14 de dez de 2008

Marketing do Flamengo ganha prêmio mico 2008

Em 2008 o time da Gávea rompeu com a Nike e fechou com a Olympikus, foi o time escolhido por Ronaldo Fenômeno, foi o ano que o clube estendeu o patrocínio com a Petrobras em cifras acima de 50% e o departamento de marketing inovou e criou estratégias de crescimento de darem inveja aos demais clubes do país. É óbvio que nada disso aconteceu e 2008 entrou para a história do Flamengo como o ano que o clube foi, sem nunca ter sido. A verdade é dura, mas 2008 foi o ano das maiores balelas e mancadas do departamento de marketing do clube. Os micos foram tão gritantes que até o Rei Pelé caracterizou o Flamengo como exemplo negativo de marketing (ler matéria arquivo Sport Marketing: Pelé cita Flamengo como exemplo negativo de ...). No restrospecto, o Mengo foi o clube que mais soltou balões de ensaio na mídia e para a torcida, o ano em que o time mostrou um estado de impáfia que não faz parte do mundo dos negócios, ratificando a fama de criador de problemas de relacionamento com as empresas parceiras. As brigas com a Nike foram constantes. O time tentou romper unilateralmente o contrato e achou que iria vencer a gigante americana cujo acordo vence apenas em 2009. O caso foi parar na justiça e como previu o Sport Marketing, o clube teve que engolir a fabricante de materiais esportivos que entrou com liminar e segue no time como fornecedora de materiais esportivos (ler matérias arquivo Sport Marketing: Nike entra com liminar contra Flamengo; Sport Marketing: Nike e Flamengo vão para a justiça e Olympikus ...; Sport Marketing: Nike lança novo uniforme e Flamengo tem que engolir; Sport Marketing: Nike - o engodo da Gávea; Sport Marketing: Com que roupa Flamengo joga hoje?; Sport Marketing: Flamengo ignora Nike e liminar da Justiça; Sport Marketing: ; Sport Marketing: Nike, o pêlo no ovo do Urubu; Sport Marketing: Ronaldo tem que usar camisa da Nike ou do ...; Sport Marketing: Nike entra com liminar contra Flamengo; Sport Marketing: Fim da novela na Gávea? Nike fora do Flamengo ...; Sport Marketing: Camisa Nike Flamengo Bicampeão Carioca). Por outro lado, a Olympikus entrou de gaiata nesse navio, foi anunciada como nova parceria do time, e, sem nunca ter sido, adiantou uma verba ao time calcada em cláusula contratual de devolução da quantia, caso o Flamengo voltasse a vestir Nike. Especula-se nos corredores do clube que o clube não tem como devolver o quantia e, sem outra alternativa, a Olympikus amarga o tempo que irá demorar o rompimento do contrato com a empresa americana para poder atuar (ler matérias arquivo Sport Marketing: Flamengo e Olympikus fecham acerto verbal; Sport Marketing: Olympikus no meio do caos da Gávea ). Como se não bastasse, o marketing do time, resolveu colocar na berlinda a Petrobras e quase perdeu de vez o patrocinador principal (ler matérias arquivo Sport Marketing: Petrobras diz não a delírios do Flamengo; Sport Marketing: Petrobras e Flamengo - sem combustível para continuar; Sport Marketing: Petrobras e Flamengo - tanque cheio de reclamações; Sport Marketing: Termina novela Petrobras/Flamengo). Neste ano o time também encheu de esperanças o torcedor com a presença de Ronaldo Fenômeno, que se recuperava de cirurgia na Gávea. O clube vendeu a idéia de que Ronaldo iria para o Mengo. Ronaldo foi anunciado como futura contratação do Mengo, sem nunca ter sido apresentado a uma proposta real do clube. Resultado: o jogador foi para o Corínthians e, agora, o marketing da Gávea, que comprovadamente perdeu de goleada para a criatividade dos marketeiros do Timão, tem que engolir o sucesso que a contratação do jogador está significando ao time do Parque São Jorge e à Nike, patrocinadora do jogador (ler matéria arquivo Sport Marketing: Corinthians a menina dos olhos da Nike?). O outro mico do ano envolveu Carlos Alberto Parreira. O ex-comandante da seleção da África do Sul não aceitou o convite de ser técnico do Mengo, em função do cargo que ocupa na empresa de marketing esportivo Traffic. Para variar, não faltou confusão. Na primeira informação do próprio clube, através do vice de futebol Kléber Leite, o encontro entre o presidente rubro-negro, Márcio Braga, e Carlos Alberto Parreira não tinha sido realizado. Porém, minutos depois, tudo mudou. Segundo assessora de imprensa da presidência do Flamengo, Marilene Dabus, a reunião entre Parreira e Márcio Braga aconteceu normalmente. Ambos estavam jantando desde 19h30. Sem Parreira, o clube, agora, procura um novo treinador para substituir Caio Júnior, demitido após o encerramento do Campeonato Brasileiro.

