12 de nov. de 2008

Globo compra direitos de internet do Brasileirão

A Globo arrematou os dois últimos pacotes de direitos do Campeonato Brasileiro de 2009 a 2011.
A emissora que já detinha os direitos de transmissão para TV aberta, TV por assinatura e pay-per-view, do uso da marca Clube dos 13 e a exploração publicitária das placas nos estádios, agora também é dona dos direitos para telefonia celular e internet internacional, e o que engloba transmissões de televisão para o exterior. Grupo Lance e portal Terra também estavam na disputa. De acordo com matéria publicada no site Meio&Mensagem, os contratos fechados pelo C13 - que negocia os direitos de transmissão do Brasileirão - com a Globo poderão render mais de R$ 1,5 bilhão nos próximos três anos, valor 60% superior ao do triênio anterior.

Redação Sport Marketing

Holanda e Bélgica de olho na Copa de 2018

Holanda e Bélgica vão apresentar à FIFA uma proposta de candidatura conjunta para sediar a Copa do Mundo de 2018. Segundo um comunciado divulgado pela Associação Holandesa de Futebol 11 cidades na Bélgica e na Holanda afirmaram que podem sediar os jogos. A decisão foi tomada 12 meses após os governos da Holanda e da Bélgica manifestarem formalmente à FIFA o interesse em sediar o campeonato. Os dois países sediaram em parceria a Eurocopa de 2000. Outros países, incluindo Estados Unidos, México, Inglaterra, Espanha,China e Austrália, também mostraram interesse em receber a Copa de 2018. No último mês, o comitê executivo da FIFA adiou até dezembro a decisão sobre se o processo para os Mundiais de 2018 e 2022 ocorrerão simultaneamente.

Redação Sport Marketing

Audiência do COB cancelada

O presidente da Comissão de Turismo e Desporto, deputado Albano Franco (PSDB-SE), cancelou a audiência pública prevista para esta tarde com o ministro do Esporte, Orlando Silva; e o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Nuzman. De acordo com a Ahência Câmara, vários deputados presentes no plenário 5 protestaram contra a decisão do presidente Arlindo Chinaglia, que determinou o cancelamento de todas reuniões por causa da Ordem do Dia do Plenário (o Regimento Interno proíbe reuniões simultâneas à do Plenário). O deputado Deley (PSC-RJ) se disse envergonhado diante do ministro, do presidente do COB e das dezenas de convidados que lotam o plenário 5. A nova audiência deverá ocorrer no próximo dia 26, quando Nuzman já tem depoimento marcado na Comissão de Finanças e Tributação. O debate programado pela Comissão de Turismo e Desporto tinha por objetivo fazer um balanço sobre o desempenho do Brasil nos Jogos Olímpicos da China e obter subsídios para a votação das emendas da comissão ao orçamento 2009. O Congresso aprovou em julho R$ 85 milhões de crédito suplementar para o Rio de Janeiro se preparar para a disputa de cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016 com Madri (Espanha), Chicago (Estados Unidos) e Tóquio (Japão). A escolha da cidade-sede ocorrerá em setembro de 2009.

Redação Sport Marketing

BNDES aposta na Copa do Mundo

O BNDES pretende manter os investimentos em infra-estrutura para a realização da Copa do Mundo FIFA de 2014. "Estamos conversando com ministérios, tem muito investimento bom para ser feito, investimento que vai durar muito mais que a Copa" - comentou o vice-presidente do banco de fomento, Armando Mariante. Os investimentos serão feitos em estradas, transporte coletivo, estádios, segurança e até em tecnologia da informação" - ressaltou Mariante. A FIFA quer ter em mãos até fevereiro os primeiros planos de investimentos na Copa no país. Segundo analistas, a Copa de 2014 imlicará investimentos de cerca de US$ 5 bilhões. Na Coréia do Sul e Japão, foram investidos US$ 13 bilhões para a realização do mundial de 2002. A Alemanha investiu US$ 9 bilhões em 2006 e estão previstos US$ 2 bilhões de investimentos para a Copa da África do Sul, em 2010.

