de Praia. Nos Jogos Olímpicos de Beijing neste ano, Talita ficou em quarto lugar.

Redação Sport Marketing

'Viva Sua Paixão' - Rio 2016

Depois da grande sacada da criação da marca 'Time Brasil', lançada nos Jogos Olímpicos de Beijing, o departamento de marketing do Comitê Olímpico Brasileiro e também de Candidatura do Rio de Janeiro à sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, criou o slogan da campanha, 'Viva Sua Paixão', que será lançado no Réveillon de 2009, na Praia de Copacabana. O slogan será projetado na roda gigante montada no Forte de Copacabana, que este ano, tem como tema o projeto Rio 2016. "A candidatura Rio 2016 é um convite aberto para que todo mundo viva a paixão pelo esporte nesta cidade maravilhosa, seja como atleta, oficial, jornalista ou espectador"- explicou Leonardo Gryner, diretor de marketing e comunicação Rio 2016. O slogan será projetado na Roda Rio 2016 logo após a contagem regressiva dos dez últimos segundos de 2008. Também serão mostradas imagens de palavras que reforçam valores da candidatura Rio 2016, como
"alegria", "sonhos" e "amizade". Para o público, a Roda Rio 2016 começará a funcionar no dia 2 de janeiro, a exatos nove meses do dia 2 de outubro, quando o Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciará a sede dos Jogos Olímpicos de 2016. Foi criada também uma praça Rio 2016, uma extensa área de lazer, onde haverá informações sobre o projeto Rio 2016. Diariamente, a partir das 23h, imagens que remetem à candidatura serão projetadas na roda e poderão ser vistas da orla de Copacabana. Passe por lá e deixe sua mensagem. Vale à pena conferir.

Redação Sport Marketing

Comitê Olímpico Japonês perde patrocinador

O Comitê Olímpico Japonês perdeu um patrocinador oficial chave. A Nomura Holdings decidiu
não renovar o contrato de patrocínio que vence no final deste ano. Nomura tem sido patrocinadora do Comitê Olímpico Japonês desde 1999 e a contribuição é estimada em torno de 300 milhões de ienes (US$3.3 milhões). De acordo com a empresa, a decisão deve-se à crise financeira mundial. A companhia recentemente comprou escritórios da Lehman Brothers na Ásia, Europa e os balancetes projetados da companhia para o fim do ano financeiro em março de 2009 aponta para o vermelho. Devido ao ruído financeiro mundial, a companhia também perdeu mais de US$1.5 bilhão neste ano.

Redação Sport Marketing

CCR/NovaDutra no Rally Dakar 2009

A equipe brasileira Petrobras Lubrax, apoiada pela CCR/NovaDutra, que compete em três categorias do Rally Dakar 2009 – moto, carro e caminhão –, já está em Buenos Aires, local da largada da maior competição off road do mundo. A moto (KTM 525) e o caminhão (Tatra) serão liberados aos competidores pela organização amanhã às 8h. Os dois veículos viajaram de navio da Europa. “O Mitsubishi Pajero Full chegou dia 29, pois a logística do carro é diferente, uma vez que veio direto do Brasil”- explicou Jean Azevedo, piloto do carro. “Realizaremos alguns acertos finais até dia 30, para que possamos passar tranquilamente pelas verificações técnicas e administrativas no dia 31”, Os veículos que partiram da Europa em novembro já passaram pelas vistorias técnicas no porto de Le Havre, na França. “Portanto, aqui nos restam as verificações administrativas, marcadas para o dia 01 de janeiro, às 8h15 da manhã” - afirmou André Azevedo, piloto do caminhão Tatra. “O que quer dizer que nosso réveillon será curto e agitado”. Após os procedimentos burocráticos, todos os 530 veículos inscritos na competição ficam estacionados no chamado “Parque Fechado”, aguardando a largada promocional que acontecerá no dia 02 de janeiro, no Obelisco da capital argentina. A largada oficial da prova será realizada às 5h da manhã do dia seguinte (03). O Rally Dakar 2009 acontecerá pela primeira vez na América do Sul, passando pela Argentina e o Chile entre os dias 02 e 17 de janeiro. No total, os competidores percorrerão 9.500 quilômetros. A Equipe Petrobras Lubrax tem patrocínio da Petrobras, Mitsubishi Motors do Brasil, Pirelli, e apoio da Mercedes-Benz Caminhões, CCR/NovaDutra, Renov, BorgWarner, Kaerre, Capacetes Bieffe, Sparco América Latina, Artfix, Motorola e TIM.