Redação Sport Marketing

Tom Brady e Gisele Bundchen marcam enlace

O jogador de futebol norte-americano, Tom Brady e a top-model brasileira, Gisele Bundchen estão de casamento marcado. O casal, que comemora dois anos de namoro, vai subir ao altar em março do próximo ano. O enlace foi revelado por uma fonte próxima do modelo e do futebolista à revista “In Touch”: “Não haverá festa de noivado. Apenas o casamento, uma cerimônia discreta.” Para já, os pormenores do casamento estão no segredo dos deuses. Sabe-se apenas que Gisele, de 28 anos, e Tom Brady, de 31, decidiram que o enlace será na Costa Rica.

Redação Sport Marketing

Vote no Melhor Atleta de 2008

O público tem até a próxima segunda-feira, dia 15, para decidir quem se consagrará como o Melhor Atleta de 2008. Os concorrentes masculinos são o nadador César Cielo, o ginasta Diego Hypólito e o velejador Robert Scheidt. No feminino disputam a judoca Ketleyn Quadros, a saltadora em distância Maurren Maggi e a lutadora de taekwondo Natália Falavigna. Ketleyn Quadros é a única que está sem patrocínio. A votação pode ser feita no site www.premiobrasilolimpico.com.br ou no site do Comitê Olímpico Brasileiro (www.cob.org.br). Os vencedores serão homenageados na festa do Prêmio Brasil Olímpico 2008, organizada pelo COB no Teatro do MAM, no Rio de Janeiro, na terça-feira, dia 16. A escolha dos destaques do ano foi feita por um colégio eleitoral formado por jornalistas, dirigentes esportivos, atletas, ex-atletas e personalidades do esporte, com base em uma lista tríplice encaminhada ao COB por cada Confederação Brasileira Olímpica. Este mesmo colégio eleitoral escolheu o melhor atleta em cada uma das 43 modalidades em disputa. Os vencedores de cada modalidade também serão homenageados na cerimônia do dia 16. Além dos prêmios para os melhores atletas do ano e os melhores por modalidade, o Prêmio Brasil Olímpico 2008 homenageará também o melhor técnico do ano (José Roberto Guimarães, nas modalidades coletivas, e Nélio Moura, nas individuais), os melhores atletas paraolímpicos (Daniel Dias, na categoria masculino, e Terezinha Guilhermina, no feminino), o melhor atleta das Olimpíadas Escolares e das Universitárias, além de conceder o Troféu Adhemar Ferreira da Silva a João Havelange. Este troféu é oferecido a ex-atletas que simbolizem os legados de Adhemar, o primeiro bicampeão olímpico do Brasil. Participe você também.

Redação Sport Marketing

Dolce & Gabbana lança camisa do Giro d’Itália

A camisa do centenário do Giro d’Itália é assinada pela dupla de criadores de moda Domenico Dolce e Stefano Gabbana, responsáveis pela célebre marca Dolce & Gabbana. A camisa mais desejada no final da prova de ciclismo foi apresentada e contou com a presença dos ciclistas Ivan Basso, Danilo Di Luca e Gilberto Simoni que irão desfilar com o “modelito” nas próximas semanas.

Redação Sport Marketing

Innsbruck será sede dos Jogos da Juventude

A cidade de Innsbruck, Áustria, será palco da primeira edição dos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude, em 2012. Innsbruck superou Kuopio, na Finlândia, em votação feita por correio pelos membros do International Olympic Committee - Comitê Olímpico Internacional (COI). Lillehammer, na Noruega, e Harbin, na China, foram descartadas previamente. O anúncio foi feito pelo presidente do COI, Jacques Rogge, na cidade suíça de Lausanne. Os Jogos da Juventude foram uma idéia do próprio Rogge para estimular o esporte e os programas educativos entre crianças de 14 a 18 anos. A primeira edição de Verão será organizada em 2010 por Cingapura, que superou Moscou na final. Innsbruck sediou duas vezes os Jogos Olímpicos de Inverno, em 1964 e 1976.