Redação Sport Marketing

Thierry Henry o queridinho da França

O jogador do Barcelona, Thierry Henry, foi eleito o atleta preferido dos franceses. Uma pesquisa realizada pelo Instituto BVA e publicado no “L’ Equipe” apontou Thierry como o predileto, seguido por Frank Ribéry, do B. Munique (2.º lugar). David Trezeguet, da Juventus ficou em nono lugar junto com Nicolas Anelka (Chelsea).

Redação Sport Marketing

AEG fora do Newcastle United

Philip Anschutz, dono dos Los Angeles Galaxy, colocou ponto final na especulação em torno do hipotético interesse em adquirir o Newcastle United. Anschutz, que é o 31.º colocado na lista dos mais ricos dos Estados Unidos da América, revelou em comunicado que a AEG, empresa à qual está ligado, não tem interesse no emblema inglês.“Nem a AEG nem ninguém ligado a esta organização está em negociações ou contempla a possibilidade de comprar o Newcastle United Football Club” - revelou o documento.

Redação Sport Marketing

Maquinária lança livro de craques do Flamengo

Recém chegada no mercado editorial de livros, a Maquinária Editora, dos jornalistas Paschoal Filho e Roberto Sander, comemora a nova parceria com o pé direito e um lançamento. No dia 17, a Maquinária, um braço da empresa Comunicação & Etc, lança no mercado o livro "Os dez mais do Flamengo", a primeira obra da coleção ídolos imortais. O título promete uma viagem na história dos craques que passaram pelo clube da Gávea e que agitaram a maior torcida do país. A obra recebe o apoio do canal a cabo Sportv, que nos últimos tempos, tem se dedicado ao mercado editorial.

Redação Sport Marketing

Cristiano Ronaldo pressiona Manchester United

Cristiano Ronaldo vai ganhar 800 mil euros/mês no Manchester United, verba que tornará o jogador português no mais bem pago na Inglaterra. Segundo o jornal inglês ‘The Sun’, o jogador que atualmente ganha 150 mil euros por semana, caso mostre fidelidade ao bicampeão inglês (tem contrato até 2012) receberá aumento de salário para 200 mil. Sob a manchete "Behave and you’ll get a new deal, Ron" – "Comporte-se bem e terá um novo contrato, Ronaldo" –, o ‘The Sun’ diz que o M. United está disposto a ceder às últimas pressões do jogador português e do empresário. Jorge Mendes, aliás, segundo o mesmo jornal, já ameaçou recorrer ao Artigo 17º do Regulamento sobre o Estatuto e Transferência de Jogadores, da FIFA, norma que possibilita ao jogador rescindir sem justa causa. Para isso basta que tenha cumprido três épocas completas – Ronaldo já vai na sexta – e que indenize o clube no valor dos salários até final do contrato. Cristiano Ronaldo é o protagonista do novo viral da Nike Pro, que tem criatividade da Nitro e que conta com redacção e realização de Paul Shearer. O vídeo mostra o roupeiro do Manchester United, Albert Morgan, vestindo a camisa de Cristiano Ronaldo e subindo ao gramado do Old Trafford para imitar os truques do craque português. O comercial, que conta ainda com a presença de Rio Ferdinand, faz ainda uma alusão humorística a um vídeo anterior da Nike, em que Ronaldinho Gaúcho chutava contra a trave nove vezes seguidas. O vídeo já pode ser visto no YouTube. Ronaldo "é o favorito" para conquistar a Bola de Ouro, prêmio atribuído pela revista France Football, que distingue o melhor jogador da Europa. Na última temporada, Ronaldo conquistou a Liga dos Campeões e o Campeonato inglês. Foi ainda eleito Chuteira de Ouro por ter convertido 42 gols no Manchester United.(ler arquivo de matérias Sport Marketing: Cristiano Ronaldo na mira dos árabes; Sport Marketing: Cristiano Ronaldo estrela do novo anúncio da Nike).

Redação Sport Marketing