24 de out. de 2008

LOCOG procura agência para idealizar mascote

O LOCOG - London Organizing Committee Olympic Games - Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 está atrás de uma agência para criar a mascote oficial do evento. A idéia é que a mascote reflita o ideal de "Melhor do Britânico". A peça, como de costume, será associada aos produtos de merchandising do evento como roupas, filmes e animações, plataformas digitais, games e em forma física. Ficará sob responsabilidade da agência o desenvolvimento um plano completo de marketing e comunicação para o lançamento da mascote. Seguindo a tradição olímpica, os Jogos Paraolímpicos terão um símbolo diferente.

Redação Sport Marketing

Oposição cria chapa para eleições da CBR

Finalmente, a oposição resolve se unir, a fim de tentar quebrar a hegemonia jurássica da
Confederação Brasileira de Remo (CBR). Wilson Reeberg lançou uma chapa que disputará a presidência da entidade. Wilson terá pela frente a missão de assumir o poder e colocar fim ao comando de Rodney Bernardes de Araújo, que dirige a entidade desde 1990, devido aos 'apoios' que o mesmo consegue das federações que a CBR 'sustenta'. Wilson pretende implantar o que chama de "Nova CBR" e, para tal, fez questão de trazer nomes ligados ao esporte. Um deles foi José Carlos Brunoro, especialista em marketing esportivo que está à frente da Brunoro Sport Business que, atualmente, desenvolve projeto do grupo Pão de Açúcar . "Estamos tentando nos cercar dos melhores nomes para ajudar em nossa administração. Ainda não conversei com o Ary Graça, mas sei mais ou menos como funciona o sistema de gestão de treinamento dele e é isso que quero trazer para o Remo. Precisamos criar ídolos como os que o vôlei tem hoje" - disse Reeberg, cuja chapa também estuda criar uma "cópia" do Centro de Treinamento que a CBV mantém em Saquarema. Opositor voraz de Araújo, Reeberg acusa a atual administração da entidade de não dialogar com as federações e priorizar programas que privilegam clubes do Norte e Nordeste, onde a atual gestão tem maior base de apoio. Reeberg garante, porém, que já conta com promessa de votos de entidades historicamente ligadas a Araújo, mas prefere não revelar quem são os apoiadores, porque muitos deles ainda tentam receber vantagens da CBR. Para vencer a eleição é preciso que um candidato consiga somar oito votos entre as 14 federações estaduais existentes. Algumas entidades já manifestaram apoio a Reeberg nesta tarde. Foram os casos das federações do Rio de Janeiro, de Pernambuco e do Rio Grande do Sul. São Paulo afirmou que fará uma votação interna entre os clubes para decidir qual candidato apoiará.

Redação Sport Marketing

UEFA apresenta novo logo da Liga dos Campeões

A UEFA apresentou o novo logotipo da final da Liga dos Campeões que acontecerá em Roma, ano que vem. O aspecto da nova logomarca combina o atual troféu da competição com a coroa de louros, antigo símbolo romano da vitória. Apresentado à imprensa durante uma coletiva realizada em Roma, o logo foi projetado, na fachada do Coliseo, para que os habitantes da capital italiana pudessem apreciar.“A coroa era usada pelos imperadores vitoriosos quando desfilavam pelas ruas de Roma em carruagens puxadas por cavalos, e tem um lugar especial na história da cidade. As diferentes partes da nova identidade refletem a história da cidade, o patrimônio arquitetônico e a paixão pelo futebol” - explicou a UEFA no site oficial. Segundo revela o organismo que regula o futebol europeu, esta nova identidade será usada em materiais promocionais, ingressos dos jogos da "Champions" e na Internet. Além disso, o novo símbolo será também fornecido a todos os patrocinadores da competição, para que possa ser usado em atividades publicitárias, antes da final - agendada para 27 de maio, no Estádio Olímpico, em Roma. Segundo previsão da UEFA, o jogo será visto, na televisão, por cerca de 150 milhões de pessoas, em mais de 230 países.

