5 de nov de 2008

Você que lê e faz o Sport Marketing

O Sport Marketing se aproxima, cada vez mais, de você aí que é nosso leitor assíduo! Isso mesmo. Na tentativa de estreitar ainda mais nossos relacionamentos, o Sport Marketing abriu mais duas ferramentas que permitirá a sua participação direta! Estamos falando do 'Você no Sport Marketing' e do 'Quem lê Sport Marketing', cujos ícones se encontram na barra lateral direita da tela. O 'Você no Sport Marketing' é um espaço reservado para envio de vídeos relativos ao universo do marketing esportivo. Você leitor poderá enviar vídeos de lançamentos de produtos esportivos, do evento de lançamento da camisa do seu time, aquela declaração do diretor de marketing do seu time, enfim, tudo o que tiver relação com o patrocínio e marketing esportivo. Já no 'Quem lê Sport Marketing' você deixará sua foto, seu contato e ampliará sua rede de amigos que tem a ver com a área de marketing e patrocínio esportivo. Essas duas novas ferramentas são a nossa maneira de agradecer os mais de mil acessos dia, que fazem da nossa jornada aqui no Sport Marketing, uma missão muito além do que o simples compromisso de informar. Divirtam-se com as novidades!

Saudações Olímpicas
Deborah Ribeiro - Diretora Sport Marketing

Mercado: Apple processada nos EUA

A Apple foi processada por um norte-americano de Nova York devido a um defeito no slot de memória que impede a inclusão de mais capacidade no sistema do PowerBook G4. A empresa reconheceu problemas com a memória da máquina e, inclusive, implementou, em 2006, um programa de reparo gratuito para um número limitado de sistemas, o PowerBook G4 Memory Slot Repair Extension Program. Entre os problemas causados pelo bug, está a não-inicialização e o não-reconhecimento da memória em um slot. A reclamação do norte-americano é de que, mesmo com a inclusão de uma nova memória de 1 GB ao notebook, a velocidade do computador caiu, como se ele tivesse menos memória instalada. A Apple se negou a ajudar o usuário porque o número de série do PowerBook não condizia com os que poderiam usufruir do programa. O usuário, então, se uniu a uma petição online com cerca de 4.500 proprietários do notebook, com problemas similares. O processo foi feito em nome de todos os prejudicados, e pede reembolso relativo aos consertos dos slots defeituosos, além de compensação por outros danos. O PowerBook foi substituído pela linha MacBook Pro, com chips da Intel, em 2006. Aqui no Brasil, o atendimento da Apple deixa muito a desejar. Enquanto nos Estados Unidos, é comum que altos executivos da empresa troquem e-mails e tentem ajudar os consumidores da marca, aqui no país tupiniquim, os executivos da empresa não retornem e-mails de reclamações e deixam os consumidores a ver navios. A melhor forma para que a Apple Brasil mude a forma de tratar o consumidor é entrar em contato com a Apple Miami e fazer a reclamação e, se o Brasil não se manifestar, publicar o fato na imprensa, afinal de contas, os produtos da Apple não são baratos e a marca está investindo forte no mercado nacional, portanto, é mais do que certo que os executivos aprendam a respeitar os consumidores daqui.

Redação Sport Marketing

Renault renova com pilotos

A Renault anunciou que Fernando Alonso vai continuar no comando de um dos carros da marca francesa por mais dois anos. Na Renault, o espanhol conquistou dois títulos mundiais. Os valores da negociação não foram revelados. A escuderia tem ainda a possibilidade de renovar com Alonso após 2010. O outro piloto da Renault vai continuar a ser Nelsinho Piquet, que também renovou o contrato. No entanto, o brasileiro renovou por apenas mais uma temporada.

