14 de nov de 2008

Cielo testa Arena

Medalha de ouro nos 50 m livre, nos Jogos Olímpicos de Beijing, César Cielo definitivamente acabou o namoro com a Speedo, marca que entrou para a história olímpica ao desenvolver o maiô LZR Racer, com o qual, o paulista tornou o primeiro nadador medalhista de ouro olímpico brasileiro. Cielo vai começar a testar o protótipo da marca Arena que está desenvolvendo um novo supermaiô, baseado nas características dele. O trabalho deve ser o mesmo que a Speedo fez com Michael Phelps. "O que eu quero é uma relação de parceria. Pessoas que queiram trabalhar comigo. Não é aquela coisa de 'está aí o maiô, vai lá e ganha'. E senti que, agora, isso deve acontecer" - disse Cielo, cuja carreira está sendo administrada pela mãe. Cielo, que está a algumas braçadas de assinar contrato com a marca italiana fabricante de materiais esportivos, poderá também opinar no desenvolvimento dos maiôs, para manter a evolução do traje. (ler matérias arquivo Sport Marketing: Depois do ouro, Cielo pensa em McDonald´s e em ... ; Sport Marketing: Cielo agradece medalha aos patrocinadores e ao ...; Sport Marketing: Cesar Cielo nas águas da propaganda; Sport Marketing: Xuxa vira gestor de atletas)

Redação Sport Marketing

Crise freia a Nascar

A Nascar cortou todos os testes que seriam realizados em circuitos que fazem parte do calendário da categoria em 2009 indo de encontro com uma tendência anunciada pela categoria, que há alguns meses dizia ter a intenção de aumentar o número de testes. A verdade é que a crise esvaziou as expectativas da stock car americana e tem como meta diminuir os gastos das equipes. A medida inclui até a pré-temporada para as 500 Milhas de Daytona, a prova mais tradicional da Nascar. O corte envolve as três divisões da categoria (Sprint Cup, Nationwide Series e Truck Series). Embora a decisão tenha causado oposição dos pilotos, os proprietários de equipe festejam, pois estimam a diminuição dos gastos em mais de US$ 1 milhão apenas na pré-temporada das 500 Milhas de Daytona. "Penso que isso será bom, pois as equipes precisam economizar"- disse Carl Edwards, que corre para a equipe Roush.

Redação Sport Marketing

CBF dá ultimato à Ambev

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) prepara-se para rever o contrato que tem com a AmBev que paga atualmente 10 milhões de dólares por ano. Segundo o portal Exame, Ricardo Teixeira, presidente da CBF, já avisou que quer os mesmos 15 milhões de dólares anuais pagos pela Vivo e pelo recém-chegado banco Itaú (ler matérias arquivo Sport Marketing: CBF terá de cumprir contrato de publicidade com a ...; Sport Marketing: Vivo e CBF fazem as pazes; Sport Marketing: Itau fecha com CBF; Sport Marketing: CBF condenada pela Coca-Cola; Sport Marketing: CBF não terá agência para Copa do Mundo de 2014). A CBF deu quatro meses para voltar a falar sobre o reajuste.

Redação Sport Marketing

Prêmio de 180 mil euros aos administradores do Benfica

Os administradores do Benfica receberam 180 mil euros de prêmios relativos à última temporada, quando o clube terminou a Liga em quarto lugar e pela terceira temporada consecutiva não venceu qualquer competição. Essas verbas estão inscritas no Relatório e Contas como remuneração variável aos "titulares do órgão de administração" e, segundo João Gabriel, diretor de comunicação do Benfica, "não estão indexadas aos resultados desportivos, mas à geração de receitas operacionais da sociedade" (ler matérias arquivo Sport Marketing: Benfica vende direitos de TV; Sport Marketing: Benfica TV pronta para ir ao ar).

Redação Sport Marketing

Shell e Ferrari reeditam dobradinha

Shell e Ferrari reeditam a dobradinha de marketing. Ambas estão juntas novamente em duas promoções para os clientes que abastecerem com a gasolina Shell V-Power ou os que trocarem o óleo com Shell Helix Ultra. A premiação será as famosas miniaturas de modelos da Ferrari e chaveiros. São seis modelos de chaveiros cromados para o consumidor que abastecer com a gasolina Shell V-Power mais R$ 6,99. Para adquirir uma miniatura com dupla velocidade, o consumidor precisa comprar 4 litros de Shell Helix Ultra. As ações vão até janeiro ou enquanto durarem os estoques.