Redação Sport Marketing

CVC e CBV assinam contrato

A CVC, operadora de turismo e a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), conforme publicou o Sport Marketing (ler matéria arquivo de 09.09.2008 - Sport Marketing: CBV na Bolsa de Valores) assinaram, finalmente, o contrato de patrocínio. Com 36 anos de atuação no mercado, a CVC estará investindo pela primeira vez em estratégia de apoio, promoção e comercialização do segmento esportivo. "Tudo que for Vôlei será CVC"- disse o presidente da operadora, Valter Patriani. Os detalhes da negociação, o formato da parceria com a Confederação Brasileira de Vôlei, federações regionais e setores ligados à modalidade, serão revelados durante coletiva de imprensa marcada para o dia 27 de outubro, às 10h30, quando será anunciada oficialmente a parceria de marketing esportivo que contará com a presença de Guilherme Paulus, Presidente do Conselho de Administração da CVC Turismo.

Redação Sport Marketing

Benfica apresenta novo patrocinador

O Benfica apresentou a empresa de produtos naturais Naturplan como novo patrocinador do futsal do time. O contrato, cujos valores não foram revelados, é de um ano com perspectivas de ser prolongado."A Naturplan é uma empresa de produtos naturais, jovem, empreendedora, que está ligada ao esporte. Esta simbiose entre o futsal, que é a modalidade que será patrocinada pela Naturplan, é perfeita, pois é também uma modalidade jovem no clube" - disse Carlos Lisboa, diretor de futsal do Benfica.

Redação Sport Marketing

Mercado: Gatorade lança promoção

A Gatorade lançou uma promoção com o objetivo de incentivar a compra do produto. A campanha também tem como objetivo estimular a prática de esportes por meio dos pontos-de-venda. A promoção recebeu o nome de “Lance Livre” e dará uma tabela de basquete e uma minibola com a marca Gatorade para o consumidor, através da mecânica Comprou-Ganhou. Durante o mês de outubro o brinde poderá ser retirado em pontos-de-venda de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Para divulgar o “Lance Livre” a empresa terá promotoras nas lojas.

Redação Sport Marketing

FUEL patrocina surfista carioca

O surfista carioca Felipe Cesarano, ou Gordo, como também é conhecido, acaba de fechar contrato de co-patrocínio com a marca de óculos FUEL. O surfista agora faz parte da equipe FUEL. A marca, que vem investindo bastante em atletas e tem na equipe, além de Felipe Cesarano, o ícone do surf brasileiro Victor Ribas, além dos surfistas Erick de Souza, Marcelo Bispo, Duda Carneiro, Léo Hereda.

Redação Sport Marketing

Crise não afeta FIFA

O presidente da Federação Internacional de Futebol (FIFA) confirmou que a crise financeira internacional não afetou a entidade máxima do futebol e se mostrou tranqüilo, dizendo que não terá impacto. "Nós recebemos uma análise detalhada sobre o potencial impacto e posso dizer que nós estamos agora em uma situação que pode ser descrita como privilegiada e confortável"- disse Blatter durante uma coletivade imprensa realizada após a reunião do Conselho FIFA."Nós também temos 95% do nosso orçamento já sob contrato e isso tem gerido os nossos custos. A diversificação das nossas rendas e os nossos parceiros contratuais de televisão nos dão um otimismo prudente em relação ao futuro" - assegurou Blatter. "Por enquanto não perdemos dinheiro e estamos bem organizados e equipados para fazer frente à crise atual, pela diversificação dos ativos financeiros" - finalizou.

Redação Sport Marketing

FIFA contrata seguro para próximas Copas

A Federação Internacional de Futebol (FIFA) anunciou que fez um seguro de US$ 650 milhões (cerca de R$ 1,5 bilhão) para as Copas do Mundo de 2010 (na África do Sul) e 2014 (no Brasil). A contratação de um seguro é praxe e preventiva a catástrofes naturais ou outros atosque possa vir a colocar em risco a realização do mega evento. O IOC - International Olympic Committee - Comitê Olímpico Internacional (COI) também faz seguros para os Jogos Olímpicos. "Os seguros cobrem um ataque exterior contra a organização, uma catástrofe natural ou não, que obrigue a mudar para outro país em tempo",- disse o secretário geral da federação, Jerome Valcke.