Redação Sport Marketing

Luciano "Todo Doido" Silva uma história que foi parar na ESPN Brasil

Fim de ano é período em que sempre me bate um saudosismo danado, época em que costumo rever as páginas que escrevi no meu livro pessoal, a fim de me aprimorar como ser humano. Vagando entre as minhas lembranças enquanto navegava na rede, passei, justamente, pelo blog do Luciano Silva e resolvi aproveitar o momento saudosista, para relembrar, de forma carinhosa, como conheci esse rapaz! O Luciano cruzou o meu caminho quando era editora-chefe da Faixa Nobre do Esporte. A TV Bandeirantes, então, sob a direção do Luciano do Valle, orgulhava-se do slogan - 'o canal do esporte', e todos os programas esportivos da grade eram sucesso de audiência: Show do Esporte, Faixa Nobre, Apito Final...Nesta época, canais a cabo eram privilégios de americanos, europeus. Luciano Silva foi escolhido para ocupar a importante vaga de meu estagiário. Gostei do jeito calado, observador e dedicado dele. Luciano, então, já dava sinais de que ficaria careca. A Faixa Nobre ia ao ar diariamente, às 20h00 e, como o canal detinha também os direitos da NBA - Liga Profissional Norte-Americana de basquete masculino, era comum sairmos juntos da emissora no silêncio da alta madrugada. Foi ali que o 'bichinho' do basquete mordeu o Luciano. Foram muitas madrugadas juntos colocando NBA no ar, muitos programas NBA-Actions para editar! Como é costume nos bastidores de televisão, todo mundo acaba tendo um apelido e batizei-o carinhosamente de Luciano "Todo Doido", quando a Faixa Nobre transmitia torneios de boxe nacionais e internacionais, e o pugilista Luciano "Todo Duro", ídolo dos anos 90, estava no auge da forma. Foi assim que Luciano ficou conhecido nos bastidores da Band. Quando aceitei o convite para trabalhar no então recém-lançado canal a cabo Sportv, deixei o Luciano efetivado na Band como produtor - por puro reconhecimento aos esforços dele. Naquela época, a proposta de trabalhar em um canal a cabo significava correr um risco, era um novo mercado, de futuro incerto. No Sportv, cuja equipe toda não somava mais do que 15 pessoas, fui dirigir um programa chamado Basketmania. O canal havia comprado os direitos de transmissão de campeonatos nacionais e, acertadamente, apostou na idéia de colocar na grade, um programa que alavancasse os eventos e aproximasse o público aos ídolos nacionais. A Confederação Brasileira de Basquete tinha implantado um projeto do especialista em marketing João Henrique Areias, que visava levantar o esporte nacionalmente. Eu topei o desafio. Belo dia, chegando do almoço, tive a surpresa de ver o Luciano "Todo Doido" Silva se aproximando das instalações da GW - produtora dos jornalistas Pinheirinho e Woille Guimarães, ex-rede Globo, onde o Sportv funcionava nos primórdios do canal. Luciano havia sido demitido da Band logo após a minha saída, assim como outros profissionais do departamento de esportes que começava a ser desfeito, assim que Luciano do Valle largou a direção. Como ainda estudava, Luciano "Todo Doido" precisava urgentemente de uma nova oportunidade. O segundo emprego do Luciano, como produtor, foi comigo. No Basketmania, programa semanal, ele pôde se aprofundar no esporte. Foram tempos áureos! Fizemos grandes trabalhos juntos e brigamos muito também - o estresse do fechamento faz parte da rotina de televisão. O engraçado disso tudo é que prá mim, o Luciano sempre foi apenas mais um Silva, entre tantos do Brasil, ele era um "Todo Doido". Vez ou outra, ele dizia que era filho do Frei Chico e sobrinho do então candidato a presidente Luiz Inácio Lula da Silva e eu lhe respondia com irreverência: "Você é sobrinho do Lula, assim como eu sou sobrinha do coelho da Páscoa e do Papai Noel. Vai trabalhar maluco"! O Luciano, sempre calado, ia ralar. Até que depois de anos trabalhando juntos, um dia, aceitei o convite e fui a um aniversário do Luciano "Todo Doido". A comemoração foi no sítio da família dele no ABC. Ali, assim que cheguei, queimei a língua! Conheci a família Silva, inclusive Frei Chico e Lula, depois de ver a famosa 'pelada', é claro! O Luciano "Todo Doido" era sim sobrinho do então candidato a presidente do país. Mas, Luciano, para mim, continuou sendo o "Todo Doido". Deixei Luciano no Basketmania em São Paulo, logo após ter ido cobrir os Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996, quando mudei para o Rio de Janeiro, a convite do Olivio Petit, então diretor do Sportv, para ocupar o cargo de editora-executiva. Não demorou muito e o projeto da CBB acabou e, com ele, o programa Basketmania, que voltou ao ar, anos depois, sob novo formato e direção. Morando no Rio de Janeiro, perdi o contato com o Luciano "Todo Doido" Silva. A última vez que o encontrei foi nos Jogos Pan-americanos 2007, na Arena Multiuso, hoje Arena HSBC, palco das competições de basquete e ginástica. Não poderia ser em outro lugar! Não tivemos muito tempo para coversar, estávamos ambos trabalhando e correndo, como é natural da profissão. Mas fiquei muito satisfeita em vê-lo ali, atuando, reconhecido pelos jogadores que passavam pela Zona Mista. É gratificante contribuir positivamente na história de vida de uma pessoa. Hoje, Luciano Silva, soma duas edições dos Jogos Olímpicos (Atenas e Beijing), além de Campeonatos Mundiais de Basquete (2002 e 2006). Está bem mais gordo do que na fase de estagiário, casou, ficou ainda mais careca e tem até blog - lembro que ele detestava escrever e que a letra dele era uma coisa de doido. Feliz 2009 Luciano e parabéns pelo blog. Luciano Silva, sobrinho do atual presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, é funcionário do canal a cabo ESPN Brasil! (http://espnbrasil.terra.com.br/lucianosilva)

Deborah Ribeiro - Diretora Redação Sport Marketing