Redação Sport Marketing

Ronaldo diz não ao Siena

O agente de Ronaldo, Fabiano Farah, agradeceu o interesse do Siena, mas recusou prontamente a proposta. O presidente do clube italiano tinha oferecido ao "Fenômeno" um contrato que incluía um prêmio de 100 mil euros por cada gol marcado. Farah defende que Ronaldo está à procura de uma equipe competitiva, que lute pelo título, e não de uma equipe que, como o Siena, luta para não descer. "Não há nenhuma hipótese de Ronaldo ingressar no Siena. Todas as equipes gostariam de ter um nome como o de Ronaldo no seu plantel. Agradecemos o interesse. Mas, com todo o respeito ao Siena, o Ronaldo, depois de nove meses se recuperando de uma contusão, não pode jogar num clube que luta para não descer de divisão"- afirmou Farah, em declarações à Globo. O jogo contra o Zidane marcará a volta de Ronaldo aos gramados. Será o primeiro passo para o retorno definitivo dele.

Redação Sport Marketing

Senado aprova isenção para importar artigos esportivos

O Senado Nacional aprovou a isenção de impostos sobre a importação de equipamentos esportivos até dezembro 2013. O material deve ser destinado para treinamento de atletas de alto rendimento. Os equipamentos esportivos gozaram de isenção de impostos até o ano passado, quando o benefício foi suspenso. Com a aprovação do Projeto-de-lei de conversão 25, que transforma em Lei a Medida Provisória 436, o privilégio fica restabelecido. Agora, o projeto vai para sanção presidencial. O texto determina que “é concedida isenção do imposto de Importação e do Imposto sobre Produtos Industrializados incidentes na importação de equipamentos e materiais destinados, exclusivamente, ao treinamento e preparação de atletas e equipes brasileiras para competições desportivas em jogos olímpicos, paraolímpicos, pan-americanos e mundiais”. A lei beneficia o Comitê Olímpico Brasileiro e o Comitê Paraolímpico Brasileiro, e as entidades nacionais de administração do desporto a estes filiadas ou vinculadas.

Redação Sport Marketing

Globo renova com FOM

A Rede Globo de Televisão renovou contrato com a Formula One Management (FOM), empresa responsável pelo gerenciamento da categoria com a anuência da Federação Internacional de Automobilismo (FIA). O novo acordo garante à emissora a exclusividade nas transmissões da F1 para o Brasil até 2014. A FOM também renovou o contrato de realização do GP Brasil com a Prefeitura de São Paulo (ler matéria arquivo Sport Marketing: GP Brasil garantido por mais seis anos em Sampa) até 2014. Para as transmissões da temporada 2009 da F1, a Globo renovou contratos de patrocínio com Banco Real, Nova Schin, Petrobras e Renault. A quinta cota não renovada pela TIM foi adquirida pela Mastercard (ler matéria arquivo Sport Marketing: Globo renova com patrocinadores da F1).

Redação Sport Marketing

Tóquio preocupada com Barack Obama

A eleição de Barack Obama preocupa o Comitê Organizador da candidatura de Tóquio para os Jogos Olímpicos de 2016. Os nipônicos acreditam que Chicago vai colher benefícios na luta pela organização dos Jogos. Alguns membros do Comitê Olímpico Japonês (COJ) admitiram preocupação em relação à candidatura de Tóquio, já que Obama já demonstrou apoio às intenções de Chicago, cidade onde começou a carreira política. "Obama é popular e faz excelentes discursos. As coisas podem ficar mais difíceis para o Japão" - considerou um membro do COJ, Tomiaki Fukuda. A escolha da cidade qua vai acolher os Jogos Olímpicos de 2016 será revelada no dia 2 de Agosto de 2009, em Copenhague, Dinamarca. Concorrem ainda Madrid e Rio de Janeiro.

Redação Sport Marketing

Secretaria especial Rio 2016

Ruy Cesar será indicado pelo prefeito eleito Eduardo Paes (PMDB) para uma Secretaria especial que cuidará da campanha do Rio para sediar os Jogos Olímpicos 2016. Ruy foi secretário municipal para o Pan de 2007, e também coordenador de licenciamento e fiscalização da prefeitura. Juntos, Ruy Cesar e Eduardo Paes irão almoçar com a ministra da Gra-Bretanha, Tessa Jowell, que está no Brasil a convite do Comitê Olímpico Brasileiro e cuida dos preparativos para os Jogos Olímpicos de Londres 2012.

Redação Sport Marketing