Redação Sport Marketing

UEFA vende direitos de tv para Grécia

A UEFA concluiu as negociações para a atribuição dos direitos de transmissão da UEFA Champions League e da UEFA Europa League na Grécia para o período entre 2009 e 2012. Duas das principais emissoras em sinal aberto, a Mega e a ERT, garantiram o direito de opção pelo pacote de jogos da UEFA Champions League ao vivo. A Mega assegurou a primeira opção de escolha para a transmissão ao vivo de um dos jogos de terça-feira, bem como o programa de resumo de terça-feira, enquanto a ERT garantiu a primeira opção de escolha para a transmissão ao vivo de um dos jogos de quarta-feira, o programa de resumo de quarta-feira e o semanal da competição, que será transmitido no canal NET, da ERT. Os valores da negociação dos direitos de transmissão não foram revelados.

Redação Sport Marketing

Kuopio e Innsbruck na briga pelos Jogos da Juventude

A cidade finlandesa de Kuopio está na corrida final para hospedar a primeira edição dos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude. Na disputa por hospedar o evento, marcado para 2012, também está a cidade de Innsbruck (Áustria). O International Olympic Committee - Comitê Olímpico Internacional (COI) fez o anúncio, depois de eliminar os outros dois finalistas potenciais: Lillehammer (Noruega) e Harbin (China). A escolha da qual cidade hospedará o evento de 10 dias fica nas mãos dos executivos do COI e do Comitê de Avaliação chefiado por Pernilla Wiberg, esquiador sueco medalha de ouro olímpico. Uma matéria publicada na revista Sports Illustrated destaca vantagem de Innsbruck em relação a Kuopio, principalmente, porque a cidade austríaca apresenta menos riscos financeiros e orçamento considerável de USD 22.5 milhões. Innsbruck tem tradição olímpica. A cidade hospedou os Jogos de Inverno em 1964 e 1976. Entretanto, o COI está preocupado que a cidade não consiga construir uma Vila Olímpica em tempo, forçando as delegações a alugar quartos em hotéis locais, o que significaria em menos quartos para espectadores. Kuopio, por sua vez, tem orçamento de USD 13.9, considerado extremamente baixo. Os Jogos também receberam apoio do governo em ambos níveis locais e nacionais. Kuopio nunca hospedou um evento olímpico. A cidade premiada será anunciada em 12 de dezembro. Os Jogos do Inverno da Juventude envolverá 1,000 atletas entre 14 a 18 anos que competirão em sete esportes (ler matérias arquivo Sport Marketing: Jogos da Juventude movimentam mercado em Cingapura; Sport Marketing: VISA apóia Jogos Olímpicos da Juventude 2010).

Redação Sport Marketing

KPMG escolhida para reconstruir Fonte Nova

A proposta da KPMG Structured S.A foi a escolhida pelo Governo da Bahia, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), para realizar a nova concepção do Estádio Octávio Mangabeira (Fonte Nova), a nível de modelagem institucional, regime de gestão e de operação. Caberá à KPMG sugerir os parâmetros que tornarão atrativa a licitação para a construção e gestão do equipamento. A escolha foi comunicada por meio de ofício às empresas que apresentaram estudos preliminares. O governo destaca que ajustes na proposta poderão ser feitos, a fim de assegurar a viabilidade econômica do estádio, já que se mantém firme no propósito de não investir ou investir o mínimo possível de recurso público na construção do equipamento esportivo. A definição pelo estudo da KPMG foi feita pelo Grupo Técnico instalado pelo governo, com o assessoramento da Fundação Instituto de Administração da USP. Critérios jurídicos e econômicos, que levaram em conta financiamento, viabilidade e garantia, apontados na proposta da KPMG, foram determinantes para a escolha da proposta. Além da KPMG, participaram do processo, as empresas Urplan Grupo de Planejamento, Urbanismo, Arquitetura LTDA, Ponto Z Arquitetura Paisagismo e Consultoria LTDA, Ernst & Young, Tecnosolo SA e a Setepla Tecnometal Engenharia LTDA, cuja proposta de estádio foi a aprovada pelo governo e anunciada no dia 3 de setembro deste ano (ler matéria arquivo Sport Marketing: Seis empresas se interessam no futuro da Fonte Nova).