Redação Sport Marketing

F1 procura se adequar à crise

O Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) adotou por unanimidade das equipes várias medidas para reduzir os custos da F1 a partir de 2009. Os motores deverão durar três GPs consecutivos e os pilotos não poderão utilizar mais de oito blocos de propulsão durante a temporada. Quatro estarão disponíveis para os treinos, o que soma 20 motores por escuderia. Eles estarão limitados a 18.000 rotações por minuto para aumentar a vida útil. As medidas devem representar uma economia de 50% do orçamento por motor em relação à temporada passada. As equipes não poderão realizar treinos privados durante a temporada, com exceção das sessões de treinamentos livres que acontecem durante o fim de semana da corrida. Serão permitidos apenas os treinos de inverno, antes do início da temporada. A FIA está realizando estudos de mercado para conhecer a aceitação de determinadas medidas, como substituir os pontos por medalhas ou modificar o formato das classificações.

Redação Sport Marketing

Platini preocupado com Europeu 2012

Michel Platini admitiu que a Polônia poderá seguir sozinha para a organização da fase final do Europeu'2012, caso persistam as dúvidas em relação à capacidade da Ucrânia de concluir em tempo útil a construção e modermização dos estádios para o evento. O maior problema parece ser a intervenção no Estádio de Kiev, o qual, supostamente, será sede da final, cujas obras está com um ano de atraso em relação ao previsto. "A situação é clara: se Kiev não cumprir os prazos, é possível que a Polônia organize o Europeu sem a Ucrânia" - disse Michel Platini. O presidente da UEFA desmentiu, no entanto, a possibilidade da Alemanha avançar e substituir a organização conjunta Polônia-Ucrânia.

Redação Sport Marketing

Ronaldo quer ser um fenômeno de marketing no Timão

A presença de Ronaldo nos gramados vestindo a camisa do Corínthians parece ser um mero detalhe diante do enorme retorno de mídia que o recém-contratado jogador já está proporcionando ao Timão nos campos do marketing. Desde que anunciou o acordo com o time paulista, o atacante vem sendo o centro das atrações nos principais veículos de mídia nacionais e internacionais. A Nike, pessoal do jogador e fornecedora de uniformes do clube do Parque São Jorge, também não perdeu tempo e logo colocou Ronaldo para trabalhar a imagem. O jogador participou, ao lado da medalhista olímpica Maurren Maggi da inauguração de uma loja na Vila Madalena, zona oeste de São Paulo. As ações de marketing relacionadas ao Fenômeno não param por aí: bonecos, camisetas, copos, fraldas, pijamas, cadernos e até cuecas vão aparecer no mercado com a marca R9. Opções não vão faltar. Pelo contrato, a R9, empresa de Ronaldo, terá direito a porcentagens que podem variar de 15% a 30% sobre tudo o que for vendido com a marca dele nas lojas oficiais do Timão. Essas receitas, associadas ao que vai receber dos patrocinadores do uniforme, somarão ao craque cerca de R$ 10 milhões para jogar um ano no clube. "O Ronaldo vai gerar muito dinheiro ao Corinthians e a ele mesmo. É unir o útil ao agradável, que para ele será voltar a jogar bem e para nós ter o Fenômeno no bando de loucos"- disse o vice-presidente de marketing, Luiz Paulo Rosenberg. As idéias para usar a marca Ronaldo são inúmeras, explicou o gerente de marketing Caio Campos. Segundo ele, o foco neste início é fixar a imagem do craque com o Corinthians. O cartunista Ziraldo entrou na brincadeira e lançou o "Dentão", versão dentuça do Mosqueteiro, símbolo do Corinthians revitalizado recentemente pelo escritor, que lançou também o Mosquetinho, voltado para o público infantil. O Dentão vai se juntar aos outros dois em camisas e até na confecção de bonecos. Ainda não foram divulgados os patrocinadores que bancarão a maior parte dos rendimentos do atleta. Bradesco, Itaú e Fly Emirates seguem na briga pelo espaço nobre, frente e costas, e a R9 trabalha a venda das mangas e dos calções, junto com os responsáveis pelo marketing corintiano.

Redação Sport Marketing