Redação Sport Marketing

Apostas ilegais não ocorreram nos Jogos Olímpicos

O International Olympic Committe - Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou que não foram realizadas apostas ilegais durante os Jogos Olímpicos de 2008. Em Beijing, pela primeira vez, o COI iniciou uma unidade especial para investigar este tipo de atividade (ler matéria arquivo Sport Marketing: COI e FIFA contra fraudes e apostas). A porta-voz do COI, Emmanuelle Moreau, confirmou que não foram registradas apostas ilegais segundo as conclusões do grupo EWS (Early Warning System), coordenado pelo ex-chefe da Polícia de Londres, Paul Condon, que conduziu a investigação nos casos de corrupção no críquete. O COI manterá contatos com o EWS e com casas de apostas para decidir os procedimentos a seguir neste assunto para os próximos Jogos Olímpicos.

Redação Sport Marketing

FIFA adia decisão sobre próximas Copas

O comitê executivo da FIFA decidiu adiar para dezembro o processo de candidatura para receber as Copas do Mundo de 2018 e 2022. O presidente Joseph Blatter, quer que a escolha das sedes de ambas as Copas ocorra simultaneamente. A questão será examinada novamente em Tóquio. "Muitas das associações só haviam ouvido falar pela mídia da idéia de decidir ambos os torneios simultaneamente, então adiar a decisão nos dá mais tempo para discutir a proposta e ouvir os pensamentos das pessoas a respeito", acrescentou Beckenbauer, principal responsável pela organização da Copa de 2006, na Alemanha. África do Sul e Brasil conquistaram o direito de realizar as Copas de 2010 e 2014 pelo sistema de rodízio de continentes, abandonado no ano passado.

Redação Sport Marketing

Mercado: SP Alpargatas adquire empresa Argentina

A Comissão Nacional de Defesa de Competência da Argentina aprovou a aquisição da Alpargatas Argentina pela São Paulo Alpargatas que passa a ser uma empresa binacional, com atuação no setor de calçados e materiais esportivos na América do Sul. Com a operação, a São Paulo Alpargatas irá adquirir 60,17% do capital da Alpargatas Argentina. Em comunicado, Marcio Utsch, diretor-presidente da Alpargatas, afirmou que foi criada uma empresa em franco processo de internacionalização, que cada vez mais se torna referência no mercado. "A união das duas vai promover o fortalecimento da marca Topper no Brasil, linha que detém mais de 33% de participação no mercado argentino" - acrescentou (ler matéria arquivo Sport Marketing: Alpargatas enfrenta crise e demite no Uruguai).

Redação Sport Marketing

Jacques Rogge quer segundo mandato

O presidente do International Olympic Committee - Comitê Olímpico Internacional (COI), o belga Jacques Rogge, informou aos membros da organização que pretende tentar um segundo mandato. Rogge foi eleito pela primeira vez em 16 de julho de 2001 para o lugar do espanhol Juan Antonio Samaranch, que havia presidido o COI por 21 anos. O dirigente tentará manter-se no cargo por mais quatro anos, até 2013, conforme prevê o regulamento da entidade. A informação foi confirmada pela própria porta-voz do Comitê, Emmanuelle Moreau. A eleição ocorrerá em outubro do ano que vem, durante a assembléia geral do Comitê Executivo do COI, em Copenhague, Dinamarca e, até o momento, Rogge concorre sozinho ao cargo. O encontro também servirá para definir a sede dos Jogos Olímpicos de 2016. As cidades que concorrem são Rio de Janeiro, Chicago, Tóquio e Madri. Durante a gestão, a melhor ação do belga foi a criação dos Jogos Olímpicos da Juventude, que além de proporcionar um maior engajamento e a propagação do Movimento Olímpico entre os jovens, também irá garantir aos patrocinadores e ao COI nova plataforma de patrocínio mundial às empresas parceiras. A primeira edição do evento de verão acontecerá em 2010, na cidade de Cingapura e a de inverno em 2012, cujo país sede ainda não foi decidido (ler matérias arquivo Sport Marketing: And the winner is: Singapore; Sport Marketing: VISA apóia Jogos Olímpicos da Juventude 2010; Sport Marketing: Jogos da Juventude movimentam mercado em Cingapura ).

Redação Sport Marketing