Redação Sport Marketing

Parreira vai a Londres fechar com Manchester

A Traffic, empresa de marketing esportivo parceira do Palmeiras, está negociando com o Manchester United. O contrato deve ser assinado nos próximos dias. O acordo garante que o time inglês e a empresa de marketing esportivo façam intercâmbios de atletas das categorias de base. "Nós estamos conversando para ter uma parceria com o Manchester United. Eu, inclusive, devo ir à Inglaterra para participar da oficialização do acordo" - revelou o Carlos Alberto Parreira, atual diretor-técnico da Traffic, ao UOL Esporte. A meta da empresa de marketing esportivo é que jovens atletas ingleses passem um período treinando no centro de treinamento que a Traffic irá inaugurar até o fim do ano em Porto Feliz, no interior de São Paulo. Em contrapartida, jogadores brasileiros formados neste local fariam o caminho inverso (ler matérias arquivo Sport Marketing: Budweiser e Manchester United renovam a parceria; Sport Marketing: Manchester United corre risco de perder patrocínio; Sport Marketing: Manchester United assina patrocínio multimilionário; Sport Marketing: Cristiano Ronaldo pressiona Manchester United; Sport Marketing: Manchester United lança camisa comemorativa; Sport Marketing: Manchester United investe em jogos móveis; Sport Marketing: Manchester United o clube mais rico do mundo; Sport Marketing: Cartão de crédito oficial do Manchester United; Sport Marketing: Manchester United comemora recorde; Sport Marketing: Manchester United comemora recorde).

Redação Sport Marketing

VisitBritain cria ações visando os Jogos de 2012

O VisitBritain promoveu um coquetel para comemorar os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, que serão realizados em Londres, de 27 de julho a 12 de agosto de 2012. O evento realizado em parceria com o Consulado Geral Britânico, o British Council, a Cultura Inglesa e o Think London reuniu cerca de 200 convidados em São Paulo. De acordo com o gerente de estratégia para os Jogos de 2012, Robin Johnson, cerca de 9 milhões de libras esterlinas serão investidas pelo governo britânico para a preparação do país para receber o mega evento. "Nossa infra-estrutura está praticamente pronta para receber o evento. De acordo com o Comitê Olimpico que nos avaliou, recebemos nota 9,75 de um total de dez pontos. Mesmo assim, o governo está investindo em melhorias e contamos com a participação de investimentos privados para realizarmos um belo evento" - explicou Johnson. O embaixador britânico no Brasil, Peter Collecott, disse que os projetos estão dentro do cronograma e que até 2012 tudo estará pronto para a realização do evento. "Além de promover os Jogos, queremos fazer um evento sustentável. Nossa intenção é incentivar jovens a se tornarem atletas. Nosso compromisso é com a tranformação social" - declarou o embaixador que comentou que o Reino Unido e o Brasil vivem uma situação bem parecida, já que o país será sede da Copa do Mundo de Futebol em 2014, enquanto Londres será sede dos Jogos. "Um tem muito o que aprender com o outro, já que pleiteamos eventos que o outro país será sede. Acredito que se realizamos bem nossos Jogos, nossas chances de sediarmos os eventos que queremos é muito grande. Tenho certeza que a execução será belíssima em ambos os países" - finalizou. A exemplo das últimas edições olímpicas, as instalações usadas nos Jogos de Londres, deverão ficar iluminadas à noite. "Embora Londres não possa competir com Beijing em relação a grandeza e espetacularidade, pode aprender lições sobre como fazer com que os edifícios e instalações sejam mais atraentes visualmente" - disse Paul Deighton, diretor-executivo do LOCOG - London Organizing Committee Olympic Games - Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Londres. O VisitBritain já criou uma série de ações de marketing que serão utilizadas nos próximos quatro anos, a fim de promover o Reino Unido como destino esportivo. Das visitas internacionais que o país recebe, cerca de 4,7 milhões, 14% desse total envolve a presença de eventos esportivos. Do total de brasileiros, cerca de 16% das visitas estão relacionadas a esportes. Veja o filme que o VisitBritains preparou para mostrar as atrações esportivas da Grã-Bretanha no site www.visitbritain.com/london2012media.

Redação Sport Marketing